Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Projeto Open Graphics vai produzir 10 primeiras placas para aprofundar os estudos

Enviado por Vinícius (vini_ipsmakerΘyahoo·com·br):

“Após muitas doações o projeto Open Graphics Project consegue fundos suficientes para produzir 10 placas gráficas iniciais. As placas serão usadas para estudos e desenvolvimento de drivers.” [referência: linuxfund.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lindrix (usuário não registrado) em 2/07/2009 às 8:11 pm

    Tomara que o projeto cresça e faça frente a ATI e a NVidia… (Se eu tiver entendido certo a noticia…)

    sério (usuário não registrado) em 2/07/2009 às 9:05 pm

    “Tomara que o projeto cresça e faça frente a ATI e a NVidia… (Se eu tiver entendido certo a noticia…)”

    Aí eu acordei e caí de cara no chão…

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 2/07/2009 às 10:41 pm

    E a Bruxa Onilda passou voando aqui na minha janela. Sério, gosto de hardware aberto, mas essa aí é quase uma Fail Video Graphics Adapter. Dêem uma olhada no site…

    tsc (usuário não registrado) em 2/07/2009 às 11:59 pm

    Bem senhores,

    certo o projeto com quase toda a certeza nao irá da certo, porém isso precisa comecar de alguma forma.
    o OpenMoko faliu porem abriu portas para outros projetos de SDKs abertas no Linux.
    Ou voces acham que alguem seria bonzinho para criar uma SDK opensource?
    Pelo fato de ser opensource atrai desenvolvedores com custo zero.
    Se voces acham que todo o projeto tem que nascer grande voces sao realmente brasileiros, sao pobres de pensamento e seguem que outros falam.

    Paulo Scearin (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 1:04 am

    Concordo com o Tsc, inclusive até nessa parte de hardware aberto seria interessante para atrair o interesse do poder público ao meu ver, já que investimentos nisto poderiam trazer alguma economia ao Estado futuramente, igual hoje o software livre pode (se for implementado realmente) trazer.

    Pod (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 2:01 am

    ZZZzzz.

    O fato é que produzir hardware é caríssimo. A menos que fábricas de semicondutores se tornem tão baratas quanto computadores pessoais, o hardware aberto nunca vai chegar nem perto de conseguir o que o software aberto conseguiu.

    Então, sim, algumas coisas têm que nascer grandes. Mas, enfim, soltar um lugar-comum no br-linux aludindo à pobreza de pensamento dos brasileiros é tão mais gostoso…

    (E só pra esclarecer: acho hardware aberto muito legal e concordo que exista um nicho pra isso. Só não vamos tirar o pé do chão, ok?)

    Walker (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 8:42 am

    Legal, acho que o projeto pode vingar.. Lógico que de início não seria igual às nvidias e ati’s no mercado. Porém já é um começo… E pra quem não necessita de grande potência de hardware vai muito bemm… Sem sombra de dúvidas eu compraria se viesse ao mercado uma placa dessas… Pelo que eu vi não deixa muito a desejar de uma nvidia FX5500…
    Seria muito melhor rodar software aberto numa plataforma aberta do que numa plataforma fechada neh não? :) Imaginem todos os problemas de incompatibilidade, falta de padrões, problemas com configurações específicas para determinados softwares… Tudo isso inexistiria num hardware aberto.

    PS: Os CI conexant e philips não são fechados?

    Luis (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 8:55 am

    Walker, se você quer um pc sem incompatibilidade usa MAC…

    A idéia é baratear custos mesmos, pensem nas placas mãe socket 7, onde o modelo de socket era livre (vide que pentium, amd, cyrix usavam), era absurdo (de barato, para a época) o valor das placas mãe low-level.

    A idéia aqui é a mesma, liberando um padrão free de produção várias fábricas podem montar a placa de vídeo sem grande dificuldades, a um preço acessivel.

    Creio que se produzida a placa ficaria em torno de 20 dólares.

    Realmente produzir hardware é algo extremamente custoso. Mas isto não significa que projetos como o da notícia devam ser ignorados. Talvez – e muito provavelmente – não sejam sucesso de mercado, assim como o Linux ou o FreeBSD como SOs para usuários domésticos, mas há muitos usuários que não abrem mão de usar estes SOs eu seus computadores e notebooks. E estes usuários são tão “idiotas” quanto o cara que quer usar um hardware livre.

    Mas é lógico que a questão principal aqui é o custo. Tudo que é fabricado em baixa escala em linha de produção tende a ficar mais caro. Os caras provavelmente fabricarão as placas, mas para os usuários que comprarem, o preço ficará lá em cima.

    Ah sim, e sobre hardware livre, pesquisem alguma coisa sobre arduino. Um professor meu tem isso como hobby, e inclusive deu uma palestra no latinoware 2008 sobre robótica livre. A idéia é muito interessante.

    Filipe (usuário não registrado) em 5/07/2009 às 6:16 pm

    Não me parece um modelo de negócio aceitável.
    Pq em vez de doar, a pessoa ja nao paga de vez pelo hardware ? Assim a troca de interesses é mais justa.

    O Luis comentou que a idéia seria “um padrão para várias empresas fabricarem”. Nesse caso, acho que tais empresas deviam se unir e bancar a pesquisa/desenvolvimento inicial.

    Pra mim não faz o menor sentido um projeto desse tipo. Alias, qualquer projeto na área de tecnologia que dependa de doações, pra mim é um modelo ruim.
    Se as pessoas estão disposta a doar, também estão dispostas a formalmente pagar por tal produto.

    poi (usuário não registrado) em 5/07/2009 às 10:39 pm

    Outro aspecto importante, conforme li de um dos projetistas, é que poucas empresas conhecem o desenvolvimento de GPUs afundo. Então uma implementação aberta é necessária para difundir o conhecimento.

    Henrique (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 7:27 pm

    Quem acha que desenvolvimento de hardware aberto é uma furada e que nunca vai dar certo nunca viu o projeto Zapata Telephony. Hoje é bem comum grandes empresas como Digium e Sangoma produzirem placas de telefonia que seguem o padrão de hardware Zaptel (como é também conhecido). Quem trabalha com Asterisk sabe bem disso, o hardware zaptel tem toda a definição aberta, quem quiser é só baixar e sair fabricando, assim como no software aberto o padrão zaptel melhorou e hoje não conheço concorrente para as empresas que se utilizam desse padrão, aque chega mais perto ainda tem sérios problemas com eco e interferências que são muito bem resolvidas apenas trocando o hardware.
    Quem sabe agora não é a vez das placas gráficas terem um padrão aberto que vá orientar os próximos desenvolvimentos.

Este post é antigo (2009-07-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.