Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva demite, Red Hat contrata, Fedora sai ganhando

“Como foi anunciado em seu próprio blog, Adam Williamson, antigo colaborador e empregado da Mandriva, estava desempregado (leia: Mandriva: mais talentos se vão) e foi contratado pela Red Hat para trabalhar com sistema de automação de submissão e testes de problemas por colaboradores externos na distribuição Fedora.”

Enviado por Rafael Gomes (rafaelgomesΘprojetofedora·org) – referência (projetofedora.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    No dia que o Fedora sair realmente ganhando com contratações da Red Hat eu serei o Batman.

    Para mim parece bem claro que o Fedora sai ganhando com a contratação de uma pessoa experiente para trabalhar com sistema de automação de submissão e testes de problemas por colaboradores externos na distribuição.

    O Adam Williamson é uma pessoa excelente do ponto de vista de relacionamento com as pessoas e muito ativo e competente no que faz. Já troquei vários emails com ele e sempre me atendeu muito bem e resolveu os problemas.

    Na época da demissão dele eu assinei e divulguei um abaixo assinado contra a demissão, que infelizmente não foi revertida. O projeto fedora só tem a ganhar com ele porque ele vai trabalhar justamente no que sabe fazer melhor.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 10:52 am

    “Submission” não se traduz para “submissão”, e sim para “envio”.

    Não, envio e submissão são coisas diferentes. Submissão é mais do que enviar, e pressupõe o exame de aceitação por parte de quem vai receber (como no caso de trabalhos submetidos para conferências, ou de código submetido para projetos de software). Segundo o Houaiss, é “apresentar (algo ou a si mesmo) ao exame ou à apreciação de (alguém)”.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 11:04 am

    É um bom profissional, se o Fedora contrato, é porque existia uma demanda interna para seu perfil, logo, sai ganhando sim. Agora, talvez a Red Hat também tenha saído ganhando com a demissão, se conseguiu substituir um talento por outro melhor ou mais alinhado aos interesses da empresa.

    Oi Alexandre, acho que vc confundiu as coisas, quem contratou foi a Red hat e quem demitiu foi a Mandriva…

    É, o Fedora pode sair ganhando, mas como eu disse “realmente ganhando”, eu ainda acho que não. De uns tempos pra cá ficou bem claro para mim que o Fedora nunca sai ganhando com essas contratações :) Quem sai realmente ganhando é a própria Red Hat (o que é justo).

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 12:42 pm

    hahaha, eu sempre soube que o batman era brasileiro =] gothan city é para os fracos

    fedorento (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 12:49 pm

    o fedora vai sair ganhando quando a redhat contratar o hugo <— campanha pró-hugo

    JasonnFedora (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 12:55 pm

    Obviamente, se o cara vai ajudar em algum processo que venha a somar para o fedora mesmo que seja amanha usado a mesa coisa no Red Hat para mim tanto faz. Pois de qualquer forma temos que pensar que temos agora mais um bom profissional para ajudar o projeto.

    Wlanger (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 3:24 pm

    É… tem tudo isso que vocês falaram, mas o pior é que a Mandriva só encolhe…

    Dorival (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 3:49 pm

    Faço suas as minhas palavras JasonnFedora !!! m/

    JasonnFedora, eu também costumava achar isso, mas aí eu fui descobrindo que às vezes, olhando de uma certa forma mais crítica, mais prejudica do que ajuda! Apesar de que neste caso específico, eu duvido muito que seja esse caso. Felizmente! :)

    AlphaZine (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 5:06 pm

    A Red Hat também contatou outro ex-Mandriva: Vincent Danen.

    AlphaZine (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 5:06 pm

    Mais informações no blog dele: http://linsec.ca/blog/

    Bruce Wayne, digo Hugo Cisneiros (prometemos não contar sua identidade secreta a ninguém), não entendo porque o Projeto Fedora não vá se beneficiar, mesmo que o interesse final da RH seja a versão comercial, já que a maior parte dos recursos que há no RedHat existem no Fedora. Pior seria se a relação fosse como no caso do OpenOffice/Sun. Concorda?

    ps: Oh não! O Bat-Sinal!

    Agora, só pa

    Bruce Wayne, digo Hugo Cisneiros (prometemos não contar sua identidade secreta a ninguém), não entendo porque o Projeto Fedora não vá se beneficiar, mesmo que o interesse final da RH seja a versão comercial, já que a maior parte dos recursos que há no RedHat existem no Fedora. Pior seria se a relação fosse como no caso do OpenOffice/Sun, onde a RedHat controlaria com mãos de ferro o Fedora bloqueando até coisas interessantes para não prejudicar seu produto principal. Concorda?

    Agora, só para eu ter uma idéia… A gente fala que é possível um modelo de negócio baseado em software livre (e blá-blá-blá), mas sempre vejo a MS e outras empresas produtoras de software proprietário dizerem ao quatro ventos que lucraram não-sei-tantos-(m|b)ilhões de dólares mas nunca vejo notícias assim de empresas do primeiro tipo. Só vejo notícias de prejuízos, queda nos lucros, etc.

    É claro que a partir do momento que você vende algo intangível – software – como se fosse algo tangível a margem de lucro tenda ao infinito (tá, é bem mais complexo que isso), mas gostaria de perguntar com sinceridade aos presentes, muitos dos quais com grande conhecimento na área: realmente o modelo baseado em software livre (com um bom plano de negócios, claro) é viável, dá dinheiro, ou a gente está puxando sardinha ao dizer “mas é claro que dá pra ganhar dinheiro com Linux!”?

    ps: Oh não! O Bat-Sinal!

    noname (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 6:43 pm

    Com certeza o Fedora saiu ganhando.

    mas gostaria de perguntar com sinceridade aos presentes, muitos dos quais com grande conhecimento na área: realmente o modelo baseado em software livre (com um bom plano de negócios, claro) é viável, dá dinheiro, ou a gente está puxando sardinha ao dizer “mas é claro que dá pra ganhar dinheiro com Linux!”?

    Eu acho que sim. Pelo menos no último trimestre, sim

    É possível sim o lucro em modelos de negócios que tenham o código aberto como um de seus componentes essenciais, e não é difícil encontrar exemplos de notícias positivas sobre faturamento e lucro das empresas de capital aberto que atuam neste mercado.

    Além disso, várias outras empresas têm resultados financeiros positivos e não divulgam os valores, porque não têm capital aberto, e nem nada mais que as obrigue a isso – e neste caso, quando se trata de uma operação privada, divulgar seus números, mesmo que agregados, não necessariamente é a melhor decisão para cada uma delas individualmente. Não são as gigantes da informática, é claro, mas cada uma delas é uma demonstração de que é viável isto que você questiona.

    Há ainda as que têm o código aberto como componente minoritário da sua linha de produtos e serviços, incluindo variadas gigantes do mercado de informática. Elas não necessariamente são obrigadas a divulgar o resultado individual de cada linha de produtos e serviços, e assim eventualmente não ficamos sabendo. O caso da Novell, que o Lauro mencionou acima, é exceção neste sentido: ela divulgou que o código aberto brilhou financeiramente entre os demais componentes do seu negócio, no trimestre recente.

    Note que não estou dizendo se o código aberto é mais viável economicamente que o código proprietário, sob o ponto de vista dos empreendedores relacionados. Estou apenas afirmando que ele é viável economicamente para bastante gente, tanto os que divulgam números quanto os que não divulgam.

    O que não impede que diversos empreendimentos e modelos baseados nele fracassem, também. E que, eventualmente, os criadores dos modelos mais sem pé nem cabeça acreditem que a presença do fator código aberto em seus planos é um ingrediente suficiente para obter determinados apoios ou alcançar o sucesso. Não é.

    “Pior seria se a relação fosse como no caso do OpenOffice/Sun, onde a RedHat controlaria com mãos de ferro o Fedora bloqueando até coisas interessantes para não prejudicar seu produto principal. Concorda?” – tenchi

    Finalmente alguém chegou no ponto! A Red Hat mantém uma mão de ferro muito grande no Fedora ;) A diferença é que ela é mais “open-minded”, mas não deixa de ser uma mão de ferro.

    Agora olhe com outros olhos, e você verá que o Fedora não é mil maravilhas. Eu estive dentro do Projeto Fedora por um bom tempo e sei bem como as coisas funcionam. Troquei de distro ano passado (não, não foi pelo Ubuntu), mas continuo por dentro do Fedora e continuo sabendo como as coisas funcionam.

    Vou repetir novamente: o Fedora não sai ganhando realmente, quem sai ganhando realmente é a Red Hat. E não estou dizendo que isso é ruim ou criticando a Red Hat (particularmente sou um grande fã dela, certificado e trabalhando todo santo dia com essa maravilhosa distribuição). Só queria tentar abrir os olhos do pessoal pra ver que o mundo não é feito só de doçuras (ui).

    Ass: BÁTIMA

    Hugo, você está dizendo que o Fedora sai perdendo com esta contratação? Ou que fica na mesma?

    Não… Nunca disse isso, eu disse que quem *realmente* ganha é a Red Hat e não o Fedora. Como disseram antes, pro Fedora é só uma consequência disso, às vezes ganha e as vezes perde (nesse caso, como eu também disse anteriormente, acho que não perde não).

    Só estou querendo dizer que apesar das pessoas sempre enxergarem que a Red Hat faz muito pela “liberdade” do Fedora (eu costumava pensar assim também), não é bem assim… O Fedora infelizmente é muito manipulado pela Red Hat para ser exatamente o que eles querem, só que eles fazem isso de maneira mais “amigável”, dando sempre uma boa impressão.

    Novamente, não que isso seja um problema. Eu só estou querendo que as pessoas não se iludam tanto e olhem sempre o outro lado das coisas também. O Fedora continua sendo uma marionete da Red Hat, e muitas de suas contratações, apesar de serem anunciadas “para o bem do Fedora”, são na verdade para o bem da Red Hat.

    Para mim parece bem claro que a Red Hat investe no Fedora pensando em seu proveito próprio, e nem vejo como seria possível imaginar o contrário.

    O que me confunde é que você expressou dúvida de que o Fedora “realmente saia ganhando” com essa contratação. Para mim parece que o Fedora “realomente sai ganhando” com o investimento, sim. E isso independente da intenção da Red Hat, ou de ela também sair ganhando, ou de ela ganhar ainda mais.

    Aí é que está: tens acompanhado recentemente como a qualidade da distribuição está caindo? Que as decisões do que incluir e não incluir na distribuição sempre tem palavra final de pessoas ligadas à Red Hat? Que quando alguém se destaca como líder no projeto, ela contrata e por causa disso o cara fica atrelado à empresa? Que o Q.A. da distribuição como um todo anda de mal a pior por causa disso?

    Boa parte disso é por causa dessas contratações. Como eu não prevejo o futuro, é por isso que eu expressei essa minha dúvida de que o Fedora realmente ganhe com isso como espalham (talvez ilusóriamente) aos quatro cantos do mundo.

    O Fedora vai realmente ganhar alguma coisa quando tiver uma “concorrência” de interesses dentro do projeto, que não seja da Red Hat. Aí sim eu boto fé! :)

    Não tenho acompanhado nada sobre a qualidade da distribuição, mas em nada me surpreende que a patrocinadora, fundadora, detentora da marca registrada do projeto interfira profundamente nele para buscar o benefício dela.

    Mesmo assim, o fato de ela injetar recursos e estímulos no projeto que ela criou é ao mesmo tempo natural e melhor do que muitas das alternativas possíveis e comuns. Assim como é natural ela depois colher os frutos pensando primeiramente em seu próprio interesse também.

    Eu acho que, quanto a esta contratação em si, existem 3 possibilidades: o Fedora saiu ganhando com ela, ele permaneceu na mesma, ou saiu perdendo. Para mim parece que ele saiu ganhando, não apenas um profissional com ótimo histórico, mas também uma pessoa-chave em um papel importante. Isso não significa que ele vai ganhar algo a longo prazo, ou em qualquer momento futuro, e em especial não significa que a Red Hat fez isso sem considerar primeiramente o seu próprio interesse.

    Sobre a situação do projeto Fedora como um todo, ou a possibilidade de ele se distanciar dos interesses da Red Hat, ou ter interesse nisso, me parece que a discussão não é comigo.

    É isto que estou querendo dizer Augusto… É de interesse da Red Hat ganhar em cima do projeto e fazê-lo crescer para que seja uma boa base para a sua distribuição. Mais uma vez quero frizar *bem* que essa, dentre muitas contratações, pode aparentar ser boa e na verdade não ser tudo aquilo que se imagina. Como um “hype”. E eu quero ser o cara chato que diz: “olhem para isso com cuidado, não só babem o ovo”. Porque no final das contas, o Fedora é bem controlado e não pertence à comunidade assim como dizem.

    Eu espero e muito que este seja um caso que realmente ajude ao Fedora! Apesar de ter trocado de distribuição, ainda gosto dela :) Mas como eu estou velho chato e cético demais, eu acho que vai é ficar mais na mesma, mesmo.

    Vladimir (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 10:31 pm

    Toda a repercussão da demissão do Adam W. mostra o quanto ele era próximo da comunidade. Frequentemente eu o via no canal da Mandriva respondendo dúvidas e orientando usuários.
    Tenho certeza que a Red Hat sabe muito bem o quanto ele é bom nesse tipo de trabalho. E como o Fedora serve bem a RH correndo alguns riscos, nada melhor do que reforçar o time com um pessoa reconhecidamente qualificada para essa tarefa.
    Concordo com o Augusto, o Fedora sai ganhando e os demais lançamentos da RH (e a empresa como um todo) também.

    Mas aí o círculo se fecha. Também me parece que “é de interesse da Red Hat ganhar em cima do projeto e fazê-lo crescer para que seja uma boa base para a sua distribuição”. E acredito que ninguém que usa, apóia ou desenvolve o projeto deveria ignorar isso.

    Mas trata-se de recursos dela, que ela mesma cede ao projeto (sobre o qual ela tem interesse no avanço). Ela espera colher os frutos, e assim o projeto segue. Creio que é o ciclo de vida natural e esperado, divulgado e conhecido.

    Se vai dar certo, se vai fazer felizes os colaboradores e usuários, e se um dia vai significar uma grande vitória para algum lado, é outra questão.

    Certamente todos os recursos que ela coloca no projeto buscam o seu próprio interesse, como é comum a doutrinas de gestão corporativa. Mas de modo geral, estes recursos são usados para o avanço do projeto, ou no mínimo na tentativa disso.

    O que mais você esperaria da Red Hat? O que você acredita que ela pode estar devendo ao Fedora, para ter razão para ceder recursos especificamente a ele, e não a outro projeto qualquer, sem ser pensando no proveito dela? E o que você acredita que o Fedora, fundado por ela, patrocinado por ela, grato a ela, poderia esperar a mais especificamente dela, e não de qualquer outro participante interessado?

    Dizer que no fim das contas a Red Hat só vai investir enquanto tiver interesse, ou que se ela precisar destes recursos, ela vai tirá-los sem pensar quatro vezes, é explicitar o que já deveria ser evidente. Mas enquanto isso não acontece, me parece que o projeto está longe de sair perdendo ao receber recursos de quem tem interesse em seu avanço.

    bedi (usuário não registrado) em 27/01/2009 às 11:10 am

    Vale ressaltar que com a saída do Vincent a Mandriva recontrarou o Oden Erikson, o cara que cuida da Task-Lamp e de mais de 1k de pacotes ;)

Este post é antigo (2009-01-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.