Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva One 2010 64 bits (não oficial)

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br):

“A edição One do Mandriva Linux é a edição cujo conteúdo cabe em 1 CD e que permite a execução sem precisar instalar no HD (live CD). Uma outra vantagem é que ela vêm com alguns drivers proprietários como os da ATI e NVIDIA que são para as placa de vídeo e também o Flash importantíssimo para navegar na Internet.

A maior limitação desta edição é a falta de uma versão de 64 bits. Surgiu então um projeto NÂO OFICIAL que criou esta versão. “A Comunidade francesa acaba de anunciar a criação da tão solicitada versão live do Mandriva, baseado na arquitetura de 64 bits. Disponível tanto com o ambiente KDE como Gnome, o Mandriva One é ótimo para quem deseja testar o Mandriva 64 bits sem uma instalação obrigatória.

Para fazer o download, visite a página do projeto.”

Há 2 versões: uma com o KDE 4 e outra com o Gnome.

Lembro que todas as edições (One, Free, Powerpack) do Mandriva Linux usam os mesmos repositórios de pacotes e portanto é sempre possível instalar os mesmos programas em qualquer edição. A versão One tende a ser a mais conveniente para a maioria dos usuários pelo menor tamanho de download, por ser um live cd e por trazer um desktop já funcional sem precisar de muito trabalho extra.” [referência: diogoparker.wordpress.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 1/12/2009 às 8:22 pm

    Boa! =)

    Felipe Raposo (usuário não registrado) em 2/12/2009 às 12:50 am

    Vem com Flash da Adobe, ou alternativas livres?

    Diogo (usuário não registrado) em 2/12/2009 às 10:21 am

    Sim, o One vem com flash e até drivers proprietários.

Este post é antigo (2009-12-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.