Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ping-pong: SFLC, Microsoft e Kroah-Hartman falam ainda mais sobre a liberação do código de um driver da Microsoft para o kernel Linux

No final da semana passada, ao comentar as declarações de Linus Torvalds sobre o lançamento de código-fonte de drivers da Microsoft para inclusão no Linux, publiquei uma atualização ao final da notícia informando que a Microsoft oficialmente negou a informação divulgada no dia anterior (e confirmada por Greg Kroah-Hartman, da Novell) de que a razão da liberação pela MS estava relacionada a uma violação prévia da GPL no mesmo código, que o lançamento do conjunto inteiro sob a GPLv2 corrigiria.

Segundo Sam Ranji, da Microsoft, a liberação deste código específico já estava sendo planejada há meses, e alguma notícia de violação não teve qualquer influência no assunto. Claro que dificilmente teremos alguma fonte mais autoritativa para comentar sobre as motivações dos atos da empresa, portanto ficou registrado o posicionamento na atualização, e seguimos em frente.

Mas ao longo da segunda-feira chegou por aqui a notícia de que houve mais uma rodada da mesma notícia, embora sem acrescentar novas interpretações, na minha opinião.

Ocorre que o Software Freedom Law Center se pronunciou, confirmando achar plausível a versão de que a Microsoft vinha planejando esta liberação há um bom tempo, mas também reafirmando que houve, sim, a violação – e lembrando que, estando quite com a GPL ou não, a intenção do driver é melhorar as condições da plataforma de virtualização da Microsoft quando comparada a alternativas livres como o KVM ou o Xen, como já foi bastante debatido nos últimos dias. Ao mesmo tempo, a solução amigável encontrada foi considerada bem-vinda e uma demonstração de que os mecanismos existentes tendem a funcionar bem.

Depois disso, Kroah-Hartman também voltou a se manifestar, via porta-voz, e confirmou mais uma vez o seu envolvimento no convencimento e tutoria da Microsoft que conduziram à liberação do driver, e reafirmou que a razão de ter feito isso era mesmo relacionada à existência da violação da licença, e que depois da sua intervenção, a MS de fato se mexeu para liberar o código.

Sam Ranji, da Microsoft, também voltou a se manifestar, confirmando que Kroah-Hartman auxiliou com o processo de forma valiosa, e reafirmando que isso não teve influência sobre a decisão de abrir o código.

Saiba mais (sdtimes.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    TT (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 9:57 am

    Cade a foto do baby?

    Também podia ser a dos teletubbies né?

    miranda (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 11:32 am

    Ou então a do Chaves com um balão de dialogo sobre a cabeça escrito: Foi sem querer querendo!!

    Neno_Molina em 29/07/2009 às 11:55 am

    hehehehehehhehe =P
    “Desculpa aí, manos, foi mal”
    Seria hilário se não fosse cômico =P

    Psantos (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 11:58 am

    Só faltava essa, o Kroah-Hartman ficar batendo boca com a MS em torno desse assunto. A essa altura do campeonato creio não interessa mais o porquê disso ou daquilo.
    Já que “a solução amigável encontrada foi considerada bem-vinda e uma demonstração de que os mecanismos existentes tendem a funcionar bem.” Isso é o que importa. Não seria melhor colocar uma pedra sobre o assunto e tocar a bola para a frente?

    Bremm (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 11:59 pm

    (…)Claro que dificilmente teremos alguma fonte mais autoritativa para comentar sobre as motivações dos atos da empresa(…)

    Autoritativa? Não seria melhor, “fiável”? Recordando que “authoritative” em inglês é sinônimo de “oficial” (e muita coisa dita como oficial não é confiável). Augusto, minha crítica é construtiva, por favor não tome-a como pedantismo da minha parte (pois não é a minha intenção).

    (…)Kroah-Hartman também voltou a se manifestar, via porta-voz, e confirmou mais uma vez o seu envolvimento no convencimento e tutoria da Microsoft que conduziram à liberação do driver, e reafirmou que a razão de ter feito isso era mesmo relacionada à existência da violação da licença(…)

    Previsível como sempre… :/

    A mola-mestra do capitalismo (ou da sustentação das grandes corporações mundiais) é a estupidez humana. Meu discurso não é comunista (sou contra o Estado tomar conta de tudo, já basta o que tivemos no Brasil entre 1964 e 1985). Mas quando se vê as os laboratórios farmacêuticos enchendo os bolsos de dinheiro com a onda de gripe suína, o lobby da grande de Redmond no governo brasileiro (em minúsculas mesmo) e todo tipo de podridão impossível e inimaginável brotando na mídia, algo está errado.

    Convém lembrar que o dinheiro dos nossos impostos (entenda-se por 27% de tudo que a gente ganha e mais um pouco…) está financiando esse carnaval (e outros).

    Nostalgia: falando em driver sob a GPL, alguém recorda do “(Trumpet) Winsock”? Se não fosse a licença BSD, hoje a “internet” poderia ser baseada em NetBEUI?

    self_liar (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 2:31 pm

    Estranho meu comentário sumiu…

    Greg é da novell.É do interesse dele defender a microsoft.

    Uns funcionários da novell bateram palmas para a iniciativa da microsoft ,falando besteiras como ajudar o opensouce .Só se for no mundo dele pois só ajuda o windows.

    E ainda aproveitaram em atacar a canonical…

    VonNaturAustreVe (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 3:33 am

    Quando vi a notícia da liberação dos drives, pensei isso vai o que falar, é não é que deu mesmo kkkk

    []‘s

Este post é antigo (2009-07-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.