Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Instalando Ubuntu via Windows com Wubi

“Quem pretende substituir o Windows pelo Linux e quer ter um período de adaptação antes de fazer isto ou não pretende formatar seu micro antes de ter certeza do que está fazendo, aqui vai uma dica muito interessante, você pode instalar o Ubuntu via Windows. Isto pode ser feito com o Wubi, você instala este software no windows, e com um CD de instalação do Ubuntu faz a instalação do mesmo como um programa qualquer de Windows. O Wubi irá criar uma forma alternativa de dual boot, vamos dizer assim, e quando você iniciar sua máquina você poderá escolher entre iniciar o Ubuntu ou o Windows.”

Enviado por Jackson (faleΘprofissionaisti·com·br) – referência (profissionaisti.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Frederico Martins (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 12:06 pm

    Essa é a solução que faltava para as pessoas leigas ,

    Anderson (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 12:56 pm

    Na minha opinião, apesar de ser relevante, não é a mais indicada. Em testes eu tive alguns problemas com o wubi. Mas, “cada PC é um caso”.

    E como ele se comporta como um prg qq para windows, vem com todo o resto… Rode o livecd, teste e instale. é bem melhor !!!

    Emerson Dorow (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 1:36 pm

    Vale á pena conferir…

    testei e vale a pena.

    o dual-boot ainda é melhor, mas é uma boa pedida, sem dúvidas.

    abs.

    Mas usar linux sem particionar o hd resulta sempre em um desempenho inferior.

    Nunca testei esse wubi mas já cheguei a usar versões antigas de outras distribuições que usavam um arquivo do windows como uma partição linux virtual (http://www.linuxdocs.org/HOWTOs/UMSDOS-HOWTO.html) e o desempenho era bem pior (pelo menos na época).

    Não há muitos detalhes sobre como é a implementação mas com certeza não tem o mesmo desempenho.

    Se por um lado facilita novos usuários a conhecer o linux, por outro induz a um modo de instalação não adequado. Com os livecds essa idéia de linux instalado em partições windows perdeu um pouco o sentido, já que o usuário que tem receio de alterar qualquer coisa no hd de seu micro pode testar e usar o linux por livecds.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 4:36 pm

    Manoel, que há queda no desempenho acredito que ninguém discuta. Mas é uma questão de foco, o foco do Wubi é facilitar um usuário habituado com Windows.

    Eu já usei para instalar no notebook da empresa. Windows vista com 1G, uma carroça puxada com burro manco. Não podia mexer nas partições pois seria usado por mais gente depois, daria mais trabalho para consertar.

    Instalei, usei por duas semanas em viagem. Muito mais rápido e com mais ferramentas que o Vista. Quando devolvi, desinstalei e pronto, voltou ao estado anterior. Fiquei bem satisfeito.

    ph (usuário não registrado) em 7/03/2009 às 8:07 am

    Ola instalei via WUBI mas….sempre tem um mas… sou leigo mas leigo mesmo e nâo consegui fazer ele achar a rede WIFI e tâo pouco fazer com que ele fique todo em PORTUGUES. alguem pode me ajudar?

    abrços
    Ph.

Este post é antigo (2009-02-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.