Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  notebook  

Linux levado a sério desde 1996. O BR-Linux.org atua na cena Linux brasileira há mais de 10 anos, com notícias, opiniões, comentários e intensa participação dos mais de 50.000 leitores diários em todos os temas que interessam às comunidades brasileiras de código aberto e software livre. Saiba mais.

Firefox: Windows Update instala complemento .NET, automaticamente

“Hoje recebi uma mensagem de novas atualizações para o Windows (XP Professional) e uma das atualizações era o framework .NET da Microsoft. Após a instalação de aproximadamente 260Mb do framework em questão segui o procedimento padrão do Windows que é rebootar o sistema para atualizações criticas e ao reiniciar a máquina e acessar a web via Firefox tive a, “infeliz”, surpresa de verificar que o Windows Update instalou “automagicamente” o complemento “.NET Framework Assistant” no navegador Firefox e inclusive desabilitou o botão “Remover” desabilitado, tirando assim a possibilidade de remoção do complemento através da fácil interface que o FireFox disponibiliza ao usuário.

Com isso precisamos recorrer a métodos mais técnicos e pouco “convencionais”, ou já totalmente convencionais para alguns, para remover esse complemento indesejado.

Siga os passos abaixo para remover esse complemento:

1) Abra o Regedit (Iniciar > Executar > “regedit”)
2) Vá até a chave do regitsro “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Mozilla\Firefox\extensions”
3) Você encontrará a chave “{20a82645-c095-46ed-80e3-08825760534b}”. Selecione essa chave e tecle Delete ou com o botão direito do mouse vá até a opção Excluir (Delete).
4) Reinicie o Firefox”

Enviado por Leidson Campos (leidsonΘuol·com·br) .

- Indique este artigo para um amigo!
Notícias em destaque:
Notícias em discussão:

43 Comentários para “Firefox: Windows Update instala complemento .NET, automaticamente”

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

  1. Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 2:42 pm

    Fala sério.. era só o que faltava… agora querem obrigar a usar plugins sem o consentimento do usuário?

  2. Maximiliano (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 2:56 pm

    ok, mas por curiosidade (sem entrar nos méritos da MS obrigar você a ter o plugin): qual o problema de ter o plugin instalado?

  3. User (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:02 pm

    Hum sim um saco! Se não me enganos alguns anti-virus tambem fazem isso no windows. Mas eh possivel remover facilmente.

  4. Moderação: Manter oculto um comentário moderado negativamente pelos leitores.
  5. zezim (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:13 pm

    Mas é realmente uma putaria!
    Minha maior dificuldade com esse sistema é isso. Você não pode confiar num sistema que te trai e faz essas coisas obscuras!

  6. Eden (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:17 pm

    Ocupa mais memória ao executar o firefox.

    E ainda removeram o botão de desinstalar?

    Realmente, quem usa windows não manda no seu próprio computador.

  7. Elessar (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:18 pm

    Bandeira, o assunto em foco é o Firefox e como remover uma atualização (ou complemento) instalado forçosamente pelo Windows, e impossivel de ser removida facilmente.

    Aos utilizadores de Windows por uma força maior, mas que usam o Firefox por costume e por não aguentarem o Internet Explorer, essa é uma dica pertinente sim.

    Sem contar que o Augusto publica aqui o que der na telha dele. O blog é do cara, não seu.

    :]

  8. Bandeira, faz vários anos (acho que desde 1996) que eu publico material sobre código aberto nas mais variadas plataformas. Você é bem-vindo se quiser ler, mas imagino que tenha grande variedade de sites com um escopo mais restrito, se você preferir.

  9. Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:37 pm

    Pra que serve essa extensão?

  10. Eduardo Pestanha (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:37 pm

    O blog é sobre software livre, e o Firefox é software livre, qual o problema de publicar algo sobre o Firefox no Windows?

  11. Maximiliano, o maior problema que vejo nisso é a MS empurrar uma tecnologia aos usuários do Firefox.

  12. cardoso (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:41 pm

    Eu queria saber o que se passa na cabeça dos GÊNIOS que não só instalam coisas sem consentimento (estou falando com você também, Apple) como impossibilitam a remoção (qualquer download do Google Toolbar + Firefox).

    Eles não entendem que isso causa mais dano do que benefício?

    Definitivamente essa é uma mania corporativa antiga (quem lembra dos primeiros CDs do UOL/AOL?) que já deveria ter morrido.

  13. Frank (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:44 pm

    Típico da MS e seu sistema operacional… instalar coisas sem o nosso consentimento e sem o nosso conhecimento. Tudo feito por baixo dos panos. O pior é que ainda bloqueiam a opção de remoção do plug-in, forçando o usuário a ter o que essa empresa quer no pc que não é pertence a ela (pelo menos em tese).

  14. devnull (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:48 pm

    A Apple faz isso a anos e os nerds não resmungam…

    Outro complemento “estranho” e instalado na surdina é o MS DRM, que alguns produtos trazem. Mas a maioria dos usuários nem percebe mesmo…

  15. leonidas (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:56 pm

    Ainda não entendi qual o problema em ter esse plug-in instalado. Por acaso ele é maléfico ou algo do gênero, ou só estão reclamando por que foi a Ms quem fez? O que aconteceria caso não houvesse o plug-in? Iriam reclamar pois a ms é do mal, o .net funciona só no ie, não fazem nada que não seja fora do mundo windows, monopólio, queimem a Ms.
    Ou a reclamação é que deveria haver um item na sequencia Next > Next > Finish que alertasse o usuário da instalação do plug-in no grandioso firefox?

  16. Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:56 pm

    Achei no meio de um mar de links explicando como remover, pra que serve a extensão:

    This add-on provides click-once support for Firefox , seja lá o que for isso…

    E, segundo outro post, ao instalar o SP1 (provavelmente do vista, né?) você (usuário) autorizou a instalação da extensão:

    You authorized it when you installed SP1. The extension is clearly described in the ClickOnce section of the SP1 feature list. We all read feature lists, changelogs and release notes very carefully whenever we install something this significant, right?

  17. Caio (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 4:05 pm

    é uma cilada, bino!!

  18. Marcos S. Trazzini (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 4:19 pm

    Por quê está preocupado com as atitudes invasivas da Microsoft e ainda está usando Windows? Sem contar que provavelmente deve haver uma notificação sobre a atualização que diz instalar o Plugin inclusive no Firefox, mas provavelmente você não leu.

  19. Eduardo (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 4:22 pm

    Pessoal,

    Esse plugin é mais uma tentativa de dumping da Microsoft. Não sei se vocês repararam (eu reparei porque utilizo muito), mas se você digitar uma string na barra de endereços do firefox ele já usa o Google pra procurar e te leva direto à primeira página que tenha compatibilidade com a string que você digitou.

    O que esse plugin faz é simplesmente alterar a engine de busca padrão do Google para o LiveSearch da Microsoft. Essa é uma forma de reduzir o avanço do Google, ainda que de uma maneira forçosa. Foi assim que eles mataram o Netscape, por exemplo, ao incluir automaticamente o Internet Explorer nas atualizações e novos lançamentos.

    O pior de tudo é que ainda não consegui remover esse plugin e nem alterar a engine de buscas de volta para o Google. Vou tentar essa dica de apagar o registro e aviso pra vocês.

  20. André Machado (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 4:22 pm

    Mas afinal de contas pra que serve isso?

  21. Kevin-Moc (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 4:38 pm

    E depois dessas, os engenheiros da microsoft veem reclamar.

    “Roger Halbheer, consultor de segurança do suporte da Microsoft, postou uma mensagem em seu blog citando um engenheiro de segurança da empresa que teria ficado irritado com os clientes que ainda não instalaram a atualização emergencial MS08-067, lançada em outubro. Segundo o engenheiro anônimo, que teve de trabalhar na virada de ano para atender às solicitações de suporte, os administradores e usuários estão “jogando roleta russa” com suas sistemas ao ignorar as atualizações.”

    Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL948754-6174,00.html

  22. @Eduardo, um plugin somente para isso? Porque diabos então aquele monte de extensões do firefox usam Xul+js para as extensões se você pode simplesmente escrevê-las em .net (tá, sei que .net não é uma linguagem, mas espero terem me entendido)?
    Na verdade é extremamente fácil adicionar um mecanismo de busca no firefox com poucas linhas de texto. Precisa de plugin para isso?

    Sei não hein… :-)

    O medo aqui foi de invasão de privacidade ou medo de o plugin ser algo “maléfico”.

  23. terminando o comentário interior…

    ?

  24. Diogo Baeder (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 5:02 pm

    Microsoft prestes a lançar a versão final do IE8… alguém aí vê coincidência, ou só eu? ;-)

  25. KentBeckFake (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 6:05 pm

    Caracolas, mais pra que tudo isso?

  26. Posso estar errado, mas se algo foi realizado com a conta interna do Sistema (Windows Update faz isso), ele só poderá ser removido usando uma conta de administrador.

    Isso acontece no Linux também, tente instalar um complemento de forma administrativa (como root) na linha de comando, e só o ‘root’ poderá eliminar o complemento.

  27. Helder (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 7:41 pm

    A MS se supera a cada dia….
    Mas um dia eles vão cair.
    Esse tipo de coisa eu vejo como uma medida de desespero…

  28. Eltern (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 12:21 am

    Mas, alguém mais percebeu isso, ou comprovou?

  29. andherson (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 9:43 am

    Primeiro que para instalar uma atualização do xp você deve autorizar, se não quiser instalar é só desmarcar.
    Segundo, se essa extensão for pra adicionar o suporte a click-once do .net, não causa mal algum, são programas em .net que rodam direto do navegador e esse complemento dá suporte a isso.
    Um exemplo é o http://2dfighter.com/ que eu uso, e tive que instalar um complemento de terceiros para rodar direto do firefox. Mas com o complemento oficial da microsoft, creio eu seja bem melhor…

  30. Alone (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 10:23 am

    Ué, repussa tão grande pelo windows, pq nao está usando o linux?
    Ele certamente não teria instalado esse plugin, e vc viveria feliz e contente no mundo perfeito anti-microsoft-conspirations ltda.

  31. [...] continuo seguindo minha vida. Em meio uma enxurrada de sites abertos, me deparo com uma chamada do BR-Linux dizendo que o Windows Update instala um complemento no Firefox depois de atualizar o sistema. [...]

  32. Rodrigo (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 11:36 am

    Não posso reclamar,não atualizo a porcaria do windows mesmo ,e só uso ele forçadamente para criar aplicações multi-plataformas…

    agora assim como acontece com a informática ,onde a maioria das pessoas ,acreditam que controlam suas vidas … acontece com tudo a sua volta.

    sai da matrix!

  33. Bruno (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 2:50 pm

    Acho meio estranho certos comentarios, usando o Firefox no Windows e reclamam do que o Windows faz?
    Se estivesse usando o firefox no Linux e esse plug-in fosse instalado ai eu até concordaria com certos comentários.
    Agora outra coisa bem certa é que a Microsoft pode fazer um monte de coisa errada, mas para instalar qualquer atualização você aceita ou não aceita.
    Então se você leu e aceitou , então não reclame.
    E essa teoria de conspiração que a MS está com esse plug-in alterando o engine do Google no Firefox. Sinceramente chega a ser muito sem noção.
    Como o Tenchi disse , alterar o mecanismo de busca é simples demais , em qualquer browser que eu conheço a mudança do mecanismo de busca é bem banal.
    Achar que a MS vez um plug-in só para alterar uma coisa dessas é viajar demais na batatinha.
    Por exister muitas coisas em .net da propria Microsoft , seus serviços de e-mail e outras coisas.
    Um plug-in para melhorar o funcionamento de um produto da MS em um navegador concorrente no proprio WIn é bem normal para mim.
    Agora se por motivos quaisquer você precisa ter o Win , que eu saiba o Wine poderia ser usado e você ficaria feliz usando o linux como disse outro leitor do blog.
    Já instalei software sem prestar atenção e quando dei por mim tinha uma toolbar no browser que não queria.
    Então se você ler antes de instalar não tera problemas futuros.

  34. @Bruno

    Que bom, você é a única pessoa do mundo que lê a EULA completamente antes de clicar “eu concordo”.

    Abs!

  35. Marcelo (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 4:03 pm

    Gente, quanta ignorancia viu!
    isso é o .net framework, responsável pelo funcionamento do silverlight

  36. Bruno (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 4:23 pm

    Eu leio Marcus sim , mas não sou a unica pessoa do mundo a fazer isso.

  37. @Bruno

    Ok, Perdao pela ironia. Mas de qualquer forma, não concordo com o método usado, neste caso, pela microsoft tanto na instalação quanto na desisntalação do aplicativo.

    Abs, fique com Deus!

  38. Bruno (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 7:34 pm

    Tudo ben Marcus, eu só disse o que disse porque acho que as vezes acontece essa chuva de criticas e a pessoa nem ao menos leu para saber o que estava instalando e tal.

    Acho que devemos ler ou pesquisar mais antes de julgar a MS.
    Creio que o Marcelo esteja mais proximo do real motivo desse plug-in do que o pessoal da teoria da conspiração.

  39. Thomas Kaufmann (usuário não registrado) em 1/02/2009 às 12:07 pm

    Embora eu não vá muito com a cara da Microsoft e seus produtos, reconheço que concordo com o Bruno em tudo o que ele disse. No momento que vocês clicam em “Aceito”, criam um vínculo/contrato com a Microsoft que só existe porque ficou subentendido que leram a EULA.
    Mas acho que a polêmica questão levantada nesse post é outra. É a intervenção proprietária da Microsoft nos mecanismos de busca de um navegador free, empurrando seu produto à força para o usuário, semeando seu domínio sobre o território do software livre. Isso é algo repudiável. Quero dizer, tudo bem que ela oferecesse essa possbilidade de instalar o plugin, mas que então não fosse colocado junto no pacote de atualizações, tão bem camuflado, que isso me cheira a golpe baixo, sujeira.
    Enfim, assim como muitos conhecedores de informática aqui comentaram, fiquei indignado com a atitude abusiva da Microsoft. Não querendo dar uma de Nostradamus, com certeza vocês verão mais “ataques” parecidos com estes vindos dela nas próximas atualizações, infelizmente. :(

  40. @Bruno

    Creio que você tenha razão e obrigado por, ao contrário de mim incialmente, manter a conversa em alto nível.

    Quanto a “maneira” escolhida pela microsoft de instalar o complemento e supostamente dificultar a desisntalação. Caso isso seja verdade, para mim é um desrespeito, mas quem escolheu microsoft, já deve esperar esse tipo de atitude.

    Abs, fique com Deus!

  41. Antony (usuário não registrado) em 1/02/2009 às 9:22 pm

    Que estranho, há muito mais tempo a Sun faz o mesmo com o Java (instalem o último JRE), que além do plugin necessário pra rodar o Java instala também a extensão Java Quick Start, sem o usuário pedir e sem autorização pra retirar (caso não seja admin).

    Ninguém vai falar mal da Sun, ou é porque ela é “amiga” do software livre?

    PS: Uso Archlinux em casa, e Windows na empresa, então sem mimimi por favor

  42. [...] extensão denominada por “Microsoft .NET Framework Assist 1.0″. O aviso é dado pelo BR-Linux e pelo Guia do [...]

  43. gsanchez (usuário não registrado) em 1/02/2009 às 10:58 pm

    O que a grande maioria não percebe é que não existe em nenhum lugar do Windows Update que me pergunte se quero instalar esse plugin, ele vem de brinde quando se instala o .Net Framework 3.5, e, se não há opção clara de não instalação do mesmo ou posterior remoção, isso é quase como violação de privacidade (antes que me taquem na fogueira, uso o Windows no trabalho por causa do sistema que desenvolvo, mas no micro de casa é só Linux, nem mesmo em máquina virtual tenho essa praga).

    Se realmente esse plugin é só pra alterar a engine de busca (fora o que não sabemos por total ausência do código-fonte para auditoria, esperar o quê, é Microsoft…) é jogo muito sujo, depois vem alguns reclamarem que a União Européia é muito severa com a Microsoft, com táticas como essa que eu quero a máxima distância possível dessa empresa.