Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Speedy em: “Internet lenta é culpa das elites”

Reproduzo na íntegra toda a ironia do blog do Felipe Zmoginski sobre o que parece ser uma desculpa fora do comum: se entendi bem, na justificativa da Telefonica, a culpa dos problemas do Speedy é das pessoas que contratam os planos mais avançados e aí usam a banda que a empresa ofereceu e cobra delas.

Mas ele explica melhor que eu:

Nunca antes na história desse país as elites foram tão responsabilizadas pelas mazelas que nos afetam. Entre outras culpas, coloque na conta delas a responsabilidade pela internet lenta.

Ao apresentar seu plano de recuperação do Speedy à Anatel, a Telefônica argumentou que pode sim continuar vendendo o Speedy porque os novos clientes do serviço são usuários que vêm das classes C e D, têm máquinas modestas e baixam poucos dados.

O argumento baseia-se na lógica de que o boom de novos assinantes de banda larga é composto pelas classes populares, um tipo de usuário a fim de trocar e-mail, fazer pesquisas escolares, procurar emprego e, vá lá, subir umas fotos para o orkut. Por seu tipo de navegação, este público não detona a banda larga.

A responsabilidade recai justamente sobre as classes A e B, que debulham seus links com torrents, músicas e muito vídeo. Quando as elites decidem baixar Homem-Aranha 3 em resolução suficiente para rodar o arquivo em seu LCD de 42´´´, não há fibra óptica que aguente.

A Telefônica apresentou um argumento matador em sua defesa: nos últimos anos, o número de clientes do Speedy cresceu duas vezes, mas o tráfego de dados no mesmo período cresceu sete vezes! Com essa lógica, a companhia esperava poder seguir vendendo sua banda larga para os recém incluídos digitalmente – que afinal de contas não prejudicam a rede – enquanto tenta resolver a fome das elites por mais megabits de tráfego de dados.

A Anatel não caiu nessa conversa. Em evento em São Paulo, a conselheira da agência Emília Ribeiro disse para quem quisesse ouvir que a rede da Telefônica opera acima da capacidade. “A rede do Speedy está saturada e, desse jeito, não poderia ser oferecido nem de graça”, disse a conselheira, usando um vocabulário que não deixa dúvidas sobre a irritação da agência com o serviço.

As elites podem ter muitas responsabilidades, mas certamente não têm culpa de usar os megabits por segundo que contrataram. A própria Telefônica, aliás, usou como marketing durante muito tempo o argumento de que o Speedy não impõe nenhuma franquia de downloads.

A responsabilidade, nesse caso, é da própria Telefônica. E da Anatel, que deixou um serviço que ela regula chegar ao ponto de “não poder ser oferecido nem de graça”, como afirma a própria conselheira da agência. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    MDK (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 9:40 am

    Queria algo assim com a internet da (ex) Brasil Telecom por essas bandas…

    leonardoav (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 9:41 am

    Tsc! Tsc! Tsc! Essa elite burguesa sempre
    expropriando o que é do proletariado.

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 9:45 am

    Perai, perai, perai…

    O problema do speedy não era ataque de hackers? E depois não era de DNS? Agora o problema são os downloads?

    Então eu tenho a solução! Vamos cobrar os clientes de acordo com o tipo de conteúdo que eles baixam e não por velocidade ou limite de transferência! Tenho certeza que todo mundo vai gostar!

    Ozzy (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 9:49 am

    eheheh para justificar incompetência vale até virar comunista… como dizem por aí, é a “telecômica” mesmo….

    O.O.

    Habeas_Corpse (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 9:52 am

    pessoal acha ruim da Speed, mas nunca viram como é bom o servico da Brasil Telecom em Rondonia.

    user (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 9:53 am

    São comédia mesmo, caras vendem mais link’s do que possuem dá nisso…

    Jose Pissin (pizza) (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 9:57 am

    É a pior desculpa que eu já vi: Nosso problema é que os usuários mais avançados usam toda a banda que NÓS OFERECEMOS e VENDEMOS a eles. Fazendo uma analogia com outro mercado é como se eles vendessem Ferrari mas você só pode usar a marcha ré do carro.

    Absurdo mesmo. Não estavam oferecendo planos de 30 Mbits, 60 Mbits, etc. Que absurdo mesmo. Multa neles, fechem as portas e assumam que não tem condição de entregar o que vendem.

    Colocar a culpa nos clientes é o fim da picada. E olha que nem sou usuário deles.

    bruno buys (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 10:09 am

    É revoltante mesmo. É chamar todo mundo de burro, incapaz, incompetente. É um tapa na cara de todas as inteligências que acompanham o caso, inclusive as da anatel.

    Mas pensando bem, se tem contratos atuais que prevêem que a operadora só se compromete a entregar 10% do que oferece, e que algumas operadoras de cabo (leia-se NET) até hoje anunciam que o serviço delas “não precisa de provedor” como se isso fosse uma grande vantagem, quando na verdade NUNCA precisou de provedor, então mais um tapa na cara, ou menos um…

    Na cara desse consumidor coitado, pedinte, mendigo, que só quer fazer um downloadzinho na banda que ele CONTRATOU e paga CARO por ela….

    E outra coisa: de onde eles tiraram que as classes C, D e E não vão fazer download? Elas vão o que? Comprar CD de relançamento de coletânea de música de 10 anos atrás por 35 reais no submarino? Comprar DVD de show ruim por 100 reais?
    Cai na real…

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 10:16 am

    Então descobrimos o problema: o Speedy é ótimo até começarem a usá-lo.

    Marcio (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 10:28 am

    Em homenagem a telefozica, vou colocar alguns torrents de DVDs do Debian pra baixar em casa!

    Maicon Faria (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 10:29 am

    Elite contratando planos avançados ?
    Em que mundo você vive, a suposta elite brasileira não sabe nem ligar o computador, muito menos baixar um filme HD.

    Quem compra estes planos é a classe média alta e média média, pessoas da área de tecnologia com alta escolaridade.

    “Nunca antes na história desse país as elites foram tão responsabilizadas pelas mazelas que nos afetam. Entre outras culpas, coloque na conta delas a responsabilidade pela internet lenta.”

    Este argumento do Speedy é ridículo sim, mas não podemos colocar outras questões no mesmo balaio.
    Podemos começar por carga tributária, veja os dados do IPEA http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u588559.shtml .

    Psantos (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 10:36 am

    Pura falácia. Pode ser até classificada.
    Inversão do ônus da prova ou ainda argumentum ad lazarum.

    Eduardo (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 10:38 am

    Cara, vai trabalhar e fazer um projeto que preste pra rede da Telefônica. E pára de falar besteira! Aliás, tá demitido! hehe

    stefan (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 10:43 am

    Querendo ou não, eles estão ligeiramente corretos, se não me engano, quando eles quiseram limitar o speedy por dados trafegados(exemplo 10gb no mes), todo mundo processo a telefonica.. Agora que eles liberaram isso, e todo mundo baixa rios de arquivos, em cima de uma rede probabilística é um grande problema..
    Sim, eles deveriam investir mais. Sim, eles não deveriam fornecer velocidades baratas acima de 2mbps.. EU SEI!
    Mas quando foi oferecido todo mundo se animou, e se não tivesse sido oferecido seriamos um país atrasado bla bla bla..

    Agora, no caso de cair rede SDH por causa de sincronismo é um absurdo, coisa que nunca deveria acontecer, vc tem quase 24h depois da primeira queda pra arrumar..
    Enfim, comecem a me xingar..

    bruno buys (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 10:52 am

    stefan, o problema é que o que foi contratado não foi entregue. Não há defesa pra isso.

    stefan (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 10:56 am

    Sim bruno, eu sei.. Mas a brincadeira fica nessa, se eles não vendessem, seriam atrasados. Eles venderam, tentaram botar a limitação para o bem de todos, todo mundo foi contra, agora eles se *******..
    Sabe, o engraçado de tudo isso é ver realmente como são paulo tem mais “poder” em relação a outros cidadãos de outros estados. Se você observar o serviço prestado pela Oi em MG, você nunca mais vai reclamar da telefonica.. Olha que eu tenho os 2 serviços.. Mas isso não justifica nada..

    Flávio (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 11:00 am

    Isso está me lembrando um “causo” acontecido na empresa que trabalhei lá pelos idos de 2001:

    A empresa contratou o que na época era o Speedy Business de 512Kbps, o supra sumo corporativo do leque de produtos deles, só que a desgraça caia 6,02×10^23 vezes por dia, chegando ao cúmulo dos técnicos da telefônica irem lá 3 VEZES num único dia, num dia vem um “técnico” das terceiradas deles, com cara de fugitivo da APAE portando um ÚNICO alicate como ferramenta e destrói toda estrutura telefônica da empresa e a mesma fica mais da metade do dia sem telefone NENHUM, analisa daqui, analisa dali, até que se chega a conclusão que a maldita terceirizada da telecômica que atendia a região NÃO deveria ter vendido o Speedy para a empresa de jeito nenhum pois ela ficava além do alcance da central da região…
    Resultado, tivemos que cancelar o Speedy por absoluta incapacidade funcional e contratar um link via rádio de outra empresa que nem era lá grande coisa mas era mil vezes melhor que aquela joça que eles chamavam de banda larga…

    Lamentavelmente o usuário comum (eu incluso) não tem para onde correr e acaba ficando na mão desses pulhas monopolistas, não sei até quando…

    ejedelmal (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 11:14 am

    A Telefónica vem sendo perseguida pela filial da Globo, digo, pelo Hélio Costa, desde o dia em que meteu sinal de televisão na banda D, que a outra filial da Globo, digo, a ANATEL, se esqueceu — deve ser Alzheimer — de regulamentar…

    Filipe (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 11:15 am

    Que desculpa!!!! kkkkkkk, o cliente paga por 1 megabit recebe 700 kilobits e ainda tentam bloquear o número de pacotes.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 11:18 am

    Afora isso, Daniel Valente Dantas, vulgo DVD, dono da BrOi e do Brasil, é mais poderoso que os Rockefeller, donos da Claro e da Telefónica.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 11:20 am

    Esses eram argumentos mais do que esperados no momento de desespero da Telefonica (parada nas vendas do Speedy).

    O caso é que, por exemplo, fora do Brasil (em países civilizados inclusivea Espanha terra da Telefonica), banda larga em geral não tem limitação de tráfego mensal e a velocidade oferecida, namédia, é muito mais alta que aqui.

    É tudo uma questão de infraestrutura.

    Pelos preços praticados aqui, nos EUA ou na Espanha, a Telefonica pode muito bem investir na infraestrutura que comporte o seu tráfego.

    Nossos preços são muito altos para justificar a infraestrutura precária que temos nas nossas redes. Com esses preços, uma rede deveria comportar com folga nosso atual tráfego que não é nada diferente daquele tráfego que passa em redes de outros países desenvolvidos.

    É claro que tem a questão da alta carga tributária que assim como nos assola, assola a Telefonicaaqui, diminuindo também sua capacidade de investimento. Mesmo assim, qualquer um que tevea curiosidade de ler o último balanço trimestral da Telesp (Telefonica) sabe que eles ganham o suficiente para terem capacidade de investimento, mesmo com impostos altos.

    A meu ver, eles passaram muito tempo maximizando o retorno que tinham sobre a mesma infraestrutura. Tiraram tudo o que a infraestrutura poderia dar aeles e assim aumentaram o lucro para os acionistas. Só que a rede saturou.

    Não poderiam ter deixado saturar. Isso foi negligência e agora estão sendo penalizados por ela.

    chuck (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 11:22 am

    Acha mesmo que eles venderam o produto apenas para ninguem dizer que estamos em um país atrasado? É claro que eles tentaram evitar o problema limitando o uso, mas isso tambem é atrasado, o correto seria investir em uma rede escalável. Isso sim seria avançado.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 11:25 am

    Por tudo isso,a meuver, é bobagem dizer que tem que cobrar tráfego, franquia disso ou daquilo, cobrar por perfil de uso do usuário, etc.

    Isso seria coroar anegligência da Telefonica.

    Investimento é a única solução.

    Concordo que no estado de São Pauloas coisas namédia, estão bem melhores que em outras partes do país.

    Mas como a Telesp presta serviços só em SP, ela deve zelar pela qualidade em SP. Em outros estados, os consumidores deveriam fazer o mesmo que foi feito contra a Telefonica: zilhões de queixas nos Procons, Anatel, Juizados Especiais, etc.

    Uma hora a casa cai. Ai as operadoras terão que fazer algo.

    stefan (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 11:26 am

    chuck, você sabe o conceito de uma rede determinística e outra probabilística ?? Acha que alguma operadora sonha em usar rede determinística ainda?

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 11:32 am

    Redes deterministicas??? Hehehehehe. Tá ai uma coisa que esta em meus melhores sonhos.

    stefan (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 11:41 am

    Então andré.. Não tem como se ter uma determinística nos dias atuais.. Então, sempre vai ter um gargalo.. E querendo ou não, nosso consumo de trafego aumentou mto mto mto mto.. muitooo…

    carlos gomes (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 12:25 pm

    A Telefonica veio para o Brasil querendo nos tornar novamente uma colonia espanhola de antes dos Tratados de Tordesilhas.
    Vieram ao nosso pais, exploraram nossos recursos, sugaram nossa grana, e agora vao ter e que se ferrar por isso.

    Mas uma coisa e certa, se nao tivesse grandao prejudicado com essas besteiras da Telefonica, NUNCA que a ANATEL ia tomar alguma providencia. Por que a ANOS ela presta um serviço furreca e de mal qualidade, desde quando ela trabalhava apenas com telefonia. Bilhoes de processos desde entao caiu sobre a nefasta espanhola, mas nunca foi feito nada efetivo, foi preciso alguem la de cima ter sido ferrado por ela pra que a justiça viesse a tona.

    E e isso que acontece nos outros estados, enquanto os poderosos nao forem incomodados com os problemas de outras operadoras, os pobres mortais que usam esses serviços, so vao conseguir reclamar, mas nunca serem ouvidos.

    Soluçao ? Jogar galinha preta em cima dos deputados, senadores, vereadores, etc.

    Dorival (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 12:52 pm

    E como diria o ilustríssimo Sr. ….. , e também é culpa dos loiros de olhos azuis !!!

    Daniel (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 1:06 pm

    Eu adoraria poder ajudar a telefônica consumindo menos banda… O que mais quero é mudar de operadora, mas em minha cidade só existe a telefônica mesmo! Por que eles não abrem mercado para concorrentes? Farei uma festa quando eu puder mudar de operadora… (hoje completa uma semana que estou tentando “arrumar” meu speedy que ficou com metade da velocidade normal após uma “manutenção em minha rua)…

    Leonardo (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 1:09 pm

    Go go go Emília!

    emo_csharp_developer (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 1:22 pm

    Redes probabilísticas… e mensalidades determinísitcas…

    E concordo com o “ejedelmal”, pra mim, essa briga Anatel X Telefonica tá mais pra Hélio Costa (Globo) X Telefonica.

    Cardoso (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 1:23 pm

    “Gente, é o seguinte. Tem muita gente usando o plano de saúde da empresa. O preço já está no mesmo valor de um plano individual, mas se continuar assim irá aumentar. Então pedimos que evitem usar, ok?”

    Juro, ouvi isso.

    João Marcus (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 1:29 pm

    Stefan, é claro que o tráfego aumento muito. Fazem propagandas mostrando como nós poderemos fazer muito mais com a maravilhosa conexão que eles vendem. Depois que todos acreditam na propaganda, reclamam que estão usando a conexão para aquilo que eles mesmos dizem?

    Na verdade, o caráter não-determinístico da rede é irrelevante para o consumidor. A Telefônica conhecia os riscos ao entrar no negócio. Portanto, eles que se virem e procurem diminuir os gargalos, investindo de forma adequada. Sabe como é, não basta ganhar dinheiro em cima do consumidor: tem que entregar o produto que divulgou.

    Ricardo (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 1:30 pm

    * Já que ninguém tocou no assunto ainda, as PRIVATIZAÇÕES não seriam justamente para resolver o problema da telefonia/comunicação no Brasil?

    ShellScott (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 1:39 pm

    O caso é que, por exemplo, fora do Brasil (em países civilizados inclusivea Espanha terra da Telefonica), banda larga em geral não tem limitação de tráfego mensal e a velocidade oferecida, namédia, é muito mais alta que aqui.

    Será? A maioria das pessoas com quem mantenho contato (Alemanha, França, Nova Zelândia, Austrália) diz o contrário: o limite de download tá brabo por lá.

Este post é antigo (2009-07-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.