Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Diploma de tecnólogo vale em concurso e pós

Não tem nenhuma relação com Linux ou código aberto, mas como é uma dúvida comum entre profissionais da área (e que eu vejo se repetir há pelo menos 15 anos), achei válido reproduzir a nota da Info.

Segue o trecho inicial:

O diploma de graduação dos tecnólogos tem validade para participação em concursos públicos, esclarece o ministério da educação.

O diploma desta modalidade de curso superior em tecnologia também é válido normalmente para quem pretende dar continuidade aos estudos, por meio de programas de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (Mestrado e Doutorado), garante o MEC.

A existência de muitas dúvidas entre os graduandos sobre a validade do documento obrigou o ministério a esclarecer o assunto.

“Não há restrição legal quanto ao tecnólogo fazer pós-graduação”, ressalta o coordenador de regulação da educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Feres. “É preciso ter em mente também que o egresso pode dar continuidade aos estudos, independentemente de títulos acadêmicos”, esclarece. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Moacir Garcia (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 8:29 am

    A possibilidade legal de se fazer pós-graduação – tanto lato sensu quanto stricto sensu – e ainda concorrer a concursos públicos não é novidade para o tecnólogo.

    Inúmeros pareceres e resoluções do MEC – Parecer CNE/CEB 17/1997, Parecer CNE/CES 436/2001, Parecer CNE/CES 29/2002, Resolução CNE/CP 03/2002, Nota Técnica MEC/DPAI 001/2007, Nota Técnica MEC/DRSEPT/SETEC 109/2009 – corroboram essas prerrogativas.

    O desconhecimento sobre a profissão, tanto por empresários quanto pelos próprios tecnólogos – que muitas vezes se menosprezam – faz com que haja preconceito, pois tais profissionais são comumente confundidos com técnicos ou no máximo intitulados de “técnicos” de nível superior, termo pejorativo para profissionais qualificados e especializados em suas áreas de formação, como qualquer outro profissional que passou mais tempo nos bancos da faculdade.

    Se buscássemos nos informar mais não haveria necessidade do MEC estar repetindo antigas prerrogativas do tecnólogo. Isso vale para todos, seja estudantes, empresários, organizadores de concursos públicos, etc.

    MOACIR GARCIA
    Tecnólogo em Gestão de RH

    a3969873 (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 8:49 am

    “Não há restrição legal quanto ao tecnólogo fazer pós-graduação”
    Legal realmente não há.

    EJ (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 8:58 am

    Porque fazer Bacharel então, acho que esse negócio de bacharel tende a acabar, pois o tecnólogo a gente faz na metade do tempo o curso e tem os mesmos direitos.

    Hehehe; “Adeus Bacharéis”.

    Ej, quem busca fazer bacharelado só para poder estar habilitado a concorrer a entrar na disputa por vagas de concursos e/ou pós-graduação realmente parece estar perdendo tempo, por várias razões.

    Felizmente há outras motivações que levam as pessoas a buscar formações diferentes, e não apenas a busca de uma habilitação mínima para concorrer a essas vagas mencionadas.

    Juan (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 9:20 am

    Ser tecnólogo, bacharel ou técnico (até mesmo doutor) não faz a mínima diferença para mim. Quando avalio os candidatos a única coisa que importa é o seu conhecimento, experiência, capacidade de trabalhar em equipe e vontade de crescer profissionalmente.

    Juan (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 9:27 am

    Só para complementar, meu comentário anterior não pretende desestimular as pessoas que querem estudar e fazer um bacharelado. O que quero dizer é que se pode ser bem sucedido em qualquer formação desde que o estudo seja levado a sério. Ou seja, prefira aprender em vez de somente ter um diploma.

    João Felipe (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 9:39 am

    Bem, senhores, o bacharel introduz o estudante à Ciência da Computação, e não apenas seu caráter técnico.

    O curso de Ciência da Computação, além de abordar a técnica, como programação, padrões de projeto, algoritmos, redes…, também introduz o método científico, análise numérica de sistemas e algoritmos, modelagem matemática (probabilidades, equações diferenciais, redes de petri, autômatos…). Todos esses tópicos NÃO servem diretamente ao profissional técnico, mas para um pesquisador em computação são obrigatórios.

    Na minha opinião, são dois cursos diferentes, que atendem a um público completamente diferente, mas com uma particularidade, ambos versam sobre a mesma área do conhecimento, mas vistos com óticas diferentes.

    É necessário saber o que se quer e só depois escolher o curso correto para as aspirações do estudante!

    Lewis (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 10:04 am

    Muitas vezes o curso de Tecnologia é mal visto, isto é um preconceito muito do ignorante!

    Bacharelado é para pesquisa, quantos são os pesquisadores que existem na área? Acredito que é muito menor que o número de pessoas em empresas.

    Valdery (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 10:25 am

    Muitas vezes cursos de Tecnologia são discriminados, até mesmo em concursos do próprio Governo! Vide Petrobrás, que não admite tecnólogos na inscrição para concursos dela. Sinceramente…

    Paulo (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 10:27 am

    Sou Técnologo em redes de computadores e já sabia de todas essas informações, quem fez ou ta fazendo o curso e não sabia disso é por que não tava dando a menor importância para o fato e tava fazendo o curso por fazer pois quem quer realmente trabalhar na área procura sempre se informar, eu já até estou terminando a minha pós que comecei junto com meu técnólogo. E realmente muita gente deprecia o curso, são profissionais de baixa estima que se sentem inferiores e empresas que não buscam se atualizar ou sei lá se fazem de bobas para pagar menos.

    habeas_corpse (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 10:35 am

    entre escolher um curso de bacharel em uma faculdade ruim na area de informática e fazer um curso tecnologico em uma faculdade boa na area da informática, sou mais fazer o tecnologo…

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 10:39 am

    João Felipe seria bom se fosse da forma como comentou. Mas as Universidades apenas preparam o cientista da computação apenas ser um técnico qualquer e não ser um cientista de verdade. E claro vão dizer que é o mercado que manda e atualmente o que o mercado quer é apenas técnicos. :(

    Eduardo (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 10:42 am

    Sou tecnólogo, trabalho com gente da Ciência e da Engenharia da Computação, falo de igual para igual, e não ganho menos, em nem me acho o tal, pq sempre me informei e busquei o conhecimento, experiência e outros cursos paralelos, que melhoraram muito meu CV. Tb pretendo estudar Engenharia da Computação e entrar para área que tem mais desafios. E concordo plenamente com a frase:

    “Felizmente há outras motivações que levam as pessoas a buscar formações diferentes, e não apenas a busca de uma habilitação mínima para concorrer a essas vagas mencionadas.”.

    Valdery (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 10:52 am

    O pior é que existem cursos de tecnólogo em Institutos Federais do Governo (CEFETs e IFs) que oferecem bons cursos de tecnologia, em vez destes cursos de algumas faculdades privadas que oferecem cursos a torto e a direito.

    Valdery (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 12:36 pm

    …na teoria sim, na prática não.

    Marcus (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 4:17 pm

    Valdery,

    Você está certissimo!
    Quando me matriculei no curso de Tecnologia em Processamento de Dados, há 13 anos atrás, pesquisei bastante sobre o assunto.
    Gostei muito do meu curso, que tem um foco bem profissional, capacitando o aluno a atuar no mercado.

    Mas a minha descepção veio quando passei em um concurso da Petrobrás e não pude assumir o cargo!!

    Gustavo Lopes (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 4:34 pm

    Interessante é nossa gigante empresa de petróleo, meus caros, que para o cargo de Analista de Sistemas admite bacharéis em Astronomia (nada contra), e não aceita tecnólogos em Análise de Sistemas.

    Ou seja, “legalmente” (pois o edital é a “lei” do concurso) o tecnólogo não pode assumir o cargo de Analista. (contudo, muitos conseguiram este direito após entrarem na justiça).

    Até onde eu sei, PARECE que o Tecnólogo em Análise de Sistemas é preparado exatamente para as atribuições do cargo constantes no edital, e não (nada contra) um bacharéu em Astronomia, por exemplo.

    O governo deveria não se contradizer.

    Marcos Laureano (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 10:50 pm

    Sou Tecnólogo, mestre e doutorando em informática (a graduação não me prepararou para ser pesquisador, apenas corri atrás). Como já disseram, o curso vai do gosto do freguês mas a diferença maior fora a duração:
    - no bacharelado e ciência da computação são vistos as disciplinas com um foco mais teórico, o tecnólogo preza pela prática;
    - bacharelado = estudo generalista e o tecnólogo = estudo especialista

    Na teoria, a longo prazo quem fez ciência ou bacharelado poderia ter mais facilidade para compreender as inovações e evoluções da tecnologia.

    Mas na prática, independente da formação, o que vale mais é o interesse da pessoa em correr atrás.

    Sobre a Petrobrás, o que ela faz é ilegal e imoral!! Basta entrar com mandato de segurança que consegue assumir o cargo.

    Ricardo (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 8:54 am

    @Marcos

    “bacharelado = estudo generalista e o tecnólogo = estudo especialista”

    Não é bem isso não. Em primeiro lugar, é preciso dizer tecnólogo em que e bacharel em quê, ok?

Este post é antigo (2010-07-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.