Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Serpro libera código do Framework Demoiselle

“”O Serpro libera hoje, 14, o código-fonte do framework integrador Demoiselle para Java, solução que busca a padronizar o desenvolvimento de software para o governo federal.

O Demoiselle será utilizado como ferramenta base para desenvolvimento por todas as empresas que fornecerem software à administração pública. Seu principal objetivo é padronizar as soluções tecnológicas do governo federal, a fim de garantir interoperabilidade e geração de software livre.””

Enviado por Elias Junior (eliasdornelesΘgmail·com) – referência (serpro.gov.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Será que o SERPRO acha que todo mundo vai programar em Java para o governo?!
    No que depender de mim, estamos muito bem com PHP, Perl e no que posso fugir desta perdição, eu fujo.

    Dirty Harris Black List (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 5:11 pm

    Java é uma droga, o coisinha feia, e as soluções feitas em C/C++ ? vão ter padrão, ou toda empresa vai ter q POGamar em java pro governo ? tem framework pra C/C++ ? Por isso o Brasil não vai pra frente mesmo. Deuuuuuuuuus oooooo livre.

    marco (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 5:53 pm

    Poxa galera, por mais que não gostem do JAVA ele é uma linguagem boa sim! Acho muito boa a iniciativa para padronizar, e para isso, alguma delas tinha que ser escolhida certo?

    professor (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 8:20 pm

    “O Serpro desenvolveu um framework”. Ótimo. Mas para quê?

    Achei engraçado que precisa ir até o sourceforge para responder a essa pergunta e conseguir descobrir do que o framework se trata. O objetivo do framework não é citado nem na notícia enviada para cá, nem na notícia publicada no site do Serpro.

    Mas o pior mesmo é que dão mais importância para a pergunta “Em qual linguagem o framework está escrito?” do que para a pergunta “Para que o framework serve?”.

    Vinícius (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 9:17 pm

    de novo essa porcaria de Java… troço tosco… sem comentários eu não gosto dessa serpro.

    Adler Medrado (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 9:50 pm

    “Seu principal objetivo é padronizar as soluções tecnológicas do governo federal, a fim de garantir interoperabilidade e geração de software livre.”

    Como se todo software desenvolvido para o governo federal fosse escrito em JAVA e como se todo software escrito para o governo federal fosse open-source.

    Quanta prepotência…

    Smaug (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 10:41 pm

    Eta blog prá deixar neguinho deprimido! A gente só vê reclamação, Nossa Senhora!!!!

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 11:24 pm

    Eta blog prá deixar neguinho deprimido! A gente só vê reclamação, Nossa Senhora!!!! [2]

    alberto (usuário não registrado) em 16/04/2009 às 12:09 am

    Putz, Java só é usado pra projetinhos meia boca tipo Gmail, Blogger, GReader, AdSense, AdWords, por isso que eu acho que esse Google nunca irá pra frente.[/sarcasmo] (e olha que nem gosto de Java)

    BTW, a licença é a LGPL 3.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 16/04/2009 às 1:56 am

    Achei legal a notícia e a iniciativa do Serpro, vocês queriam que fosse em .NET? Quem quiser mais informações que acesse o portal do Serpro ou entre em contato com os desenvolvedores. Eita povinho para ser do contra.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 16/04/2009 às 4:38 am

    Mas não é em Java, é em !YET. IViewController, IBusinessController, etc. está em notação Hungara.

    IFaçade é uma interface? Quais métodos de faxada ou de fábrica serão sobrecarregados? create()? run()?

    Isto não é um framework, isto é um molde para aplicações !YET. É só dar uma olhada no Spring que você entende perfeitamente o que é um framework.

    http://www.springframework.net/

    Nicolas (usuário não registrado) em 16/04/2009 às 8:31 am

    COMO SE TODO MUNDO FOSSE FAZER APLICAÇÕES OPEN PARA O GOVERNO, SE OS CORRUPTOS GANHAM BEM E NO ACORDO COM EMPRESAS DE SOURCE FECHADO.
    ATÉ HOJE EU NÃO ENTENDI PQ OS JAVEIROS ODEIAM TANTO C/C++, SE O JAVA É ESCRITO EM C/C++. JAMAIS CONTRATARIA DESENVOLVEDORES JAVA PARA UM PROJETO DE GRANDE PORTE. GRANDE PORTE É C/C++. A INTERFACE DO GMAIL É JAVA PQ RODA EM MÁQUINAS SUN, PQ FOI O ÚNICO LUGAR Q EU VI JAVA RODAR RÁPIDO FOI EM MÁQUINAS SUN. O GOOGLE UTILIZA VÁRIAS TECNOLOGIAS ENTRE ELA PYHON, JAVA E C/C++. “LONG LIFE TO C/C++”

    hell (usuário não registrado) em 16/04/2009 às 10:01 am

    Rapaz eu não nem um pouco fã do framework de integração Spring, assim como também acho uma porcaria o JFS e a tecnologia JSP.

    Se o framework Demoiselle demonstrar ser menos trabalhoso que Spring e promover a mesma integração tenha certeza que escolho Demoiselle, o mesmo vale para Hibernate e TopLink, das duas bombas TopLink ainda é melhor.

    Mas hoje em dia vou mesmo de NeoDatis ODB, DB4O e Prevayler (apesar que este último é mais lento que o NeoDatis ODB).

    Vinícius V. Marques (usuário não registrado) em 16/04/2009 às 10:17 am

    @Smaug

    Tu tem toda razão Smaug. Rapaz, qualquer notícia que é veiculada aqui o povo mete o pau reclamando, parece que só tem depressivo e gente puta da vida por aqui. Realmente, ler a notícia é ótimo, mas toda vez que vou para os comentários esperando encontrar uma discussão saudável só encontro os mesmos “naipes” de comentários.

    Ah se já fôssemos capaz de escrever um plugin para o blog que pudesse bloquear essa choradeira, reclamação e lamentação… O blog e o próprio Linux seria bem mais sadio.

    E até vejo: os reclamadores vão aproveitar minhas palavras para saciar seu desejo de recriminação e lamentação diário. Joguem as pedras.

    Ah, e quanto ao Demoiselle, ele é uma ótima iniciativa. Padronizar uma estrutura grande e complexa como é o misto ambiente de TI do governo é uma atitude, no mínimo, racional. O SERPRO está sim muito envolvido com Software Livre, sei disso porque já vi muito SL dentro do SERPRO, muito mesmo. Atitudes pioneiras e porque não dizer ousadas em migrar milhares de seus desktops (a maioria) para Linux, inclusive adotando 2 distribuições tecnicamente diferentes em seu ambiente de TI (Fedora e Ubuntu), tudo isso com ótimo gerenciamento. Para mim é um orgulhoso CASE de implantação de Linux. Para os lamentadores, será só mais uma tentativa frustrada, cheia de erros e marqueteira de quem não faz nada pelo SL.

    Espero que as coisas melhorem, um dia talvez…

    Fábio Almeida (usuário não registrado) em 16/04/2009 às 12:55 pm

    Quanto ao download do demoiselle fui no sourceforge e o arquivo que lá se encontra está disponível desde de 18/03/2009. Não encontrei nenhum pacote de 14/04/2009 .

    O pacote de 18/03/2009 é o Demoiselle?

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 16/04/2009 às 1:00 pm

    Eu nao sei o governo federal , mas o governo do parana tem muito java :P

    professor (usuário não registrado) em 16/04/2009 às 6:25 pm

    Adler Medrado, Isso não diz nada. Não é um objetivo específico do framework em questão, mas sim um objetivo óbvio, que qualquer framework geralmente busca. O propósito do framework estaria melhor especificado caso fosse citado “framework para desenvolvimento de aplicações Web” ou “framework para aplicações de bancos de dados” ou “framework para aplicações multimídia com suporte a captura multi-plataforma” ou algo do gênero.

    para codar isso aqui é bomba! (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 8:46 am

    Quanto bullshit, balela, merdinha.

    cristo (usuário não registrado) em 20/04/2009 às 8:59 am

    @professor

    Pelo que eu li no site deste framework, o mesmo funciona semelhante ao Spring, neste caso é um framework de integração, onde seu objetivo é integrar totalmente diversos sistemas.

Este post é antigo (2009-04-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.