Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Acessibilidade: Relato de um deficiente visual utilizando o IRPF2009

“Sou deficiente visual. Isto nunca me atrapalhou muito para usar o computador. Sempre consegui me virar bem desde a época que usava windows (antes de 2001). As interfaces do GNU/Linux sempre me deram flexibilidade para eu configurá-las de forma que atendessem as minhas necessidades. Entendo que outros deficientes possam necessitar de leitores de tela e programas de terceiros. Não posso opinar sobre como isto funciona no GNU/Linux, porque nunca utilizei tais programas.

Pois bem, neste feriado instalei o programa da Receita Federal para declarar meu imposto de renda. No ano anterior eu já havia me incomodado com o tamanho das fontes da interface, mas não fui muito atrás disto. Este ano resolvi investigar a questão mais a fundo. Liguei no telefone do atendimento da Receita. Disseram que não havia modo de aumentar a fonte da interface! Que era padronizado (padronizado pra quem enxerga normalmente, pensei…). Disseram que eu poderia ativar um tal modo de acessibilidade. Até agora eu não descobri pra que serve o tal modo de acessibilidade. Eu imagino que deva ser integração com leitores de tela ou algo assim. De qualquer forma, segundo a Receita não existe forma de mudar o tamanho da interface mesmo.

O próximo passo foi ligar na ouvidoria. Relatei o ocorrido e que achava inadmissível numa democracia o governo desenvolver um software que nem todos podem utilizar. Eis que recebo a seguinte resposta por e-mail:

“Sr. Leandro Rodrigues Magalhães de Marco

O Programa não sofrerá novas alterações, informamos que ele é compatível com os softwares de apoio utilizados pelos deficientes visuais.

Atenciosamente,”

Ligando na ouvidoria novamente, dizem que tenho que voltar a reclamar no telefone de atendimento normal. O número segue ocupado….

É interessante que o IRPF seja integrado com softwares de acessibilidade e não implemente algo que deveria ser simples, como mudar a fonte da interface. Cabe uma reflexão aqui sobre como as pessoas encaram acessibilidade. Eu não quero soluções complexas usando lupas e cores com contrastes. Quero ter um desktop bonito e funcional. A mesma coisa se aplica à páginas web. A grande maioria dos sites se distorce todo quando tentamos aumentar a fonte. Acho que acessibilidade não deveria ser pensado como algo a parte (usando softwares de terceiros e configurações especiais) e sim como algo flexível e integrado (deveira ser possível aumentar a escala das coisas gradativamente.

Por fim, não posso deixar de citar que há alguns dias atrás criticaram o Oliva pelo IRPF livre. Se o IRPF fosse livre, eu que sou programador poderia ao menos tentar dar um jeito. Acho que tudo isto merece reflexão.
Escreveria mais sobre o assunto, mas já me alonguei demais. Postei isto no Br-linux porque acho que é um assunto que merece atenção e gostaria de ver a repercussão que iria ter.”

Enviado por Leandro R. M. de Marco (leandromarcoΘgmail·com) .


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Esta de parabens pelo seu relato. Fica ai o protesto para que coisas simples possam ser resolvidas e melhorar a vida de muitos.

    Abs, fica com Deus!

    feio (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 10:31 am

    Ah, que isso.

    Mudar a fonte é algo complexo que vai exigir refatorar o kernel e re-escrever o programa inteiro. Isso é um desperdício de dinheiro público.

    A maioria usa windows, pra que se preocupar com os outros 0,000001% ?

    Talvez um simples Control,Alt,”+” resolva o problema. O uso do zoom no Compiz também pode ser útil.

    Eu estou com um problema inverso. Uso um UMPC (MSi Wind) e várias telas do KDE e outros programas, como o Miro, não gostam de quem têm tela pequena, pois não aceitam redimencionar a janela para menos e nem mudar as letras. Gostaria que o KDE tivesse um unzoom que não parasse no tamanho original.

    Pedro - Blumenau (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 11:31 am

    Interessante o relato.
    Todavia nao compartilho em todo com as ideias do autor.
    Acho que o software deve sim atingir a grande maioria, tentando alcancar 100% das pessoas. Para isso a receita torna compativel o software de declaracao compativel com todos os progrmas auxiliares disponiveis, ou seja, ela usa uma logica simples:

    Deficiente que usa computador necessita de softwares auxiliares, logo se vai usar programa da receita, vai aproveitar esses softwares que já utiliza no dia a dia.

    É interessante fazer uma refelxao quanto à isso. Seria realmente necessária tal mudança? Seu custo nao seria muito grande? Absorver funcionalidades que outros softwares já o fazem?

    Na minha opiniao é controverso, p/ que adicionar opções se já existe softwares que já o fazem? acho que a receita conduz bem em criar sim a integração entre esses softwares

    Me parece que o comportamento usual de deixar a aplicação usar os tamanhos de fontes definidos no ambiente de trabalho, mesmo que isso leve a rolagens e outros “problemas de layout” (com o qual os widgets gráficos mais sólidos tendem a lidar bem) seria exatamente a solução.

    O aplicativo “forçar” um determinado tamanho de fonte, e rejeitar ou ignorar as configurações adotadas pelo usuário em seu ambiente de trabalho, certamente não é um comportamento com foco em acessibilidade.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 11:42 am

    Taí mais um exemplo porque é importante liberar as especificações do programa IRPF. Se o cliente oficial não lhe satisfaz, você tem a liberdade de usar um compatível que atenda a suas necessidades.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 12:07 pm

    Não creio que deixar a aplicação utilizar os tamanhos de fontes definidos na área de trabalho causem apenas “problemas de layout”. Muito usuário novato deixa passar despercebida uma informação importante, só exibida mediante a utilização da barra de rolagem, o que poderá lhe trazer problemas caso não a preencha. Já este usuário com deficiência sabe que terá que usar um software auxiliar para preencher corretamente a declaração. O objetivo do programa não é trazer conforto ou desconforto ao usuário, e sim fornecer condições para que ele preste as informações corretamente.

    Se uma informação importante sai da tela devido ao tamanho de fonte escolhido pelo usuário, o problema de layout certamente é mais sério, sim, e deve ser lidado adequadamente no momento do projeto.

    A recomendação de acessibilidade para aplicações é herdar do sistema as configurações de tamanho de fonte em todos os controles. O desenvolvedor de aplicativos desktop que leva em conta a usabilidade e a acessibilidade sabe disso e tem condições de projetar as interfaces de acordo.

    @EmanuelSan

    Usar zoom no compiz ou no kwin funciona. Mas é um paleativo. O zoom prejudica a resolução e a qualidade das imagens e tb prejudica a usablidade do desktop como um todo (por exemplo, se alguém manda mensagem no kopete, eu tenho que tirar o zoom, abrir o kopete e depois voltar ao zoom. Este é só um exemplo que me vem agora na cabeça). Na minha opinião o zoom é pútil pra ver uma coisa ou outra que está ruim de enxergar, não é pra ser usado horas a fio.

    Eu como tenho um monitor CRT vou mexer na resolução e fazer minha declaração. Mas isto também óbviamente não é legal. Além de eu ter que reconfigurar meu kde todo (diminuir as fontes pra não ficarem gigantescas com a resolução de 800×600) a imagem vai ter uma qualidade menor. As pessoas tem que entender que o fato de eu ser deficiente visual não significa que eu não aprecie um desktop de qualidade (usável, bonito, etc). Também tenho este direito! :-p

    @Rodrigo

    Acho que como o Augusto disse, se as coisas não cabem na interface ela deve ser repensada. Mas entendo seu argumento, só não concordo com ele.

    @Augusto

    Gostaria de conversar contigo sobre layout web. Não sou webdesigner, (trabalho com programação em C :-p), mas existem coisas que dificultam minha vida ao acessar o Br-linux. Não sei se é fácil resolver, mas seria interessante conversar contigo. Pode ser?

    Leandro, manda uma mensagem pelo formulário de contato, que a gente conversa a respeito, nem que seja para eu te dar acesso a uma versão text-only.

    Paulo (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 2:10 pm

    Fala Leandro!

    Infelizmente muitos sites e programas não estão preparados para pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual.
    A partir de agora vou tomar mais cuidado na hora de desenvolver algo para a WEB.
    Acho que antes de pensar no custo deveríamos nos preocupar com o benefício dos usuários.

    Abraço

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 4:24 pm

    Belo post!
    Isto poderá encorajar outrem a fazer relatos ou, quisá, protestos por uma boa causa como tal.
    Vou postar isto no meu blog.
    Parabéns!

    Linus (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 6:46 pm

    Pegando um gacho no assunto. Tem alguma opção semelhante ao “Controle dos Pais” do windows vista pra linux??

    Quero definir os dias e horários que meus filhos possam usar o pc

    []´s

    lindrix (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 6:50 pm

    Eu fiz um TAO (tcc ou a velha monografia) sobre a construção de um software livre para deficientes visuais, e voltado para educação, que roda em linux (pra quem conhece, ele usa FreeTTS+Mbrola+Br(idioma)+TTS_P+), feito em java. No código, foi fácil fácil aumentar o tamanho da fonte, e se eu quisesse poderia ter colocado um controle de tamanho para elas.
    A receita federal está é sim inventado dificuldade, me lembro que tem uma versão desse sistema em java, que não oferece dificuldade em ajustar fontes.
    É obrigação do governo federal dá assistência a qualquer pessoa, pois todos são iguais perante a lei. Tem na constituição vários artigos e paragrafos falando sobre isso.

    Vejam aqui:
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm

    Use ctrl+F, digitem “defici” e fiquem clicando em “Próxima”, e vejam o quando de leis têm sobre isso.

    Considero que era até responsabilidade deles deixarem o código do IRPF e do receita net livres, pois afinal de contas são do governo federal (minha opinião).

    Linus, semelhante ao do Vista eu não sei, pois não vi o do Vista. Acredito que nos desktops pré-configurados nas distribuições mais populares não haja uma opção pronta para você restringir o acesso dos usuários com base em horários, mas existem aplicativos e configurações que oferecem este recurso sim – seja para restringir o uso do navegador (via extensões do Firefox), restringir o acesso à Internet inteira ou a serviços específicos dela (via roteamento/firewall), restringir acesso a determinados sites, etc.

    Assumo que não sejam tão simples de ativar quanto o do Vista. Pessoalmente, eu usaria os controles disponíveis no roteador da casa para bloquear o acesso à Internet em determinados horários. Não impede o acesso ao PC em si, mas tenho dúvidas sobre a efetividade de todos os métodos existentes para impedir uma criança realmente determinada a usar o computador.

    De qualquer forma, se você pesquisar por parental control linux, no seu site de busca preferido, possivelmente irá encontrar as alternativas, e poderá avaliá-las.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 7:25 pm

    Linus, o Mandriva vem com uma ferramenta para isso, mas confesso que nunca nem olhei para ela, então nem sei se é um soft de terceiro ou desenvolvido pela própria, mas deve ser, pesquisa ai por drakguard. Mesmo que este seja exclusivo, deve ter algo semelhante ou baseado nele.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 24/04/2009 às 3:07 pm

    Interessante é o comportamento do governo, eles começam com toda aquela baboseira politicamente correta para inventar novos nomes para os deficientes, como o degradante “cadeirantes”, mas no que faz a diferença, como acessibilidade plena para todos, não tomam a menor precaução. Lamentável.

    André Caldas (usuário não registrado) em 26/04/2009 às 7:27 pm

    O problema é que a receita quer fazer demais, e controlar demais, e decidir demais.

    Uma interface web simples, por exemplo, que funcionasse em um navegador de modo texto resolveria muitos problemas. A liberação da especificação XML do arquivo seria muito bem-vinda. Tenho também outras sugestões.

    Para solucionar o problema, basta que a receita pare de se preocupar em controlar todas as minhas opções. Essa é a solução para basicamente tudo o que envolve padrões abertos (seja lá o que isso signifique). É uma droga ser obrigado a instalar um software toda vez que você faz um contrato com uma prestadora de banda larga, toda vez que você contrata um serviço online, toda vez que você compra um hardware qualquer… e toda vez que você tem que declarar seu imposto de renda. Por que todos querem instalar sempre algum lixo no meu computador?

    André Caldas.

Este post é antigo (2009-04-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.