Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Julgamento do Mininova é adiado para junho

A justiça holandesa adiou hoje julgamento contra o Mininova que aconteceria ho para o início da tarde do dia 2 de junho. O motivo seria um pedido da defesa.

“A razão para este adiamento é unicamente devido a circunstâncias pessoais do nosso advogado e explicitamente não tem nada a ver com o conteúdo do processo”, explicou a equipe do Mininova no blog oficial.

Com a prorrogação, o “detector de direitos autorais” recentemente noticiado terá um período maior de testes para provar sua eficácia às autoridades. Há quase duas semanas, o site instalou um filtro para barrar downloads ilegais.

Muitos arquivos sumiram e os usuários os acompanharam, migrando para outros indexadores de torrents. Alguns clientes do site, porém, já conseguem driblar o recurso, colocando episódios em endereços no bloco de notas. Resta saber por quanto tempo. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Luis (usuário não registrado) em 20/05/2009 às 4:30 pm

    O que diabos Linux tem haver com peer to peer? Por que insiste em associar software livre com acesso irrestrito a conteudo não atorizado? Isso é ruim para imagem do SL.

    Creio que pouco, ou nada. Por favor não associe estas questões ao kernel Linux.

    Mas questões relacionadas ao direito autoral e liberdade de expressão na web são cobertas aqui com frequência, por outro lado. E ultimamente elas têm estado, com freqüência, associada a sites que referenciam conteúdos existentes em serviços peer-to-peer.

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 20/05/2009 às 7:54 pm

    p2p tem tudo a ver com linux, sim. e a revisao das leis de direitos autorais me parece inevitavel, e eh do interesse da comunidade de software livre. essas leis sao muito injustas, e boa parte da comunidade tem essa posicao. (leia stallman.org)

    Fred Camara (usuário não registrado) em 21/05/2009 às 11:06 am

    Luis, você faz uma inferência em sua pergunta que p2p tem a ver com “acesso irrestrito a conteúdo não autorizado”, isto não é verdade. P2p, entre diversas outras tecnologias, tem a ver com acesso a conteúdo.

    Hoje em dia há algumas sérias restrições ao acesso a conteúdo, por isso não pode ser desenvolvido software livre para mecanismos de criptografia nos EUA, para ignorar restrições de DRM, incluindo acesso aos DVDs e CDs que você compra, drivers de controle de suprimentos de impressora, diversos drivers para acesso a dispositivos, e por aí vai.

    E a discussão do P2P é antes de mais nada, uma discussão sobre o acesso a conteúdo, o que reflete diretamente nas liberdades que o software livre defende, e consequentemente nas liberdades que tornam possível o desenvolvimento deste.

    Vale lembrar que existem empresas grandes tentando forçar um oligopólio na área de produção através do controle da distribuição, e isso atinge inclusive as formas de distribuição que existiam antes da criação do copyright.

    basalto (usuário não registrado) em 21/05/2009 às 6:31 pm

    @Fred_Camara, isso foi a uns 10 anos atrás. Hj em dia, os EUA exportam tecnologia criptografica, livre ou não livre.Alteraram a lei. Simples,né?

Este post é antigo (2009-05-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.