Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firefox passa dos 21%; IE abaixo dos 69% do mercado pela primeira vez desde 1999

Segundo o relatório mensal da Net Applications, o Internet Explorer caiu mais do que 1,5 pontos percentuais em Dezembro, ao mesmo tempo em que Firefox, Chrome e Safari cresceram.

A situação do IE é curiosa porque, tendo perdido 7,9 pontos percentuais em 12 meses, começa a traçar paralelos com o tempo da “Primeira Guerra dos Browsers” – de fato, desde 1999 ele não ocupava este percentual.

O Opera ficou estável em 0,71%, enquanto o Chrome pela primeira vez passou da barreira do 1%. Ao longo dos últimos 12 meses, o Firefox cresceu 4,5 pontos e o Safari cresceu 2,4 pontos.

(via tgdaily.com)

Saiba mais (tgdaily.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rael Max (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 9:27 am

    Chrome na frente do Opera. =/

    Sempre achei o Opera mais browser que o IE e que o próprio Firefox.

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 9:41 am

    Gostaria de saber se estes percentuais realmente refletem uma amostra representativa do total de bróuseres ou apenas dos que visitaram determinados sites em determinados períodos.

    Se corresponder à primeira possibilidade, são dados realmente mutio interessantes e deverão fazer a MS repensar seu produto, quem sabe???

    Tião (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 10:06 am

    Opera…o melhor browser do mundo que ninguém usa…..hehehehehehe

    jotaB (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 10:11 am

    “bróuseres”?

    Mesmo o Firefox crescendo sempre, o duro vai ser conseguir que a mídia mude: nunca vi nenhum programa na TV, seja noticiário ou qualquer outro, mostrar qualquer navegador que não seja o IE (exceto, talvez, programas sobre informática). O mesmo vale para jornais e revistas (exceto, claro, revistas e cadernos especializadas).

    Eu acho que nesta altura realmenta não importa mais a cobertura da midia com mais pouco mais de 20% do mercado o FireFox já realidade e ja pode se multiplicar naturalmente sem propagandas.

    Mas para mim a noticia mais importante é que o IE ficou na casa dos 68% o que indica que +- 1/3 dos navegadores é não IE o que começa a dar força aos padrões web por que ninguem quer ignorar 32% do mercado

    Alexandre (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 10:43 am

    agora que eu estou criando páginas para um sistema de gestão, eu vejo como é uma porcaria o IE.

    tudo que funciona certinho no firefox, opera, safari. no IE acontece de uma tabela ficar mais para um lado, um alinhamento de texto também. ainda mais quando se usa CSS.
    Ai eu arrumo para funcionar no IE, mas nos outros navegadores não fica mais a mesma coisa. é um treino de nervos !!

    Opá, qualquer dia é o Firefox que vai estar fazendo um 69 (porcento). =D

    Onde trabalho temos preços diferenciados pra produtos. Se o cara quiser que rode em todos os browsers sai quase o dobro do que desenvolver para um especifico que ele escolher.

    Uma análise interessante da pesquisa é que a grande maioria dos usuários de Firefox são domésticos, nas empresas ainda há mais resistência a abandonar o browser que já vem pré-instalado. Acho que o marketing de FF teria que se direcionar pra isso agora.

    Bruno (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 10:58 am

    Viva o firefox… pena que ele esta consumindo muita memoria agora.

    A utilização do Firefox só não é maior, por que há páginas ainda sendo desenvolvidas apenas para o IE e outras somente IE + Windows.

    Um exemplo clássico é o Bradesco empresarial. Só é permitido a utilização do IE com windows. Enquanto isso, o Banco deo Brasil Empresarial funciona no firefox tanto no Windows e no Linux.

    Há também a questão da associação do IE com Internet. Se você colocar os ícones do IE e do Firefox no desktop, muito usuários vão clicar sobre o IE por conta do hábito.

    Mas, quando há uma recomendação para que se utilize o Firefox como navegador padrão e o IE somente quando o primeiro não for possível, esse hábito começa a mudar e o FF passa a ser utilizado com mais frequência.

    O Opera é um ótimo navegador, mas a sua aceitação é pequena pelo mesmos motivos que o Firefox enfrenta: desconhecimento e páginas que funcionam apenas no IE e o hábito.

    Por exemplo:
    Eu utilizava muito mais o konqueror, mas depois da versão 2.0 do firefox, passei a utilizá-lo com mais frequência e agora por hábito, executo o firefox sempre que quero acessar alguma página e até esqueço que tenho o konqueror, epiphany e o opera instalados.

    Se os técnicos recomendassem aos usuários nas empresas que optem primeiro pelo firefox (coisa que eu faço), esse hábito é levado para a casa o que vai fazer a utilização do FF cresça mais rapidamente e com isso, os programadores comecem a desenvolver rotinas voltadas ao FF.

    Helvio (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 11:14 am

    Pensei que não veria isso, mas na maior empresa do Brasil já se iniciou o processo de migração dos navegadores para o Firefox. E o openoffice tá vindo aí…

    Tails (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 11:18 am

    Por que eles não criam um padrão de compatibilidade Mozilla / I.E para que não haja diferença na exibição de páginas Web, pois quem perde é Microsoft, pois o que funciona em 3 ou 4 navegadores diferentes com perfeição, no IE fica com problemas. Eu acho que ela devia rever seus conceitos de compatibilidade…

    Tails,

    É possível fazer desenvolver páginas usando css + javascript para que possam ser visualizadas independentemente do navegador que o usuário esteja utilizando. É uma questão de programação e muito bom senso.

    Contudo, o problema maior é quando a página depende do sistema operacional. Ai é que a coisa é mais séria. O que se vê por ai, são páginas que dependem do “ActiveX” em detrimento do Java. Neste ponto, não tem escapatória, tem que usar o windows.

    []
    Roger

    Hévio,

    Qual é a empresa que você se refere? A Petrobrás?

    isaac (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 11:45 am

    Realmente nunca vi na tv ou filme de cinema, um navegador que não fosse o IEca.
    É até curioso o fato do melhor navegador (Opera) e que é sempre copiado pelo FF, ser o menos usado.
    Navegação em abas, pausa em downloads, aquela janela do Google na lateral e “navegação de onde vc estava”, são recursos que começaram no Opera.

    Helvio (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 11:55 am

    Exatamente, Roger.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 12:01 pm

    @isaac
    “Realmente nunca vi na tv ou filme de cinema, um navegador que não fosse o IEca.”

    Issac, não se esqueça que alguns filmes mostram o Safari ;)

    Tem aquele filme da Sandra Bullock, A Rede, em que, se não me engano, usam o Netscape. E sei que em Heroes mostraram um PC com Linux na internet (transmitindo vocês sabem o quê ;) . Não me lembro se estava com algum navegador aberto.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 1:54 pm

    Bahhhh, já vi até o konqueror (estação da Cloe [é assim que escreve?] em 24Horas) e um bem simples que não descobri o nome (agente Garcia da serie Criminal Minds)que parecia ser modo texto, mas com exibição de imagens, me lembrou um que vinha na primeiras versões do Kurumin (esqueci o nome, faz muito tempo), agora nos CSI só dá produtos Apple e MS.

    Eu vi que a situação estava mudando quando cheguei na casa de um conhecido que estava com problemas na rede dele, as duas maquinas tinham como navegador o FF, isso porque a anos tentei convencer a usa-lo, mas nunca consegui, precisou o Orkut dar uma pauleras com o IE para os filhos dele deixar o FF ter sua chance, agora está lá, firme e forte.

    Roger de Almeida, concordo em até certo ponto contigo. Mas o ActiveX em detrimento de Java, como assim Bial? Isto nem deveria existir em aplicações Web, tanto applet Java quanto ActiveX.
    Quanto a questão do JavaScript e CSS é bem simples, se o navegador não tiver suporte a ambos, ou a sómente um deles, o site tem que funcionar. Isto sem programação server-side.
    O problema do Internet Explorer é que ele esta atrasado, cheios de bugs de renderização e etc, aliado a falta de conhecimento dos desenvolvedores WEB, temos esta merda de hoje.
    Tem gente que acha que HTML é DIV e/ou TABLE, CSS é Class e JavaScript é no meio do HTML nos onclick. Muitos nem sabem o que é SVG e usam tabelas para design.
    Acabam comprando o difícil achando que é fácil.

    Tenho certeza que muitos vão me apedrejar, mas o que estou dizendo é a pura verdade.

    Rael Max (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 3:46 pm

    [i]Opera…o melhor browser do mundo que ninguém usa…..hehehehehehe[/i]

    Podemos falar o mesmo do Linux? ¬¬’

    Rael Max (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 3:47 pm

    Mania de orkut [i]. xD

    Gustavo (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 5:34 pm

    As estatísticas da W3 Schools são diferentes:

    http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp

    Lá o Firefox tem uma vantagem muito maior. Por que tamanha diferença?

    Gustavo.

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 5:35 pm

    Gostei da imagem que ilustra o post.
    Sejam prevenidos: usem Firefox (e camisinha), bróders!!!

    Gustavo, o próprio rodapé da página de estatísticas do W3Schools explica porque os números providos por eles não são representativos da web como um todo – eles consideram apenas os visitantes ao próprio site do w3schools.

    Tião (usuário não registrado) em 6/01/2009 às 7:47 am

    Onde trabalho temos preços diferenciados pra produtos. Se o cara quiser que rode em todos os browsers sai quase o dobro do que desenvolver para um especifico que ele escolher.

    Isso se chama incompetência, fazer programas com a frase “Melhor visualizado no Firefox” ou “Melhor Visualizado em RESxRES”

    Alexandre (usuário não registrado) em 6/01/2009 às 11:40 am

    um amigo meu que trabalha em uma empresa de sites, sempre fala que quem coloca que o site é melhor visualizado em firefox ou em resolução tal devia escrever assim:

    eu não tive competência de fazer um site rodar no seu navegador ou na sua resolução !

    como não sou designer, eu não me meto nisso. mas que eu passei aperto para criar uma página rodar certo em todos os navegador, tá louco. imagina quem vive disso.

Este post é antigo (2009-01-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.