Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Android com suporte (do Google) a linguagens como Python, Lua, Ruby e Javascript

O Google Open Source Blog anunciou o Android Scripting Environment (ASE), que permite editar e rodar scripts diretamente no Android, com acesso garantido, via APIs, a uma série de recursos interessantes do ambiente, como telefonar, mandar mensagens telefônicas, ler códigos de barra, buscar dados dos sensores e de localização, e mais.

Um aspecto interessante é que os scripts podem oferecer interação pela interface gráfica do Android, além de oferecer os tradicionais modos de execução em terminal. No momento o AES suporta Python, Lua e BeanShell. O suporte a Ruby e Javascript está planejado.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    chuck (usuário não registrado) em 12/06/2009 às 3:12 pm

    Olha o lua ai gente!!!

    Tá, eu não uso, prefiro o python. Mas gostei de ver :)

    Hugo do Prado (usuário não registrado) em 12/06/2009 às 3:16 pm

    Seria isso uma “resposta” ao webos da Palm?

    Pra mim parece uma resposta a uma demanda legítima (ainda que pequena em termos de fatia de mercado) dos usuários finais (das categorias geeks e techies) e outros interessados.

    Até pra mim, que programo só em sextas-feiras 13 de anos bissextos, a plataforma fica mais interessante se eu souber que vou poder fazer do meu jeito um script (em várias linguagens à escolha, e com apoio oficial do produtor do ambiente) pra silenciar o toque automaticamente e mandar uma mensagem sms ao chamador, se for conhecido, quando eu virar o aparelho com a face para baixo, sem esperar que alguém faça um software completo (via ambiente de desenvolvimento mais complexo) pra isso. Ou qualquer outra aplicação, útil ou não, original ou não, que me passe pela cabeça.

    Frank (usuário não registrado) em 12/06/2009 às 3:41 pm

    Opa, tá na hora de começar a pensar numa forma de explorar alguma eventual brecha de segurança!

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 12/06/2009 às 4:18 pm

    meu próximo celular.

    espero que a plataforma não morra!!

    Henrique (usuário não registrado) em 12/06/2009 às 5:18 pm

    Podiam ter feito bindings ao invés desse ASE, que na verdade é um RPC para o sistema. Isso significa que dentro do ASE você só acessa um subset das rotinas, e não toda a API disponível. Talvez deva limitar bastante a capacidade de se desenvolver aplicações de verdade nessas linguagens (o que seria ótimo, pelo menos para Python).

    Não sei se fizeram isso porque fica mais fácil de criar um sandbox, ou se é realmente dificil criar bindings Java -> outras linguagens.

    Boa notícia. O Android está se mostrando um sistema muito mais versátil que o sistema do iPhone e que o Windows Mobile.

    Richard (usuário não registrado) em 13/06/2009 às 11:51 am

    Ele é mais livre que o Sistema da Apple sem sombras de dúvidas, em relação ao desenvolvimento o sistema da Apple tem também uma API muito rica e muitos recursos. O Android vai ter vida longa sim, no futuro Android, iPhone e a Nokia vao dividir a liderança neste mercado. Acho que o Windows mobile vai ficar na historia.

    Não sei não. Essa de alguma versão do Windows ficar na história é tão recorrente quanto o “ano do Linux no desktop”.

    Bruno PorKaria (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 9:10 am

    Suporte a Ruby, Python, Lua.. não ta faltando uma das linguagens mais populares, open source, mantida pela comunidade e usada no mundo?

    PHP

Este post é antigo (2009-06-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.