Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Android 2.2 terá opção de criar hotspots Wi-Fi para compartilhar conexão 3G

Como o negócio do Google se baseia em termos cada vez mais disponibilidade de acesso à web, quem sabe eles não terão força suficiente pra convencer as operadoras a não desabilitar o recurso, dessa vez?

Colocar o celular para funcionar como modem 3G USB é um recurso potencialmente muito útil, e que muitos aparelhos oferecem nativamente, outros com ajuda de aplicativos externos, e outros se esforçam para impedir – dependendo da combinação de humores de fabricantes, distribuidores e operadoras envolvidas.

Já ativá-lo para funcionar como o access point de uma rede sem fio, compartilhando a sua conexão 3G com notebooks das redondezas, é ainda mais conveniente, e também mais raro, embora às vezes possa ser alcançado com alguma facilidade (dependendo do aparelho) usando aplicativos como o JoikuSpot.

Mas segundo informações obtidas pelo TechCrunch, com o Android 2.2 tudo isso será mais fácil: conexão USB ou via criação de um hotspot local no aparelho serão opções presentes no próprio menu.

Ou, como diz o Gizmodo:

O Android 2.2, codinome Froyo, está nos planos há muito tempo, mas graças a uma exclusiva do TechCrunch nós agora sabemos que ele terá suporte a tethering USB para compartilhamento de conexão, além de ser capaz de criar hotspots Wi-Fi.

Sim, o Froyão será poderoso na parte das conexões, mas também virá com suporte completo a Flash e será mais rápido também — até 450% mais rápido que o Android 2.1. Aceitar ou não a coisa do tethering cabe à operadora do celular em questão, mas com o poder do Google por trás, talvez passemos a ter menos problemas com isso. Certo, operadoras? (via gizmodo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tomara que a Motorola não remova esta funcionalidade em uma *possível* atualização do Milestone para 2.2 ( a atualização para 2.1 já foi uma novela ).
    Uma vez que o bootloader do Milestone só carrega kernel assinado, se ela tirar o modulo do kernel, já era.
    Atualmente dá muito trabalho fazer algo que deveria ser liberado, uma vez que já pagamos muito caro para termos acesso à planos 3G.
    Estou na torcida aqui. :-D

    Hoje já existem alguns programas para fazer isso mas tem que “rootear” o aparelho.

    Elessar (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 4:18 pm

    Rootear o milestone é a coisa mais fácil do universo inteiro..

    Tem um guia ridiculamente simples no link que vai junto do meu nome…

    Lewis (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 6:54 pm

    Eu uso o Android-Wifi-Tether no Milestone, que antes existia no Market mas a propria Google tirou por pressao das operadoras :-/

    O detalhe é que consome uma bateria absurda.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 7:34 pm

    Bom, eu uso faz uns anos um software Symbian chamado JoikuSpot. Faz a mesma coisa eu creio. Ou estou falando besteira?

    Enfim, o programa é velhinho já e roda em qualquer symbian com wifi.

    O JoikuSpot nao apenas faz isso, como ainda por cima foi mencionado (e linkado!) ali no texto da notícia!

    Bremm (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 11:38 pm

    @ Lewis

    Wi-fi sempre me recorda aquela piada do português que tinha um telefone celular superpoderoso e minúsculo, mas que necessitava de duas malas enormes para operar (que eram baterias).

    Ezequiel (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 3:17 pm

    @ Lewis:
    Obrigado pela dica.

Este post é antigo (2010-05-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.