Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux Magazine Online divulga nota sobre artigos “replicados” e a comunidade CentOS-BR

Atenção: Não confundir a recém-criada “comunidade CentOS-BR“, mencionada no comunicado abaixo, com a reconhecida CentOSBR, que não tem relação com os fatos narrados.

A nota da Linux New Media, reproduzida abaixo na íntegra, é suficientemente clara, mas mesmo assim quero comentar que o ato de replicar, atribuindo a si a autoria plena e descumprindo o licenciamento, um artigo que está sob licença livre (e portanto permite, por natureza, as atualizações e adaptações que algum interessado deseje fazer) chama a atenção, entre outros motivos, por ser uma alternativa bem inferior a simplesmente utilizar as liberdades previstas no licenciamento.

Infelizmente quem publica material enviado pela comunidade está sujeito a eventualmente ser levado a participar disso, e dessa vez quem está se incomodando, graças aos 3 artigos enviados pelo CentOS-BR, é a Linux New Media (que também está tomando providências para evitar que o fato se repita). Mas foi curioso perceber que este artigo publicado em 2004 no BR-Linux teve agora uma sobrevida por um meio tão… incomum.

De qualquer modo, também estou suspendendo preventivamente a divulgação de material proveniente do grupo mencionado.

Segue comunicado recebido da Linux Magazine:

“A Linux Magazine Online recentemente foi palco de uma situação desagradável relacionada à autoria de três artigos.

Como parte de uma parceria firmada com a comunidade CentOS-BR, foi acordada a contribuição de artigos por parte dessa comunidade para publicação na seção de matérias online da Linux Magazine Online.

Após publicarmos três artigos enviados pelo representante da comunidade CentOS-BR, creditando a autoria dos artigos a esse mesmo representante, recebemos emails de dois leitores que afirmavam ser eles próprios os autores de dois dos três artigos publicados.

Seguindo os links fornecidos pelos dois referidos leitores, constatamos que, de fato, os conteúdos dos dois artigos publicados na Linux Magazine Online eram idênticos ou praticamente idênticos aos dos indicados, que por sua vez haviam sido publicados no ano de 2004.

Questionado pela Linux New Media a respeito da autoria de um dos artigos publicados na Linux Magazine Online, o representante da comunidade CentOS-BR afirmou que este era, sim, de sua autoria, e havia sido escrito “há muito tempo, e está postado em alguns sites de Linux”. Embora tenhamos pedido provas dessa publicação anterior em “alguns sites de Linux”, o representante da comunidade CentOS-BR não as forneceu.

A Linux New Media, em virtude do ocorrido, vem a público desculpar-se pela falha no controle da publicação desses artigos. A Linux Magazine Online, em consequência, passa desde já a empregar um processo mais rigoroso para aceitar a publicação de artigos online e impressos, de forma a evitar ocorrências semelhantes no futuro.

Os três artigos em questão já foram retirados de nossas páginas e, até que se esclareça a questão de forma definitiva e irrefutável, nos vemos forçados a não aceitar outras contribuições provenientes do representante dessa comunidade.”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxnewmedia.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Cardoso (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 8:38 am

    Que kibada descarada. O que me assusta é o sujeito bater pé dizendo que era sim autor do texto roubado.

    Isso é uma praga, esse tipo de gente deveria ira pra uma lista negra e ser banido de qualquer comunidade online ou veículo.

    Conan (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 8:42 am

    HA HA HA HA HA HA HA !!!!

    Isso tudo é muito engraçado.

    É nisso que dá fazer negócio com moleque.

    Cardoso (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 8:47 am

    O pior é que isso queima o filme da revista, que é séria.

    Bruno Gama. (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 8:50 am

    É o novo conceito de conteúdo colaborativo

    machado de assis (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 9:20 am

    Isso faz parte do assim chamado “pós-moderno”, onde ninguém é dono de nada e portanto qualquer um pode pegar e usar como quiser.

    Se continuarmos no raciocínio vamos chegar a um assunto melindroso: cópia de áudio e vídeo com copyright (mas estranhamente nesse caso a maioria diz que não tem problema pois são coisas diferentes… he, he, he… está bom, deixa para lá.)

    Cardoso (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 9:22 am

    @machado mesmo os mais descarados piratas, com desculpas como “democratização de informação” não pregam tomar pra si a AUTORIA do material roubado.

    André (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 9:33 am

    Copiar mantendo os créditos finais é a tal pirataria … tomar pra si os créditos de um artigo, isso é roubo!

    Adilson Santos da Rocha (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 9:48 am

    Já encontrei em alguns sites partes de uma apostila que desenvolvi, para um treinamento na faculdade sobre linux, que até as piadas do texto que só faziam sentido para quem conhecia as pessoas não sofreram auterações, e no final o cara no final ainda dizia ser o autor e que se encontrassem erros era para contatalos.
    Quando contatei-o dando os parabéns pelo maravilhoso e que como diria o Renato Russo “metir para si mesmo, era a pior mentira” recebi uma resposta toda irritadinha.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 9:57 am

    Já vi isso antes. Tenho uma pagina sobre IRC de 1995/96 que foi bastante copiada e muitos não botavam os devidos creditos.

    Luis (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 10:16 am

    Como falaram antes, copiar um livro para você ler, baixar uma musica ou um filme é uma coisa totalmente diferente de roubar descaradamente um texto.

    A “pirataria” está em usar itens com copyright e não dizer que estes arquivos são seus.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 10:17 am

    Não entendo com essa pessoa pôde ser tão ingênua em acreditar que essa “marmota” não seria descoberta, logo em uma revista tão popular entre os usuários Linux, mas não acredito que este fato irá prejudicar a imagem da Linux Magazine.

    Agora dizer que “Isso faz parte do assim chamado “pós-moderno”, onde ninguém é dono de nada e portanto qualquer um pode pegar e usar como quiser.”, só funciona quando o material é dos outros, queria saber se o artigo fosse seu Machado. É como aquela história: comunismo com os bens dos outros mas democracia com os meus.

    Flavio Moreira (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 10:29 am

    O povo não esquece

    http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001844.html

    é o {voce sabe quem} fazendo escola …

    Bem lembrado, Flavio! Mas tem outro link que sumariza bem melhor o mesmo caso: Conclusão: análise do código do “projeto nacional” iptables-online (foi postado alguns dias depois daquele que você mencionou, descrevendo o caso todo).

    Tarcísio (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 10:59 am

    Acho que o tipo de licença do material deve ser respeitado, se a cópia for proibida é roubo tanto quanto publicar o material com outra autoria. É lei. O problema é que no Brasil, principalmente, temos a mania de adequar as leis às nossas necessidades, é o tal jeitinho brasileiro. E isso é ruim, enfraquece a democracia e todos perdemos com isso.

    Com os bens tangíveis é assim, se você pegar um carro na rua que não é meu, passar a usá-lo sem a devida autorização do dono, mas diz para todo mundo que o carro não é meu (preservou a autoria), isso não o exime da responsabilidade de estar usando um bem que não lhe pertence. Isso é ou não é roubo também?

    Por isso que pirataria é crime sim, tanto quanto publicar um material de outro autor como se fosse seu. Não posso publicar um artigo da globo.com, por exemplo, sem a prévia autorização do Globo, mesmo que preserve a autoria do artigo, pois a sua licença não permite. Embora isso seja comum, não é correto.

    Aliás, voltando à Informática, uns dos grandes prejudicados com isso são os Softwares Livres. Todos sabemos que o MS Office não é gratuito, mas ninguém liga em usar uma cópia pirata, se houvesse essa preocupação, isso envolve educação também, procurariam alternativas como o BrOffice. Para que usar um software que não estou acostumado se posso conseguir uma cópia de um softwares popular pirata de graça? A Microsoft ganha com isso? Em parte sim, mas quem perde?

    O que me preocupa não é o uso de algo pirata (não sou santo, já usei e uso também), mas o que me preocupa é o fato das pessoas estarem perdendo a noção do que é certo ou errado. O ordenamento jurídico (as leis) não está aí somete para nos reprimir, mas para nos proteger também. Se o enfraquecermos, todos estaremos mais vulneráveis.

    Mark Von Bosten (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 12:47 pm

    não chega a coluna do Maddog goela a baixo, jabá da IBM e do governo? pqp. pena que nao tem linux journal nem linux format aqui no brasil.

    machado de assis (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 2:31 pm

    @Cardoso
    Eu comparei, acima, a presente situação com aquela de cópia de áudio e vídeo no sentido de que, assim como o autor de um texto se sente lesado quando alguém o republica como se seu fosse, assim também os autores/intérpretes e produtores de música e filmes se sentem lesados quando aquilo que criaram é livremente copiado sem que lhes seja dada a contrapartida monetária, como é praxe no regime capitalista.

    iptables-rb (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 2:34 pm

    agora o ‘vc-sabe-quem’ está pagando de bom-menino na debian-br :

    http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2009/05/msg00173.html

    Lauro César (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 3:05 pm

    Tarcísio acredito que a comparação que você fez foi simplista demais… Comparar um bem tangível (carro) com algo intangível (informação) de forma direta não nos fornece as respostas para as questões levantadas em relação à pirataria (por exemplo). Pois como sabemos, se alguém pegar seu carro e levá-lo, esta pessoa terá a posse dele, e você não, mas se alguém copiar um software ou artigo seu (dando os devidos créditos ou não) os dois passam a possuir este bem. Não estou dizendo que isto é correto, mas há de concordar comigo que é diferente do furto ou roubo de um bem tangível.

    Lewis (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 3:16 pm

    Caramba, e eu querendo escrever meus proprios artigos sobre o Openmoko vem uns babacas desses querer ganhar dinheiro em cima dos outros!

    Lembra o episódio antigo do wrochal mesmo.

    Putis, pela primeira vez concordo com o @Cardoso em:

    mesmo os mais descarados piratas, com desculpas como “democratização de informação” não pregam tomar pra si a AUTORIA do material roubado.

    Ainda prefiro ser chamado de copista do que pirata

    Pirataria é o que acontece na costa da Somália, ser microsoftiano.

    Smaug (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 3:29 pm

    Ainda prefiro ser chamado de copista do que pirata

    Taí uma prova cabal de que o Tarcísio tem razão quando escreve:
    O problema é que no Brasil, principalmente, temos a mania de adequar as leis às nossas necessidades, é o tal jeitinho brasileiro.

    Cardoso (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 3:49 pm

    Lewis, desde sempre o ato de copiar software ilegalmente é chamado de pirataria. Eu sei que seu Deus Stallman discorda, mas ele não manda no mundo.

    O http://www.merriam-webster.com dá 3 definições para “Piracy”. A 3a é:

    “the unauthorized use of another’s production, invention, or conception especially in infringement of a copyright b: the illicit accessing of broadcast signals”

    Desculpe, está no vocabulário de diversas línguas. E nem se restringe a software.

    De resto, se mesmo a “comunidade” não aceitasse o nome, teriam escrito manifestos pedindo que mudassem o nome do Pirate Bay pra Copy maker Bay.

    Entendeu, ser stallmaniano?

    Gustavo Lopes (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 4:06 pm

    Bom, distribuir livremente é bem diferente de roubar para si a autoria. Não sei porque tem gente que confunde as coisas.

    Gustavo Lopes (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 4:16 pm

    Exemplo: aquela pessoa altruísta, que ganha dinheiro de forma compatível com o pensamento humano, não proibindo que seus usuários compartilhem o material de sua autoria… bom, essa pessoa gostaria de ter seu material publicado e compartilhado (para isso que servem os artigos nos sites, certo?); contudo, não gostaria que roubassem a sua autoria.

    São coisas tão diferentes.

    Gustavo Lopes (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 4:20 pm

    Sr. VerdadeAbsoluta, não é porque uma definição foi tirada de algum dicionário ou material enciclopédico que esta coisa deveria ser considerada a conduta ética universal, tampouco se a definição é influenciada por leis baseadas no pensamento egocêntrico da indústria capitalista.

    Smaug (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 4:23 pm

    @ Gustavo Lopes

    Não tenho visto autores de livros gostando que suas obras sejam xerocadas/apostiladas em nome de um supostamente desejável “compartilhamento de material”. O que eu tenho visto é que eles se queixam de que também têm de pagar contas e estão sendo roubados. É assim mesmo que eles dizem: “estamos sendo roubados”. Socialismo é bom na teoria e desde que mexam com a propriedade dos outros, não é?.

    Cardoso (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 4:33 pm

    “a definição é influenciada por leis baseadas no pensamento egocêntrico da indústria capitalista”

    UAU! Cara, aposta uma foto autografada do Stallman que você tem uma camiseta do Che Guevara, comprada com dinheiro economizado da mesada.

    Agora sério: Você já fez uma petição pedindo pro Pirate Bay mudar de nome?

    Gustavo Lopes (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 4:36 pm

    Sim, já fiz a petição.

    E não sou comunista.

    Gustavo Lopes (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 4:41 pm

    “Não tenho visto autores de livros gostando que suas obras sejam xerocadas/apostiladas em nome de um supostamente desejável “compartilhamento de material”.

    Não também não.

    Mas se o cara publica um artigo na internet, pressupõe-se que quer que o mesmo seja compartilhado.

    E se um cara publica um livro na internet em formato PDF, gratuitamente, também pressupõe-se que quer que o mesmo seja compartilhado.

    Estamos falando de duas coisas. Não é uma coisa só. Estamos falando de compartilhar E de ocultar o autor do artigo.

    Gustavo Lopes (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 4:45 pm

    O que acontece é que todos estão acostumados a um mundo onde paga-se muito por coisas necessárias, como educação de qualidade, e poucos são capazes de conceber outra realidade senão esta.

    E a respeito dos livros de qualidade, os grandes autores de ciência de computação que conheço tem mais artigos gratuitos publicados e distribuidos do que livros. E sabem porque isso acontece?

    Por que para que o cara consiga vender livro, ele deve ser reconhecido. E como ele pode mostrar q

    Gustavo Lopes (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 4:47 pm

    desculpem.

    Eu ia dizendo: o cara pode mostrar que sabe como? Ora, publicando artigos, indo a congressos, etc.

    Ou seja, é importante a publicação de artigos de qualidade de forma gratuita, os próprios autores de livros que publicam artigos na internet sabem disso. O que não pode acontecer é ocultarem quem foi o autor.

    Cardoso (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 5:07 pm

    Excelente, gustavo, parabéns pela coerência. Poderia mandar o link da sua petição pro Pirate Bay mudar de nome?

    @Gustavo Lopes

    Não sei porque tem gente que confunde as coisas.

    Eu tambem nao. Da mesma forma que nao sei porque tem gente que ainda alimenta os trolls como o Cardoso. Nao vale a pena.

    Abs!

    Tarcísio (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 9:21 pm

    Gustavo, não confunda publicação de artigos de qualidade de forma gratuita com permissão de uso do autor. Se o autor do artigo não autoriza cópia ou utilização não autorizada, isso dever ser respeitado, independente da mídia utilizada.

    Como disse antes, temos o mal hábito de adaptar as “regras” de acordo com as nossas conveniências, quando pedra somos um, quando vidraça somos outro.

    O que não entendo até hoje, é o por quê de naquela época o pessoal tinha fascinação por pegar endereço IP. Lembro que entrava no IRC e sempre tinha um figurão, “vou pegar seu IP”, putz que piada. Bom, mas deixa pra lá. =)

    Carlos Lorenzon (usuário não registrado) em 14/05/2009 às 9:18 pm

    Pessoal sou da equipe CentOSBR e estavamos a caminho de uma união com o CentOS-BR, porém depois deste acontecimento demos pausa no processo até que se descubra oque ocorreu ded verdade, ai decidiremos se cancelaremos a união ou proseguiremos. Obrigado a pessoa que publicou a notícia que colocou para não confundir uma comunidade com a outra.

    segue mais explicações:
    http://centosbr.org/modules/wordpress/unificacao-em-pausa

Este post é antigo (2009-05-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.