Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Modelos de Negócios baseados em Software Livre

“Mesmo entre usuários “leigos”, quase todos já ouviram falar de Software Livre, e muitos até já utilizam regularmente alguns de seus representantes mais famosos, como o BROffice, o Firefox, até mesmo algum sistema operacional baseado em Linux. O problema é que muitas dessas pessoas acabam associando que Software Livre é sinonimo de Software Gratuito, e que essa é a sua principal (ou única) vantagem. O que me surpreende, entretanto, é que mesmo entre os profissionais de TI, muitos ainda desconhecem o que realmente é Software Livre, e têm preconceitos quanto à sua estabilidade, qualidade e potencial de exploração comercial.

Assim, o objetivo principal dessa apresentação é tratar sobre alguns mitos que ainda pesam sobre o conceito de Software Livre, principalmente quando relacionado à sua exploração como atividade lucrativa.”

Enviado por Fábio Prudente (fprudenteΘgmail·com) – referência (fprudente.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Jamir (usuário não registrado) em 16/02/2009 às 4:54 pm

    A princípio, a questão do sifware livre, com certeza é inovador e seguro, mas aínda é uma ferramente que não se enquadra nos pradrões de usabilidade dos usuário leigos, ou que usão proprietários.
    Isso até em virtude que aínda faltam ferramentas que dem suporte a tecnologia usada hoje, com pacotes mais praticos de se instalar !
    Um bom exemplo é a questão do wifi, dificilmente encontra-se hoje sistema operacional linux que dê suporte a wep, enquanto o xp tem tal recirso bem desenvolvido e usual !
    aí se torna realmente um luta desleal ! até pelo acesso a tecnologia !
    Ou vcs acham que um cara que usa tal acesso vai deixar de usar ….

    Marcel Ribeiro Dantas (usuário não registrado) em 16/02/2009 às 11:16 pm

    Eu NUNCA soube que o GNU/Linux tinha falta de suporte a WEP em redes sem fio. Eu acho que tive a sorte de pegar as distribuições certas; talvez.

    Bem, o problema de implementação do software livre é simplesmente conscientização de seu significado e de suas virtudes. O software livre tem muitas, mas muitas qualidades mesmo, superiores ao modelo proprietário, e inclusive é o adequado para que qualquer empresa ou negócio utilize pela sua estabilidade, segurança e documentação.

    Um exemplo de que essa conscientização está em falta, é você chamar o Sistema Operacional GNU/Linux de apenas Linux, seu kernel. É preciso conscientizar as pessoas disso.

    Dizer que é difícil ou não tem pacotes práticos não é verdade. Afinal, quem criaria um software para um público, tendo em conta a realidade de muitos hoje, e não preparia algo decente?

    Eu tenho uma ferramenta de menos de 200 linhas no Google Code e tem uma documentação até exagerada. Resumo em diversos idiomas. Imagine projetos maiores..

    Por agora, apenas.

    abraço!

    cardoso (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 2:39 pm

    Marcel, quer um exemplo? Drupal. A documentação dele é patética. Não há diagrama de classes, DFDs, dicionário de dados, NADA, NADA.

    A documentação de desenvolvimento é MUITO problemática em todos os projetos Open Source que já vi, inclusive o WordPress, que eu adoro.

    Existe uma diferença entre listar funções/parâmetros e documentar profissionalmente um software. A fase de documentação/modelagem em geral ocupa a maior parte do tempo do projeto, se feita direto.

    Math (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 5:05 am

    DFDs?? Dicionário de dados??
    Dizem ter um filme novo chocante no cine “Os embalos de sábado à noite”, pá legal…
    ¬¬
    Sem mais comentários…

Este post é antigo (2009-02-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.