Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nova versão do Framework para PHP symfony

Enviado por Rafael Goulart (rafaelgouΘgmail·com·br):

“Lançada nova versão do framework para PHP symfony. Symfony 1.3 and 1.4 stabled released. Na verdade, são duas versões simultâneas: a 1.3 e a 1.4. A versão 1.4 é LTS (Long Term Service), com suporte de 3 anos e deixa para trás todo código “deprecated”; a versão 1.3 é idêntica à 1.4, mas mantém compatibilidade reversa para facilitar migração das versões anteriores.

Neste lançamento o symfony adiciona suporte às versões mais recentes dos ORMs Doctrine (1.2) e Propel (1.4), incorpora o SwiftMail ao core do framework, entre outras várias novidades em funcionalidade e desempenho. Também foram atualizados dois livros para esta versão (em breve também em versão impressa), Practical symfony e The symfony Reference Book; e ainda está saindo um novo, o More with symfony, com tópicos avançados do framework (ei, ele está sendo publicado em capítulos diários até o fim do ano, acompanhem em: http://www.symfony-project.org/advent_calendar/” [referência: symfony-project.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Celso (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 6:30 pm

    Ótima notícia já que uso symfony em todos meus projetos PHP.

    Muito bom.
    Agora, quem está demorando é o PHP 6. Enquanto isso os concorrentes continuam evoluindo e a linguagem vai perdendo adeptos.

    @marcosalex, perdendo adeptos onde? Não sei, mas é fácil perceber as diferenças entre uma pessoa interessada em linguagens – principalmente interpretadas – como PHP ou Python, daqueles que gostam das mais tradicionais, como C# ou Java. Não que eles não se misturem, mas é incomum isto. Eu mesmo gosto e uso bastante PHP, mas gosto muito tbm de C, embora as vezes me confunda, colocando null em minusculo em C e colocando variáveis sem o cifrão em PHP :-) Mas nos últimos tempos não tenho pegado muito com C e mais em PHP e coisas relacionadas a web.

    Mas vai falar que os usuários de Perl estão abandonando a linguagem pq não sai a versão 6. Acho que não :-)

    Normalmente quem gosta muito de uma linguagem não muda assim tão rápido por causa da “evolução” das outras. Aqui na minha cidade o que têm de programador Delphi que acha que ele é a última cereja do pacote… Falar a verdade, já deu até briga com isso… hauahau]

    E falando na notícia, vou dar uma olhada nesse negócio e ver se é mesmo melhor que o CakePHP, o qual já estou meio “acostumado”. Este entre aspas é por causa das coisas que ele tem e que ainda não me entram na cabeça :-)

    Paul (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 8:33 am

    techi: acho que você não ouviu falar do Ruby… E pelo que comenta, o motivo é não usar OO.

    Rafael Goulart (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 10:11 am

    marcosalex, boa parte das “features” que estavam previstas para o PHP6 já saíram no 5.3, como namespaces e lambda functions.

    O grosso que ficou para o PHP6 é o suporte ao UNICODE, que como é um trabalho árduo (revisar todas as funções para que sejam compatíveis), preferiram não segurar todas funcionalidades aguardando finalizar e estabilizar este trabalho.

    A versão 5.3 já implica em várias mudanças na forma de programar (bibliotecas e frameworks, em especial) por conta do namespaces. Sua adoção completa vai demandar um tempo, mas entendo que por conta disso o PHP6 terá uma migração mais suave.

    []‘s

    Rafael

    @Paul, em PHP, com o CakePHP, vc é obrigado a usar OO, pq o cake implementa MVC, mas para te falar a verdade eu acabo no fim das contas pensando no modo procedural, pq pensar “orientado a objetos” para mim ainda é meio distante. Isso pq eu dificilmente uso coisas como polimorfismo, etc.

    Em relação ao Ruby, nunca programei com isso, mas ouço falar muito bem. Mas pelo que vi nos trechos de código que vi, é uma linguagem muito verbose, com coisas como end, que me assustam, pois me lembram Pascal e Basic. Mas é frescura mesmo.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 4:08 pm

    @tenchi, conheço várias empresas que prestam serviço pra PHP e vem perdendo clientes porque muitos estão migrando pra outras linguagens. E se consultar nos forums de php, tanto nacionais quanto internacionais, muita gente constata esse tendência. Os próprios fórums intenacionais vem ficando menos movimentados e o número de posts vem diminuindo.

    O PHP6 tem muita, muita coisa boa e a versão 5.3 só foi lançada com namespaces porque sabiam que a 6 ia atrasar. E a 6 ainda vai retirar tudo que é função deprecated, que incentivavam práticas ruins de programação e falhas de segurança. Sem falar que vai muitas das mudanças estruturais vieram da demanda dos desenvolvedores de frameworks, flexibilizando a linguagem.

    Mas o que pra mim vai ser melhor é a tipagem de tipos primitivos. É ridículo você tipar uma classe e não poder tipar um inteiro ou string. É o popular feature ‘saci’.

Este post é antigo (2009-12-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.