Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Dr. Stallman pede que Comissão Européia impeça aquisição da Sun pela Oracle

Richard Stallman (assinando em seu próprio nome) e os líderes das organizações de ativismo digital Open Rights Group, Knowledge Ecology International disseram à CE em uma carta aberta que estão preocupados com o efeito sobre a concorrência no mercado de bancos de dados caso a Oracle abandone o MySQL, da Sun, ao comprá-la.

O título da carta é: “A Oracle não deve ser permitida a adquirir seu concorrente MySQL”, e ela expressa a preocupação de que a aquisição vá limitar o desenvolvimento das funcionalidades e do desempenho do concorrente hoje controlado pela Sun. (via osnews.com)

Saiba mais (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bruno (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 5:31 pm

    A Sun tem algo patenteado funcionando dentro do MySQL?

    Se houver, é outra história. Do contrário, não vejo porque tanto alarde com a compra da Sun. O MySQL não é opensource? Se a Sun for comprada pela Oracle, fork no MySQL e pronto. A comunidade é capaz de continuar o desenvolvimento. Ou não?

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 5:36 pm

    Mas o MySQL não é OpenSource? :P

    Jules Bonnot (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 5:58 pm

    Pergunta aos dois acima: vocês irão se responsabilizar pelo MySQL? A Sun a muito tempo o mantêm, eu não sei como é o envolvimento da comunidade com o mesmo, mas se o MySQL houver um mínimo de dependência com a Sun, esta compra pode ser ruim para o mesmo e para mercado.

    Vini (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 6:00 pm

    Este Stallman é sempre do contra. Parece o PSDB e o DEM aqui do Brasil. Fork no MySQL

    Jules Bonnot (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 6:01 pm

    Mas bom, eu não li a carta ainda… concerteza os motivos concretos estão lá.

    Frank (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 6:12 pm

    Essa eu também não entendi. Deixa eu tentar pensar como o Stallman.

    Talvez a preocupação dele seja mais ou menos sobre o que acontecia ao OpenOffice.org dentro da própria Sun: muitos dos patches e novas funcionalidades emitidos pelos desenvolvedores ao redor do mundo não iam para a versão upstream.

    A Oracle poderia fazer isso com o MySQL. Porém, propositalmente, para evitar que seu crescimento ameace o SGBD Oracle.

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 6:23 pm

    Só pra citar, já existe um fork do MySQL mas o propósito não é exatamente o mesmo do MySQL

    http://drizzle.org/wiki/Main_Page

    devnull (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 6:30 pm

    Tem que ser muito inocente para achar que a Caracle não vai prejudicar os usuários do MySQL (estou falando das empresas que pagam pelo suporte).

    Falar em fazer fork é fácil, quero ver os que estão falando isso fazerem algo, como por exemplo, dar manutenção no código.

    :s (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 6:49 pm

    e tem outra coisa fora as citadas nos comentarios, NOME, “todos” conhecem “mysql”, ai param o dev, criam um fork “forkdojoao” e ai bial? mysql “sumiu” capiche? fazer nome pode ser algo demorado :P

    John (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 6:50 pm

    Tem desenvolvedores que são teimosos para implementar novas funcionalidades solicitadas pelos usuários.Exemplos seriam os desenvolvedores do Openoffice que fez originar o Goo-oo e o do GIMP que fez originar o GimpShop só porque os desenvolvedores não queriam uma janela única solicitadas pelos usuários.

    kayo (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 7:01 pm

    Pois como já foi dito, tem o Drizzle, que se você acompanhar, está bem ativo. O grupo de dev do Drizzle está se preocupando apenas em fazer a limpa para atingir o ideal do Drizzle antes de começar a distribuir os pacotes do mesmo.

    Para quem quer saber, o Drizzle tem um ideal bem simples de ‘atender páginas web’, as que não necessitam de nenhuma função ‘enterprise’ que os bancos de dados vem criando ao longo dos anos. Retirando essas coisas, o drizzle fica bem mais rápido.

    Fora isso, é fato que se o MySQL for deixado para tras pela Oracle, um novo irá surgir. Não vai ter a potencia do mesmo, mas, vai surgir, e com o tempo vai tomar o lugar dele sem deixar a desejar.

    Kayo.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 7:42 pm

    É, dessa vez eu preciso concordar que o tio Stallman viajou.

    Primeiro que MySQL não é e nunca se destinou a ser concorrente do Oracle.

    Segundo, para quem precisar ou até quiser, basta usar os MariaDB ou algum dos outros forks com nomes estranhos.

    Terceiro, e esse IMO, claro, talvez um maior benefício para o Software Livre, ainda que não a curto prazo, seria acabar com o MySQL. Quem sabe se passaria a criar aplicativos mais independente de banco específico ou usar outros superiores como o Postgres. Ou o firebird para projetos de menor demanda.

    Se não for o MySQL vai ser outro banco livre, não tem jeito. Além do mais quem acompanhou o Oracle Open World a Oracle já anunciou que não vai descontinuar o banco, vai mantê-lo livre e aumentar os investimentos.

    E a Sybase tem dois bancos há anos e nem por isso ela teve problemas.

    Harry (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 8:33 pm

    Huahauhauhuah!

    O gif animado que ilustra a notícia é muito engraçado! XD

    Er… quanto à notícia…

    O MySQL está atualmente sob duas licenças: GPL e proprietária. É como se existissem 2 MySQLs que no momento são idênticos, mas poderão vir a se tornar tão diferentes como o Wine e o Cedega futuramente. Atualmente a versão proprietária do MySQL pode ser usada por qualquer um para gerar software proprietário. Mas se a compra ocorrer, a Caracle (gostei deste apelido ^^) pode se tornar a única capaz de utilizar o código MySQL para gerar software proprietário, o que pode ser visto como concorrência desleal. Além disso, o duplo licenciamente até então ajudava no desenvolvimento da versão livre, o que poderia deixar de acontecer futuramente.

    Pessoalmente, eu não gosto do duplo licenciamento e também das licenças BSD justamente por causa disso. No fim das contas, um punhado de empresas acaba se tornando dona de seu código, fica feliz por você ter trabalhado de graça para ela e nunca traz qualquer retorno para a sociedade. Sinceramente, não acho muito provável impedir a venda do mySQL. :-

    Erick (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 8:53 pm

    E o que isso vai mudar na minha vida? Se a Sun compra a Oracle, ou a Oracle compra a Sun, ou sei lá que porra acontecer, vai continuar tudo na mesma! huhauhahahposkskah!

    Podem negativar este comentário agora. :D

    Erick (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 8:54 pm

    Ah, o Windows 7 já saiu, não se esqueçam! o/

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 9:55 pm

    De novo: Gente, o MySQL é open source…

    Marcelo A. (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 12:48 am

    Os SGBDs (banco de dados) MySQL e Oracle tem objetivos totalmente diferentes … o Oracle é usado em ocasiões em que o servidor, além de precisar de performance e estabilidade, recebe um volume de dados absurdo … muitas vezes nas casas dos terasbytes … enquanto que o MySQL fica na casa dos gigabytes. A Oracle não pensaria em prejudicar o MySQL, até porque ela sabe que o nicho de mercado do MySQL é absurdamente diferente do Oracle, os ex-usuários do MySQL iam cair dentro do PostGre, firebird, forks do MySQL e até mesmo o MS SQL Server. Muito melhor que isso, é a Oracle manter o titulo de dona do banco de dados mais utilizado no mundo, poder falar que as suas soluções de banco de dados atendem da pequena até as maiores empresas do mundo, etc etc etc …

    Mero detalhe: uma licença do Oracle ta custando uns $180 dolares por usuário, sendo que a licença mínima é para 5 usuários, o que resulta em $900 dolares, além é claro, de exigir uma máquina bem mais robusta, custo de manutenção mais elevado, e etc. Não tem nada em comum com o nicho de mercado do MySQL !

    Segundo Mero detalhe: o próprio Oracle 11g possui uma versão grátis (porem limitada) por que motivo o mysql deixaria de ter uma versão grátis ?

    fonte do preco do oracle 11g One: http://www.oracle.com/database/std_one.html

    Abraços,
    bom debate

    Marcelo A. (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 12:50 am

    Correçãozinha:

    “o Oracle é usado em ocasiões em que o servidor, além de precisar de performance e estabilidade – como qualquer outro banco de dados -, recebe um volume de dados absurdo”

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 1:21 am

    Apesar de me preocupar com o comprometimento da concorrência no mercado de software, querer que o Estado controle a economia desta forma é um atentado contra o mercado livre e a liberdade econômica.

    Além disso, como muitos já disseram: o MySQL é software livre. O Stallman aparenta não confiar naquilo que ele mesmo defende, o que casa muito bem com sua postura hipócrita. Esse homem é um mentiroso e um falso líder.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 4:11 am

    Jack Ripoff,

    “Apesar de me preocupar com o comprometimento da concorrência no mercado de software, querer que o Estado controle a economia desta forma é um atentado contra o mercado livre e a liberdade econômica.”

    Como muito bem o Maddog disse na entrevista no Roda viva(minhas palavras, lembrando de cabeça):

    “O problema não é empresas ganharem dinheiro ou até mesmo terem um monopólio. E sim o que fazem com todo esse poder.”

    Então, é o assunto recorrente aqui. Buscar o lucro é uma coisa, mas bandalheira é outra. Não vale tudo não.

    Mas, nesse caso, eu acho que o Stallman está errado, embora a preocupação seja legítima. Como já falei em outro comentário, o fim do mySql talvez fosse bem mais benéfico que prejudicial. Um tratamento de choque eficiente. :)

    Só falei porque acho que vai por um caminho completamente errado essa história de economia livre = vale tudo.

    Jefferson Daniel (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 10:10 am

    É cilada bino!

    Brincadeiras a parte, se continuarem desenvolvendo o MySQL e eu continuar podendo vender soluções php/mysql esta tudo bem :)

    Carlos Caldas (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 10:13 am

    Engraçado o Stallman…
    Um dos principais benefícios que se prega com o software livre é justamente de não se ficar preso ou dependente a uma empresa. Depois ele quer que a Sun não seja vendida porque mantém um SW livre e, enquanto isso, a Sun perde rios de dinheiro por causa da indecisão e vai demitindo todo mundo….

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 12:30 pm

    @Carlos Caldas

    Compartilho da mesma conclusão sua. Peraí, desenvolvimento em comunidade não era melhor do que a dependência da empresa X/Y/Z, que só é conseguido caso o software seja open source, e tudo, e tal? Cadê a comunidade para CONTINUAR um (por sinal, excelente) software open source que uma empresa descontinuou?

    Controvérias…

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 12:40 pm

    Só falei porque acho que vai por um caminho completamente errado essa história de economia livre = vale tudo.

    E por que uma empresa deveria ser regulada se ela não cometeu nenhum crime? Nós não estamos num regime comunista!

    Além disso, caso a UE permita a aquisição, será que ela vai ressarcir a Oracle/Sun pelos lucros perdidos com a demora na decisão? Provavelmente não. Assim não sei se devo me preocupar mais com o risco que representam as empresas ou com o risco que pode representar o governo.

    Um regime de estado regulatório pode ser algo perigoso…

    Brincadeiras a parte, se continuarem desenvolvendo o MySQL e eu continuar podendo vender soluções php/mysql esta tudo bem :)

    Dica: comece a procurar alternativas. Eu estou usando PostgreSQL e estou muito satisfeito. Alguns colegas meus dizem ter boas experiências com o Firebird também.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 2:06 pm

    “E por que uma empresa deveria ser regulada se ela não cometeu nenhum crime?”

    Citando de novo a entrevista do Maddog: “existem regras diferentes (nos EUA) para empresas de diferentes portes”. Quando uma empresa é do porte de Oracle + Sun, ela tem poder para influeinciar mercados.

    “Nós não estamos num regime comunista!”

    Essa via é conveniente só para essas empresas. Usam esse argumento radical para terem carta branca. A coisa não é por aí.

    Mas como falei, no caso do MySQL, não me preocupo.

    Eu uso sempre que possível o Postgres. Para projetos médios o Firebird é excelente. Sempre foi muito mais SGBD de verdade que o mySQL, tem Stored Procedures desde sempre.

    E ele atende uma demanda interessante, muito fácil de instalar e administrar no windows. Motivo verdadeiro desse amor todo que se tem pelo mysql.

    Eduardo (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 3:07 pm

    e Viva o Firebird !

    ps : tem novidade lá no blog pra vocês, garanto que vão gostar :)

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 5:05 pm

    Citando de novo a entrevista do Maddog: “existem regras diferentes (nos EUA) para empresas de diferentes portes”. Quando uma empresa é do porte de Oracle + Sun, ela tem poder para influeinciar mercados.

    E o governo dos EUA autorizou a aquisição. Uma empresa de grande porte é taxada proporcionalmente e, a não ser que seu tamanho não seja fruto do próprio trabalho, permitir esse tipo de regulação arbitrária pode ser ruim para a sociedade. Um Estado com todo esse poder parece-me mais perigoso do que a própria empresa, que está pagando seus impostos (ao Estado) e está dentro da legalidade.

    Essa via é conveniente só para essas empresas.

    Esta via é conveniente para a democracia e a liberdade.

    Usam esse argumento radical para terem carta branca. A coisa não é por aí.

    A via contrária só é conveniente para regimes tirânicos, que usam argumentos ainda mais radicais para justificarem atentados contra a liberdade e a democracia. Exemplos são os regimes comunistas, as ditaduras militares, governos totalitários, etc.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 5:29 pm

    @Jack Ripoff

    Estamos com sérios problemas de comunicação pelo jeito. Então vou começar repetindo, de novo:

    Eu acho que esse acordo da Oracle e Sun não é abusivo ou prejudicial.

    ok ?

    “E o governo dos EUA autorizou a aquisição.”

    Sim, e ao meu ver acertou, bate com que falei logo acima.

    “Uma empresa de grande porte é taxada proporcionalmente”

    Ninguém está falando de impostos. Estava falando de abusar do seu tamanho e penetração de mercado.

    Por exemplo, se uma empresa com grande influência e dinheiro usasse isso para subverter órgãos que criam padrões. Só hipóteses ;).

    “Esta via é conveniente para a democracia e a liberdade.”

    Isso é mais do velho “democratismo”, rapidamente as empresas (as que são sacanas) recorrem a isso para tentar empurrar qualquer coisa.

    “Exemplos são os regimes comunistas, as ditaduras militares, governos totalitários, etc.”

    Do que você está falando, parece usar somente um ódio ao comunismo para falar de algo que não tem nada a ver com isso.

    Aqui no Brasil existe o CADE, que faz(devia né) “defesa econômica”. Um mecanismo do capitalismo para proteger o próprio sustema capitalista de quem abusa do regime.

    E tudo se resume a isso. Defender a livre concorrência, o mercado. Não tem nada de socialismo ou comunismo, pode apagar suas tochas.

    Ninguém está falando de inchar a máquina pública, estado socialista e tirânico.

    Se trata de evitar que uma empresa abuse de seu poder por ser muito maior que as demais empresas para prejudicar empresas.

    self_liar (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 5:48 pm

    Jack Ripoff

    O governo é só mais um manipulado das corporações .Existem corporações maiores que os próprios governos .

    E o governo dos EUA é muito conhecido por ser completamente manipulado por corporações .É natural que impeçam essa fusão.Se vao conseguir impedir isso ou nao ai é outro problema.

    Marcos (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 6:12 pm

    Então todos os negócios da Sun (sistema operacional, todo tipo de hardware, linguagens de programação, etc) devem ser prejudicados porque o sr. Stallman teme o que pode acontecer com o Mysql? É isso que deve acontecer com quem acolhe projetos opensource? Sei…

    Haisen (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 6:49 pm

    Stallman tem doutorado?

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 9:12 pm

    “Stallman tem doutorado?”

    De novo essa pergunta…

    João Marcus (usuário não registrado) em 24/10/2009 às 11:20 pm

    Este Stallman é sempre do contra. Parece o PSDB e o DEM aqui do Brasil. Fork no MySQL

    O PT não era só do contra quando era oposição. É claro que não!

    Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 25/10/2009 às 12:54 am

    @LucasTimm Sabe o que é desenvolvimento contínuo? O MySQL é uma ferramenta que precisa de manutenção bastante ativa, e sólida. Quem hoje está envolvido com isto é a SUN. Caso a Oracle deixe de prestar este suporte, existe um risco de que o projeto fique para trás.
    Criar um fork de um projeto como o MySQL não é tarefa fácil.

Este post é antigo (2009-10-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.