Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Instabilidades: Venda de assinaturas do Speedy está para ser suspensa pela Anatel

A imprensa nacional informa que a medida da Anatel será divulgada oficialmente ainda hoje. Vamos aguardar para ver a reação e a efetividade.

Por enquanto, segue trecho do resumo que o IDG publicou:

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai proibir a partir próxima semana que a Telefônica venda novas assinaturas de seu serviço de banda larga Speedy, informam reportagens da Folha Online e do Estadão, citando fontes da agência que regula o setor.

A medida é uma punição para as recentes interrupções dos serviços de banda larga e de telefonia fixa e tem caráter cautelar. Ela será publicada no “Diário Oficial da União”, na segunda-feira (22/6), diz a reportagem da Folha Online.

Segundo uma fonte citada pelo Estadão, a operadora de telefonia só poderá retomar a venda de assinaturas do Speedy assim que demonstrar ter tomado as medidas necessárias para regularizar o serviço.

Caso descumpra a determinação, a Telefônica terá de pagar multa de 15 milhões de reais, mais mil reais para cada assinatura habilitada do Speedy, revelam as reportagens dos dois veículos de comunicação.

Procurada pela reportagem do Estadão, a Telefônica informou por meio de sua assessoria de imprensa que não tomou conhecimento da decisão.

A Telefônica enfrentou várias panes em seus serviços de banda larga e de telefonia fixa nos últimos 12 meses. A mais séria delas aconteceu em julho de 2008, quando os clientes da empresa ficaram por 36 horas sem o Speedy.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo Messias (usuário não registrado) em 22/06/2009 às 8:30 am

    É impressionante como um estado como o de SP, o mais importante e desenvolvido do país, consegue ser REFÉM de uma única empresa de telefonia. Aonde tem Telefônica não tem outra opção, onde não tem, a opção é apenas uma única empresa (Ctbc por exemplo).
    Aqui no DF existem pelo menos três empresas de telefonica: BrTelecom (agora OI, é a versão Candanga da Telefônica – ou Telefônica Cerrado), Net e GVT (essa, na minha opinião, a melhor empresa de telefonia do país).
    Em resumo, se você não está satisfeito com uma, muda pra outra. Não é a toa que tenho 10MB/s de link de Internet por apenas 59,90. E o Link funciona FULL e não os míseros 10% que algumas empresas garantem em contrato(Telefônica, BrTelecom e Net).
    Tá na hora do povo paulistano PROTESTAR e cobrar do GOVERNO a entrada de NOVAS operadoras de telefonia fixa em SP… ou vão esperar um E-APAGÃO ainda maior????

    danilo (usuário não registrado) em 22/06/2009 às 8:35 am

    tomili rola!!!

    Ian Liu (usuário não registrado) em 22/06/2009 às 8:44 am

    É realmente lamentável. Sou cliente do Speedy e posso constatar que nesses últimos meses ele esteve bastante instável.

    Monopólio sempre dá nisso.

    Acredito que a Telefônica pague propinas para impedir/dificultar novas concorrências…

    Uma alternativa que existe aqui é a Net, entretanto esta é pior que o Speedy, pelo menos na minha região. Já contratei ambas por uma semana para testar qual era a melhor e a Net sempre perdia (um fato interessante é que a Net era 2MB e o Speedy 1MB. A net ficava sempre a 10kb/s nos servidores internacionais. O engraçado é que o técnico da Net pedia para eu testar no servidor da globo que, incrivelmente, chegava a 300kb/s.)

    miranda (usuário não registrado) em 22/06/2009 às 8:53 am

    Não era mais facil e competente quebrar esse monopólio?

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 22/06/2009 às 8:54 am

    Acho que o Speedy (pelo menos aqui em casa) bem rápido, o problema da instabilidade 90% das vezes se resolve usando OpenDNS. Eu sempre tenho toda a conexão que garantem no contrato, mas as vezes dá uma caida. Mas mesmo assim não gosto da telefônica e gostaria de ter outra opção. Tipo. Falam que aqui tem Net, só que é só em grandes cidades do estado, e em alguns lugares da cidade de SP não tem. Ah, acho essa punição pouca. Embora eu tenha o serviço quase sempre funcionando, o atendimento é péssimo! E para cancelar alguma coisa você precisa ameaçar processar deus e o mundo. Also, reclamações para Anatal ou procon nunca funcional.

    ANATEL É QG DAS TELES

    Smaug (usuário não registrado) em 22/06/2009 às 9:06 am

    Salvo engano, esse negócio de monopólio foi estabelecido em 1998, quando o governo da época fez a privatização dos telefones. Assim, São Paulo ficou para a Telefônica; MG, RJ e Nordeste para a Telemar (hoje OI) etc. Portanto, está em contrato, fazer o quê?

    blimblim (usuário não registrado) em 22/06/2009 às 9:13 am

    E quem quiser comprar outra adsl, contrata quem mesmo?
    Monopólio sux!

    MaxRaven (usuário não registrado) em 22/06/2009 às 9:47 am

    “Salvo engano, esse negócio de monopólio foi estabelecido em 1998, quando o governo da época fez a privatização dos telefones. Assim, São Paulo ficou para a Telefônica; MG, RJ e Nordeste para a Telemar (hoje OI) etc.”

    Não é bem assim, em cada região leiloada iria ser implantada empresas espelho, que fariam a concorrência, por exemplo, Paraná tinha a BrT, mas tbm tinha a GVT, lá, pelo menos nas cidades em que tive oportunidade de ver, funcionava bem o esquema, a GVT realmente fazia a BrT se mexer.

    Já em SP a espelho foi uma tal de Vesper, esta adotou outro sistema para telefonia, tinha serviços ruins mesmo e no fim acabou vendida para outra empresa após dar muito prejuízo, esta outra empresa teve problemas e acabou vendendo a Vesper para a Embratel que até hoje ainda usa o “sistema de telefonia via radio”, não oferece banda larga (aquele Giro é no máximo uma conexão discada turbinada) e para piorar só chega em poucos locais, me parece até que eles não tem interesse em aumentar sua rede.

    Certa vez, vendo um debate sobre o assunto em um programa da GloboNews, um especialista no assunto disse que é possível na legislação atual que a ANATEL reveja as concessões e até libere novas empresas espelhos em regiões onde não há uma real concorrência, mas ele mesmo disse a época que não há interesse por parte da ANATEL em fazer isso (ou melhor, ele deu a entender que há interesse sim, mas de deixar como está).

    SiBeRiaN (usuário não registrado) em 22/06/2009 às 10:02 am

    Engraçado que a NET de Campinas está totalmente instável há 2 meses e sobre isso a Anatel nada diz… detalhe que, pra quem tem Combo, quando some Internet, some telefone também. Aí como que liga pra reclamar?

    Dois pesos, duas medidas.

    Scirious (usuário não registrado) em 22/06/2009 às 10:10 am

    @Rodrigo Messias:

    Rodrigo, eu possuo um link de 8 MB e ele sempre dá o máximo, mesmo em conexões com o exterior. E esse link está no ar há quase 2 anos sem nunca ter ficado fora do ar. Isso independente da garantia dada.

    A GVT, enquanto isso, segundo alguns usuários dela que eu conheço, tem começado a aplicar traffic shaping violento, o que eu não tenho visto com a Oi (ex BrT). Além disso, desde que entrou para valer a nova norma de atendimento com as regras de atendimento em até 1 minuto e o acesso direto a um atendente,o atendimento da BrT ficou a par como da GVT.

    João (usuário não registrado) em 22/06/2009 às 10:35 am

    Essa medida está totalmente errada. Não tinham que proibir a venda de assinaturas, afinal, em alguns locais, só existe o Speedy mesmo. Deveriam aplicar uma pesadíssima multa e novas multas por indisponibilidade de serviço. Aliás, deveria haver multas por indisponibilidade para *TODAS* as empresas.

    Como eu sempre digo, não dá para esperar seriedade em um país onde um negócio é anunciado quando ainda é ilegal, e o governo, magicamente, modifica a lei. Aliás, em um novo passe de mágica, a empresa do filho do presidente ganha 5 milhões em um contrato com uma das empresas. E essa empresa magicamente passou de insignificante a supostamente importante. Mas tudo bem, a culpa é do FHC. Eu, como todo idiota latino-americano, sempre coloco a culpa nos outros.

    Que eu me lembre, de quando da privatização das teles, o país foi dividido em regiões, e essas áreas de atuação foram leiloadas.
    Cada empresa vencedora, podia somente operar na região onde a tinha ganho o leilão (não lembro se era permitida a compra de mais de uma região). Assim o sistema estatal telebras foi dividido.
    Essa empresa ganhou de ‘graça’ todo o cabeamento (ultimo quilometro) do sistema telebras.
    Também ficou decidido que cada uma dessas regiões teriam os chamados espelhos, uma outra empresa, também concessionada por leilão, que deveria compartilhar o cabeamento herdado da telebras. Só que, as empresas que ganharam o leilão da privatização se recusaram a compartilhar o cabeamento (ou ficavam sabotando ou sei-la o que), os espelhos foram obrigados a montarem a sua própria infraestrutura de cabos, que, em algumas cidades, deparam com outros problemas que a impediam de usar os postes já existentes (geralmente pertencentes a cia de eletricidade). Algumas resolveram usar outras tecnologias em vez de cabos, ou enquanto não conseguiam cobrir toda uma cidade com cabos. Assim, alguns desses espelhos não conseguiram cumprir as metas e/ou começaram a ficar no prejuízo.
    Me parece que o único espelho que deu certo (não quebrou) e a GVT.
    Talvez o erro de alguns dos espelhos foi se concentrar nas capitais, deixando de lado o interior. Alguns dos centros operacionais da GVT me parece que estão no interior (ou começaram).

    Então, fora problemas operacionais internos, muitos dos problemas de telefonia/internet e culpa de um misero par de fios. Imaginem, ‘cabear’ uma grande metrópole como São Paulo.

    A GVT faz sim trafic shapping, mas só de dia, e parece que, possui um cache para redes p2p (torrent, outra curiosidade da GVT, a cada 48 Horas ocorre uma reconexão do ppp. Não reparei se a adsl também e reiniciada.

    William (usuário não registrado) em 22/06/2009 às 5:07 pm

    Pessoal concordo com vários dos comentários sobre o assunto, mas tenho mais a dizer da Telefonica! Aqui onde moro (Guarulhos), além do meu bairro não ter acesso a banda-larga, seja Speedy, Net-virtua, via satélite e outros mais, já tenho mais de 4 (quatro) modens da telefonica, é isso mesmo, tenho mais de 4 (quatro) é uma coleção que estou fazendo e vou continuar pedido mais, kkkkkkkk! Deixem me explicar: é que a Telefonica me vende o serviço do Speedy, cobra pelo serviço, mas não o fornece, isso sim é uma palhaçada!kkkkkkk. Já estou nessa a pelo menos três anos, peço o serviço e não recebo, aí é só colecionar os modens! Está até sendo divertido, já tenho vários modelos e versões! KKKKK. Já entrei em contato com a Anatel, e me disseram que isso eu tenho que ver com a Telefonica, ela a responsável pelo fornecimento do serviço, e aí pergunto: mais qual serviço? O de formar colecionadores de modens?KKKKKKKKkkkkk. Pessoal me desculpe o desabafo, mas a ANATEL, demorou e muito para tomar alguma providência e vamos ver até quando essa resolução vai! KKKKKK

Este post é antigo (2009-06-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.