Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux marxista: com estrela vermelha e palavras de ordem pela união dos trabalhadores do mundo inteiro

Que tal uma distribuição motivada pelo “movimento revolucionário internacional, socialista, comunista, socialista-libertário” e que critica “o apoliticismo do software livre”?

Será que chegará a ter uma base instalada maior que a da distribuição nova que noticiamos na semana passada? Não tenho dados para comparar os respectivos públicos-alvo, mas vou acompanhar com atenção!

Estrella Roja, ou Estrela Vermelha, é uma nova distribuição em Live CD, de origem argentina, baseada no Debian Lenny que destaca na capa de seu site que seu nome foi escolhido porque as 5 pontas da estrela vermelha representam os 5 dedos da mão de qualquer proletário ou trabalhador, e também denotam os 5 continentes, de acordo com “o conceito marxista da união entre todos os trabalhadores do mundo inteiro”.

O artigo do VivaLinux.com.Ar apresenta alguns dos softwares incluídos no Estrella Roja, e um trecho selecionado do site da distribuição, que tento traduzir: “Motivada por e para o movimento revolucionário internacional, socialista, comunista, socialista-libertário: Estrella Roja chega em resposta tecno-política ao monopólio da Microsoft (e sua mega-espionagem) e ao apoliticismo do software livre, com já demasiadas distribuições claramente capitalistas, como Xandros, Linspire, RxArt, OpenSolaris, Linux XP, etc. e outras mais “comercializadas” por multimilionários como o caso de Mark Shuttleworth e Ubuntu.” (via vivalinux.com.ar)

Saiba mais (vivalinux.com.ar).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Caio (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 9:36 am

    Por que uma distribuição vem com Metasploit?

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 9:53 am

    Con certeza foi criado com o “ouro de Moscou”.
    Comunistas safados e pedófilos.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    çichárpi (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 9:55 am

    Essa distribuição deveria vir com um dinosssauro na capa. Mas enfim, nem adianta entrar em discussões com marxistas, eles redefinem todo o vocabulário para que este se encaixe nas suas idéias. Redefinem socialismo para um regime hipotético que dizem nunca ter sido aplicado em lugar algum, mas juram de pés juntos que é possível. Para isso, redefinem a palavra possível. Depois, redefinem a palavra “palavra”, Aí redefinem a palavra “redefinem”.

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 9:56 am

    Agora, falando sério, se este pessoal “de esquerda” que defende os neo-ditadores como Chaves, o boliviano nacionalizador-de-indústria, o mauricinho do Equador e o zé-banana hondurenho, o linux tá fu…

    Na União Sovietica O “Estrella Roja” instala voce.

    tenchi (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 10:07 am

    êpa, êpa…
    as 5 pontas da estrela vermelha representam os 5 dedos da mão de qualquer proletário ou trabalhador
    Que preconceito é este? O Nosso amado presidente sempre foi um trabalhador proletariado e se sentiu muito mal com esta generalização de “cinco dedos”…

    hauahuahauhauahauhauahuahauhaua

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 10:33 am

    Adorei a distribuição. Espero que ela transponha com sucesso os conceitos marxistas e, mais ainda, os explique para a maioria leiga que ainda acha que comunista come criancinha e acha Chaves o grande teórico moderno de Marx.

    André Serrano (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 10:36 am

    Uma distribuição Linux com o título e ideologia Marxista é uma lástima!
    Não há nada mais atrasado do que esta idéia.
    É preciso avançar com o Linux e este tipo de inciativa é lamentável.
    É uma espécie de “instrumentalização” do software.
    Já pensaram que desgraça? Tô fora…
    Com este pensamento tacanho o Linux não avançará mesmo!

    Espero que ela transponha com sucesso os conceitos marxistas e, mais ainda, os explique para a maioria leiga que ainda acha que comunista come criancinha e acha Chaves o grande teórico moderno de Marx.

    A propria pagina do projeto apoia o Chavez, Fidel e Raúl Castro. http://www.estrellaroja.info/

    Pelo visto o Hannah Montana Linux vai disputar pau a pau quem tem o maior numero de usuarios comedores de criancinhas. ;D

    Fuzil (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 10:41 am

    <q cite="as 5 pontas da estrela vermelha representam os 5 dedos da mão de qualquer proletário ou trabalhador"

    Ou os 5 dedos da mao de qualquer burgues…

    dino (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 10:43 am


    as 5 pontas da estrela vermelha representam os 5 dedos da mão de qualquer proletário ou trabalhador

    … ou os 5 dedos da mao do burgues…

    patente123112 (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 10:45 am

    vou lançar no mercado o cartão-de-credito-fidelidade marxista. Se tão lançando até o hanna montana linux… pq não cartao de credito? rs

    tão lançando de tudo agora… desde time de futebol, até ongs-que-pedem-grana-pra-pedir-que-nao-cortem-arvores, so tá faltando o credit-card-PCC – aceito em todo o RJ e SP, e sem consulta ao SERASA e SPC, e o credit-card comunista-marxista-socialista-essas-tralhas.

    Psantos (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 10:48 am

    Hay Gobierno? SOY CONTRA!!!

    Luiz Ricardo (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 10:49 am

    Pois é, isto é o que é bom no Linux, você pode customizar á vontade. O freguês sempre tem razão.

    Vini (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 10:54 am

    Daqui a pouco vão fazer uma distro só para Brancos, outra só para Negros, outra só para Homosexuais, outra para Judeus, outra para Católicos, outra só para Brasileiros, outra só para argentinos. Parem de lançar distros e desenvolvam programas.

    Abs,

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 11:05 am

    “Daqui a pouco vão fazer uma distro só para Brancos, outra só para Negros, outra só para Homosexuais, outra para Judeus, outra para Católicos, outra só para Brasileiros, outra só para argentinos.”

    Que lancem! Ninguém vai usar mesmo…

    çichárpi (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 11:08 am

    @patente123112,

    Não se esqueça das vantagens do cartão de crédito marxista. Você pode até ser um economista famoso, pegar um financiamento de alguns milhões do BNDES e ter depois a sua dívida perdoada! E, claro, você é um dos maiores puxa-sacos do governo, mas tudo bem, é só coincidência.

    Luiz Ricardo (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 11:10 am

    Acho que uma distribuição anarquista seria interessante

    Ai colocam como Banner superior do site o Che Guevara, o maior assassino e gerador de “falsas ideologias”.
    “Adoro” isso, tratam o Che como “herói”, mas esquecem que ele matava descaradamente e tinha Stalin e Lennin como seus inspiradores nas leituras antes de dormir…

    …acho que o Software Livre não precisa desta imagem(Che) atrelada a ideologia do compartilhar e modificar.
    (e sim, che guevara é uma grande farsa…)

    Marcos (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 11:23 am

    Péssimo para o Linux, que já é associado por muita gente ao comunismo. Precisava ter um marketing muito claro pra evitar a politização do software livre.

    Mas o mais engraçado é ver que em pleno século 21 ainda tem gente com a mentalidade Capitalismo x Socialismo. Acorda, gente! Guerra fria já passou há mais de 50 anos, hoje em dia até os EUA defendem que cada um tenha o governo que quiser.

    Rodrigo Kumpera (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 11:25 am

    Espero que eles removam todo software cuja a maioria dos contribuidores são pagos pelos porcos capitalistas.

    Caso contrário seria hipocrisia demais.

    Não concordo com esse tanto de distro Linux. Muito melhor seria melhorar o Linux a ponto de sufocar o Windows, e a personalização do sistema ficar a cargo de temas.

    Mas quem achou ruim, que lance o Linux Capitalista.

    Arthur (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 11:38 am

    Não concordo com esse tanto de distro Linux. Muito melhor seria melhorar o Linux a ponto de sufocar o Windows, e a personalização do sistema ficar a cargo de temas.

    Concordo… os “temas” de distribuições tão começando a virar palhaçada, e acho que isso acaba deixando o linux com cara de “coisa pra brincar”, no lugar de “um sistema bem estável”

    >>> Não concordo com esse tanto de distro Linux.
    >>> Muito melhor seria melhorar o Linux a ponto
    >>> de sufocar o Windows, e a personalização do
    >>> sistema ficar a cargo de temas.

    A ponto de “sufocar” em que sentido? Melhorar em que sentido?

    Essa afirmação tá meio “genérica”. E a culpa não é do LINUX, quando se há um empacotamento de outros softwares que permeiam o Kernel ;)

    Padrões existem (LSB, FHS..), mas nem toda a distro quer seguir, e todas elas querem ter uma peculiaridade(Compilação “from scratch”, Facilidade a user final, Laboratório). O que enche o saco, é o tanto de “spin” de uma só distro…

    Alexandre R. Vianna (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 11:48 am

    De fato, granjear antipatias, ligar o LINUX a uma ou outra bandeira talvez mais atrapalhe do que ajude. No entanto, parece indiscutível que o LINUX está mais para os que acreditam que o GRANDE NEGÓCIO não é acumular capital, mas DIVIDIR CONHECIMENTO, dar acesso do maior número de bens e serviços a TODOS.. tudo isto muito longe do NEOLIBERALISMO, dos partidos NEOLIBERAIS, os mesmos que NÃO ADOTAM LINUX nas escolas e em outras repartições públicas, sob a alegação de que a questão é ideológica. Nem preciso dizer de quais partidos políticos estou falando. E, além disso, quem comparece à FISL? Gente de qual partido? Dos mais à esquerda ou dos ditos “liberais”?

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 12:09 pm

    $Alexandre R. Vianna = “nada a ver”

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 12:10 pm

    Ola @Alexandre R. Vianna

    Sua pergunta:

    “E, além disso, quem comparece à FISL? Gente de qual partido? Dos mais à esquerda ou dos ditos “liberais”?”

    Resposta:

    Foi o presidente Lula, do PT quem compareceu. Tem um porém:

    De socialista ou esquerda moderada, liberal ou qualquer coisa assim esse governo já não tem nada.

    O governo mantém exatamente o mesmo modelo economico anterior. Fez ajustes, mas o modelo é o mesmo (controle de inflação por intervenção de politica monetaria, monitoramento do cambio, politica de financiar o deficit previdenciario crescente por emissões de DÍVIDA INTERNA da Secretaria do Tesouro etc).

    Fora isso tem o assistencialismo. Mas se voce disser que é pelo assistencialismo que esse governo é de esquerda, então p Getúlio Vargas foi o maior Socialista do Brasil. O cara ficou conhecido como o Pai dos Pobres tamanho era o assistencialismo (esmola para o povo sem atrelar nenhum incentivo para estudo).

    Mas vou parar por aqui, pois vou acabar fugindo muito do tópico.

    Nambikuara (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 12:30 pm

    Eu entendo que o princípio da liberdade de pensamento deve nortear nossas ações. Portanto, é válido que também os comunistas queiram manifestar suas idéias através do código aberto, com o qual os ideais socialistas muito se coadunam. Além de tudo, me parece insano acreditar que o fruto do pensamento de algumas das mais notáveis mentes da nossa história sejam bobagens ultrapassadas.
    Eu continuo comunista! Prefiro acreditar na utopia do bem comum a acreditar que pessoas que morrem e matam por dinheiro podem ser úteis à humanidade.
    Viva a socialização do conhecimento!

    GuilhermeM (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 12:36 pm

    @Marcos ” Acorda, gente! Guerra fria já passou há mais de 50 anos, hoje em dia até os EUA defendem que cada um tenha o governo que quiser.”

    tudo bem q acaboua briga, porem o capitalismo absorveu muita coisa do socialismo, tanto que houve quase que uma fusão,a ntes do socialismoe guerra fria a massa trabalhadora era bem mais mal tratado que hoje. e os eua falam isso? e o irã e coreia do norte o q é então q eles estão fazendo? não é pra tanto tbm =)

    e tirando o offtopic, bem mal bolada a ideia, nada que se queira divulgar deve ser atrelado a uma visão politica isso impede que quem tenha uma visão diferente use o seu produto, no caso o linux. Ideologias politicas não devem ser unir com idelogias de produção ( se é q posso chamar isso o software livre)

    Bremm (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 12:44 pm

    @ Luiz Ricardo

    O Slackware é quase anarquista. Lembras de quando o Volkerding estava “quase morto”? As coisas continuaram a funcionar do mesmo jeitão de sempre. E tão antiga quanto a Slackware, só a SuSE (que mudou o sistema de negócios e agora faz acordos com quem “podou” o Linux esses anos todos).

    @ Marcos

    Política ferra qualquer coisa, não só no mundo do software. E a Guerra Fria acabou só no papel: continua silenciosamente a se propagar.

    @ RamzaGyn

    Veja a quantidade de “temas” e “mods” para o Windows. O pessoal do SL que gosta de firulas está apenas seguindo a tendência. A diferença é que só a Microsoft pode empacotar o Windows.

    Bremm (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 12:51 pm

    @ Ilustração desse tópico

    Мы (nós) требуем (solicitamos) мира (paz).

    carlos gomes (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 1:02 pm

    Comunismo: sistema econômico onde todos são igualmente pobres.

    Isso eles não dizem aos trabalhadores. Alias, se perguntarem a qualquer operário, vocês vão ver que todos querem um salário polpudo, uma carro do ano, casa com vista na praia e trocar a baranga com quem casaram por uma modelo da Ford Models.

    O sonho de todo proletariado é ser burgues, não vem com essa de luta de classe quando na verdade todo mundo quer é garantir seu prórpio fiofó.

    Lula é o típico socialista que alcançou esse “ideal”. Usou a luta pelas classes operárias e com isso se tornou mais burguês do que um burguês.
    Oscar Niemmeyer se diz comunista mas adorou as “doletas” capitalistas que recebeu pra construir brasilia.
    Jose Saramago é comunista, mas não deixa de receber seus “royalties” pela venda de seus livros, e nem vi ele dispensando o prêmio em “cash” que ganhou da Fundação Nobel.

    Socialismo hoje em dia é discurso de hipócrita que quer parecer “preocupado” com o trabalhador, ou de pobre que quer ferrar os ricos achando que isso vai melhorar sua vida.

    Por isso prefiro capitalismo, nesse você tem que ser bom no que faz pra merecer o que tem, e o Linux só é sucesso porque se faz por merecer tambem, por que é bom, ele não é sucesso hoje por causa de discurso ou imposição, e ainda cria muito trabalho e renda pra quem o usa, quer dizer, Linux é muito mais capitalista do que os iludidos socialistas pensam.

    Vinícius Vieira Marques (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 1:03 pm

    Cacete,

    Outra distro.

    Ozzy (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 1:52 pm

    Considerando-se os fatores históricos não deve dar muito certo não… mas, paradoxalmente a ideologia defendida nesta distro, “viva a liberdade !!”

    O.O.

    Marcelo Eiras (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 2:27 pm

    Que lixo.
    Mais uma distribuiçao idiota. Tudo que o Linux nao precisa é de mais uma distribuicao.

Este post é antigo (2009-08-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.