Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


10 Ferramentas para monitoramento de rede

Atualização lamentável: o artigo enviado pelo Charles, abaixo (publicado por ele mesmo em um blog brasileiro chamado “how2ubuntu”) é mera tradução, aparentemente automatizada, do artigo “10 Free Server & Network Monitoring Tools that Kick Ass“, do site Six Revisions – e este fato (apontado nos comentários pelo leitor Kurt Kraut) não foi referenciado por lá, nem no envio para cá.

A tradução parece automatizada porque inclui itens como a frase “Zabbix is a feature-packed monitoring tool“, que virou “Zabbix é uma “característica-embalada” ferramenta de monitoramento“…

Fica o registro, e some o link. Com as minhas desculpas.

Enviado por Charles Júnior Rech (charlespitoΘgmail·com):

“Todo administrador que gosta de ter informações detalhadas sobre como anda sua rede, deve também, ter bons softwares para gerarem tais informações. Vou listar aqui 10 ferramentas que serão de grande valia para supervisionar sua rede, analisar como os processos estão correndo, tarefas a serem efetuadas quando um serviço parar de funcionar, e também outros problemas que possam vir a surgir.”

• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    juliano (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 2:20 pm

    Você podia revisar o SDI (Sistema de Diagnostico Instantaneo) que é Brasileiro e já foi falado dele aqui no br-linux em alguns posts e não vi review ainda =)

    Acho que temos que dar credito a programas Brasileiros

    []s

    J (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 3:17 pm

    Ele não pode falar do SDI por que simplesmente traduziu um artigo…

    Kurt Kraut (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 3:37 pm

    Esse post do how2ubuntu é um plágio desse site: http://sixrevisions.com/tools/10-free-server-network-monitoring-tools-that-kick-ass/

    É uma mera tradução e não há citação para a fonte original, logo, é plágio pois o autor desse blog está dando a entender que é o único e integral autor desse conteúdo.

    Eu sugiro ao BR-Linux.org que remova esse post enquanto o autor do how2ubuntu não der os devidos créditos.

    Kurt Kraut (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 3:40 pm

    @juliano

    Outro projeto brasileiro na área de monitoramento é o Poor’s Man Monitor: http://code.google.com/p/pomamonitor/

    MarioRinaldi (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 3:45 pm

    @juliano temos que dar crédito à bons programas. independente de sua nacionalidade!!!

    Obrigado, Kurt. Removi o link e acresci uma observação. O link não retornará. Lamento.

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 3:50 pm

    “Zabbix é uma “característica-embalada” ferramenta de monitoramento.”

    “Quando se supera em é que é projetado especificamente para desempenho e portabilidade, o que em última análise, significa que é grande sobre os sistemas robustos, low-end systems, e sistemas incorporados.”

    Esse tal google translator anda malvado com nossa língua, viu ! :P

    Paulo (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 4:31 pm

    Possuo um blog e sei como é ter conteúdo plagiado. As pessoas preferem copiar do que criar porque o processo de criação exige análise, testes, labs, criatividade, leitura, pesquisa, testes e tempo.
    Não sou contra copiar contanto que sejam dados os devidos creditos ao autor e se ele permitir.

    Patola (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 6:17 pm

    Muito chato isso do plágio…

    Uma coisa que eu não entendo é por que, dessas ferramentas todas de monitoração, nenhuma parece buscar um tipo de estatística que realmente importa: Mostrar os programas (ou processos isolados) que estão usando mais tráfego de rede ou disco. Para monitoramento simples no meu computador, uso o nethogs (para descobrir os programas que mais usam a rede) e o iotop.

    Alguma dessas ferramentas de monitoração, ou alguma que alguém conheça, fornece essas estatísticas? Seria útil também uma que mostrasse as estatísticas por usuário – assim eu poderia saber, numa máquina específica, que o chiquinho e o zezinho consomem mais banda que o huguinho, mas esse consome muito mais atividade de disco, por exemplo.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 6:32 pm

    Por usuario eu nao sei, mas por mac_address/IP voce pode usar o iptraf.

    Abs!

    Bremm (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 8:11 pm

    O sujeito é tão cara-de-pau que copia até os screenshots do artigo original. Realmente isso não me deixa chateado, mas não dar os créditos a quem escreveu o artigo original é sacanagem.

    Eu possuo alguns artigos “roubados” até de outros blogs em português, com os devidos créditos. Ei-los:

    Esse saiu na Linux Magazine e no blog do Petry
    http://vtnc.org/?p=677

    Esse outro é do John Forsythe e achei muito didático
    http://vtnc.org/?p=719

    juliano (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 10:43 pm

    @MarioRinaldi

    Concordo contigo, mas geralmente o pessoal tem preconceito a software (ou qq coisa) nacional e acho que avisar de vez em quando que tem um sw nacional ajuda =)

    Patola:

    Para essa situação específica eu acredito que nenhuma ferramenta ofereça suporte integrado. No entanto, a extensibilidade de soluções como o Nagios e o Zabbix permite que você crie scripts para gerar relatórios, usando dados colhidos dos utilitários que você citou, e enviá-los por e-mail quando alcançar determinados limites. Por exemplo: enviar o resultado do iotop quando o número de transações por segundo for maior que 2000.

    Essa solução é apenas para monitoramento reativo. No caso de controle estatístico não conheço ferramentas que apresentam gráficos de utilização de recursos fazendo separação por usuário ou processo.

    Charles (usuário não registrado) em 2/12/2009 às 9:14 am

    Em nenhum momento foi de intenção blog HOW2UBUNTU plagiar o artigo original como conta nos comentários do brlinux, nossa intenção foi apenas de ter um bom artigo em PT-BR, com ferramentas úteis para o dia-a-dia do administrador.

    Ficam aqui minhas desculpas para a comunidade por não ter colocado o link do artigo original, a intenção do blog é de sempre ajudar a todos da melhor forma possível.

    Kurt Kraut (usuário não registrado) em 2/12/2009 às 1:43 pm

    @Charles

    Se é verdade o que você diz, que você não quis plagiar o conteúdo e apenas traduzí-lo, por que pôs a URL do seu blog em todos os screenshots que foram feitos pelos autores originais do artigo?! :D Isso prova que você estava tentando colher os louros pelo trabalho alheio.

    Se seu intuito fosse ‘uma boa tradução em pt-br’, nem a hiperexposição da tua URL nos screenshots não seria necessária e muito menos você teria utilizado um tradutor automático, que jamais gera bons resultados de tradução.

    Charles (usuário não registrado) em 2/12/2009 às 4:49 pm

    @Kurt Kraut Ok, se você não concorda com o que eu falei, não é obrigado, se você acha que o meu intuito foi plagiar, continue pensando, eu tenho convicção de que não foi minha intenção plagiar, mas se você não quiser concordar, não tem problema algum, você está no seu direito.
    Tenha um bom dia.

Este post é antigo (2009-11-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.