Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


BIGLINUX 5.0 será o sucessor do Kurumin?

“Durante muito tempo o Kurumin foi a distribuição nacional mais querida e fácil de usar. Ocorre que com o fim do projeto de Carlos Morimoto, boa parte de simpatizantes e da equipe criaram um projeto paralelo chamado Kurumin NG, que arrebanhou parte dos seguidores do Kurumin original. Como o BR-Linux noticiou, novamente o projeto ficou estagnado e “morreu” por falta de atualização e suporte (inclusive a novos hardwares), desse modo como em toda evolução natural, o “bicho” morreu oficialmente.

Na minha opinião, a única distribuição que hoje apresenta o perfil arrojado e inovador que fez do Kurumin um sucesso é o BIGLINUX (http://biglinux.com.br), que em em uma descrição em linhas rápidas conta com excelente suporte a hardware e usuários, com um fórum sensacional, com uma equipe de desenvolvimento muito dedicada que tenta manter o BIG paripasso com o Ubuntu (no qual ele se baseia).

No primeiro semestre desse ano será lançado o BIG 5.0 batizado provisoriamente de “Orion”, que promete ser um marco na história das distribuições nacionais. Como nas versões passadas ele estará disponível “também” em arquivo .iso para ser baixado e gravado em LIVE-CD, ou seja, não é preciso fazer a instalação para experimentar o sistema, mas vale lembrar que o recomendado é fazer a instalação no HD para poder utilizar o máximo de potencial da máquina. Eu disse “também”, pois ainda há dúvidas se será masterizada um versão para DVD com mais programas e outras utilidades. A distribuição deve também oferecer uma versão “pague para ajudar no desenvolvimento”, por um valor módico.

Ele já vem com efeitos gráficos 3D lindíssimos, bastando apertar um botão para ativar / desativar, já vem com o WINE ajustado, permitindo rodar grande número de programas do Windows.

Deve contar ainda com o KDE 4.2 que está muito mais bonito, rápido e eficiente, e segundo teste fez com que usuários tradicionais do Windows tirassem o chapéu pra ele. Bom, diante de todos esses fatos, é claro que os usuários do big vão se multiplicar e muito, não tendo que pagar um único centavo por isso, mas lembrando que nada os impede de demonstrar sua gratidão e generosidade e fazer doações aos desenvolvedores do Projeto.

Bom aqui fica a minha dica para quem quer sair da ilegalidade, para quem quer migrar para um sistema operacional bom, leve e seguro, para quem já tentou outras distribuições do Linux mas achou que era muito complicado, enfim, fica a dica para quem tem necessidade de ser livre e explorar os limites de sua máquina.”

Enviado por marcos kleber (mkleberΘadv·oabsp·org·br) .


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    John Doe (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 8:18 am

    Sucessor? O Ubuntu já passou o rodo faz horas… Wake up!

    Mateus (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 8:45 am

    Eu já fui usuário desta distribuição e recomendo. Se for para substituir o kurumin como referência para distro nacional, tenho quase certeza de que Bruno e sua equipe irá dar conta do recado.

    Renato (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 8:59 am

    John Doe
    Acho que ele falava de sucessor nacional.

    Grobsch (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 9:04 am

    O Biglinux poderia realmente tomar o lugar do Kurumin, mas o Biglinux já é mais usado que o Kurumin faz tempo, ele já tem o lugar dele…

    Rayzen (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 9:22 am

    Concordo com o Grobsch, o Big já tem o lugar dele faz tempo. A melhor distribuição nacional…. já quanto ao KDE 4, tomara q realmente supere as espectativas.

    Teen de Taubaté (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 9:39 am

    Hummmm… não quero nem imaginar a ciumeira que este texto vai causar…

    Rodrigo (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 9:46 am

    Só nao entendo uma distribuição baseada no ubuntu… pq nao se basear no debian logo?

    JPayne (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 9:52 am

    Não acho o ubuntu tão distro mais facil de usar de todas… o que sempre senti falta no ubuntu foi de um centro de controle decente. Daqueles que realmente te ajuda a configurar algum hardware ou outro ítem do Sistema Operacional. Não testei a ultima versao do ubuntu a fundo pra ver se já tem um centro de controle desses, mas sempre senti falta disso.

    Já outras distros como OpenSuse e Mandriva tem ótimos centros de controle mas pecam em outros aspectos (no caso do mandriva, o unico porém é a falta de divulgação decente da distro… às vezes parece que a propria mandriva tem medo de atrair novos usuários).

    JPayne

    Eu nunca usei essa distribuição, mas não duvido da qualidade do trabalho e competência dos brasileiros.

    Mas também penso que essas distribuições baseadas em outras distribuições são redundantes. Claro que pro usuário comum pode ser muito legal ter um wine já instalado e tudo mais, mas no geral, acho que pouco acrescenta.

    Lembro que a alguns anos atrás quando testei o Kurumin, não gostei muito, justamente pela tentativa dele em facilitar tudo pro usuário final (que não é errado, é questão de direcionamento) mas que pra mim acabava deixando as coisas um pouco bagunçadas.

    Outro dia instalei um derivado do ubuntu no meu EeePc, mas acho que a situação foi diferente, a distro é sim baseada no Ubuntu mas o kernel é todo customizado por causa do hardware do EeePc e tem todo um direcionamento para essa situação em específico.

    Li um pouco o que rolou sobre o Kurumin NG (sinceramente achei perda de tempo me aprofundar no bate boca que rolou) mas percebi que os brasileiros estão aí e sempre estiveram querendo trabalhar, isso é legal.

    Torço pra que o trabalho continue sendo feito já que somos tão competentes, e se tiverem 1 milhão de distros (ainda sendo mais do mesmo)… bom, teremos 1 milhão de opções. =)

    Para eu dizer que o Big-Linux é o sucessor do Kurumin, só precisa de uma coisa, suportar os infernais softmodems que o Kurumin suportava, é que foi o motivo de eu ter instalado o Kurumin em minha maquina e de muita gente. Infelizmente, como uso de linha discada fora do país é muito restrito, nenhuma distribuição tinha suporte a softmodem, uma necessidade que o Kurumin sempre atendeu. Além do mais ele já vir com suporte a mp3 , flash, e tudo que um Desktop precisa, com um conjunto de aplicativos realmente relevantes era outro diferencial.
    Se ele tiver isso posso dizer que o Big Linux é o sucessor do Kurumin, sem isso fica um pouco dificil.

    Visitante (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 10:05 am

    ah, entao ta ai o tal do big linux!
    ouvi dizer que se o cara que usa big linux so sabe usar big linux, entao cuidado com quem vc pensa em contratar pra fazer um servico na sua ONG; essa pessoa pode querer tirar todos os mandrivas bunitinhos e deixar tudo “funcional” com big linux (rssss)

    valeu, bozo (;

    viana (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 10:13 am

    Eu usei durante mais de 1 ano a versão 3 do BigLinux em meu computador de casa. Atualmente uso Mandriva por motivos corporativos, mas recomendo BigLinux sem dúvida. Distro cheia de recursos para usuários novos, muito facil de usar e configurar. Na versão 3 ao terminar a instalação, já estavam habilitados por padrão: acesso facil de rápido a conexão internet, java , flash, Mp3, avi, mpg, wmv, wma, diversos plugins para acesso multimidia na web, conexão transparente de dispositivos USB e modens dial-up, desktop 3D, efeitos visuais, etc. Para usuários iniciantes isso é o paraíso!

    Flavio Moreira (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 10:16 am

    Instalei o BigLinux e gostei!

    O instalador ainda não é uma maravilha … um usuário leigo poderia de enrolar. Mas mesmo o Ubuntu apresentava termos dúbios quanto a isso (particionamento “assistido” – o programa vai fazer tudo sozinho, ou vai me auxiliar passo-a-passo? Sei que interpretei de forma equivocada na época – mas pode ter mudado) . O instalador me pareceu herença do Kurumin, não é ruim mas pode melhorar.

    Instalei na perspectiva de me comportar como usuário comum. Depois de instalado queria navegar no Orkut, falar no MSN, dar ctrl-c/ctrl-v na wikipedia para o editor de textos com o menu trabalho escolar, asssitir DVDs, assistir video do youtube, transmissao ao vivo do Justin.tv, e é claro – usar o potência do núcleo duplo do processador para jogar cartas no PC. Tudo funcionou corretamente … bem mais fácil que um usuário (leigo em infomática) Windows conseguiria fazer com o CD de instalação do XP ou Vista.

    O que dizer? Funcionou , SIM! … Pode melhorar? DEVE

    É um sucessor do Kurumin? Isso é importante? Creio que não … o trabalho tem qualidade suficiente para ter luz própria.

    Criticar por usar esse ou aquele repositório, esse ou aquele instalador não me parece produtivo. O importante é que o gato pegue o rato.

    Como última “prova de conceito” fiz um apt-get update / dist-upgrade … instalou, rebootou e continuou funcionando …

    Beleza !!

    Concordo com o Viana.
    Talvez seja esse mesmo o nicho que distros como essas venham a preencher.
    Bom, se ajuda então ajuda. Mas como disse o troll visitante ali em cima também, com tempo é bom o cara manjar um pouquinho a mais além do clica aqui e funciona ali.

    Marcelo (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 10:25 am

    Eu uso o BIG faz tempo, desde sua versão 2.00, e tambem usava o Kurumin, mas so ate a versão 7.00, era melhor, dou todo apoio ao BIG e ao Bruno(NACIONAL), que venha a ver. 5.00…to dentro.

    Nando (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 10:26 am

    Se não me engano, o Morimoto já tinha recomendado o BigLinux para quem queria uma distribuição nacional no estilo do Kurumin 7.

    Diniz (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 10:55 am

    Experimentei por um tempo o Big Linux e tenho que concordar que é uma das melhores distros nacionais da atualidade.

    O Big Painel é muito completo e eles conseguiram levar vários dos scripts do kurumin para ele, além de acrescentar alguns próprios, o que facilita muito a vida de um usuário simples e ainda tem algumas características que podem agradar os usuários mais exigentes como as opções de instalação onde pode-se, inclusive escolher detalhadamente quais programas se quer instalado.

    Em resumo, é uma ótima distro.

    sblsks (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 10:58 am

    Big Linux, mais fácil e outra visão

    Pessoalmente, não por emoção, mas por razão, afirmo sem medo nenhum, o Big Linux é superior ao Kurumin mesmo antes desse projeto parar. Eu afirmo isso pelos seguintes motivos:

    1 – Os efeitos 3D do Big Linux funcionavam nativamente até do CD-live, ou seja, sem necessidade de instalar nada adicionalmente ao passo que o Kurumin tinha de usar os Icones Mágicos e este, no meu computador, nunca funcionou corretamente, ou seja, nunca fez os efeitos 3D funcionarem

    2 – Seus menus são mais organizados que o do Kurumin

    3 – Traz facilidades para mudanças de enfeites, ou seja, personalização de temas ícones etc… coisa que o Kurumin não faz. Embora a principio esse faceta pareça não ter muita importância, ela é fundamental para atrair usuários Windows porque ajuda a criar um elo emocional com a distro.

    4 – Seu sistema de desenvolvimento é mais aberto, ao contrário do Kurumin que tendia a ser mais fechado

    5 – ainda haveria outros pontos mas esses talvez sejam os principais

    Por isso na minha opinião, o Kurumin tinha de parar mesmo, seja lá qual foi o motivo alegado. Não nego que o Kurumin tenha sido um marco na história do Linux no Brasil

    Valdomiro (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 11:12 am

    O BigLinux é bom mesmo. Quando o descobri estava na versão 3, na época usava o Kurumin 5 ou 6, não lembro bem. Passei a usar integralmente o Big até hoje, em casa e no trabalho. Já usei Slack, RH, Mandrake, Mandriva, Fedora, Ubuntu, Debian, Peanut Linux e vários outros, mas o Big conquistou seu espaço.
    Não acho que o Big seja o sucessor do Kuruma, como disse o colega acima, o Big já tem seu público faz tempo e os usuários do Kurumin são muito bem-vindos a comunidade Big (eu mesmo sou um ex-usuário do Kurumin), não porque ele é o “sucessor”, mas porque ele é muito bom!!!

    Ricardo (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 11:45 am

    Uso o Big há quase 6 meses, e ele já é, faz tempo o sucessor do Kurumin. Sem sombra de dúvidas, já é a distro Brasileira mais usada, e isso tudo não é por acaso!
    O big agora só tem tudo para crescer, e é o que está acontecendo. A versão 5 irá impulsionar de uma vez por a distro. Em breve, também, no cenário internacional!

    34129xt (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 12:21 pm

    O Big é a melhor distro. Vai sim tomar o lugar do Kurumin num cenário nacional e, depois do Big 5 (em mais de um idioma), talvez tome espaço também lá fora. :);

    laurocesar (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 12:29 pm

    E o brdesktop? Alguém por aqui já o insalou/usou? Baixei ele ontém e rodei no virtualbox. Parece bom… Uma versão nacionalizada do Debian, com facilidades e pacotes relativamente mais atuais (testing). O problema é que o desenvolvimento, comunidade, etc parecem estar muito devagar. :(

    Um abraço.

    tenchi (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 12:35 pm

    Nossa, me lembro de uma revista que comprei em 2004 ou 2005 com o Big Linux 2 na capa: O primeiro sistema operacional 3d! Ele usava o metisse, mas na época só pude testar na casa de um colega, já que o video da minha máquina era extremamente podre.

    Na época o liveCD que eu mais usava era o kurumin (bem pelado), mas fiquei impressionado com a quantidade de coisas que colocaram naqueles 700MB de CD-ROM: KDE, GNOME e OpenOffice!

    Pena que assim como o kurumin ele tinha muita gambiarra… Do tipo você não poder desligar o computador a partir dos menus dos ambientes gráficos, mas por um ícone no desktop, algumas gambiarras nos scripts de inicialização que faziam os níveis do init serem totalmente inúteis, dentre outros… :-)

    Tenho o CD até hoje e espero que nestes um, dois, três, quatro anos o big tenha mudado e melhorado.

    Mas na época fiquei impressionado, confesso. Qualquer dia destes eu testo uma versão recente do big.

    José Luís (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 12:58 pm

    Também uso o BigLinux desde a versão 2.0. Como muitos passei por várias distros, inclusive Kurumin. Mas o BigLinux sempre foi uma distro que procurou melhorar, atende bem ao pessoal que visita o forum, fácil de usar, fácil de instalar e com bastante recurso. Altamente recomendável seu uso!

    Felipe (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 1:04 pm

    Apesar de não usar o Big Linux só testar acho que é a distribuição certa para ficar no lugar do kurimin é uma distro incrível.

    Comecei a usar Linux com o Kurumiun 1.4 que já vinha com o Kokar em uma revista. Uma notícia na Info contando da possibilidade de se usar o Kurumin 1.3 por um livecd sem instalar me deixou louco para experimentar.
    Na época o Kurumin tinha o objetivo de ser minimalista e o Big surgiu sendo um remaster do Kuruma com muitos programas instalados. A primeira versão que experimentei foi a 2.1.
    Talvez por terem objetivos diferentes fui muito bem recebido como membro e colobarador no fórum do Big, o que já não ocorreu no fórum do Kurumin após muito tempo dando suporte para os usuários novatos.
    Com o Big 3 o Bruno começou a trilhar um caminho próprio ao trocar os pacotes do Debian pelos repositórios do Ubuntu. Lembro de tê-lo dito na época que ele estava sendo pioneiro mais uma vez (assim como foi no desktop 3d) e que aquela seria uma tendência seguida por outros. O que realmente aconteceu com o Kurumin NG, entre outros.
    Devido ao meu envolvimeno em outros projetos não me fiz mais tão presente na comunidade do Big, mas acompanha no possível o fórum e experimento todas as versões. Sempre que convenço alguém a usar Linux recomendo o Big, pois com ele a rejeição no primeiro contato com Linux é quase que zero.
    Big não é o sucessor do Kurumin. Ele é um filho do Kurumin, mas tem luz própria.
    Concordo com o que alguns dizem que para aprender mais as pessoas tem que usar distros mais difíceis. É o que eu fiz usando Slackware, Arch e o Debian puro. Mas vamos deixar isto para os usuários mais técnicos que tem prazer em configurar tudo na unha, perdendo horas a fio para resolver os problemas que a distro por si só não faz.
    Precisamos do Big Linux. Ele é a chance real de atraírmos mais usuários para o Linux no Brasil. Assim como fez o Kurumin. Mas cada um com seu quadrado.

    @#$¨#¨% (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 1:28 pm

    è uma boa distro, usei ela por mais de um ano. Porém duas coisas que me irritam nela são o excesso de programas com funções duplicadas, por exemplo dois navegadores Web (Fiefox e Opera sem contar o Konqueror, mas esse já faz parte do KDE mesmo), dois programas pra ouvir música (Amarok e XMMS) entre outros ocupando de forma desnecessária o Live cd onde seria mais produtivo outros aplicativos que fizessem funções diferentes (daria pra por mais coisa evitando esse duplicidade toda). outra coisa que considerava ruim era o Menu K totalmente confuso e desorganizado (em parte culpa desse excesso de programas redundantes.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 1:55 pm

    Acho louvável essas iniciativas de distros brasileiras com tudo mastigado. O que afasta muitos novos usuários do Linux é a dificuldade de instalar e colocar pra funcionar recursos.

    Rafael de Almeida (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 3:12 pm

    A maioria das pessoas não sabem nada de computador, e por isso, as distribuições Linux estão no caminho certo.

    Lucas Filho (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 3:36 pm

    Olá,

    Usamos o Big Linux nas aulas do nosso curso aqui em Fortaleza-Ceará.
    Até mesmo usuários de Windows ficam impressionados com a facilidade de uso do Big Linux.
    Reconhecimento de hardware em alguns casos melhor que o Ubuntue e até mesmo o Windows.

    Para novos usuários é sem sombra de dúvidas a melhor distribuição de linux que existe.

    Se deseja ver um pouco mais sobre a facilidade do Big Linux sem baixar o mesmo, veja a apostila usada no nosso curso: http://www.biglinux.net/big_linux_open-ce2.pdf

    Lucas Filho
    http://www.open-ce.com

    jonaias (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 4:44 pm

    “Reconhecimento de hardware em alguns casos melhor que o Ubuntue e até mesmo o Windows”
    Lucas, linux em geral reconhece mais hardware que windows..

    Eu (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 4:53 pm

    Bendita PcMaster e seus cds com Linux, BigLinux realmente uma grande distro!

    Pra quem ta deixando o windows é perfeito, principalmente as opções pra ripar vídeos, áudio, editar legendas, usar modens.

    Quem critica já que é baseado no Ubuntu pra que criar outra distro, alegam que deveriam usar o kubuntu ao invés de criar outra distro, sinceramente não usaram o biglinux!

    O big é uma distro desenvolvida especialmente para o público brasileiro, com as tarefas mais usadas por nós!

    mas se vc não quer usar o big tudo bem, usa o dreamlinux!! outra distro nacional, apesar de não ter foco nos usuários brasileiros.

    Grobsch eu até tento usar o GoblinX mas infelizmente não consigo instalá-lo no hd, sempre tenho que editar o arquivo de instalação pois o lilo não instala corretamente, acabo mexendo tanto que deixa de funcionar, mas para pendrive é muito boa!

    sblsks (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 5:31 pm

    tenchi

    eu usei por um tempo o Biglinux 2.0 e tbem não gostei, era muito confuso e até porco, mas a partir do 3.0 tudo isso mudou, ficou mais bonito, mais organizado, mais prático etc… Vale apena testa-lo sim.

    O Big Linux é altamente indicado para usuários do Windows que estão iniciando seus contatos com o Linux, justamente por trazer tudo mastigado, melhor que o Ubuntu. Quem quizer realmente aprender Linux, podeŕa optar pelo Slackware, ArchLinux, Gentoo, etc… Usuários do Windows não querem aprender sobre o computador em si, de modo geral.

    Depois de ter passado vários anos brincando ocasionalmente com Slack, RH e Conectiva, quando finalmente resolvi que era hora de migrar meu desktop integralmente para Linux, acabei escolhendo o BigLinux 3. Por um motivo bem simples: precisava ficar rapidamente com tudo funcionando 100% para poder continuar trabalhando normalmente, e nisso a distro é perfeita. Se tivesse escolhido uma das “grandes” na época, teria tido muito mais trabalho, sem a menor dúvida. Imagino a mesma situação com alguém leigo, e assim fica muito claro, para mim, a importância da existência de distros (ou “MODs”, como já sugeriram) nacionais desse tipo. Hoje não estou usando mais, mas continuo acompanhando o projeto e recomendo para qualquer um que queira vir para o Linux, tanto para leigos completos que só querem usar o sistema e nada mais, como para usuários mais avançados.

    Cronnosli (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 8:12 pm

    é realemtne acho o biglinux melhor do que o ubuntu, os usuários iniciantes, precisam muito de uma distro como essa!

    apesar de eu num largar meu debian por nada hehe!

Este post é antigo (2009-02-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.