Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Kinect agora tem driver oficial em código aberto, com suporte a Linux

Trecho do NoticiasLinux, que traz os links:

A PrimeSense, empresa responsável pela tecnologia  da câmera reconhecedora de movimentos do Kinect (Microsoft), em colaboração com Willow Garage e Side-Kick, publicou o driver oficial do Kinect para Windows e GNU/Linux (eles suportam Ubuntu 10.10).

O trabalho está baseado no código anterior de programadores independentes e agora conta com a aprovação dos desenvolvedores originais. O driver permite aceso ao vídeo, áudio e sensor de profundidade, assim como o suporte completo à API conhecida como OpenNI (open natural interaction). (via noticiaslinux.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Brenno Pereira Machado (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 2:29 pm

    Isso sim é surpresa.

    Andre Fernandes (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 2:34 pm

    Uma boa surpresa!

    Silveira Neto (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 2:40 pm

    Drivers livre?

    Suhanko (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 3:55 pm

    O munda vai acabar já, já.

    psantos (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 4:01 pm

    CUMA???
    Será que li direito???

    Peterson Silva (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 4:35 pm

    Finalmente vou ler um download que diz “suporta Windows e Ubuntu” e não “Windows e Mac”

    Yay! =D

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 5:06 pm

    Todo mundo fala mal do Mono, e não tem ninguém criticando o Kinnect. Comunidade controversa?

    Adilson Santos da Rocha (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 5:14 pm

    @lucas Timm o Kinnect é um hardware e o mono um software. Eu não costumo criticar um produto simplesmente com base em seu fabricante. O kinnect é um produto inovador seus conceitos tecnológicos podem levar a muitas possibilidade e esse driver livre pode ser visto como uma grande evolução para o SL poque a iniciativa surgiu do fabricante e pode influenciar muitos outros fabricantes

    Felipe (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 6:06 pm

    Eita… tem gente que compara alho com bugalho.

    bagual sem corda (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 6:06 pm

    @Lucas Timm que comentario idiota, duas coisas bem distintas. Deve ser um mono fan boy.

    Maikon (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 6:48 pm

    @Suhanko.

    Vai mesmo… já tô juntando dinheiro pra comprar uma casa em abrigo nuclear…

    Aos desavisados que não acompanharam a saga:

    1 – Logo após o Kinect ser lançado, foi feito um desafio de pagar US$ 2000.00 para quem apresentasse um driver livre para ele;
    2 – A Microsoft esperneou, ameaçou, disse que mandava prender, etc quem fizesse o driver e quem pagasse pelo código;
    3 – O prêmio aumentou para US$ 3000.00, só para perturbar mais a MS;
    4 – Alguém apresentou o driver e recebeu os US$ 3000.00;
    5 – A MS não conseguiu prender ninguém, não fez nem aconteceu;
    6 – Depois de descobrir que não dava mais para colocar o gênio de volta na lâmpada, a MS resolveu se aproveitar da situação e passou a posar de amiga do software livre “apoiando” a idéia, até porque passou a vender muito kinect;
    7 – Um bando de gente passou a acreditar que a MS era boazinha, sem saber do que aconteceu antes e das ameaças dela.

    Dito isso, alguém forçou a MS a descobrir uma mina de ouro, coisa que ela ia passar batido, como sempre. Altamente provável que o driver livre seja o mesmo que ganhou os US$ 3000.00.

    Flávio Machado

    mariazinha (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 7:17 pm

    Cara doente esse lucas timm, 1/2bit boy, quer comparar uma bola com um quadrado aff

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 7:22 pm

    @Lucas Timm:

    Todo mundo fala mal do Mono, e não tem ninguém criticando o Kinnect. Comunidade controversa?

    Nops. Software Livre é diferente de Hardware Aberto.

    Tanto que, quando o Bom Doutor pediu à Xerox o código-fonte do driver da impressora que utilizava, ele não pediu junto nenhuma planta da placa-mãe, nenhuma descrição dos circuitos… Somente o código-fonte do driver ;)

    Renyer (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 8:21 pm

    Concordo com o @Lucas Timm.

    self_liar (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 8:27 pm

    Lucas Timm pegou um exemplo errado.ponto.

    Mas em questão do Kinect é horrivel ficar fazendo drivers abertos para um projeto que não demonstra a mínima vontade de lançar documentação do hardware e suportar outros sistemas operacionais.

    É só olhar o projeto nouveau para ver a situação ruim que está mesmo depois de vários anos.

    Queremos viver deste jeito ?Corrida de gato e rato?

    Devemos pensar de forma bastante racional se as comunidades opensource/software livre devem investir pesado num projeto desses.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 8:50 pm

    É a questão. Gosto do Kinnect e gosto do Mono. Mas é o cúmulo da controvérsia todos apedrejarem o segundo enquanto idolatram o primeiro, uma vez que o ambos são frutos de pesquisa e fabricação da Microsoft.

    Eu realmente não me importo com a Microsoft, uma vez que uso muitos produtos dela. Já muitos membros da comunidade, nesse aspecto, se contradizem rápido demais.

    self_liar (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 9:11 pm

    Mas ninguém critica o Mono por simples questão de ser baseado em padrões(?!) Microsoft,mas sim de toda a problemática que ele oferece.

    Evandro Guglielmeli (usuário não registrado) em 18/12/2010 às 9:34 am

    @Lucas Timm,

    não seria correto dizer que “ambos são frutos de pesquisa e fabricação da Microsoft” por que hardware é fabricado, mas software é reproduzido (o que é fabricado, no caso do software, é a mídia de suporte).

    Quanto à questão da pesquisa, as definições variam muito e já vi belas e consistentes argumentações sobre a diferença entre aquisição de direitos comerciais e pesquisa e desenvolvimento de produtos. Mas, sem poder apontar referências, acho melhor guardar minha opinião comigo.

    Evandro Guglielmeli

    AncientTroll (usuário não registrado) em 18/12/2010 às 12:51 pm

    CALA A BOCA self_liar !!!

    A Mágda do BR-Linux, fala fala e não sai do canto :P

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 18/12/2010 às 2:04 pm

    Acredito que a MS está apostando é na infinidade de alternativas que seu hardware poderá ser usado… e com isso faturar alto com as vendas…e também colocando o produto e o nome MS em evidência no senário mundial.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 18/12/2010 às 2:28 pm

    Com certeza uma derrota dos defensores dos padrões proprietários e fechados. A MS não teve outro caminho, senão capitular (e capitalizar também). Parabéns para os verdadeiros hackers.

    self_liar (usuário não registrado) em 18/12/2010 às 7:48 pm

    Reikainosuke Nekomata

    O padrão ainda é proprietário.Neste caso o padrão do Kinect seria a doccumentação dele. A implementação do padrão é que é livre. É o mesmo que implementar uma versão livre do docx. do office.

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 18/12/2010 às 11:05 pm

    Quem diria hein?
    A MS ganhando dinheiro dos defensores do SL vendendo hardware….

    sosilva (usuário não registrado) em 19/12/2010 às 8:56 am

    so da pra chegar a uma conclusão. é um bando de moleque que não sabe o que fala. Mono como software livre baseado em tecnologia microsoft não presta. Kinect hardware fechado da microsoft esse é otimo. Completamente sem coerrência.

    Anti Lucas (usuário não registrado) em 19/12/2010 às 12:23 pm

    O teu pensamento que é sem lógica! Então se eu gosto de um produto de uma empresa, terei que gostar de todos?
    Gosto de beber Coca-Cola, mas acho Kuat ruim! Na tua linha de pensamento isto é impossivel, pois eu gosto de Coca, logo devo gostar de Kuat, Fanta, Sprite e qualquer outra coisa que a Coca lance, mesmo que eles passem a engarrafar mijo de esquilo batido com água do mar!
    Reflita, e comente o assunto da noticia! Se voce gosta de mono, que bom! Mas mono e kinect não tem ligação alguma nesta noticia que estamos comentando!

    ze (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 1:06 am

    nao alimente os trolls..

    Danilo Cesar (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 6:48 am

    Não é bem assim. Na lista isso está sendo bem discutido.

    Existe o openni que é aperto. Mas é apenas uma API de acesso para algo que está em baixo, que eles chamam de NITE module que é onde está toda a mágica de reconhecimendo de voz, gestures, etc. Esse módulo é fechado e distribuído em um blobzão. =)

    Definitivamente essa não é a forma de se fazer open source. E está longe de ser um primeiro passo.

    http://groups.google.com/group/openkinect/browse_thread/thread/72be8deef19c0a35#

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 8:00 am

    Neste caso, a Microsoft só viu que tava tomando o soco no estômago, e pediu para que os “criadores” dos Drivers originais do Kinect, assumissem as rédeas perante o código aberto, que já tinha o mérito da comunidade.

    Víctor (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 1:53 pm

    Estou ledno vários comentários aqui dizendo que a Microsoft se deu mal, fez isso por pressão, mas se olharem o histórico dela verão que é mais uma jogada de marketing para ganhar market share, pois esta ação torna a Microsoft uma empresa “legal”, torna o produto atrativo para alguns entusiastas e não traz nenhum prejuizo a esta, visto que é apenas o port da API. Mais uma vez a Microsoft dando uma lição de marketing para a Sony.

Este post é antigo (2010-12-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.