Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Migração para Linux nas escolas russas estaria indo de mal a pior

A cobertura vem dos hermanos do Vivalinux com ar, a partir de um relatório mais longo do NoChoice.ru, e leva à conclusão de que o governo russo poderia ter escolhido melhor a empresa escolhida para levar o Linux a todas as escolas do país – e que não é só por aqui que os planos governamentais de levar software livre à população e às escolas assumem ares de opereta.

Segundo o relato, do qual não encontrei confirmação em outras fontes ainda, ocorre que depois de gastar mais de um ano em pesquisas, e uma boa soma em dinheiro, as coisas não estariam nada bem: uma empresa chamada IBS foi contratada para duplicar CDs da distribuição russa ALT Linux e entregá-los às escolas – mas sem suporte nem material impresso.

Aí, quando os CDs chegaram às 57.000 escolas, descobriu-se que a IBS havia modificado as imagens originais do ALT Linux, de modo que os CDs não eram bootáveis, e os nomes longos de arquivos estavam truncados, etc.

Nova fornada foi produzida e distribuída – usando o correio, e não a transportadora contratada originalmente. Agora os CDs dão boot, mas os nomes de arquivos de documentação estão gravados com a codificação errada, dificultando sua localização e acesso pelos professores. (via vivalinux.com.ar)

Saiba mais (vivalinux.com.ar).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Franklin Anderson (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 9:51 am

    ta russo o negocio por lah hein !!

    rafael gimenes (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 10:12 am

    Pox vida, os caras queimam nossa imagem. Empresa #fail.

    marcos (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 10:45 am

    mas nao é só lá que queimam a imagem do linux, isso esta generalizado, basta ir numa loja e ver os computadores com linux, aquilo é um lixo, quando eu vejo aquilo eu lembro do que o linux era a 10 anos atras

    sem contar aquela bosta de linux da educação (a distribuição usada nos telecentros), aquilo é uma das coisas mais horrendas que eu já tive o desprazer de mexer

    moral da historia, o linux que 99% das pessoas tem contato se resume a esses dois casos , logo pra 99% das pessoas o linux acaba “PARECENDO” ruim, o que pra quem entende um poco de linux sabe que nao condiz com a realidade

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 10:52 am

    Isso me lembra o Kurumin Caixa Econômica, que nem a Caixa usava…Lembro que ganhei um num evento em Sergipe e um dos meus amigos disse quando lhe ofereci o Cd: “E eu lá dei em minha mãe!”

    Isso apenas queima os profissionais que oferecem soluções linux no mercado. Quando vi o governo incentivando Software Livre, pensei ser uma boa idéia. Hoje sei que quanto mais governo em nossas vidas, mais infelizes e ineficazes seremos, afinal ninguém administra nossas finanças melhor que nós mesmos.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 11:12 am

    A coisa ficou russa mesmo :(

    São empresas como essa IBS que deixa o Steve Balmer mais sorridente.

    sergio (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 12:14 pm

    Hummm… talvez seja por isso o meu mercado de FreeBSD esteja crescendo… Incompetencia do pessoal do Linux…

    Eu uso Linux Tambem… no caso ArchLinux…

    No BSD, tenho cada vez mais clientes… e não é no mercado de servidores nao… é no desktop, notebooks… thin clients….
    voip…

    J. R. Messias (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 12:30 pm

    Balmer pagou a máfia Russa para atrapalhar a expansão do Linux nesse país.

    Devemos entender o que lemos e saber julgar com dignidade…
    O linux não tem culpa disso…..Governos são complicados pois são pouco os responsáveis pela área de TI que são técnicos com formação confiável, existe rotatividade …enfim é complicado…por outro lado existem os boicotes promovidos pela MS… que existem mesmo….imaginem o pavor da MS com relação a uma migração de desktops infantis para o Linux….ela busca os caras na hora…oferece grana e pronto…ainda mais na Rússia, onde a máfia controla praticamente tudo…tipo Japão e a Yakuza……
    Ter mais clientes em BSD do que em linux é bem interessante…. o BSD é a base Unix da MS….ela investe em Bekerley aproveitando-se da licença utilizada pelo Free BSD… inclusive a MS portou o .NET para o BSD e não o fez para o Linux…porque ?…Bem…isso é estratégia pura…ela libera o desenvolvimento para BSD…o pessoal patrocinado desenvolve ela enfia um monte de códigos BSD no windows…o que foi desenvolvido e ela gostou…fecha o código e o torna proprietário e pronto…..quem sabe se um dia o Windows não se torna um Frankenstein, misto de DOS e BSD…..Agora…um usuário ter mais facilidade para usar um BSD do que um linux é estranho, afinal….BSD usa KDE….e outros recursos do linux……mas vá lá….boa sorte a tods

    rpm (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 1:03 pm

    sergio,

    A que “pessoal do linux” você está se referindo ?! Essa empresa, que nunca ouvi falar, deve ser picareta e o governo russo parece ser tão incompetente quanto o nosso.

    Devem estar fazendo isso aí para que a MS apareça de repente oferecendo licenças de windows e MS Office gratuitas para as escolas russas.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 1:12 pm

    Nos desktops BSD? Você só pode esta falando do Mac OS X, se for outro custo a acreditar.
    O problema é como os colegas citaram as distribuições remasterizadas por empresas e que acabam com o trabalho bem feito de outras distribuições como Ubuntu, Mandriva, Fedora, Debian e outros.
    Se fosse por minha vontade teriamos algumas distribuições e todos trabalhariam nelas, imagino que agora o Linux poderia crescr bastante, mas isto não vai acontecer nunca, afinal de contas todo mundo pode botar sua cueca vermelha no meio da madrugada e criar sua remasterização e ter orgasmos de vaidade.
    Ahhh, foi eu que fiz e mostrar aos amigos.
    O problema é que tem muitas empresas com distribuições que colocam em clientes e acabam a reputação do Linux. Exemplo classico muitas que vendem o Linux embarcado nas lojas, ninguem merece. Poderia ser Ubuntu, Mandriva ou outra de qualidade.
    Ahh, acabei o comentario, por sinal vou por minha cueca vermelha e criar a minha distribuicao agora. Licença.

    Fabio.com (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 1:31 pm

    “Balmer pagou a máfia Russa para atrapalhar a expansão do Linux nesse país.” – J.R. Messias.

    Só tenho duas palavras em relação a isso: Guerra Fria!

    livre (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 1:34 pm

    BSD em Desktop, notebooks, com resolução de 640×480, hehehehe.
    Ta bom conta outra.

    Fabio.com (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 1:41 pm

    Só um obs. pessoal:

    A ALT Linux vende um pacote chamado “Free Office”, aparentemente parece um software novo, original. No final das contas sabe do que se trata o “inédito Free Office”? Um DVD que vem com pacotes Open Office, Firefox, Thundebird, MySQL, GIMP, Sunbird, Scribus, Inkscape, 7-zip, PSI, Pidgin e AIM.

    kkk…inovador não é rapazes?! kkkkk

    TT (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 3:02 pm

    Tem salsinha comentando aqui hoje hem.
    cheja doer de ler tanta noobzera

    César (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 3:46 pm

    Quem burrrro! Dá zero pra ele!

    Pod (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 3:48 pm

    @TT: O nível dos comentários caiu muito. E não é de hoje. Pena.

    Renan (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 3:48 pm


    mas nao é só lá que queimam a imagem do linux, isso esta generalizado, basta ir numa loja e ver os computadores com linux, aquilo é um lixo, quando eu vejo aquilo eu lembro do que o linux era a 10 anos atras

    Garanto que, se colocassem uma distro bem-feita, e não as porcarias que colocam nesses computadores populares, ia acabar com o problema do “LINUX É UMA MERDA” (sic).

    Mas não, o ego fala mais alto, é preciso criar milhões de distros…

    BSD em desktops? hahahahaha
    Só se for no do Papai Noel.

    Luis Cavalcante (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 8:03 pm

    Creio que algumas conclusões são precipitadas em relação ao esforço de alguns Governos.

    Leia aqui:

    http://ctaeseducpa.wordpress.com/

    Todas os cursos são promovidos para popularizar o uso de Software Livre na Educação.

    Quanto ao nível dos comentários ter caído…. Sempre temos pessoas iniciando no Linux e é normal que comentários sem muita base ocorram. Devemos respeitar. O chato usuários windows virem emitir comentários patéticos em um ambiente tão diferente do deles. Se querem continuar a deixar que a MS mame o dinheiro do papai ou da mamãe problema pessoal de cada um, mas vir aqui bancando o mauricinho nerd já é demais. Usuário windows não tem nível para debater com usuários Linux. Estou na informática desde 1978, em 1980 ingressei na faculdade para Tecnólogo em Processamento de Dados, na época dos primeiros PC’s, tipo apple eu rodava os programas que eu mesmo escrevia para minha pequena firma, iniciei-me no Linux em meados de 1999 e estou até hoje, concluí alguns cursos e planejo outros. O que vi ao longo desses anos, é que o windows é alienante enquanto Linux e outros de padrão aberto estimulam ao crescimento da qualidade do usuário por meio de aprendizado integral e constante. Um user de Linux com 1 ano de prática é completamente diferente em conhecimento que um user de windows com 3 ou 5 anos de prática.
    Hoje não vemos por aqui muitos da antiga, mas os novos são bem vindos…irão amadurecer e emitir bons comentários. Linux se desenvolve pela comunidade, muitos que crititicam comentários ruins são muitas vezes incapazes de emitir bons comentários.
    Vamos dar espaço aos novatos, nós já fomos novatos antes…..

    miranda (usuário não registrado) em 20/07/2009 às 11:01 pm

    Falando em qualidade de comentário o seu foi excepcional, parabéns!!! Moderado +

    ms_partner (usuário não registrado) em 21/07/2009 às 1:00 am

    Não sei se a nota ao final do artigo já constava quando a matéria foi publicada aqui, mas faltou ressaltar que a IBS é a mais de 10 anos um Microsoft Gold Certified Partner. Que beleza, não? O governo russo além de não contratar diretamente o fornecedor da distribuição ainda contrata aquele que tem menos interesse em ver a coisa dar certo?

    Pior que já estamos acostumados a essas coisas por aqui, basta ver o caso que já citaram do PC para Todos. Como o software é livre aparece logo um monte de aproveitadores só interessados no dinheiro fácil. Do dia pra noite nasce uma distribuição nova com custo baixíssimo, que associado a falta de requisitos mínimos ou de fiscalização do cumprimento das exigências se transforma na formula perfeita para o desastre.

    Bremm (usuário não registrado) em 22/07/2009 às 3:38 am

    @Fabio

    Não aqui para defender a Alt Linux e muito menos para criar polêmica, mas tens idéia de quão caro é o acesso a internet na Rússia?

    http://www.pcweek.ru/themes/detail.php?ID=119301 (artigo em russo)

    Para resumir: o poder aquisitivo na Rússia é 1/4 do poder aquisitivo no Brasil (em média), e a cotação entre rublo e real oscila em torno de 15:1 (ano passado, neste mesmo período era cerca de 12:1).

    Custo médio de acesso ilimitado em banda larga com velocidade de 1 Mbps — vou citar um bem caro, um mais-ou-menos e dois bem em conta (tenho amigos que moram nas três últimas cidades cidades):

    Astrakhan RUB 2900 (R$193,34)
    Ekaterinburg RUB 680 (R$ 45,34)
    Moscou RUB 490 (R$ 32,67)
    S. Petersburgo RUB 400 (R$ 26,67)

    Multiplicando a coluna em reais por quatro, chega-se a uma estimativa de quanto isso custaria dentro da realidade brasileira:

    R$773,34 (mais caro) R$106,67 (mais barato)

    Se considerarmos 1000 rublos como valor médio, fica em torno de R$266 por mês o custo para míseros 1 megabit.

    Se a gente for analisar os comentários, as pessoas lá reclamam que a velocidade é menor e o preço é maior que o exposto na matéria (que é de 15 de junho de 2009)…

    Não me admira os caras venderem (talvez por até 50 rublos) um DVD com esse pacote de softwares.

    Para chegar na proporção de 4:1 eu levei em consideração uma série de coisas: salário, preço de refeições, transporte, roupas… E até fui otimista, pois não tinha considerado o custo do acesso a Internet ainda.

    Alexey Rusakov (usuário não registrado) em 22/07/2009 às 6:25 pm

    Hello everybody. I work at ALT Linux and I’m closely related to the Free Software for Russian Schools project (so my opinion is a bit unbalanced, you know – however, facts are facts), and I have to confirm that most of this article is correct, but it’s just a top of an iceberg.

    It was a miserable and very unpleasant news for us, when IBS has taken money from the state and then screwed up our work. To start with (for those who are not aware of the details), there were two projects in 2007-2008, that concerned software in schools: one called “First Aid”, is a suite of proprietary programs (starting with MS Windows, and a lot of other things), and another one called “Free Software Suite (for Educational Institutions)” that was mainly made by us. In 2009, someone got a strange idea to distribute both suites in one box (with an excuse of saving the state money). We (well, to be more correct – our partner that was integrating all the work) tried to convince the Federal Agency of Education (the main authority behind all our schools and institutes) that distribution of the Free Software Suite as an appendix to the Proprietary Software Suite is a very bad idea. But in the end, the voice was unheard, and the consequences were obvious and awful.

    Actually, IBS could (and was obliged to, according to the contract with the state) do a very primitive thing: just burn the images that were made by us some months earlier, so that schools could install already updated systems. But IBS managed to fuck up this simple task: they tried to remaster the discs (thereby breaking the terms of the contract) in order to add some educational materials. They had no expertise in Linux and, moreover, it looks they didn’t even test what they had done. So instead of remastering, they just screwed up our images. The result is well-known now: unbootable discs were distributed among schools, and after the error has been revealed, the next distributed version was made so that educational materials could only be read from Windows (well, they could be read from Linux, too, but you had to get friendly with the command line to manage that).

    So there we have it. I don’t want to discuss the causes of this disaster, but the result is that some half a million of US$ (oh yes, that’s not a great deal of money) have been “incorporated” by IBS, without any responsibility for broken obligations. I really hope the same things will never happen in your country. Concerning us – we continue our support of schools that use Free Software, and try to fix at least part of issues that were created by an irresponsible behaviour of that company.

    Daniel de Souza Telles (usuário não registrado) em 25/07/2009 às 7:30 pm

    IBS noobs, they fucked with millions of dollars only to save dollars that are to be expended with a expert in Linux.

Este post é antigo (2009-07-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.