Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado Mandriva 2009.1 spring rc2

“Já esta disponivel o segundo Release Candidate do Mandriva 2009.1 Spring. Segundo o cronograma da Mandriva essa é a ultima versão de testes antes da versão final. Quem puder testar essa versão e reportar os erros no bugzilla em http://qa.mandriva.com/ vai ajudar bastante de forma a termos um Mandriva mais estavel na versão final. Vários screenshots já estão disponiveis em:

http://news.softpedia.com/news/Mandriva-2009-1-RC2-Screenshot-Tour-108801.shtml

Eu testei a RC1 e esta bem legal, bem estável e bem acabada. Só tive que configurar minha placa de vídeo nvidia manualmente, o que é bem facil com os utilitários modo texto da mandriva ( drakxconf ). Espero que todos que possam testar, o façam, é uma maneira de contribuir com a Mandriva que tem varias versões livres e gratuitas do seu sistema Operacional e contribui ativamente com a comunidade de software livre.”

Enviado por AnakinPendragon (anakinpendragonΘgmail·com) – referência (wiki.mandriva.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    marcio s. (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 2:34 pm

    Vou testar principalmente pra ver se o KDE 4.2.2 já está pronto para substituir o meu KDE 3.5.9 , pois até o momento , prefiro este último.
    No mais, acredito que a competência da Mandriva deve ter sido mantida nesta nova versão, o que fará que eu a continue usando nos meus desktops de casa e do trabalho e nos servidores aqui da empresa.
    Vida longa à Mandriva!

    MANDRIVA: FALTA UM POUCO DE SANGUE BRASILEIRO

    Está aí o RC2, resolvido aquele problema do KDM

    Mas deveria ter um marketing melhor para o spring 20009.1.

    Sem dúvida alguma uma das melhores distribuições linux, senão a melhor!

    Eu (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 3:38 pm

    Alguem sabe me dizer se o k3b já foi portado pra essa versão do mandriva, portado pro qt4!

    Só ficará faltando o KOffice2, ah e o kaffeine

    JPayne (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 3:41 pm

    Também acho. A mandriva tem até bons temas e wallpapers mas peca na falta de marketing.

    Das distribuições que tem como foco facilitar a vida do usuario Mandriva é a minha preferida. A 2009 tava com o boot muito rápido, vamos ver se ficou melhor ainda.

    Os temas One, Powerpack e Free eu tb gostei, apesar do tema free do 2009.0 eu achar mais legal.

    Tomara que continue com a competencia de sempre (sempre não… na época da fusão das duas empresas teve umas releases bem porcas)..

    JPayne (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 3:44 pm

    @Eu,
    Pelo que vi em http://news.softpedia.com/news/Mandriva-2009-1-RC2-Screenshot-Tour-108801.shtml o k3b foi portado pro KDE4 sim.

    Mas ainda não testei

    bedi (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 5:29 pm

    Grande parte da distribuição Mandriva é feita no brasil:
    KDE,
    Kernel,
    OpenOffice,
    Sistema de Impressão,
    Xorg,
    Framework de segurança,
    Integração Gráfica entre outros, como bugfixes em tudo.
    Isso da uma boa porcentagem sobre o geral :)

    MaxRaven (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 6:08 pm

    “Só ficará faltando o KOffice2, ah e o kaffeine”
    Na realidade tem os 2 em qt4 no repositório, mas ainda são versões beta ou RC. O k3b tbm já tinha uma versão em qt4, mas dava muito crash, por isso não ia pros repositórios oficiais, só via oficiosos, instalei aqui, a cada 5 tentativas de queimar algo as 5 falhava :p.

    Já no Slack que colocou uma versão retirada do SVN até dava para usar, mas as vezes fechava na cara também, sem nem avisar o motivo.

    fsm (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 6:16 pm

    “Moreover, Mandriva and the KDE team successfully ported the popular K3b CD/DVD burning application to KDE4.”

    Eu (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 7:43 pm

    MaxRaven ou seja ainda não chegou!

    O koffice2 parece que vai ficar quase perfeito!

    MaxRaven (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 8:05 pm

    Eu conversando com o Eu, vou chamar meu psiquiatra.

    Mas então, o koffice até que dá para usar no estagio atual, agora o kaffeine, pelo andei lendo, o pessoal não tá muito afim de terminar o trabalho, até tem, mas sabe, “daquele jeito”.

    Nem instalei por aqui, vou de Smplayer mesmo. Só o que está me assustando neste RC é que, só hoje, já teve duas levas grandes de atualizações, sem contar as que fiz ontem de madrugada após ter instalado, tenho até medo de reiniciar a maquina e o apllet avisar que tem mais.

    Concordo que a Mandriva faz pouquíssima propaganda mas, por outro lado, se propaganda fosse sinal de produto bom o windows seria o melhor sistema da face da Terra.

    Quem não conhece o Mandriva ou testou há muito tempo atrás e quando testou era novato de linux, teste de novo quando sair a versão final.

    Além de ter um bom suporte ao KDE, tem também versões com e suporte ao Gnome e ainda existe o Lxde como alternativa leve

    http://www.lxde.org/

    MaxRaven (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 8:08 pm

    Opa, e falando nele, olha só:
    KOffice 2.0 Release Candidate 1 Released

    Alguém que tem facilidade e conhece bem os links corretos para relatar bugs poderia mencionar que novamente no “MCC”> hardware > configurar scanners e impressoras não existe a opção “Configurar impressora”. (Isto confunde muita gente que desconhece que é necessário a instalação de alguns pacotes complementares).

    bedi (usuário não registrado) em 9/04/2009 às 12:22 am

    baza, testou se isto já está corrigido no Spring RC2 ?

    Diogo (usuário não registrado) em 9/04/2009 às 12:49 am

    Não é bug, basta você instalar o pacote system-config-printer .
    Ele não vem por falta de espaço no CD, já que tá no imite dos 700 megas.
    To com o RC2 em produção e está perfeito!
    Mandriva é o Número 1! Cada vez mais distante dos outros! :-)

    O Mandriva nas minhas máquinas sempre foi o que melhor reconheceu o hardware, além de ser mais rápido que o Fedora, Ubuntu e Suse (nas minhas máquinas, pode variar de acordo com o hardware).

    Além do Marketing já citado, a Mandriva poderia apostar mais nos treinamentos e certificações, fonte de receita de muitas distros.

    Outra sugestão seria trabalhar com os fabricantes de computadores que vendem micros com Mandriva instalado pra distribuição vir redonda e minimizar a chance do sistema ser substituído por Windows pirata.

    Bem que podia vir com o sistema impressão no Mandriva One Live CD, que é algo chato pro usuario comum instalar. E deixar de vir algumas coisas pouco usadas como o openoffice Draw e o Base. Pouca gente usa isso ( na verdade não conheço ninguém que usa o Draw, quem usa software livre pra desenho costuma usar o Inkscape ). E o Base é algo que acho que é tão avançado que quem usa geralmente não tem problema pra instalar depois.

    Caro Bedi o problema continua no RC2. O Diogo observou que é por questão de espaço no CD (até desconfiava disto). Acontece que – sendo o propósito da distribuição ser extremamente amigável com o usuário – deveria haver ao menos um aviso no local.

    Falando em propaganda, a comunidade de usuários brasileiros do Mandriva aos poucos está crescendo e criando serviços para a troca de conhecimento e dicas específicas da distribuição Mandriva Linux nos domínios

    http://www.mandrivabrasil.org ou
    http://www.mandriva-br.org

    Estão todos convidados a experimentar a distribuição (quem é novato por favor teste a versão final) e buscar informações ou tirar dúvidas nos links acima.

    Lauro César (usuário não registrado) em 9/04/2009 às 11:07 am

    Qual imagem ISO corresponde a antiga one+kde4+internacional?

    Não consegui encontrá-la, alguém por aqui sabe informar?

    Um abraço.

    Tente essa:
    ftp://mirror.fis.unb.br/pub/linux/Mandrakelinux/devel/iso/2009.1/rc2/mandriva-linux-one-2009.1-rc2-KDE4-europe2-cdrom-i586.iso

    Foi a que veio com a opção de português brasil.

    Desculpa, quis dizer esse:

    ftp://mirror.fis.unb.br/pub/linux/Mandrakelinux/devel/iso/2009.1/rc2/mandriva-linux-one-2009.1-rc2-KDE4-europe1-cdrom-i586.iso

    Errei pelo europe2

    Falando no OO, uma coisa que não gosto no Mandriva é que ele não permite que se instale somente um dos aplicativos. Para instalar o Writer, por exemplo, sou obrigado a instalar a suíte inteira, mesmo que não vá usar o Draw e o Base.
    Seria uma maneira de diminuir espaço sem sacrificar a maioria dos usuários.

    Outra questão, vocês sabem se existe um “Live DVD?”

    bedi (usuário não registrado) em 9/04/2009 às 11:32 am

    baza, mas quando você seleciona a opção lá de configurar a impressora ele não instala esses pacotes faltantes automaticamente ?
    Em alguns pc’s vendidos por aí já vem o Mandriva instalado de fábrica, é o caso dos Positivo e Datasul ;)

    Lauro César (usuário não registrado) em 9/04/2009 às 11:57 am

    anakinpendragon, muito obrigado!

    Tinha baixado o mandriva-linux-free-2009.1-dual.iso, mas ele não possui o firmware de minha placa wireless e também não quis subir a interface gráfica após a instalação. Vou testar esta outra iso.

    Bedi, o problema é que não tem a opção “Configurar impressora” (só scanner). Ela só aparece quando vc instala o “system-config-printer”. As empresas que pré-instalam o sistema operacional já fazem este adendo, mas se vc for instalar o Mandriva-One tem que saber disso. Agora imagina quem não tem nenhuma experiência com o Mandriva e quer configurar a sua impressora!!!

    Na versão 2009.0, o OpenOffice não vem com o pacote de integração com o KDE, apenas com o GNOME. Diante disso, ao executar “Abrir Arquivo”, o gerenciador que se apresenta, é o que vem como padrão do OpenOffice, ou seja, muito pobre, poucas funcionalidades (um nível acima, criar pasta, diretório do usuário) e com a navegabilidade zero, principalmente para quem mantém vários diretórios.

    Será que na versão 2009.1 esse problema foi corrigido, já que na versão 2008.1 havia uma integração com o KDE.

    Para quem não sabe, a integração é um pacote que liga o OpenOffice ao localizador de arquivos do KDE por exemplo. Esse localizador, também chamado de gerenciador, permite a anotação de pastas favoritas, uma navegabilidade muito melhor, dentre outros.

    Esse pacote aumenta a produtividade de quem lida com muitos arquivos distribuídos em árvores diferentes, já que o padrão do OpenOffice faz com que o usuário tenha de navegar quase pasta por pasta até chegar ao destino.

    Se alguém puder confirmar se a integração foi adicionada, ficaria grato.

    “Falando no OO, uma coisa que não gosto no Mandriva é que ele não permite que se instale somente um dos aplicativos. Para instalar o Writer, por exemplo, sou obrigado a instalar a suíte inteira, mesmo que não vá usar o Draw e o Base.”

    marcosalex,

    Isso não é verdade. Olhe só o nome dos pacotes disponíveis no repositório (tirando os pacotes que não são para nossa língua e de temas gráficos)

    openoffice.org
    openoffice.org-base
    openoffice.org-calc
    openoffice.org-common
    openoffice.org-core
    openoffice.org-devel
    openoffice.org-devel-doc
    openoffice.org-draw
    openoffice.org-filter-binfilter
    openoffice.org-gnome
    openoffice.org-help-pt_BR
    openoffice.org-impress
    openoffice.org-java-common
    openoffice.org-l10n-pt_BR
    openoffice.org-languagetool
    openoffice.org-math
    openoffice.org-mono
    openoffice.org-openclipart
    openoffice.org-pdfimport
    openoffice.org-presentation-minimizer
    openoffice.org-presenter-screen
    openoffice.org-pyuno
    openoffice.org-testtool
    openoffice.org-voikko
    openoffice.org-wiki-publisher
    openoffice.org-writer
    openoffice.org-writer2latex
    openoffice.org-writer2xhtml

    Há portanto um pacote separado para cada aplicativo da suite.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 9/04/2009 às 8:41 pm

    Roger, pelo que li no fórum do OO.org, o pacote de integração deste com o KDE não existe mais para a versão 3 do openoffice, mas seria interessante dar uma olhada por lá para saber mais, porque vi isso procurando outra coisa por lá, então só passei o olho.

    Lauro César (usuário não registrado) em 10/04/2009 às 10:57 am

    Cara… o Mandriva 2009.1 RC2 tá incrível em meu note HP zt3000 (vídeo ati), pena que nao abre a interface gráfica e trava em meu Desktop (Dell com placa de vídeo intel i810).

    Glênio (usuário não registrado) em 10/04/2009 às 10:22 pm

    Eu baixei e gravei em um cd mais infelizmente , quando fui configura o setup e inciar pelo cd foi tudo normal escolher o idioma apertando f2 e tal mais depois pra rodar e tava carregando depois aparecia só a tela preta piscando e não saiu do lugar , mais na versão 2009 final normal roda sem problemas , mais na rc2 da pau

    manoel (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 12:34 am

    por que o mandriva não é extinto de uma vez! ninguém mais usa essa porcaria!

    Lauro César (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 11:58 am

    Glênio, é exatamente o que acontece em meu desktop. Qual sua placa de vídeo? Acredito que seja problema de driver… Em meu note ele continua ótimo (engraçado que, ao contrário de versoes anteriores sempre há muitas atualizaçoes diariamente).

    Um abraço.

    Glênio (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 11:31 pm

    Lauro César
    minha placa de vídeo da Placa mãe Asus P5S-MX SE

Este post é antigo (2009-04-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.