Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“Nova interface do OpenOffice.org: a cara do MS Office 2007″

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br):

“”A equipe do OpenOffice.org está experimentando uma nova interface de usuário para a suíte de escritório, e o primeiro protótipo já foi apresentado. Isso vai se tornar, como era de se esperar, uma questão de amor ou ódio, a causa de pulos de alegria ou grandes decepções e revoltas. O motivo? A interface está a cara do Microsoft Office 2007.

A interface ‘ribbon’ da MS trouxe uma verdadeira revolução neste quesito, mudando uma clássica tradição de menus convencionais. O objetivo era tornar a interface mais prática e fácil aos usuários, através de uma organização em seções, abas e botões, sendo sensível também ao contexto.

A equipe do OpenOffice.org também decidiu seguir os passos dessa inovadora interface, trabalhando em alguns protótipos bem inspirados no Office da MS. Como você pode ver na imagem abaixo, parece uma cópia idêntica na verdade, o que vai gerar muitos comentários, negativos e positivos.

A nova interface está sendo testada com usuários reais, enquanto a equipe trabalha em melhorias, especialmente na organização de ferramentas. Há ainda um longo caminho a ser percorrido, mas uma coisa é fato: é sempre bem saber que a equipe estra trabalhando para melhorar a experiência do usuário.

Se você quiser testar a interface, desde que tenha o Java instalado, poderá fazê-lo aqui: http://tools.services.openoffice.org/impressprototype/impressprototype.jnlp”” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Felipe (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 2:07 pm

    Legal os programas e sistemas devem ter uma irterface bonita e elegante e deixar a simplicidade do eterno cinza do windows 95 e cia.

    Legal, agora só falta ter aquelas opções que 90% não usam, mas que é necessárias na RFB.

    Valdomiro (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 2:20 pm

    O lamento é que em tempos de telas widescreen, onde se poderia preencher as laterais da tela com funcionalidades ao invés de deixar aquele vazio ou precisar dar um zoom enorme, a equipe do OpenOffice está tentando seguir os passos da MS quando poderia inovar explorando os novos tamanhos de tela.

    Hugo do Prado (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 2:23 pm

    Houve muita critica a cerca da interface do office 2007, mas parece que ele veio pra ficar…
    Nem tudo a MS copia… pelo menos a equipe do office parece sempre estar 1 (ou mais) passo a frente.

    Curitibano (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 2:26 pm

    Quem bom, assim fica mais atual , já que a interface está um pouco chatinha sim. Acrescentando funções que em outros OFFICE’S, tem… e boa…

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 2:30 pm

    A MS sempre teve fama de copiar as coisas de outros softwares, não vejo nada de mais.

    Curitibano (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 2:37 pm

    Se é bom… não vejo nada de mais,

    John (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 2:44 pm

    Boas idéias devem ser seguidas. Afinal, o Windows 7 não copiou o KDE ?

    DANOU_SE (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 2:53 pm

    a coisa boa é que as empresas vao poder instalar openoffice e dificilmente os cretinos usuarios irao perceber a diferença.

    a coisa ruim é que a interface pode ser legal pra quem esta começando agora, mas pros dinossauros informaticos e os gerentes e diretores, é um pe na sacola de tomate de tão nova.

    Já havia um pessoal da China (RedOffice, da RedFlag) que havia implementado algo assim, mas infelizmente só há versão em chinês e não é open source (a licença do OpenOffice permite isso).

    Mas já reclamando, o pessoal do OpenOffice deveria ver que o problema principal da suíte não é a aparência (sim, eu nçao me incomodo com a interface de menus do OpenOffice, talvez algumas coisas devessem ser arrumadas e tal, mas está bom), mas sim o desempenho e estabilidade.

    O OpenOffice é muito lento perto do MS Office. Lento em todos os sentidos: documentos muito grandes são impossíveis de serem processados numa máquina que roda o Office 2003 muito bem e é capaz de editar o mesmo documento. Lento na inicialização, e não é só em máquinas antigas, mas em máquinas de última geração. Comprei um note com um turion x2 e o openoffice 3.1 demora mais de 10 segundos para inicializar no Ubuntu (sem quickstart). Não tenho Windows aqui, mas neste SO o Office 2007 abre de forma quase instantânea em máquinas até mais lentas.

    O OpenOffice é feio. Mas, para não contrariar o que disse anteriormente, não feio em relação à interface clássica (o office 2003, por exemplo, adota este tipo de interface e é muito bonito), mas aos menus, ao fato de usar uma toolkit que não se integra com os ambientes gráficos do Linux (integrar não é só colocar uma capa de gtk ou qt).

    Ah sim, mais java? Quando vão parar de implementar as coisas no OpenOffice em java? Java é bom, mas é demorado para abrir. Há diferença entre escrever um servidor em java (um servidor é ligado quando a máquina é inicializada e desligado quando no shutdown) e escrever um programa aplicativo (que abre e fecha sempre) em/com java.

    Sim, eu provavelmente não faço nada pra mudar a situação, mas me parece que o pessoal do OpenOffice faz sempre pelo lado mais difícil.

    Por exemplo, o Symphony é feito usando partes do Eclipse… Aqui ele – o symphony – demora uns 30 segundos para abrir. Eclipse, java, OpenOffice?

    @Valdomiro, e não é que é mesmo! Estão jogando as coisas “para cima e para baixo”, quando deveriam aproveitar as laterais, como está fazendo o pessoal do Koffice. Eu também odeio estas barras horizintais que só ocupam espaço desnecessário, sobrando aquele monte de espaço inútil nas bordas.

    Não tenho ideia como está a aceitação do MS office 2007, mas considerando a opinião de colegas (técnicos) que trabalham com Windows, é baixíssima, por isso acho que imitá-lo não seja uma boa ideia.

    Eu me adaptei as mudanças do KDE muito bem, o menu, p. ex., tinha um colega aqui do trabalho que não gostou, mas quanto eu lhe mostrei como trabalhar com ele o cara mudou de opinião na mesma hora.

    Talvez seja o mesmo problema que seja enfrentado por essa nova interface. Mas existirá alguém que irá demonstrar para milhões(?!!) de usuários espalhados pelo globo, que da nova forma é melhor? Se é que é melhor.

    Quando tenho que clicar no Open/BrOffice, vem quase sempre a mente de que deveria ser mais rápido no carregamento e nas respostas, enfim, menos pesado. Em que a nova interface irá ajudar a resolver isso? Se não ajudar e só atrapalhar, eu votaria contra.

    Fellype (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 3:06 pm

    Imitar ou inovar? Eis a questão…
    Concordo com o que o Valdomiro disse. O OOo poderia ser um pouco mais incrementado.
    Também concordo com o que alguns outros disseram: se o novo layout do MSO está bom, não há nenhum problema em ter uma interface parecida no OOo.
    Mas, será que não daria pra imitar e inovar simultaneamente?

    Flavio Moreira (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 3:12 pm

    Quem faz suporte já deve ter ouvido diversas vezes essas duas solicitações:

    “Por favor, tira o Windows Vista e coloca o Windows XP!”

    “Por favor, tira o Office 2007 e coloca o Office 2003/XP!”

    Quem já recebeu os dois pedidos do mesmo usuário, clique no “MODERE +” abaixo ! :-P

    Acho uma ótima idéia o OO proporcionar mais uma opção de menu. O usuário que escolha a que melhor lhe agrade.

    Ah sim, o protótipo ficou muito bonito. Tirando o mal aproveitamento do espaço do monitor (usar os espaços laterais), achei que ficou muito bom, não pelo uso do ribbon, mas pelos efeitos e pela limpeza da interface.
    O protótipo é do Impress, onde isso não faz muita diferença, pois o que se vê é só um slide, no formato paisagem, que tem uma largura maior que a altura. Mas no caso de um documento contínuo na vertical (como textos, que a maioria usa), ficaria horrível.
    Vamos ver como ficará a situação, mas uma interface desta – com algumas modificações – num programa mais leve, ficaria excelente.

    Lucas Filho (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 3:14 pm

    Olá Comunidade,

    Gostaria de ver novas funcionalidades e problemas resolvidos do que mudança em aparência.

    Até mais,
    Lucas Filho

    Marco (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 3:16 pm

    Esse tipo de interface não é tão novo assim. Já tinha visto algo parecido em editores de html, em editores de Latex, onde se deseja que tenha muitas funções a disposição na barra de ferramentas.

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 3:17 pm

    Desde que tenha a opção de continuar com a tradicional!

    Achei feio o desing!

    Ian Liu (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 3:25 pm

    Não gosto do OOo por causa da toolkit que ele usa, ainda mais com o driver da nVidia. Esta dupla dinâmica gera bugs muito irritantes na interface do OOo.

    Ainda bem que eu uso LaTeX ;)

    Apolo716 (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 3:25 pm

    @tenchi
    e fato que a Ms e superior no ramo, tenho os dois instalados no mesmo SO a diferença chega a ser irritante, no linux existe um ganho de performance contudo ainda fica longe de ser comparado ao Ms Office!

    Faço das suas as minha palavras quando diz que a equipe do OpenOffice deveria se preocupar mais com a performance do que com a interface!

    PoolS (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 3:39 pm

    Fora a remodelagem dos painéis, acredito que seria interessante também tarnar flexível, assim como a temática do firefox, e que novos plugins/ addons pudessem ser adicionados tão facilmente quanto.
    Aí sim teríamos evoluções e maior participação da comunidade.

    Até mais,

    irado (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 3:59 pm

    não gostei.. mas quem sabe será prático? eu não posso dizer nada com relação ao outro, porque nunca nem o vi (não uso windows há uns 10 anos), mas num primeiro momento.. bem.. prefiro a interface anterior.

    brad (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 4:01 pm

    Também acho que boas idéias devem ser copiadas

    Rodrigo Carvalho Silva (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 4:12 pm

    Pessoal,

    Gostaria que corrigir uma coisa. A interface que mostra no artigo não foi a escolhida dentre as opções que o protótipo tinha! A versão escolhida foi essa. Segue o mesmo conceito, mas com o visual um pouco melhor. Infelizmente neste protótipo só tiveram interfaces “horizontais”.

    Mas, ao que tudo indica, eles ainda farão um protótipo com interfaces “verticais”, ou seja, que utiliza as laterais do monitor. Esta é a maior discussão lá na lista do OpenOffice.org :) Muita gente também pedindo para implementar a nova interface sem perder a antiga (o protótipo não ficou muito longe, porque manteve a barra de menus).

    Abraços!

    Eu (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 4:44 pm

    Não será tão novidade assim, acho que o Lotus já segue essa tendencia e é baseado no OO.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 4:53 pm

    Enquanto aquele símbolo do cafezinho ali em cima existir, continuarei usando MS Office via Wine. Na real!

    E mais, quando lançado, o Office 2007 não agradou, não. Todo mundo preferia o 2003. Porém, atualmente, quase ninguém mais usa o 2003, e o 2007 já é o predileto entre todos os que eu conheço.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 6:04 pm

    Copiar, copiar e copiar!!! Copia o Unix, e agora falam mal, mas querem copiar a Microsoft!!!
    O Caos esta instalando, como as pessoas não usam, agora querem enganar com uma aparência, vamos fazer de conta que somos a MICROSOFT.
    Esta foi a melhor noticia de hoje.
    hahahahhaah

    Renato (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 6:14 pm

    Ficou muito tosco.
    Prefiro a interface atual que é menos ruim.

    Tio João (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 6:49 pm

    Nem uso o Openoffice mesmo (sério, uso o editor de textos para escrever notas e algumas bobagens a toa… e só), então para mim tanto faz a visual antigo quanto o novo.

    joao (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 7:01 pm

    Fiquei positivamente impressionado com a nova interface. Para aqueles que não chegaram a rodar o programa para testar e só olharam a foto da notícia recomendo que rodem o programa antes de formar uma opinião. Eles adicionaram muitas (muitas MESMO) funcionalidades de acesso fácil na interface. A navegação ficou ótima. Se eles criarem um esquema configurável, no qual seja possível colocar a barra no topo, base, laterais ou simplesmente tirar e ficar com a interface antiga vai ficar perfeito, satisfaz todas as necessidades.

    uai, uma penca queria q mudasse, agora não quer mais?

    =o?

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 7:27 pm

    Essa interface é muito ruim e gasta espaço demais – goddess, botões de copiar e colar, e desse tamanho… Todo mundo que eu conheço conhece o ctrl+c ctrl+v…

    Por que não skins? =)

    Borges (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 7:42 pm

    Desde que não infrinja em direitos autorais.
    De boa. Seja bem vindo como skin que seja.”Adaptação”
    Mais acho que a maioria prefere a interface normal no openoffice.
    Mais que esperamos algo revolucionário em matéria de interface, sem duvidas.
    Meus clientes reclamam do ms office novo e querem fazer como no velho.
    Os avançados reclamam por não achar o básico do anterior.
    Durma com o barulho.

    Borges (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 7:54 pm

    Mudando de assinto . O Gimp tem uma interface chata.
    Mais é plenamente utilizável e pessoalmente vi come fazer altas coisas com ele.
    Nada comparável ao Photo Shop, até pelas deficiências do Gimp.
    Em relação ao OpenOffice é a mesma coisa.
    Temos que ter uma equipe de designer que diga como vai ser o futuro do desktop para aplicativos como estes. Que criem um novo paradoxo, disposto a mudar oque esta ai convencionado.
    O KDE brigou pela nova interface e esta ótima. E oque o resto fez?
    Mesmice…

    Espero que não esqueçam dos netbooks.
    A interface apresentada seria inviável em telas de 7″ ou 8.9″.

    Tóin (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 9:05 pm

    Péssimo! Já estou puto com o GIMP (preferia a interface do 2.4) e não uso MS Office principalmente pela interface para novatos. Agora, se o OOo fizer desse jeito (copiado e mal copiado!), não sei o que será de mim.

Este post é antigo (2009-08-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.