Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


TRT da Paraíba adere a software livre e economiza R$ 700 mil em renovação de licenças

Enviado por Thiago (tcanjosΘtrt13·jus·br):

“O Tribunal Regional do Trabalho optou pela utilização de software livre (e gratuito) e não vai renovar as licenças do pacote Microsoft Office (Word, Excel e Power Point). Com a opção pela ferramenta BrOffice (Writer, Calc e Impress), a Justiça do Trabalho vai economizar cerca de R$ 700 mil.” [referência: trt13.jus.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Será que esse valor já está computado as horas de migração, treinamento e conversão dos documentos?

    Glauco (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 8:21 am

    Os custos da migração e treinamento podem ser ignorados, pois de qualquer forma teriam que ser feitos com a aquisição do novo MS Office.
    Conversão de documentos? Com que finalidade?
    O OpenOffice trabalha perfeitamente com DOC, XLS e PPT, eles podem muito bem manter os documentos ja existentes neste formato, e apenas os novos serem feitos no formato OpenDocument. O mesmo seria feito com o novo MS Office, pois o formato também mudou, aliás, a Microsoft tem mudado a cada nova versão do Office lançada.

    letche (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 8:33 am

    “Será que esse valor já está computado as horas de migração, treinamento e conversão dos documentos?”

    Com todo o respeito, entendo o cerne desta dúvida mas:
    Em uma instituição pública onde existem versões proprietárias de software onde comumente é feito upgrade de versões estas horas de conversão de documentos e treinamentos podem tender a serem as mesmas e até em alguns casos maiores. É comum ocorrerem problemas entre as versões antigas de cocumentos do office e as novas e isto é um fato fácilmente comprovado. Você não acha que que tirar um win98 de um servidor público para colocar um Vista não tem curva de aprendizado, acha ?
    E isto é um cenário absolutamente comum. Muitas vezes os equipamentos são usados até “não dar mais” e fica esse delay gigante entre versões.

    Mas realmente seria interessante este dado do tempo de migração. E digo mais.
    Que tal adicionar também o tempo de manutenção do sistema que não irá mais ficar parado para retirar vírus e reinstalar o sistema ?

    Júlio Neto (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 8:43 am

    @Glauco

    Que a migração de formatos teria que ser feita de toda forma, eu concordo, mas que OO trabalha perfeitamente com os formatos do Office #FAIL!

    Mas esse é o típico tópico que fala mal do Windows quem não conhece Windows e fala mal do Linux quem não conhece Linux.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 9:06 am

    @Júlio Neto

    Mesmo que haja um custo inicial para a conversão de documentos e treinamentos, comum em qualquer mudança de plataforma, pense na economia a longo prazo devido a não necessidade de manter contratos de licenciamentos com a Microsoft.

    Pena que nem todos os administradores públicos pensem assim e, como sabemos, em contratos vultosos ($$$) sempre aparecem interesses escusos.

    Philippe (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 9:07 am

    E aqui onde não me fecham os argumentos de que em grandes quantidades o MS Office é barato, R$ 20 chutaram em uma noticia anterior:

    700.000 / 20 = 35.000 desktops com licença do Office somente no Tribunal Regional do Trabalho na Paraiba… ou é muito funcionario, ou não é R$ 20 cada Office…

    Jackson (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 9:24 am

    Que custo migração ? O BrOffice/OpenOffice ja trabalham com os formatos do MSOffice. Parece que é conversa de autista, ” E a migração ?, E a migração ?, E a migração ?, E a migração ? “. Tenha paciência

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 9:29 am

    Trabalho no Ministério Público do Estado do Tocantins, e posso falar uma coisa, aqui nós temos um parque 98% Gnu/Linux os problemas que tivermos este ano foi somente com os 2% do parque não é Gnu/Linux, tivemos problemas com o Conficter, Virut e com o TS do 2008 Server.

    Júlio Neto (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 9:40 am

    @Tarcísio

    Exatamente e concordo com isso, só acho que a afirmação dele de que o OO é compatível com os doc’s, xls’s, e ppt’s é errada, a compatíbilidade é mínima, quem nunca teve um .doc totalmente desformatado no OpenOffice, atire a primeira pedra.

    E não se engane, 700 mil são só trocados quando falamos de verbas públicas.

    Thiago (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 9:57 am

    Parabéns ao TRT/PB! Sou servidor público e tenho nojo da MS, do que eles fazem com o dinheiro do contribuinte brasileiro. Já vi casos de eles chegarem nos órgãos e perguntarem qual é o orçamento de TI do mesmo, possivelmente para eles abocanharem tudo! Alguns podem achar que migrar o Office pode representar pouco financeiramente, mas não se esqueçam de que os produtos da MS são projetados de forma a dependerem uns dos outros, usando protocolos fechados e que dificultam (geralmente impossibilitam msm) a integração com ferramentas livres ou de outros fabricantes. Hj é o Office, amanhã pode ser o Exchange, os share points, sql server, o windows e por aí vai!
    []s

    Tarcísio (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 10:04 am

    @Júlio Neto

    Concordo com você, a compatibilidade do OpenOffice com documentos do Microsoft Office é bastante limitada, principalmente em documentos mais complexos como algumas planilhas do Excel, mas nada que o tempo + treinamento + pratica não resolvam.

    Para finalizar, gostaria de lembrar a todos que custo com treinamentos, ao contrário de aquisição de licenças, não é despesa, mas investimento.

    “Que custo migração ? O BrOffice/OpenOffice ja trabalham com os formatos do MSOffice.”

    Você acredita mesmo nisso?

    “O mesmo seria feito com o novo MS Office, pois o formato também mudou, aliás, a Microsoft tem mudado a cada nova versão do Office lançada.”
    Fail. As versões 2000, XP e 2003 são compatíveis entre si. Só mudou agora na versão 2007 e não vai mudar de novo na 2010. Da mesma forma que o OO não mudou da 3.0 pra 3.1 e não vai mudar pra 3.2

    Pelas opiniões, ate parece que ninguém nunca participou de uma migração…

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 11:05 am

    Concordo que a importação de documentos em formato MS Office é problemática com o OpenOffice em alguns casos, mas pelo menos o que vejo diariamente na universidade, isso ocorre em percentagem pequena. Creio que a maior parte dos arquivos de um tribunal sejam ofícios, que poderiam ter sido feitos em editores ASCII (está bem, estou exagerando!).

    çichárpi (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 11:12 am

    Compatibilidade mínima? Andam cheirando o que? Há os problemas de compatibilidade causados pela necessidade de a equipe do OpenOffice se virar nos 30 para lidar com formatos fechados e terrivelmente arcaicos, mas dizer que a compatibilidade é mínima é não ter bom senso.

    E sobre os custos de migração, estes não são baixos, mas pode valer a pena se o estudo for bem conduzido. Eu não faria essa migração em um ambiente que vive de planilhas cheias de macros complicadas, apesar de que eu já vi alguns casos de erros severos, grotescos de cálculos nessas planilhas, inclusive sobre números fundamentais à empresa, tudo porque algum idiota achou que o Excel era suficiente para tudo e decidiu fazer umas macros malucas. Exemplo: tesouraria e cálculo de comissão de vendedores em uma empresa que vale bilhões de dólares.

    “Concordo que a importação de documentos em formato MS Office é problemática com o OpenOffice em alguns casos, mas pelo menos o que vejo diariamente na universidade, isso ocorre em percentagem pequena”

    É uma boa hipótese.

    “E sobre os custos de migração, estes não são baixos, mas pode valer a pena se o estudo for bem conduzido.”
    Concordo. Até que enfim está aparecendo opiniões sensatas e sem flames.

    self_liar (usuário não registrado) em 18/09/2009 às 2:38 pm

    O custo inicial de migração sempre é dificil.Quando as pessoas usaram o windows pela primeira vez , eles tiveram que mudar muitas coisas , inclusive o hardware .

    Com o software livre isso também acontece ,mas é uma única vez e depois disso nao precisam pagar mais licenças de uso nunca mais.

Este post é antigo (2009-09-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.