Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Intel adapta Moblin para levá-lo também aos desktops pequeninos

A Intel expandiu o foco do seu sistema baseado em Linux Moblin ao adaptar o sistema operacional de ultraportáteis para aparelhos móveis e desktops, onde pode rivalizar com o Windows, da Microsoft.

A companhia apresentou uma versão de testes do Moblin 2.1 durante o Intel Developer Forum, que acontece em São Francisco, nos Estados Unidos. A nova versão do sistema tem funcionalidades como controle para telas sensíveis a toque, nova interface para usuário e suporte melhor para drivers.

O Moblin foi criado originalmente como um sistema operacional para pequenos computadores portáteis. O Moblin 2.1 virá em três versões: para smartphones, netbooks e computadores de mesa menores que o padrão, chamados de nettops pela Intel.

A companhia teve de repensar a interface para usuário do Moblin para que o sistema pudesse ser usado em telas maiores que as disponíveis em pequenos computadores portáteis, afirmou o engenheiro do centro de código livre da Intel, Amit Bapat. Versões antigas do Moblin foram ajustadas para telas que vão de 7 polegadas a 12 polegadas.

O desenvolvimento do Moblin está sendo gerenciado pela Linux Foundation, com apoio da Intel (…) (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Philippe (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 10:47 am

    A Canonical esta portando o Moblin pro Ubuntu. Seria interessante a Intel apoiar esta idéia, assim teriamos Ubuntu com cara de Moblin em dispositivos menores, com os beneficios que uma distribuição largamente adoptada traz (manutenção, alcance, portabilidade, etc)

    Philippe, hoje de tarde vou publicar uma nota sobre o trabalho conjunto da Intel e Canonical no Moblin.

    Só quero é ver o Moblin ser portado para outras arquiteturas (ARM, MIPS?) e mesmo para outros processadores x86, como os da AMD, já que o Moblin é feito para rodar em cima do Atom (ué, não culpo a Intel por querer vender seu processador). Aí a coisa fica legal e pode ser realmente utilizada em larga escala sem depender da Intel. Ah sim, e é tbm pq meu PC e o note são AMD :-)

    miranda (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 2:28 pm

    A casa ta caindo pro Windows…ainda bem :)

    ssss (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 5:36 pm

    Vejam um vídeo com explicações em português sobre ele em

    http://zumo.uol.com.br/2009/09/25/idf-2009-moblin-2-0-em-video/

Este post é antigo (2009-09-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.