Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Amadeus: EaD entra no Portal do Software Público Brasileiro

“Universidade Federal de Pernambuco disponibiliza solução de EAD e se torna a primeira instituição pública de ensino a liberar solução no Portal do Software Público Brasileiro.

A força do Amadeus está justamente em oferecer um sistema de gestão da aprendizagem de segunda geração, baseado no conceito de blended learning (que usa diversas plataformas: Internet, desktop, celulares, PDAs de forma integrada e consistente). Só para citar um exemplo, o aluno pode receber mensagens no celular sempre que o professor colocar algum novo material. Os desenvolvedores prometem ainda incluir o padrão da TV digital no sistema.

Depois da atividade de lançamento oficial do software AMADEUS, realizada no dia 12 de março de 2009, em ato organizado no auditório do Centro de Informática, da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, a solução ingressa no Portal do Software Público Brasileiro. Os interessados em conhecer a solução devem se cadastrar no Portal pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br

O projeto, todo desenvolvido em Pernambuco, é coordenado pelo Centro de Informática (CIn), da UFPE, e tem como principal característica ser um sistema de gestão de aprendizagem, na ótica de atender as demandas mais atuais para as atividades de Ensino à Distância (EAD).

A expectativa é de que, com o apoio do Portal SPB, o Amadeus – que desde seu lançamento, no ano passado, já foi tema de pelo menos 14 dissertações de Mestrado e duas de Doutorado – conquiste o País. A plataforma entra em uso ainda no mês de março no SENAI do Rio Grande do Norte e na Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim (e-TEC Brasil). Também já há negociação em andamento com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Valparaíso, no Chile.”

Enviado por Coordenação do Portal do Software Público (guialivreΘplanejamento·gov·br) – referência (softwarepublico.gov.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Augusto (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 2:38 pm

    Ai ai ai… mais um engodo dessa farsa/vapor software publico.
    ME entristece realmente vendo os portais de software livre em portugues caindo nessa repetidamente.

    Corinto Meffe (usuário não registrado) em 23/03/2009 às 3:11 pm

    Prezado Usuário Não Registrado,

    Tais notícias circulam em portais de software livre em portuiguês, pois as soluções disponibilizadas no Portal SPB são livres, desenvolvidas no Brasil, com uso da GPL versão 2, em português.

    Temos parceria sólida com o Br-linux há anos e consideramos que os interesses nesta divulgação são mútuos. Uma delas trata da disseminação para sociedade de soluções livres disponibilizadas no Portal.

    Respeitamos sua opinião apesar de sua mensagem não identificar o remetente.

    Sobre ser farsa ou vapor não existem dados que indiquem este sinal, mas ficaremos atentos às suas previsões.

    Atenciosamente,

    Corinto Meffe
    Coordenação do Portal SPB

    Prezado xará Augusto, eu não sei se é verdade que portais de software livre em português “caem nessa” de software público repetidamente.

    Aqui no meu blog eu noticio as novidades nesta área, que em geral se concentram em anúncios de lançamento, integração de novos participantes à iniciativa, artigos, ou participação em eventos, salvo engano.

    Mantenho sempre a expectativa de ver surgir mais divulgação enviada para cá de apresentações de cases e relatos de adoção voluntária por instituições e indivíduos, documentação de uso e tantos outros relatos que costumam ser vistos como indicadores da efetiva adoção de aplicativos.

    Sei que há softwares integrantes desta iniciativa e que encontram uso real em uma série de instituições, como o CACIC. Sobre outras iniciativas, como o Xemelê, a iniciativa em GED do Exército, o sistema de gestão escolar da prefeitura de Itajaí e vários outros, eu aguardo para ver, mas não desqualifico a priori, como você.

Este post é antigo (2009-03-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.