Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Kurumin NG fez que foi mas não foi e acabou fondo

Após as duas rodadas (1, 2) de ontem, será que agora é o capítulo final?


Às vezes estas histórias continuam além do que esperaríamos…

Segue relato do André0991:

“Conforme foi publicado aqui no Br-Linux, tudo começou com a afirmação do Morimoto de que o projeto “não vingou” num tópico do fórum do Guia do Hardware.

Mais tarde, ele esclareceu um pouco mais as coisas, dizendo que o Leandro havia postado em dezembro no grupo interno da distro que não poderia mais continuar. Sendo que não havia mais nenhum desenvolvedor ativo da distro, ela estava “abandonada”, conforme disse Morimoto no mesmo tópico .

Algum tempo depois, Leandro postou no site do Kurumin-NG que essas afirmações eram apenas “boatos”, e disse: “quando acabar eu serei o responsável por noticiar tal decisão”.

Pois bem, acabou. Ele voltou atrás e disse que realmente o projeto chegou ao fim.

Eis um excerto do que ele disse no site oficial:

“Olá a todos, infelizmente terei que voltar atrás da minha decisão de continuar o projeto Kurumin NG, estou reconhecendo publicamente o meu erro em noticiar que o mesmo iria ser continuado e poucas horas depois anunciar que o mesmo acabou, acontece que não irei suportar a pressão para manter algo onde faço por prazer e não por dinheiro, não adianta nada eu tentar ir pra frente se muitos estão querendo me puxar para trás,

Leandro reconheceu seus erros e reclamou das pesadas críticas que recebeu durante o desenvolvimento do Kurumin NG.”

Enviado por André0991 (andre·peric·tavaresΘgmail·com) – referência (kurumin-ng.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Grobsch (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 8:17 am

    Leandro, espero que não desista de ainda usar e participar das comunidades, seja bemvindo como usuário e participante do GoblinX.

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    Cobalto (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 8:27 am

    Esse cara é um comédia. Comeu muito palhacitos quanto era criança :D
    E agora fica moderandos os comentários para só ficarem agradecimentos e elogios no artigo de despedida com gostinho de flamewar.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 8:41 am

    @Grobsch,

    Ele disse que não gosta de pressão! Essa sua campanha pra levá-lo pro GoblinX tá ficando muito pesada! Ele vai acabar desistindo… :-)

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 8:42 am

    Mas lembressem que terá o remake do Chucky, então é possível ter um remake do Kurumin??? Espero que não.

    Vladimir (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 9:09 am

    Espero que as “viuvas” do Kurumin não pressionem novamente por uma nova ressurreição da distribuição.
    E que os desenvolvedores estejam convencidos de que o projeto deu tudo o que tinha que dar. Como muitos já disseram, existe um número suficiente de distribuições. Ninguém precisa reinventar a roda.
    E boa sorte ao Leandro e ao Morimoto.

    Flavio (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 9:15 am

    Já faz algum tempo que não uso o Kurumin ou seus derivativos, não vou entrar no merito da questão de que era ou não uma distribuição Linux, mas agradeço o esforço do Morimoto e da comunidade da época em suportar os famigerados “winmodems” da vida.

    Nem sempre conseguia colocar meu modem para funcionar, mesmo sabendo compilar código fonte e ler alguma coisa em Inglês, imagina um usuario totalmente leigo. O Kurumin foi uma mão na roda quando não usava banda larga, e acredito que a porta de entrada do Linux para muitos dos atuais usuarios.

    Agora a realidade mudou, acho que o Kurumin cumpriu bem seu papel, e que é fora da realidade ridicularizar tanto a distro quanto os seus desenvolvedores.

    Vladimir (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 9:20 am

    Queria acrescentar algo: acho que os conflitos entre Leandro e Morimoto estão ganhando uma dimensão muito ampla. Tanto pelo GDHCast quanto pelo Kurumin NG. Tudo isso em um curto espaço de tempo.
    Não vejo isso como algo bom para nenhuma das partes. Fico na expectativa que isso se resolva logo.
    Infelizmente, blogs, fóruns e projetos levam as questões pessoais para uma esfera pública.

    Moop (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 9:20 am

    Acho que o Kurumin ainda não deu tudo o que tinha que dar… afinal com essa novela toda o Morimoto poderia até escrever um livro tipo “autobiografia do kurumin”… assim essa confusão toda pelo menos poderia servir para alguma coisa e render algum dinheiro.

    Eu da Silva (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 9:21 am

    Rá! Tipo, “o projeto é meu, só meu, e eu que digo quando vai acabar, quem disser o contrário é chato, bobo e feio [mostra a língua]“. Comeu muito palhacitos quanto era criança [2]

    Espero que esse pessoal direcione tanta energia e esforço para fazer algo de útil. O Kurumin teve sua época, até o Morima-san disse que não havia mais sentido continuar. Que descanse em paz.

    MDK (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 9:37 am

    o/

    Malvadinho (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 9:50 am

    Augusto,
    Quanta maldade na escolha das fotos que ilustram a materia.
    Voce esta cedendo ao seu lado sarcastico…
    huauahuahuaha

    Nando (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 10:03 am

    O Augusto sempre foi sarcástico, vocês é que não percebem hahaha.
    É tudo uma técnica para atrair atenção e aumentar os pageviews. O Augusto é muito bom no que faz, tanto que cá estamos nós, clicando nos links das matérias por causa dos títulos e das fotos.

    Grobsch (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 10:05 am

    “Ele disse que não gosta de pressão! Essa sua campanha pra levá-lo pro GoblinX tá ficando muito pesada! Ele vai acabar desistindo… :-)”

    Mas no GoblinX ele vai ficar tranquilo, é só seguir meus conselhos (ordens) sem brigar… heheh… É sempre importante receber mais ajuda apesar de nossos projetos serem muito diferentes…

    Benjamim (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 10:15 am

    Acho que este é o caminho certo para o amadurecimento do Linux. Diminuir a quantidade de Distros e aumento da qualidade e da comunidade das grandes Distros. Sem nenhuma dúvida o Kurumin teve um papel muito importante aqui no Brasil, o Carlos Morimoto conseguiu fazer aquilo que a Conectiva não pode. Mas realmente já não existe sentido para o projeto continuar existindo. Acho que o Kurumin-NG ja nasceu morto, pois não era nada mais que um Kubuntu levemente modificado.

    Fernando Quadro (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 10:37 am

    Papelão desse Leandro. Sem comentários, como disse o amigo acima, deve ter comido muito palhacitos na infância mesmo.
    Mas tudo bem, teve seu “Minuto da Fama”!

    “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”. 2 Timóteo 4:7

    Parabéns Morimoto pelo trabalho desenvolvido, pelo empenho e esfoço durante todos esses anos. Muito me abençou e me ajudou a resolver uma caminhão de problemas ter utilizado por longa data o Kurumin. Tem construído um legado impressionante.

    God bless you…

    Jorge (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 10:48 am

    Como dar credibilidade pra projetos open desse jeito?

    Jorge, cada um escolhe seu parâmetro. Se você preferir avaliar a credibilidade de projetos de código aberto pelo Kurumin NG, creio que nada lhe impede.

    A mim parece que a maioria das pessoas que chega a formar juízo sobre esta credibilidade considera principalmente outros projetos mais representativos.

    Fernando Quadro (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 11:06 am

    Concordo com o Augusto,

    Generalizar a credibilidade de projetos open source pelo que aconteceu com projeto KNG, é no mínimo um erro. Pois existem diversos projetos open source, com muita credibilidade.

    Rickd (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 11:22 am

    Ele desistiu do Kurumin por causa do MEU comentário aqui no br-linux?

    Piada.. agora um anônimo de Internet é o motivo principal dele não querer mais desenvolver uma distro.

    Rickd (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 11:25 am

    E como citei no outro post, não poderia deixar de parabenizar o Morimoto pelo grande trabalho feito com Kurumin. Ele levou o Linux a um novo patamar no Brasil, ainda hoje encontro lan houses com Kurumin instalado.

    sblsks (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 11:26 am

    Kurumin NG era desnecessário.

    O Kurumin original revolucionou a maneira dos leigos encararem o Linux. Morimoto é um gênio e fez seu nome em cima do Kurumin, sem ao qual não teria tanta fama, e ao mesmo tempo ajudou muitos a entrar no mundo Linux. Porém, tinha uma maneira muito “fechada” de encarar o projeto, por exemplo, ao mesmo tempo que trazia facilidades para o usuário na questão do modem, no começo do Kurumin, insistia na idéia ridícula de deixar a distro muito reduzida, fazendo com que o usuário tivesse de baixar uma porrada de coisas pela lerdos modems, algo ruim para o próprio Kurumin. (tinha o kokar, eu cheguei a comprar o Kurumin 3.3 e 4.0 com seus respectivos kokares, mas nestes casos eles não funcionaram e eu tive de ficar no forun um bom tempo para solucionar esse problema.)

    Em outras palavras, sua maneira fechada de encarar o projeto, sem aceitar muitas opniões externas, (possivelmente causadas pelas muitas exigências incomodantes e excessivas dos usuários), limitou um pouco uma melhor aceitação do Kurumin, e, essa mesma maneira fechada de encarar as coisas, também, mesmo durante existência do Kurumin, colocou o Kurumin para traz do Biglinux 3.0 que trazia muitas novidades, como o suporte nativo para placas nvídia, (no Kurumin nunca consegui fazer funcionar os drives 3D da nvidia pelos icones mágicos, sempre dava erro, apenas citando um exemplo), suporte nativo aos efeitos 3D, que por sinal rodava até do cd-live, inovação do Big-linux no mundo, na época, efeitos cosmésticos, menus super-organizados, uma administração da distro muito mais aberta e levando em conta a opinião dos usuários, quando possível, etc… O Kurumin original tinha de parar mesmo, senão ia ficar feio, seja este o motivo ou não de o projeto ter parado.

    Quanto ao Kurumin NG, na minha opnião, era totalmente desnecessário, seria como dito acima, “uma reinvenção da roda”, já que existia uma distro muito melhor e bem fundamentada, o Biglinux. Gostei do trabalho do Leandro com o Kalango, porque ele foi esperto e soube dar ao usuário o que eles precisavam na época, uma distro bonita, com muitos programas, etc…, coisa que o Kurumin da época era deficiente, já que era bem reduzido. Mas no caso do KNG, não teria o porque dele. Quantos aos orfãos do Kurumin, em vez de começar um trabalho do zero, seria muito melhor usar algo que já existe e que já tem muita aceitação, como por exemplo, o Biglinux já citado.

    Antes de mais nada, não sou desenvolvedor do Big, não sou fanático, tenho a mente aberta aberta para novas experiências, sem ponto de vista pré-concebido, defendo a liberdade de escolha, gosto dos projetos brasileiros, gosto do trabalho do Morimoto e do Leandro, mas até agora, na minha opnião, o Biglinux é a melhor opção brasileira para substituir o Kurumin, e ainda, faz esta substituição chegando até aonde Kurumin algum chegou.

    dk (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 11:40 am

    Essa historia de kurumin nasce/kurumin morre ta dando um ibope foda ein.
    Melhor que a distro morra logo que ficar vivendo de cama, vegetando. Que descanse em paz =]
    Agora esse cara ai do goblinx realmente está pressionando o outro lá que dizem ter feito papelão. Não sei como está o projeto, me lembro quando comprei os dois cds “premium” no site, usei algumas vezes e depois dei de presente. Mas vai que ele entra lá e trai o movimento punk né.

    Mas vai ser dificil de encontrar uma distro nacional fazer o que o kurumin fez e chegar onde chegou!

    Pascal (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 12:03 pm

    Por um instante eu cheguei a pensar que o Cardoso estivesse escrevendo no Br-Linux !

    O que pensando bem, até não seria uma má ideia!

    =)

    Grobsch (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 12:04 pm

    “Agora esse cara ai do goblinx realmente está pressionando o outro lá que dizem ter feito papelão.”

    Ué? Não é pra ter somente uma distro? Então que seja a que tem mais recursos. Tem sempre vaga aqui… O Leandro tem experiência, pode ajudar… Só porque meia dúzia não gosta dele não quer dizer que não possa ajudar…

    O Projeto vai muito bem, obrigado… É, somente, talvez, das distros grandes a menos conhecida… E já faz tempo que a gente sempre conversa em unir forças, não somente o Leandro com também o Bruno (BigLinux), só que eles são fãs de Debian/Ubuntu e eu não gosto dessas distros.. hehe.. então fica complicado..

    Alecio Lyra (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 12:27 pm

    Que o Kurumin descanse em paz! Na minha opinião todos cumpriram o seu papel: tanto o Morimoto quanto o Leandro e toda a equipe que ajudou a desenvolver/ divulgar o Kurumin e seus “filhos”.

    Foi graças ao Kurumin que consegui usar pra valer o Linux. A muito tempo atrás não uso mais a distro justamente pela falta de atualizações, então da última que instalei o Kurumin, literalmente dei um dist-upgrade, mudando para o Kubuntu.

    Mais uma vez, agradeço a todos que ajudaram nesse e em outros projetos, mas acredito que deveríamos juntar os nossos esforços e focar a atenção em uma distribuição única, que seja fácil de usar, estável e segura, para que um dia possamos estar enterrando o Windows (que também é bom, mas tem muitos defeitos).

    Tarcísio (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 12:29 pm

    Parabéns Leandro pelas boas intenções e pelo belo trabalho realizado até então. Deixemos de remoer o assunto e sigamos em frente.

    dk (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 1:06 pm

    Nunca disse que é pra ter somente uma distro, sabendo inovar como muitas distros consideradas novas conseguiram como o gentoo ou o crux por exemplo, é sempre bom novidades. Agora sobre esse Leandro aí eu nem o conheço, sei que contribuiu com o kurumin NG e se não me engano ele fazia o kalango linux ou algo parecido.
    Como voce mesmo disse Grobsch, voce curte slack eles deb, já não precisa falar mais nada né.

    Know it (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 1:37 pm

    O kurumin foi uma “grande” distro brasileira, isso não tem como negar. O Morimoto fez o seu papel de pai e mentalizou aquilo que era necessário para criar um distro, dando suporte para winmodems, etc.

    Só que pecou ( como todo mortal ) em fazer uma distro minimalista ( pra mim é mais uma distro-pen ). Enfim… era a necessidade da época !

    Agora esse Kurumim NG é um fiasco danado, Kubuntu maquiado e cheio de scriptizinho, aaaah tenha dó do Kubuntu !
    Ainda insistem que criar temas, wallpapers, icones mágicos e as firulas todas é desenvolver algo totalmente inovador.

    Acabaram de enterram o que estava morto !

    Renato Pereira (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 1:47 pm

    Este Leandro é mesmo uma criança. Depois de tudo ainda fica tentando manter as aparências, apagando os comentários negativos no site e deixando só os que puxam o saco dele. Coisa de criancinha mimada mesmo.

    Leandro Santos, parabéns, você é um ASNO, assim como dito no comentário que você acabou de deletar.

    ceti (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:11 pm

    Gente, o cara já se desculpou (à maneira dele), tá todo arrependido, meio que deprimido (o que não é nada bom), portanto acho que o pessoal aqui devia parar de ficar chutando o cachorro morto (isto é, o KNG).

    Eu acho que o grande erro do Leandro foi abandonar o Kalango (ele de certa forma concorda com isso) e eu cheguei a dizer no fórum do Kurumin que achava que o KNG não iria prá frente porque o Leandro era muito instável (o que é verdade, afinal ele deve ter uns 20 anos apenas, ainda é um adolescente e uma característica dos adolescentes é não saber ainda o que quer da vida).

    Eu só acho que ele não deve ficar carregando essa carga pelo resto de sua vida (como disse que vai), nem ficar sempre sendo lembrado/cobrado por isso, pois afinal ninguém morreu ou saiu ferido.

    Ele com certeza ainda vai passar por momentos muito mais duros que este e espero, sinceramente, que o que aconteceu sirva para fortalecê-lo e permita que ele atravesse os futuros maus momentos com mais facilidade, humildade e força de vontade.

    Douglas Henrique (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:18 pm

    A distribuição estava fadada ao fracasso desde o início por não ter metas claras, objetivos futuros e uma base de desenvolvedores forte. O Leandro reclama não ter ajuda de outros desenvolvedores como se o kurumin NG fosse um imã que vai atrair as mentes brilhantes dos quatro cantos do país! Se há poucas pessoas ativas, então por que não foi atrás de pessoas interessadas no projeto? O fato é que o Leandro usou o kurumin NG para se promover já que o kurumin era uma distribuição com grande destaque nacional, foi irresponsável por abandonar a própria distribuição revelando que não acreditava na própria distro. Pergunto-me: “Por que o Leandro não continuou com o Kalango ao invés de abandoná-la e fazer o kurumin NG? Simples! O Kalango não tem uma marca forte perante o público. Quantas pessoas o utilizam afinal? Não adianta dizer que o kalango saiu numa revista de informática de grande circulação se pouquíssimas pessoas o usam.

    Leandro foi traído pela vaidade e conseguiu ver seu nome atrelado ao de Carlos Morimoto, agora, vai para o esquecimento. Assim como Morimoto abandonou o kurumin por falta de apoio da comunidade o Leandro se esqueceu desse problema e achou que o novo nome kurumin NG fosse capaz de conseguir mais desenvolvedores, só que isso não aconteceu…coitado. Como ele caiu no mesmo erro que matou o kurumin?

    Benjamin Button (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:39 pm

    Leandro, você nasceu velho?

    Eden (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:46 pm

    Eu também sabia…

    … Morimoto tinha escolhido a pessoa errada para fazer uma distro com o glorioso nome do Kurumin

    Bastava ver como Leandro respondia aos comnetários das pessoas a respeito do Kurumin. Ele é muito revoltadinho.

    Isso leva a outro “Eu sabia”

    Que um dia ele ia insultar morimoto e os dois iam se desintender.

    Morimoto é uma pessoa que adimiro muito pelas coisas que já fez pela comunidade de software livre, pelo brasil, pelo conhecimento das pessoas, pelo lado profissional. Morimoto, não se junte com essa gentalha, GENTALHA GENTALHA!

    Ou Morimoto continua o Kurumin, que dispensa comentários, ou melhor ninguém mesmo.

    Ah, e pra ser Kurumin de verdade, tem que ser baseado no Debian, e não Ubuntu. Mas isso Morimoto já sabe.

    Renato Pereira (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 4:15 pm

    Resumindo o caso, acho que o problema todo surgiu da irresponsabilidade do Leandro, que abandonou a distro sem comunicar nada aos usuários, deu chilique quando a noticia foi divulgada por outra pessoa (orgulho ferido) e depois que viu a bagunça que tinha feito, foi obrigado a adimitir o erro.
    Bem fez o Morimoto em esclarecer a situação ao invés de deixar que os usuários da distro continuassem sendo feitos de bobos. Senão ficaríamos igual os usuários do falecido Kalango.

Este post é antigo (2009-01-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.