Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Primeiro de abril na comunidade

Vários amigos e leitores enviaram para cá na manhã de hoje as suas próprias notícias de primeiro de abril. Como a programação do BR-Linux de modo geral é fechada na véspera da publicação, foi tarde demais para incluir as notas deles na avalanche de brincadeiras de primeiro de abril publicadas na manhã de hoje.

Por isso, clique no link abaixo para ler o que eles enviaram – tem algumas bem criativas, como a da adoção do PMBoK pelo Debian (desenvolvedores precisarão ter certificação PMP!) e o novo nome do GoblinX. E, para referência, publico abaixo também a lista dos links para as notícias de primeiro de abril publicadas hoje de manhã pelo BR-Linux:

Veja abaixo a lista de notícias de primeiro de abril enviada pelos leitores até o momento do fechamento desta nota, às 12h:

ArchLinux anuncia que vai descontinuar sua versão 32bits

“Segundo anúncio expedido no site oficial do projeto (http://www.archlinux.org), a versão i686 (32bits) do sistema não vai mais existir. Todos os esforços da equipe de desenvolvimento serão voltados à versão x86_64 (64bits) do sistema.

Ainda não há uma data para o término do suporte à versão i686, mas como isso vem sendo discutido há muito tempo (discussão aberta a toda comunidade), creio que não vai demorar muito pra se concretizar.”

Enviado por Vinicius Moraes (viniciusΘarchlinux·com·br) – referência (archlinux.org).

Projeto Debian adere ao PMBoK

“É claro para todos que o projeto debian cresceu demais e atingiu o ápice de sua produtividade e há muito tempo só se tem adicionado gordura desnecessária ao projeto com poder demais nas mãos dos desenvolvedores e sem nenhuma gerência formal e organizada.

“O projeto debian irá adotar as práticas do PMI para melhorar sua eficiência geral”, como disse em seu blog Samuel T. Anders, recentemente apontado gerente geral de comunicação, que por enquanto também acumula o cargo de relações públicas do projeto, ele continua: “Toda iniciativa de sucesso nasce informal, pequena e dinâmica e tende a inchar e acumular novos processos e colaboradores, até se tornar imperativo que haja gerência formal e estruturada de processos.” e conclui: “…nós percebemos que o Debian tinha atingido este estágio e decidimos observar o que outras empresas que se tornaram grandes, morosas e ineficientes estavam adotando”.

Isso é muito empolgante! Mas prevejo que mudanças drásticas deverão ser adotadas, como a exigência de que os novos mantenedores debian sejam certificados PMP antes de entrarem no processo.

Vamos aguardar.”

Enviado por Samuel Anders (eduardomacanΘgmail·com) – referência (eduardo.macan.eng.br).

BR-Linux é vendido para o Google em negociação milionária

BR-Linux o maior portal de notícias de software livre no Brasil, com mais de 12 anos em operação é vendido para a maior empresa em expansão no mundo, o Google.

A negociação foi concretizada nos últimos dias, o valor ao certo não foi divulgado oficialmente, mas especula-se que a negociação tenha ficado em torno dos 10 milhões de reais.

Augusto Campos, dono do portal BR-Linux, falou sobre o assunto: “O Google já vem me sondando a bastante tempo, porém só começo deste ano oficializaram uma proposta de compra ao BR-Linux. Segundo a empresa, eles estão desenvolvendo um novo projeto com software livre voltado ao público brasileiro, e a compra do BR-Linux fazia parte deste projeto.”

Enviado por Fernando Quadro (contatoΘfernandoquadro·com·br) – referência (fernandoquadro.com.br).

GoblinX Passará a se Chamar SOGRA

“Depois de meses de trabalho na profissionalização do sistema, a equipe de desenvolvimento em conjunto com a comunidade de usuários decidiu alternar o nome do projeto de GoblinX para: SOGRA.

SOGRA é a abreviação de SISTEMA OPERACIONAL GRATUITO.

Esta mudança de nome visa tornar o sistema mais comercial, intuitivo e mostrar para todos as intenções primordiais de se manter gratuito, ou seja, livre enquanto a equipe atual permanecer a frente do projeto. Em breve passaremos por mudanças para adequar todo o conteúdo do projeto a este novo nome.”

Enviado por Flavio de Oliveira (flavosΘterra·com·br) – referência (goblinx.com.br).

Cyber 100% Linux vai migrar para Windows

“O cyber Ambiente Virtual Internet, de Florianópolis/SC, reconhecido por implantar com sucesso o sistema Debian GNU/Linux, decidiu migrar suas máquinas para o sistema Windows.
Segundo César Lemos, CEO da AVI, o Linux é um excelente sistema para servidores, mas ainda não está maduro o suficiente para o usuário final. “Apesar da simplicidade do ambiente Gnome, os clientes ainda possuem uma certa relutância em utilizá-lo”. César enfatiza ainda, que continuará usando o BrOffice 3 como suíte de escritório.

A empresa está fechando parcerias com a Symantec e com a Microsoft que garantirão o suporte necessário em todo o processo de migração.”

Enviado por César Lemos (cesarΘambientevirtual·net) – referência (ambientevirtual.wordpress.com).

Linus Torvalds e Nasa

“*Primeiro de Abril* //apagar este cabecalho

São Paulo – Parece impossível de acreditar, mas o criador do sistema operacional livre mais famoso de todos os tempos fechou um acordo para instalar o BigLinux em órbita juntamente com uma equipe da Nasa em 2010.

A multinacional IBM conhecida por diversos projetos e diversas patentes *malucas* está patrocinando este projeto que já conta com 422 interessados que irão ser avaliados para participarem desta jornada.

Maiores informações envie um e-mail para: walves@br.ibm.com”

Enviado por Wendel Alves (wendelhpΘgmail·com) – referência (nasa.gov).

Maxon abre o código de seus produtos e junta-se à Fundação Blender

“”Depois de alguns maus resultados relacionados à crise mundial e uma oferta “indecente” da Autodesk, a empresa alemã Maxon – responsável por programas de computação gráfica como o Cinema 4D e o BodyPaint3D – fez um chocante anúncio ao público na tarde de ontem: abrirá o código fonte de seus programas sob a licença GPL e formará parceria com a fundação Blender. O presidente da empresa, Paul Babb, explicou que a decisão foi baseada em profundos estudos mercadológicos e que mudará a maneira como o mercado encara a computação gráfica.”

No fim das contas, a tentativa da Autodesk de dominar o mundo da computação gráfica trouxe bons frutos. :)”

Enviado por Virgílio Vasconcelos (virgiliovasconcelosΘgmail·com) – referência (virgiliovasconcelos.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tilt (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 4:24 pm

    Não sei a graça disso tudo.

    Perda de tempo total.

    Puts, eu estava já há tempos bolando minhas historinhas de primeiro de abril para mandar pro br-linux mas acabei afobado nestes últimos dias que nem deu tempo :-(

    Agora que a graça já acabou, acredito que não há problemas em dizer quais eram.

    – Nº 1: É lançado o plugin vim-uml 1.0 para o vim. Para quem não sabe o vim-uml é um plugin que permite ao desenvolvedor utilizar esta ótima ferramenta para a criação de diagramas segundo a especificação UML 2.0 e gerar o código em várias linguagens.

    Diferente do plugin para o Emacs, que gera código somente em Common Lisp, o plugin para o Vim até agora gera em 10 linguagens, dentre elas C# e Java.

    - Nº 2: Continuando a onde de aquisições, a Microsoft compra a empresa CodeWeavers, que patrocina e contribui com o desenvolvimento do software Wine e utiliza esta tecnologia em seus produtos. A compra foi efetuada no último dia 27 por X milhões, três vezes o valor da CodeWeavers no mercado.

    Em nota em seu site, a Microsoft informou que está desenvolvendo um sistema operacional baseado em Unix para substituir a tecnologia NT, base do Windows já há quinze anos. Ainda segundo a nota este sistema será baseado no OpenBSD e o Wine se encarregará de manter a compatibilidade do sistema com versões anteriores do Windows, inclusive com versões não mais suportadas, como Windows 3.x.

    Segundo a empresa o Windows 7 será o último Windows baseado na tecnologia NT, e é provável que o novo sistema baseado em Unix esteja pronto em 2015, inicialmente em versão servidor e posteriormente uma versão para Desktop, embora o Windows 7 seja suportado até o ano de 2020.

    Questionada em entrevista recente do porque utilizar o OpenBSD como base para o sistema Steve Ballmer, chairman da empresa responde com outra pergunta: “E que sistema mais teve somente duas falhas críticas em 10 anos?”

    - Nº 3: Em recente conferência sobre software livre na Índia – - dois funcionários da Microsoft ficaram encarregados de expor o novo Windows 7 mas como uma suposta versão em desenvolvimento do ambiente gráfico KDE 4.3. Para não ficar tão evidente o teste, colocaram um adesivo com o logo do KDE no lugar do menu iniciar. Em seguida abordaram vários linuxers indianos para que conferissem e sugerissem melhorias e dessem opiniões sobre o sistema. Alguns comentários selecionados:

    “Mas o KDE 4.3 está ficando muito bom e estável. Finalmente podemos dizer que se trata do real KDE4. As cores, os efeitos e o desempenho ganham nota 10.”

    “Acho que ficou parecido demais com o Windows, embora tenha gostado. Finalmente alguns problemas que persistiam nas versões anteriores foram corrigidos e acho que está pronto para produção”

    “Só mesmo uma comunidade de desenvolvedores livres e motivados conseguiriam criam um ambiente tão belo. Coisa que a Microsoft, com todo o seu dinheiro e ganância jamais conseguirá fazer”.

    Ao término do teste alguns dos entrevistados foram novamente chamados para ver o sistema, mas desta vez sem o adesivo que cobria o menu iniciar.

    Houve confusão e tumulto, pois alguns dos presentes queriam expulsar os funcionários da Microsoft do evento. A polícia teve de intervir. Dez notebooks foram apreendidos e vinte pessoas foram presas por desacato à autoridade por dizerem que o sinal ruim do Wireless era culpa do governo. Dois deles eram inticáveis.

    —-

    Mas é isto, acabou não dando tempo de enviar as notícias, mas espero que vocês gostem e que ano que vem eu consiga enviar a tempo.

    César (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 5:17 pm

    Pô pessoal.. Temos que ter bom humor até quando dá Tilt ;-)
    Sugiro que votemos na estória mais bem contada:
    Eu fico com o GNU/Cameron

    MaxRaven (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 5:52 pm

    SOGRA? Ahhh para! Qual o próximo nome? Cunhado Linux? kkkkkkk

    @tenchi, a numero 3 acho que já vi em algum lugar, mas não eram indianos :p

    André Machado (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 6:13 pm

    Tenho certeza que o Augusto gostaria que a notícia da compra do BR-Linux pelo Google fosse verdade :D

    A vida é curta e muito séria, temos que aproveitar esses dias pra descontrair um pouco.

    Eu ia mandar outra de que a Canonical teria comprado a Slackware, Inc. e lançaria o Slackbuntu, mas achei que a comunidade ia começar um flamwar desnecessário (coisa que nunca acontece). Bem, que venha o próximo ano!

    Grobsch (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 6:56 pm

    Sogra recebeu elogios dos usuários solteiros, mas os casados não gostaram do nome… hehehe

    André Machado (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 7:47 pm

    Haha… O Google Discovery mudou seu nome para Yahoo! Discovery e ainda colocou a frase hak3d by J3rRy YaNg no topo da página!

    http://googlediscovery.com/2007/03/31/brincadeiras-de-1-de-abril-do-google/

    tenchi (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 9:14 pm

    Augusto, vale notícia de segundo de abril? hauahua Todo dia é dia de mentir, não sabia?

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 10:54 pm

    “Especialista sueco encontra sérias falhas nos protocolos TLS/SSL, coloca toda a Internet em risco”

    “Após meses de negociação, Microsoft finalmente compra Yahoo!”

    “Pesquisadores do MIT anunciam nanotransistores com 2 angstroms de comprimento”

    “Intel lança seus primeiros processadores SPARC visando mercado de supercomputação”

    “AT&T e Fundação Wikimedia lançam parceria, planejam ‘disque-enciclopédia’”

    “3DRealms anuncia data de lançamento para Duke Nukem Forever”

    “Gmail deixa estágio ‘beta’ entra em estágio ‘gama’, Google deixa todos confusos”

    “IBM e Red Hat se unem, entra em jogo a ‘Big Purple’”

    “Agência aeroespacial chinesa lança primeira missão tripulada a Marte”

    “Apple deixa fãs curiosos com anúncio do novo ‘iPhone shuffle’”

    “Novo Java permite compatibilidade com plataforma .NET, diz executivo da Sun”

    MaxRaven (usuário não registrado) em 1/04/2009 às 11:51 pm

    “3DRealms anuncia data de lançamento para Duke Nukem Forever”

    Está nem vale, todo mundo saberia que é mentira.

    Mas devo confessar que quase cai em uma ontem, vi bem grande “Microsoft toma controle acionário da Novell” (em inglês), como ainda era dia 31 achei que era serio, até que vi que o site era australiano, lá já era 01/04

    @Jack Ripoff, ‘iPhone shuffle’ foi o melhor… hauaha

    fernando (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 10:21 am

    huauhahu sempre legal isto

    Notícias de primeiro de Abril esse ano, na internet inteira, não foram muito convincentes. Mas a do arch linux me pegou, por uns 2 minutos fiquei desconsolado. Até que me caiu a ficha, isso por que eu ja tinha visto várias notícias de primeiro de abril antes. =P

Este post é antigo (2009-04-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.