Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Chrome 4 vai suportar nativamente scripts do Greasemonkey

Quem avisa é o próprio autor do Greasemonkey e engenheiro de software no Google, Aaron Boodman, neste post do blog do Chromium: a partir da versão 4.x do navegador Chrome, o Greasemonkey vai deixar de ser apenas uma extensão para o Firefox, passando a ser suportado (e nativamente) também no navegador do Google.

Como já há mais de 40.000 scripts para Greasemonkey só no userscripts.org, isso significa que subitamente o número de extensões à funcionalidade do navegador vai se multiplicar – e a palavra extensão vem bem a calhar, porque os scripts são convertidos, sob o capô, em extensões do Chrome no momento da instalação.

Mas as diferenças entre navegadores também fazem suas vítimas, na forma de um grupo de 15 a 25% dos scripts existentes, que não funcionarão imediatamente fora do Firefox. Consta que as alterações ao alcance dos desenvolvedores destes scripts, nestes casos, não são complicadas – e mesmo assim o Google está trabalhando para reduzir cada vez mais as diferenças no ambiente de execução.  (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Muito bom, Firefox e Chrome estão cada vez mais se tornando os 2 melhores navegadores da internet.

    Só não gosto quando as empresas não citam o Opera, que também é um ótimo navegador, inclusive participando mais de campanhas, idéias e ações para uma internet mais dentro dos padrões.

    Thiago (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 12:13 pm

    O Firefox está com os dias contados. Primeiro a Microsoft matou o Netscape, daí a AOL o enterrou, o Firefox surge das cinzas, e agora o Google ameaça matar o Firefox. Apenas trocamos um browser proprietário de uma empresa (Microsoft), por outra (Google). A diferença é que pelo menos o Google tem uma política beeeeem mais aberta, e segue os padrões. À conferir…

    Glauco (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 12:32 pm

    Apesar do Google ter uma politica “beeeeem mais aberta”, ela utiliza teus dados para ganhar dinheiro.

    Por isso prefiro Firefox.

    Bruno (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 12:49 pm

    Pois é …

    Utiliza os teus dados principalmente pra tentar oferecer propagandas de produtos que se enquadrem melhor no seu perfil. Um absurdo isso.

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 1:17 pm

    O problema é que tenho percebido vez ou outra o Gmail com problemas no Firefox… Não sei se é só comigo, mas percebo isso tanto em casa como no trabalho. Se continuar, vou ter que fazer um web mail open source tão bom quanto o Gmail.

    Anderson Silva (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 1:22 pm

    É… se o FF morrer, vou de Opera. Fato que a/o Google está na luta para dominar o mundo. Só mantenho ainda o Gmail pois nao achei outro webmail que me convença das facilidades. DNS nao uso do Google. Vou de Open.
    Enfim….

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 1:31 pm

    O Firefox é um ótimo navegador. O Chrome e Chromium também são.

    Mas essa de que o Google é o novo “coisa ruim” é demais.

    A empresa ganha dinheiro como qualquer outra: vendendo seus serviços e produtos.

    Investe massivamente em open source, usa padrões abertos em muitos produtos, desenvolve e devolve contribuições, é competente no que faz.

    Só não vive de doações.

    O que alguns querem é que todas as empresas de internet vivam de doações. Isso não é empresa. É fundação sem fins lucrativos.

    Seria ótimo se as duas coisas não fossem confundidas.

    Empresas são ruins?

    Se sim, então o mundo já era.

    Erik ch (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 4:54 pm

    Firefox não está com os dias contatos e nem está perto de estar.
    Eu por exemplo não a abondonarei.
    Fui contra essa idéia de navegador da google desde o início e permanecerei contra até o fim.

    1º o desenvolvimento do google chrome não é o mesmo para todos os sistemas. Primeiro ela faz direitinho para o windows, só depois que vem uma versão rasoavel para o linux e mal e porcamente para o mac (que nem gerenciador de abas ainda tem…)
    Ok, no linux ainda é beta e no mac também…
    Minha solução=use firefox, o desenvomento sempre é o mesmo para todos os sistemas. Tendo o lançamento “universal” e não separadamente deixando os outros sistemas a ver navios como o google chrome faz…

    2º A google pode muito bem deixar de dar suporte a sites para uso apenas do seu navegador. vide o seu google wave que tem recursos exclusivos para o google chrome (afirmando que usa apenas html5… o firefox tem suporte ao html5 horas…)
    Minha solução= use o firefox e evite um novo monopolio de desenvolvimento de uma empresa só para aplicativos onlines, não vamos repetir o passado feito com a microsoft

    A google não é evil “até não dói no própio calo”, cadê o suporte nativo ao flickr no picasa ? A cada versão nova é preciso uma nova versão do plugin, sendo que atualiza o tempo todo. Cadê a liberdade de escolha ?

    alberto (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 6:16 pm

    O problema dessa implementação é que cada script ocupa uns 10MB de memória. :-P O Opera também tem algum suporte. Infalível mesmo, só o Greasemonkey.

    @Erik ch

    1º O Firefox no Linux também é beeeeeeeemmm mais lento que no windows e consome mais memória. E isso ja foi comprovado com benchmarks, inclusive é mais rápido rodar no wine que o firefox nativo. Em minha opinião, o Chromium para linux é bem melhor que o Firefox para Linux.

    2º Se o Google fizer isso eles vão perder clientes, e a sobre o HTML5, bem, ele não foi nem especificado, então o “suporte” ao HTML5 do Firefox é bem diferente do “suporte” do Chrome. Além disso, os recursos html5 do wave rodam no Safari e provavelmente em qualquer navegador que usa o WebKit, e são vários.

    Veja, não estou fazendo cruzada pró-empresa, mas o software é aberto, ou seja, muitas liberdades garantidas pelo licenciamento.

    Quanto à Mozilla, ela deve se rebolar, pois o risco é alto. Se o Chrome continuar crescendo, a primeira fatia do mercado a ser corroida é justamente a do Firefox, e aí adeus patrocínio do Google.

    Nessa briga o Chrome tem a vantagem de ter um patrono de gigante e que quer ganhar essa briga, é rápido e tem uma interface interessante.

    O Firefox tem a vantagem e estar bem à frente nesse momento e ter uma marca mais forte, uma logo mais bonitinha e um mascote mais carismático e de ter mais simpatia das pessoas pro vários motivos diferentes.

    erico (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 11:23 pm

    A questão com o uso de informações privadas no google é só de opt-in e opt-out, isso não fica claro, é preciso chafurdar um pouco pras pessoas descobirrem isso.

    O google também é uzeiro e vezeiro em usar SL, nem sempre divulgando alterações.

Este post é antigo (2010-02-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.