Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 3

Enviado por Equipe de Desenvolvimento do Epidemic (edevΘepidemiclinux·org):

“A Equipe de Desenvolvimento do Epidemic tem o prazer de anunciar o lançamento do Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 3 (Codinome Freedom). Embora o desenvolvimento desta nova versão do Epidemic esteja sendo focada na correção de bugs e no polimento do sistema, foram realizadas também algumas mudanças importantes, como a criação de uma nova opção de boot, que permite iniciar o Epidemic a partir de uma imagem ISO no HD, a melhoria no processo de boot que ficou mais limpo, com a eliminação de mensagens de texto e a integração do ESU com o Knotification (o sistema de notificações do KDE 4).” [referência: epidemiclinux.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    José Vitor (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 12:39 pm

    Mudem o nome…

    Kolke (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 1:27 pm

    Mais uma sem nada a oferecer…

    tails (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 6:11 pm

    Gosto de testar e ver os novos recursos de cada distribuição, acho interessante, os métodos usados no desenvolvimento de cada uma em especial.

    Trabalho e utilizo Linuxfx Xtreme 2.

    tails (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 6:14 pm

    Outra observação, o triste é a nomenclatura, 3.1 beta 3, não inspira segurança. Não seria melhor somente Epidemic 3? talvez você poderia colocar um leia-me no diretório raiz com o changelog do sistema e talz. Ficaria mais limpo e mais confiável.

    Sucesso e
    Abraço,.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 5:08 am

    Mais uma distro? E o nome…Epidemic. Parte da epidemia de distros no universo dos 1% dos usuários de Linux no PC.

    James (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 12:57 pm

    Oi pessoal,

    Sei que o Epidemic GNU/Linux é uma distribuição ainda nova, mas temos trabalhado muito , desenvolvendo tecnologia própria, para que ela não seja apenas mais uma cópia de outras distribuições pré-existentes.

    Dentre os vários programas que foram desenvolvidos especialmente pela Equipe do Epidemic temos

    O Einstaller: um instalador gráfico para LiveCDs, extremamente rápido e fácil de usar desenvolvido em C++ com a utilização da QT e da propria API do KDE 4.

    http://www.epidemiclinux.org/screenshots/epidemic-3.0-b2/einstaller.png

    O Easy Channel: um instalador de programas especiais (restritos, complexos, fonts), desenvolvido sob a forma de um módulo para o Systemsettings (O centro de controle unificado do KDE e do Epidemic) com o intuito de facilitar a vida dos usuários mais inexperientes.

    http://www.epidemiclinux.org/screenshots/epidemic-3.0-b2/easychannel.png

    O Ependrive: outro programa desenvolvido sob a forma de um módulo do Systemsettings que permite ao usuário escolher se as alterações feitas no Epidemic, rodando a partir de um PenDrive serão salvas (persistent data) ou descartadas.

    http://www.epidemiclinux.org/screenshots/epidemic-3.0-b2/ependrive.png

    O ESU: mais um programa desenvolvido sob a forma de um módulo para o Systemsettings e um
    módulo PAM (Pluggable Authentication Module), com o intuito de conferir, ao administrador do sistema, uma maior liberdade na escolha da forma como os demais usuários precisam se autenticar para executar ações que dependam de privilégios administrativos.

    http://www.epidemiclinux.org/images/esu/esu.png
    http://www.epidemiclinux.org/images/esu/esumsg.png

    Temos ainda muitas ideias para o desenvolvimento do Epidemic, mas acho que estamos fazendo um bom trabalho

    O site do Epidemic, embora seja um site de uma distribuição linux, o que, de regra, não atrai muito a atenção de potenciais leitores já possui PageRank 5. Vale lembrar que o br-linux.org, um dos melhores sites de notícias sobre o linux do Brasil, que já está a mais de 10 anos na praça, possui PageRank 6.

    http://www.marketingdebusca.com.br/pagerank

    O Epidemic já começou a figurar no rank das distribuições mais populares do mundo mantido pelo DistroWatch. Na lista, existem distribuições com origem em diversos países, a maioria provenientes dos Estados Unidos, sendo que, atualmente, constam apenas três distribuições brasileiras: Epidemic, Dreamlinux e GoblinX.

    http://distrowatch.com

    Um dos programas desenvolvidos pela Equipe do Epidemic, o EpdBootsplash, que por sinal precisa ser atualizado, já que foi escrito para o KDE 3 e, além disso o Epidemic, a partir da versão 3.1 Beta 2 passou a usar o Playmouth para o boot gráfico, figura, até hoje, entre as aplicações mais bem votadas de sua categoria no site do kde-apps.org, com 88% de aprovação.

    http://www.kde-apps.org/index.php?xcontentmode=273

    Sei que tudo isso pode parecer pouco para quem não está diretamente envolvido no projeto, mas consome bastante tempo e trabalho da nossa Equipe de Desenvolvimento.

    Por isso gostaria de pedir a todos aqui do br-linux.org e de a toda a comunidade linux brasileira que dêem um voto de confiança no Epidemic, baixem a ISO do Epidemic 3.1 Beta 3, para testar e conhecê-lo melhor e depois postem no nosso forum suas opiniões, críticas e sugestões, contribuindo, dessa forma, para a melhoria do nosso sistema.

    Abraços,
    James.

    Ezequiel (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 12:58 pm

    Mais uma distribuição que ninguem vai usar!! E viva a reinvenção da roda!

    Rafael Wagner (usuário não registrado) em 16/12/2009 às 2:26 am

    Eu desenvolvo o Linuxfx e discordo dos 1% ^^, vivo muito bem com a renda e o suporte de várias empresas que utilizam o meu sistema, e basicamente, os programas que desenvolvo para rodar nele (de gerenciador de Lan House à controle de acesso por biometria). Pode não parecer, mas o interesse direto em games e coisas freneticamente modernas, geram lag de downloads no meu servidor, muita gente faz o download, seja pelos jogos que vem por padrão, ou pelos programas ou mesmo pela curiosidade de utilizar uma distro extrema, atualizada no último grau do repositório testing, com os utilitários do meu gosto. Acho que o caminho é este mesmo, se ninguém gostar pelo menos estou aprimorando meu conhecimento próprio. Acho pelo menos louvável a iniciativa de desenvolver aplicativos próprios para facilitar a vida do usuário e tal.

    Parabéns ao pessoal do Epidemic Linux, acho legal a iniciativa, e se já está na versão 3 do sistema, não é de hoje que existe.

    Eu mesmo baixei a EL3.1B3 para ver se tem algo que eu possa aproveitar e até incluir na próxima versão do Linuxfx.

    Abraços ao pessoal do BR-Linux, =)

    James (usuário não registrado) em 16/12/2009 às 7:13 am

    Oi Rafael Wagner,

    Antes de mais nada, obrigado pelo apoio.

    O que talvez seja difícil para alguns entender, é que a liberdade está na própria essência do modelo de desenvolvimento do linux, afinal todos são livres para usar, distribuir, ou até mesmo modificar os códigos, respeitados os devidos créditos.

    Quanto as aplicações que desenvolvemos para o Epidemic, se vocês da Linuxfx se interessarem por alguma delas ficaremos felizes em ajudá-los no processo de integração ao novo sistema.

    Para os que não puderem, baixar o Epidemic 3.1 Beta 3, mas estiverem curiosos para ver como é a sua cara, o pessoal da zd-team.com e devinux.com fez um pequeno vídeo de teste desta versão beta que pode ser visto no link abaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=II8i5dejwpA

    Abraços,
    James.

Este post é antigo (2009-12-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.