Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


HAVP: Anti-vírus Proxy com Squid

Enviado por paulo (paulo·securityΘgmail·com):

“Recentemente para aumentar a segurança nos acessos dos usuários a internet configurei e documentei uma solução de anti-vírus integrada ao squid. Tive contato com esta ferramenta na linux magazine número 24 na coluna do Charly Kühnast porém por falta de tempo e devido a dedicação a outros projetos fui adiando a implementação até finalmente decidir colocar em produção.

A ferramenta em questão é o HAVP, que implementa um proxy anti-vírus para acessos http e usa o Clamav para scanear os acessos e filtrar caso a página tenha algum tipo de vírus. Vale lembrar que na minha implementação eu usei um ramdisk para armazenar os arquivos temporários do havp o que não é muito recomendável por causa do aumento de espaço no decorrer do tempo. O ideal é ter uma partição ou outro disco disponível para isso o que não era o meu caso no momento da instalação da solução.” [referência: pauloamaral.blog.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-09-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.