Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux Magazine 54 traz CD e DVD do OpenSolaris

A turma da Linux Magazine avisou que já está disponível a edição 54 da revista, trazendo como brinde um Live CD instalável do OpenSolaris 2008.11 e um DVD com recursos para esse sistema operacional. O tema da edição é “Dados em risco”.

Além de tratar da segurança dos dados nos servidores nossos de cada dia, a edição também tem uma matéria interessante sobre uma solução que pretende ajudar na recuperação de laptops roubados, a coluna do Charly mostra como economizar muito trabalho no gerenciamento de zonas DNS, e a minha coluna trata sobre relacionamentos entre o código aberto e movimentos sociais.

Saiba mais (linuxmagazine.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    ELS (usuário não registrado) em 25/05/2009 às 10:28 am

    Alguem ai disponibiliza o PDF da revista :-)

    noe jon (usuário não registrado) em 25/05/2009 às 10:47 am

    OpenSolaris é linux? omg. we are doomed.

    ELS, para sua felicidade o PDF da revista já está diponível!

    Basta acessar o site da revista e clicar em “Comprar digital (PDF). ;)

    E como eu sei que você quer economizar (quem não quer, não é mesmo?), a revista em PDF é mais barata que a versão impressa (custa apenas R$ 9,90).

    O PDF é sempre disponibilizado assim que fazemos a divulgação aqui no Br-Linux, no site da Linux Magazine e nos vários outros sites importantes de Linux no Brasil.

    noe jon, OpenSolaris não é, nunca foi nem nunca será Linux. Mas é um sistema de código aberto de ótima qualidade que guarda várias semelhanças com o nosso tão amado Linux. Além disso, ele faz parte do que todo profissional de TI deve conhecer, e lembre-se que a Linux Magazine é, como diz o mote logo abaixo do título, “a revista do profissional de TI”, não apenas a revista do Linux.

    Com tanta versão nova de distribuições linux lançadas recentemente eles vão colocar um DVD de OpenSolaris, que não é linux ?!

    Ou mudam o nome da revista para Unix magazine ou coloquem DVDs de distribuições linux lançadas recentemente, como a Linux Magazine americana fez

    http://www.linux-magazine.com/resources/current_issue

    #103

    DVD: SUSE Linux Enterprise Desktop 11

    Se o foco da revista é Linux, não há sentido em falar em BSDs, Solaris, Windows, etc (exceto se for sobre interoperabilidade com eles).

    Que coisa chata! Nao vejo problema algum de vir o cd do opensolaris com a revista.

    A proposito, acho a revista excelente.:D

    Do mau (usuário não registrado) em 25/05/2009 às 12:55 pm

    ELS não perca seu tempo lendo essa revista não!

    Saudade da GEEK ai ai

    Bruno (usuário não registrado) em 25/05/2009 às 1:36 pm

    Já que querem mudar o nome da revista , muda pra Profissional TI.
    A revista que todo mundo de TI curte.

    Ai poderia ter o OpenSolaris, depois o ReactOS e outros OS open Source.
    Mas a ideia da revista é boa, eu e que não curto comprar revistas mais.
    Depois de ter a coleção de Geek e Hackers , da Digerati nunca mais comprei outras revistas.

    devnull (usuário não registrado) em 25/05/2009 às 1:38 pm

    Os caras da Linux Magazine pensam que o OpenSolaris é uma “nova” distro de Linux :P

    O chato do Slowlaris é o suporte limitado de hardware (muito mais restrito que o do Linux).

    anonymous (usuário não registrado) em 25/05/2009 às 1:39 pm

    Saudade da Geek ? Faz favor…

    Não tinha nada mais wanabe que a Geek…

    William S. (usuário não registrado) em 25/05/2009 às 3:41 pm

    Eu me pergunto: Quando estes caras vao largar a mao de colocar distro em revista de Linux (er.. Solaris !?!) ? Pois e’, facil, nao precisa pesquisar, nem editar nada. Que coisa mais peguicosa… Seria muito mais bem util se colocassem alguns aplicativos/projetos novos que tem surgido por ai’, quem sabe alguns bons artigos/dicas em formato eletronico (para colecionar). Distro, quem quiser baixa da net e pronto. Com duas releases por ano das distros maiores nunca sobra espaco para as outras, entao qual e’ o ponto ? Solaris agora ? Francamente…
    (Alguem pode dizer que o CD ajuda divulgar o linux para leigos. Discordo: se a ideia e’ trazer newbies para o FOSS, estao faca uma edicao especial dirigida para eles – ja’ pensou um iniciante meio que de para-quedista na revista cair com uma Slack, assim de primeira ? Assusta e nao volta mais nem perto !)

    Sabendo que a revista não traz mais regularmente mídias encartadas com softwares em geral, e olhando o conjunto do material disponibilizado, a apresentação visual das mídias, e a presença do primeiro capítulo de uma série de matérias sobre o OpenSolaris, concluo que, salvo engano, a principal motivação para a inclusão das mídias não terá sido relacionada a facilitar a vida de quem teria que fazer o download, e nem especificamente “trazer newbies para o FOSS”.

    Como o site da revista está inacessível no momento, não tenho como ir lá tentar verificar mais detalhes. Mas provavelmente o pessoal da editora logo poderá vir aqui esclarecer se trata-se de uma iniciativa conjunta (ou mesmo uma parceria) com algum canal da Sun.

    William, se você deseja uma mídia mensal como a que descreveu, com uma mistura de programas populares, programas novos e menos conhecidos, distribuições, artigos em PDF e outros conteúdos, dê uma olhada na revista Linux Format. Não é em português, mas a mídia encartada mensalmente é mais ou menos como você escreveu.

    Antonio (usuário não registrado) em 25/05/2009 às 3:58 pm

    O site da revista está fora do ar aqui pra mim,

    alguns comentários acima são lamentáveis,

    William S. (usuário não registrado) em 25/05/2009 às 4:08 pm

    @Augusto

    Linux Format, sim a minha predileta ;-)

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 25/05/2009 às 4:23 pm

    Mas é um sistema de código aberto de ótima qualidade [...]

    É, existe mau-gosto pra tudo neste mundo…

    Se o foco da revista é Linux, não há sentido em falar em BSDs, Solaris, Windows, etc (exceto se for sobre interoperabilidade com eles).

    Mas está na cara que não é. O foco da revista é “o profissional de TI” (seja lá qual profissional for esse). O nome da revista é apenas um lance de publicidade (i.e. um nome que atrai muitos leitores).

    Mas provavelmente o pessoal da editora logo poderá vir aqui esclarecer se trata-se de uma iniciativa conjunta (ou mesmo uma parceria) com algum canal da Sun.

    Sim, faz parte de uma parceria com a Sun, uma empresa que atua fortemente no cenário do Código Aberto.

    Se o foco da revista é Linux, não há sentido em falar em BSDs, Solaris, Windows, etc (exceto se for sobre interoperabilidade com eles).

    Discordo. O foco da revista é o profissional de TI que usa Linux. Se o profissional usa Linux, é possível que ele tenha interesse em conhecer outros sistemas semelhantes ao Linux e também de código aberto, como FreeBSD, OpenSolaris (note que OpenSolaris não é a mesma coisa que Solaris — a Linux Magazine explica detalhadamente por quê) ;) ou seja lá o que for.

    Falar sobre esses outros sistemas tem tudo a ver com o tema da revista.

    Os caras da Linux Magazine pensam que o OpenSolaris é uma “nova” distro de Linux :P

    Garanto que não. :)

    O chato do Slowlaris é o suporte limitado de hardware (muito mais restrito que o do Linux).

    Verdade, mas ele também tem coisas legais, como o suporte nativo ao excelente ZFS (que agora o FreeBSD também tem — viva!!!), o poderosíssimo Dtrace, a virtualização por contêineres (Zones) e outros menos famosos. Diferentemente do Linux, não é um sistema pronto para o desktop. E semelhantemente ao Linux, é um sistema muito adequado para servidores.

    Conan (usuário não registrado) em 25/05/2009 às 7:59 pm

    Fala sério!!!
    Quem vai usar opensolaris?
    É um linux que não é linux.
    É um solaris que não é solaris.
    Não serve nem para estudar.

    A revista já foi boa, más hoje em dia é tão mediocre quanto a Info. Parece a “Caras” do Open Source.

    De modo geral a mídia impressa está indo para o buraco. É a revolução chamada “internet”, que muitos ainda não entenderam em sua plenitude.

    Quer informação tecnica com qualidade? Leia a documentação.
    Quer uma visão supercial doque está acontecendo no universo da informática? Leia sites como slashdot, digg ou este em que estamos.

    André Machado (usuário não registrado) em 25/05/2009 às 8:58 pm

    Tá, mudem o nome da publicação para Linux BSD Solaris OS X QNX Magazine e todo mundo fica contente ;)

    Que tal GNU Magazine? O que há em comum entre GNU/Linux, BSD, Solaris e até OS X é a imensa quantidade de software GNU.

    Rafael Peregrino da Silva (usuário não registrado) em 25/05/2009 às 9:27 pm

    Prezados,

    Em primeiro lugar, acho muito produtivo ouvir a opinião dos internautas aqui no BR-Linux.org. Gostaria de tecer alguns comentários acerca das afirmações feitas aqui, a título de esclarecimento:

    Sobre o CD e o DVD de OpenSolaris: o OpenSolaris é um sistema de código aberto, utiliza uma grande quantidade de ferramentas GNU, se adequando assim totalmente para uma inclusão na Linux Magazine. Se formos nos ater somente ao Linux propriamente dito, então nunca mais poderemos publicar artigos que tratem de qualquer outro tipo de Software Livre, o que não faz sentido.
    Sobre a revista ser superficial: nada mais longe da verdade. Claro, a Internet e a documentação dos projetos estão disponíveis para quem quiser usar, mas não é à toa que fazemos questão de consolidar essa informação para entregá-la “de bandeja” ao leitor. Fico observando os comentários feitos aqui e NEM UM DELES faz menção aos artigos publicados na revista. O primeiro artigo da edição ora publicada, por exemplo, é um primor de material para quem quiser colocar um servidor de arquivos profissional para funcionar. O comparativo de sistemas de arquivos também é excelente, didático e mostra claramente o que é melhor usar em qual situação. São somente dois exemplos, mas eles se repetem bastante nas cerca de 5.000 páginas de material já publicados na Linux Magazine em suas últimas 54 edições. Fica aqui o convite para quem quiser escrever material de melhor qualidade ainda na revista. Estamos abertos às suas contribuições.
    Sobre o nome da revista ser um “lance de publicidade”: também não é verdade. O uso da marca Linux, pelo qual pagamos, inclusive, a licença ao Linux Mark Institute, tem a ver com as raízes da revista e com o seu tipo de conteúdo. Aliás, é a mesma revista — guardadas as necessidades de ajustes para o mercado editorial brasileiro — que está circulando atualmente em mais de 80 países, em seis idiomas diferentes.

    Abraços a todos!

    Rafael Peregrino
    Linux Magazine

    Damarinho (usuário não registrado) em 25/05/2009 às 10:08 pm

    (*_*) Linux Magazine

    1. Assinei essa revista desde seu lançamento. Cancelei assinatura depois que os CD, DVD não puderam ser anexados na publicação impressa.
    Opinei até sobre o trabalho jornalístico, criticando o modelo de abordagem de títulos, subítulos e autor. Houve até publicações em que o autor tinha o tamanho do tipo maior que o assunto principal (em menor tipo); isto denotava que o realce era para o autor não para o assunto-título. Consertaram.

    2. Muitas períódicos correlatos em temática tecnológica não podem restringir-se a um foco, como Linux, abolindo comentário ou material sobre outros sistemas cibernéticos, mesmo que o Título-Marca da revista seja Linux Magazine.
    Na épcoa de seu lançamento, o Linux abundava em interesse público e acadêmico e não convinha ser beligerante com MSwindows, Mac, OS2, IBM, etc. Mas propunha-se propagar o Linux, como filosofia, cultura, tecnologia.

    3. OpenSolaris 2008.11
    Se houvesse uma manifestação imediata pela tentativa de usar o LiveCD, quedavam-se os intervenientes da LM e editores, porque parace-me que faltou detalhar e atentar para a inoperância em computadores Laptop e NoteBoox.
    Tentei inicializar o sistema 2 vezes e congelou com uma tela cheia de pontos.
    O inicio (load) do LiveCD remonta a display dos anos 80, mostrando pontos a cada passo. Para os veteranos no assunto, foi uma lástima de apresentação inicial.
    Conclusão: congelou e nada se viu.

    3.1 – Hoje, há muitos usuários de diversos níveis que já dispõem em suas máquinas de um ou dois HD com vários sistemas alternativos: MSWindows e Linux (Ubuntu, Debian, OpenSuse, Fedora, Madriva, etc.. – optativamente).
    3,2 – Transrevo da página 68 da LM, como advertẽncia e cuidados especiais para não danificar sistemas mútltiplos instalados:

    “não e necessário nem possível – escolher uma partição adicional durante a instalção para uso do OpenSolaris, como é feito no Linux para swap, /boot, etc.”

    Outra bombástica:
    “Portanto, caso o leitor tenha o Grub de qualquer distribuição Linux, deve trocar pela versão fornecida pelo OpenSolaris sob risco de não conseguir inicializá-lo”

    Atualmente, ninguem que usa Linux, principalmente o famigerado OpenSuse, concordaria em instalar o OpenSolaris, nem para testar, porque o OpenSuse, na instalação gera um Grub com todos os sistema operacionais instalados e que comporão o Menu de Seleção do Boot. E porque permutar por um sistema egoista e singular.

    Manifestação crítica é conveniente, pois é um elemento para avaliação de desempenho ou até como exercício da liberdade de expressão.

    Pasmei !

    o/

    .

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 26/05/2009 às 1:26 am

    Que tal GNU Magazine? O que há em comum entre GNU/Linux, BSD, Solaris e até OS X é a imensa quantidade de software GNU.

    Não tão imensa assim, eu tenho sistemas que rodam sem uma linha sequer de código GNU. Existe software GNU que eu uso e não dispenso (Octave para citar um exemplo), mas alguns eu bem que gostaria de dispensar (GCC – e logo poderei).

    Por outro lado, esses sistemas têm outras similaridades. Todos eles têm código BSD por exemplo. Nem por isso acho que “BSD Magazine” seria um nome apropriado (mesmo porque já existe outra revista com esse nome)…

    O uso da marca Linux, pelo qual pagamos, inclusive, a licença ao Linux Mark Institute, tem a ver com as raízes da revista e com o seu tipo de conteúdo.

    Mas se o nome não fosse bom e não vendesse vocês não estariam mais usando não é?

    Nomes sempre são lance de publicidade. Como você acha que a revista seria vista se ela se chamasse, digamos, “Tecnologia da informação”? Nomes não são escolhidos à toa. Muitas vezes pode-se alavancar uma causa simplesmente escolhendo um bom nome.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 26/05/2009 às 3:58 am

    O Open Solaris deve ser para testes. Ninguém em perfeita consciência irá instalar um servidor para produção com uma mídia vinda em revista! Se bem que já fizeram isso no passado com o Linux e acredito que ainda façam.

    Sinceramente, não tô nem aí pra “distro” que vem na Revista. CDs do Linux viraram aqueles penduricachos nojentos da America On-Line em final dos anos 90. Parece que toda revista dá um: É barato, não precisa de assessoria jurídica e vende.

    Estou muito mais preocupado com o conteúdo, que ainda está bom na Linux Magazine. O que acontece hoje na mídia impressa é que o ponto de vista “progressista” dos editores não coincide com o público conservador que compra jornal. Os jornais parecem “paradas gay”, as revistas vão no mesmo caminho. Vivem celebrando diversidade com intolerância inversa. O papel de imprensa, inclusive de tecnologia, é informar, e não formar mentalidades ativistas. Nesse ponto, a Linux Magazine se presta muito bem.

    Os comentários deste post superou qualquer expectativa de chatice aguda.
    Só porque a revista se chama “Linux Magazine” não quer dizer que ela só tenha exclusivamente falar de linux de capa a capa. Letra a letra.
    O próprio blog br-linux também cobre outros assuntos e, vez ou outra, é criticado.

    Seria estranho se a revista viesse com o cd do windows 7 por exemplo, ou que no seu conteúdo viesse recheada de matérias de Unix e pouco sobre linux.

    Enfim, quem acompanha a revista sabe que ela é sobre linux e software livre em geral. É que o assunto “Linux” é predominante em suas edições.

    Agora se para você o conteúdo não é bom ou esta aquém do seu conhecimento? nao compre a revista! Mas entenda que para muitas pessoas ela serve bem.

    Abraços!

Este post é antigo (2009-05-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.