Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Omnia XP 1.0 lançado para testes

“Omnia XP 1.0 Lançado para testes, Omnia é uma remasterização da distribuição Debian Lenny 5.0 e seu ambiente gráfico é semelhante ao MS Windows XP, vem com o Broffice 2.4, Iceweasel 3.06 e o Emesene. Esta versão roda através de live-cd e tem uma opção para instalação em disco rigido, recomendamos testar o Omnia utilizando uma máquina virtual como o Virtual Box http://www.virtualbox.org/ , por se tratar de um sistema em teste do qual ainda é necessário vários ajustes. Estamos precisando de ajuda caso você tenha interesse pelo projeto favor me contatar straioto@gmail.com.”

Enviado por Guilherme Straioto (straiotoΘgmail·com) – referência (omnia.guinux.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tony (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 6:26 pm

    Muito boa iniciativa, em vista de se tratar de um sistema em testes, creio que terá muito sucesso. Boa sorte.

    Baixei a versão em inglês e esta ainda mais enxuta que a versão em português.

    Conversando com o Manager do projeto o mesmo informou que a procura de outros países é extremamente maior, por isso a maior dedicação na versão em inglês, porém ele me informou que o projeto esta apenas no início procurando desenvolvedores e designers para ajuda. A idéia é mudar um pouco o visual, porém manter a semelhança ajudando o Linux ser implantado em empresas com maior facilidade de adoção.

    ted (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 7:58 pm

    E mais uma distribuição linux com cara de windows é criada…

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 8:19 pm

    1) Não vejo esses projetos “Linux igual a Windows” com desdém. Até hoje vejo pessoas procurando formas de deixar o KDE ou o Gnome igualzinho ao Windows. Cada um com sua mania…

    2) Preocupo-me com o fato do projeto usar ícones e botões do Windows XP sem a autorização da Microsoft, o que pode ser problemático para a equipe no futuro.

    @Tércio,
    Não é só você que se preocupa com arte do projeto. No board deles tem alguns comentários publicados no slashdot (em inglês)

    Distrowatch. Tava pensando no slashdot e escrevi errado… :-)

    MaxRaven (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 9:43 pm

    Pois é, só estão dando o que o povão quer, sempre fez um certo sucesso distros com cara de Windows, isso até o cara ver que não é o Windows e acabar voltando para este.

    Rayzen (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 11:54 pm

    + 1 distro……. com a cara do concorrente….. Chega não?

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 1:40 am

    É isso mesmo. É bom ter cuidado com essa de copiar o visual. Não se esqueçam das (podres) patentes. Minhas análises dizem que as pessoas não querem um sistema “idêntico ao XP” apenas no visual, os usuários (preguiçosos) do Win querem “rodar” os programas do Win no Linux exatamente como rodam no sistema para o qual eles foram feitos. Ou seja, eles querem instalar o programa da mesma forma (next, next, next…) e usar clicando no íconezinho do menu e ver funcionando. O povão (acomodado) não quer saber de “wine programa.exe”, acham isso “trabalhoso demais”. É por isso que eu torço muito pelo projeto ReactOS e anseio por vê-lo totalmente pronto. Aí então eu quero ver que novas desculpas as pessoas vão inventar para continuar na mesma acomodação.

    É sério, tem gente que merece uma boa chacoalhada e um grito: Acorda idiota, você tá sendo manipulado! Não vê que eles querem monopolizar tudo? Deixe a preguiça e tome uma atitude, senão, em pouco tempo eles vão querer controlar até a hora de você sair de casa!

    Kevin Koff (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 7:35 am

    Só um comentário: comentariobovino.com

    Guilherme (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 8:15 am

    Este projeto tem um enfoque para usuarios e empresas que recusam-se a usar linux devido sua aparência ser diferente do seu sistema habitual.” Apesar de varias tentativas em varias corporações não tivemos tanto sucesso na implementação de sistema linux em desktops por simplesmente não ter aparencia igual ao windows xp”, tem o objetivo de uma migração maior para sistema linux, ele pode ser facilmente implantado em call centers onde a maioria dos sistemas rodam via web utilizando firefox. A questão em si não é a aparência realmente é mais uma de tantas outras, porém vocês já viram a performance ? Roda tranquilamente num Pentium 2 300, já tentaram rodar um Ubuntu num Pentium 2 300 ? Caso você como eu não goste da aparência de XP, remova o tema e use sem problemas, quero promover uma distro enxuta e rápida com fácil personalização, vamos fazer algumas mudanças de aparências porém que não prejudique a performance. Cada vez mais as novas versões de Ubuntu, Fedora, Suse estão cada vez mais pesadas, sou do tempo que o Linux rodava o Kde 1.0 num Pentium MMX e eu ainda usava o Window Maker, um ubuntu,fedora tem um boot live absurdo de lento e mesmo instalado em disco, caso você não possua um “super computador” a performance não será legal, caso você não concorde com isso não atrapalhe.

    wallysou (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 9:23 am

    boa sorte, Guilherme, em seu projeto.

    [ ]s

    Tião (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 9:26 am

    E mais uma distribuição linux com cara de windows é criada… [2]

    Achar que os usuários vão se adequar “apenas” por causa disto, é subestimar a inteligência de muita gente…

    Kevin Koff (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 9:58 am

    @Tião,

    … ou a estupidez.

    Kevin-Moc (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 11:05 am

    Li no site que um dos focos da distribuição é ser leve e rápida.

    Ok, o tema se parece com o Windows XP, mas eu procurei no site e não encontrei, qual o ambiente gráfico usado?

    ted (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 2:51 pm

    Sem querer trollar mas já trollando(?) eu achei esse tema um pouco feio e mal acabado. Parece uma cópia mal feita do XP. Sabe aqueles MP1234 que tentam imitar o iPhone? Foi mais ou menos essa a sensação que eu tive.

    @Kevin-Moc
    Na parte de screeshots mostra que é o Gnome 2.22.3

    Renanei-l (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 7:02 pm

    Baixei essa distro e subi no Qemu. Iniciou já dando erros no GNOME, vários itens do painel não puderam ser carregados. Nem o tema GTK pegou, fiquei com janelas quadradas cinzentas.

    Sequer havia uma forma fácil de acessar o terminal (só Alt-F2 -> gnome-terminal) e a distro é uma das mais incompletas que eu já vi. Além disso, ícones *chupinhados* do Windows XP, ou seja, um pratão cheio pra um processo.

    Sinceramente? …

    “Cada vez mais as novas versões de Ubuntu, Fedora, Suse estão cada vez mais pesadas, sou do tempo que o Linux rodava o Kde 1.0 num Pentium MMX e eu ainda usava o Window Maker, um ubuntu,fedora tem um boot live absurdo de lento e mesmo instalado em disco, caso você não possua um “super computador” a performance não será legal, caso você não concorde com isso não atrapalhe.”

    Como se o windows vista e mesmo o windows 7 rodasse liso em computadores antigos…

    Me desculpe, mas não dá para rodar NADA moderno com bom desempenho num Pentium MMX, Pentium II ou mesmo o Pentium III.

    Máquinas dedicadas muito antigas (Pentium MMX) ainda hoje usam windows 98 simplesmente porque não têm capacidade para rodar o windows XP, que é de 2001 e mesmo assim lançado bem depois do hardware desses PCs !

    Quem tem um computador intermediário, que pelo menos roda razoavelmente um XP mas não um Vista, têm várias alternativas sem trocar de distribuição, como usar um ambiente leve como o Lxde

    http://www.lxde.org/image_galleries/screenshots
    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Conhecendo-o-LXDE/

    e desligando um monte de serviços (daemons) inúteis que a maioria das distribuições habilita por default.

    Na minha experiência, vejo que hardware antigo tem sempre um limite de desempenho, seja porque usa um hd pequeno e lento como era o normal da época, seja porque usa uma memória de tecnologia antiga, lenta e que muitas vezes ou não é mais encontrada no mercado ou é encontrada a preços abusivos, inviabilizando uma melhoria na RAM.

    O kernel linux, o X.org e mesmo o KDE e o Gnome não estão ficando mais lentos, muito pelo contrário. Claro que não dá para comparar com a versão 1.0 deles, mas pelo menos com linux pode-se manter ou instalar uma versão antiga de uma distribuição sem pagar por isso ou pirateando, como é comum ver no caso de pessoas e empresas instalando windows 9x e MS-DOS para usar micros antigos.

    Hardware hoje está muito barato e as pessoas tem que entender que muitas vezes é preciso estabelecer um limite mínimo para o hardware e desfazer-se dele ou então mantê-lo sem upgrades de sistema operacional até que por si só o hardware estrague de vez.

Este post é antigo (2009-04-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.