Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Entrevista: Chrome OS não concorre com distribuições de Linux, diz executivo do Google

Nem bem foi detalhado oficialmente pelo Google, o sistema operacional Chrome OS se viu em meio a dúvidas relativas tanto ao papel que ocupa no mercado de netbooks como às restrições que o buscador imporá à sua venda.

O IDG Now! conversou com o gerente-geral de comunicação do Google, Eitan Bencuya, por e-mail para sanar algumas destas dúvidas.

Na entrevista, Eitan explica o funcionamento dos painéis, diz que o Chrome OS não concorre nem com o Windows 7 nem com distribuições de Linux e aponta que, sem internet, netbooks com Chrome OS apenas executam arquivos multimídia. (via idgnow.uol.com.br)

O link acima leva à íntegra da entrevista em português, mas separei abaixo a primeira pergunta, porque traz a resposta a uma preocupação interessante: embora o Google esteja se movendo para apoiar e suportar comercialmente o Chrome OS apenas em hardware homologados, a empresa assume que coloca o código do sistema à disposição de quem queira rodá-lo por sua conta onde desejar.

Por que restringir o Chrome OS apenas para novos netbooks? Esta atitude não contradiz a liberdade de desenvolvimento alardeada pelo Google?

O Google Chrome OS tem seu código aberto, então não existem restrições sobre o que você faz com o código.

Estamos trabalhando com diversas fabricantes de hardware para criar aparelhos especializados que são otimizados em segurança e velocidade, mas desenvolvedores já podem fazer com que o código base funcione em aparelhos sem estas eficiências.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos (usuário não registrado) em 2/06/2010 às 4:02 pm

    Na época eles já tinham anunciado isso. Mas é bom explicar de novo, porque tem sites e meiosites que não ouviram.

    Davi Dalben (usuário não registrado) em 2/06/2010 às 5:35 pm

    “…sem internet, netbooks com Chrome OS apenas executam arquivos multimídia.”

    E eu que pensei que viria com as opções off-line de gMail, Google Docs, Google Agenda, etc…

    Enfim, não vou querer!

    Piero Ferraz (usuário não registrado) em 2/06/2010 às 5:44 pm

    Já vi que vou ter este só no virtualbox por pura nerdisse/curiosidade … serve pra mais nada.

    Curioso (usuário não registrado) em 2/06/2010 às 6:01 pm

    Isso o Google ja tinha dito, mas a minha expectativa é o Android que esta sendo portado para alguns tablets.

    O foco do Chrome OS é a internet, e acho esta proposta muito ousada de ter um netbook que só funciona se existir conexão com a internet.

    Como comentei em outro post, testei o Android não oficial para X86 e fiquei surpreso positivamente, acho que deste projeto sim pode sair um SO para concorrer com o Windows e as distribuições Linux.

    E no mundo dos tablets, depois do lançamento do iPad, que veio capado de recursos, e com um SO totalmente fechado da Apple, agora a Asus esta para lançar um tablet com o Windows Embedded Compact 7, substituto do WinCE

    “Asus rodando o WEC-7, com Silverlight, webcam, chipset Tegra, 10h de bateria, 512 MB de RAM, até 64 GB de SSD, multitarefa, Cartão SD, 3G e Flash 10.1, USB, HDMI pelo dock muito rápido.”

    Ou seja, se o Android quiser se aventurar pelos tablets vai ter que comer bastante feijão. E pelo que testei ele tem total capacidade para isso, é só o Google querer.

    luiz (usuário não registrado) em 2/06/2010 às 7:22 pm

    E eu que achava que sem internet ele nem ligava.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 2/06/2010 às 7:50 pm

    Por que o pessoal esquece de gente como eu que está entre os milhares pelo mundo que tem um net ou not que fica todo tempo conectado na internet? Melhor do que Windows que só fica girando em torno de sality, conficker e outras pragas. Eu tenho o Ubuntu net e estou satisfeito e que venha o GoogleNet, que pelo jeito vai ter uma segurança jamais vista…

    só lembrando que o ubuntu para netbooks também não permitirá instalaçãoes extras.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 2/06/2010 às 10:15 pm

    O produto promete, mas não pra países como o Brasil que a Internet é lenta, instável e cara.

    O Google foi esperto, sabia que ainda não tinha cacife em SO pra enfrentar de frente a MS e Apple, então vai entrar em um pequeno nicho de mercado até ganhar força. Daí, se perder, não vai ter perdido muito dinheiro. Se ganhar, começa a crescer pra outras áreas.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 2/06/2010 às 10:32 pm

    @marcos

    Eu acho que não é isso não, o google sempre focou o uso da internet (seu principal meio de negócio) e a mobilidade veio de bônus, o android já mostra sua força até mesmo fazendo frente ao Iphone OS, windows mobile nem se fala. Acho que o google tem tecnologia suficiente para montar um senhor OS, mas acho que eles não querem isso, afinal esse modelo já está estagnado e entupido de soluções, quem corre atrás e a Microsoft e não o google.

    Acho sim, que eles vão disponibilizar gmail, gdocs e alguns outros off line.

    pimentel (usuário não registrado) em 3/06/2010 às 2:39 am

    Muita gente por aqui já está torcendo o nariz para um produto que nem foi lançado ainda,Caso o sistema do Google deslanche,fará grande sucesso nos Estados Unidos, no continente Europeu e no Japão,como o Brasileiro gosta de copiar os hábitos desses países,não vai querer ficar de fora dessa.
    Uma contradição por aqui: Na média geral,nossas conexões à web não são das melhores,porém estamos entre os países que mais permanecem conectados a web e um dos povos mais assíduos à redes sociais,imagine se tivéssemos conexões com a qualidade européia ou japonesa…

    Moderador (usuário não registrado) em 3/06/2010 às 4:16 am

    O Chrome OS vai moderar esse comentário em 10 segundos. (9, 8, 7…)

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 3/06/2010 às 2:18 pm

    Pra que se preocupar com isso? Se é concorrente de distros Linux. Ótimo! Melhor ainda!

    anger (usuário não registrado) em 4/06/2010 às 5:32 pm

    acho que essa de só funcionar na Net pode ser o tiro no pé,principalmente no Brasil.
    é aguardar pra ver como ele se sai e como vai ser a aceitação

Este post é antigo (2010-06-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.