Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


VIX LINUX: tecnologia em prol da educação

“O lançamento oficial do sistema operacional VIX LINUX, no último dia 27, na Estação Porto, em Vitória-ES foi marcado pelo fortalecimento de iniciativas públicas no fomento do uso do Software Livre e pela apresentação de um projeto pioneiro na aliança entre educação e tecnologia para a garantia da qualidade educacional

Muito além de ser apenas o desenvolvimento de mais uma distribuição Linux para compor a lista de customização de sistemas livres, quem esteve presente na Estação Porto, no último dia 27/11, pode acompanhar de perto a apresentação de um projeto ousado e promissor para o uso do Software Livre no ambiente educacional. O diretor de tecnologia da empresa contratada entregou oficialmente ao Prefeito de Vitória e à Secretária de Educação o DVD de instalação da distribuição Vix Linux, que estará presente em cerca de 94 centros educacionais do município.

O prefeito de Vitória destacou a sua confiança e credibilidade no uso do Software Livre. “Desde o início acreditamos no projeto e em seus resultados. Queremos e podemos oferecer uma educação de qualidade e que esteja atualizada, moderna e caminhando paralelamente ao avanço tecnológico”, afirmou, salientando sua satisfação pela seriedade das ações que foram desenvolvidas pela equipe de especialistas da Flux Softwares, os esforços dos profissionais da SEME e a dedicação dos professores neste processo de aprendizagem. A secretária de educação destacou “O uso do SL não deve ser apenas um plano de governo, mas uma política de Estado”.

Acesse o site da Flux Softwares (www.fluxsoftwares.com) e leia a notícia completa. Assista o VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO desenvolvido pela equipe de especialistas no uso e desenvolvimento de SL da Flux Softwares e veja todas as fotos do evento.”

Enviado por Raquel Borsari (contatoΘfluxsoftwares·com) – referência (fluxsoftwares.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Caldas (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 11:42 am

    A referência correta é: notícia do lançamento.

    É que infelizmente o site dos caras usa frames pra “tapear os usuários” escondendo a real URL, e dificultar a referência por terceiros. Além de a URL ficar bonitinha, não sei qual é a vantagem.

    jasonnfedora (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 12:36 pm

    Rapaz mais uma distro linux no mercado. Por isso que digo que as pessoas nao conseguem colocar fe em SL. Toda vez inventam uma forma de ganhar dinheiro em cima dos outros. O que eles fizeram é exatamente um ambiente com temas não padrao do gnome e com aplicativos inclusive do KDE dentro do gnome hehehe. Isso é uma piada.

    Cristiano Josué (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 12:51 pm

    Pessoal, esta discussão de mais uma distro é coisa do passado. Que tal aproveitarmos a idéia para propagar o SL nos ambientes educacionais? Ou pelo menos obter a distro, testar, usar, fazer uma análise crítica e construtiva para auxiliar no projeto livre?
    Parabéns a Prefeitura de Vitória, se todas as prefeituras fossem assim….utilizar o dinheiro público no uso do SOFTWARE LIVRE, ou seja, muito bem aplicado e investindo em customizações que atendam as suas realidades e além disso capacitando os professores para sua utilização, nosso Brasil seria muito melhor e nossas crianças teriam mais esperança de um futuro melhor. A veia da vida é a EDUCAÇÃO, só ela poderá vencer as barreiras econômicas, sociais e preconceituosas de nossa sociedade.

    Abraços e deiixo aqui os meus parabéns para o estado do Espírito Santo

    parabéns à Pref. de Vitória.

    repito os coment. do colega: ah, se todas as prefeituras fossem assim…

    [ ]‘s

    ps. pq alguns só sabem criticar? não tem como fazer uso daquele bordão: “pensando fora da caixa”?

    AlphaZine (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 1:37 pm

    Bom, sem ver o contrato da prefeitura com essa empresa não dá pra falar nada mesmo. Pode ter sido bom ou ruim. Mas esse é um exemplo de negócio que a Mandriva poderia fazer para sair do buraco. Nunca vi nada da Mandriva na área governamental.

    Henrique Marks (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 2:09 pm

    Eu concordo com a crítica a “mais uma distribuição brasileira”. Isto muitas vezes me parece um pouco de “incompetência” para: instalar uma distro bem suportada, instalar os aplicativos necessários, configurar as contas de usuários, configurar o sistema, gerar uma imagem e distribuir a imagem.
    Não esqueçam que, no meio governamental, muitas vezes as compras são por lotes, ou seja, máquinas iguais.
    O que vejo muitas vezes é que usuários Linux não sabem trabalhar com imagens de instalação, replicação de instalações, e tudo o mais que é necessário para otimizar este processo. E quando digo usuários Linux estou generalizando, ou seja, tem gente que sabe sim. Mas não todos.
    É uma questão de tempo e formação. Cada vez mais jovens tem formação técnica utilizando software livre. Cada vez mais universidades usam. Cada vez mais empresas usam. Essa massa crítica aumenta e faz o sistema ter o suporte do mundo real, que é o suporte do “conhecido”, aquele que sabe arrumar, o que é bom.
    Usar Linux nas escolas ? É ótimo.
    Criar uma distro pra isto ? Não é necessário, mas OK, se querem assim que o façam. É uma das possibilidades.
    Interface GNOME e aplicativos educacionais do KDE ? Perfeito. Afinal, é tudo Linux, e o overhead de memória é pequeno pras máquinas de hoje. Talvez, como o importante são os progs educacionais, fosse melhor usar o KDE direto, mas não onera o sistema instalar assim mesmo.
    Tomara que tenha manutenção esta distro. A do MEC, por exemplo, parece que é péssima.

    Marcello (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 2:29 pm

    Alguns estão citando como “mais uma distro no mercado”, pelo que li nas notícias não me parece que estão querendo soltar este distro no mercado, ou seja, não estão impondo que esta seja a distro mais usada no Brasil. Esta distro é uma personalização apenas para a prefeitura de Vitória.

    Quem tiver curiosidade e quiser utiliza-la, ela é software livre. Essa é a vantagem do software livre.

    Pois em outros tempos o que se teria feito, era ter pagado pra alguma empresa desenvolver uma meia dúzia de aplicativos pra windows, a prefeitura iria utilizar da mesma maneira e ninguem poderia ususfruir desses aplicativos. E com certeza sairia muito mais caro.

    Marcello
    Vila Velha-ES

    Marcello (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 2:31 pm

    Acessando o site da empresa, vi o vídeo de lançamento, parece que o trabalho foi muito bem executado.

    http://www.youtube.com/watch?v=G9F92gOk3sY

    O Software livre está precisando disto!!

    usuário linux (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 4:06 pm

    Eu fico pensando como a variedade torna a vida interessante.

    Há lugar para o azedo, o doce e o amargo. Há também o simples e o complexo. Montanhas, vales e planícies. O frio gelado do ártico e calor escaldante do Saara. A serena tranqülidade de um lago e as ondas que amedrontam do mar.

    E assim vai. A vida é mais interessante com tantas variedades de frutas, hortaliças, animais e peixes. É verdade que na aparência algumas frutas são parecidas com outras, como a laranja, lima, limão e a tangerina, mas o sabor é bem diferente. O mesmo acontece com frutas bem diferentes na aparência, mas com sabores parecidos. Não é o fato de já ter saboreado muitas frutas, que eu fico sem vontade de experimentar uma nova fruta. E nem questiono se a fruta é paga, pois alguém teve o trabalho de encontrá-la.

    Eu poderia falar aqui ainda de muitas variedades que tornam a vida interessante.

    E o que tem a ver tudo isso com o tópico? Percebo que as pessoas que criticam o fazem sem apresentar uma solução. Solução não é falar, é fazer. Faça e leve a outras prefeituras, sei que haverá alguma interessada na sua ideía. Se for o caso, cobre pelo seu serviço. Depois apresente a solução a outros, divulgue e diga por que é melhor.

    Mesmo que o que você for fazer seja nada, você terá oportunidade de mostrar os resultados sem ter feito nada. Mas terá de fazer, mesmo que seja nada, mas com resultados, não apenas falar.

    Penso que a vida sem monotonia é mais interessante.

    Acredito que não se trata de “mais uma distro”. É uma distro para uma prefeitura, que tem necessidade diferentes de usuários domésticos. Devemos lembrar que, até mesmo o Windows é customizado dependendo da empresa para a qual ela vende o software. Programas específicos podem estar incluídos no pacote, como na empresa em que trabalho, e que tem uma instalação nada convencional do Windows. Digo isso porque vi. Porque a Prefeitura citada no artigo não pode ter uma distro Linux customizada para a necessidade dela?

    Pablo Fernandes (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 7:25 am

    Já passei por aqui em uma discussão anterior….e agora retorno para manter os parabéns a esta iniciativa. Parabéns pessoal da flux e da prefeitura! Iniciativas como estas podem fazer do Linux a opção de TODOS. Inclusão digital é social tb. quando li que a distro vai ser usada em 94 centros educacionais, fiquei extremamente feliz…devem ser milhares de alunos que vão aprender a respeitar e conhecer o Linux e multiplicar este conhecimento. E aos professores, temos de tirar o chapéu, por darem um exemplo para o País…nunca é tarde para se aprender e é preciso quebrar o preconceito contra o Linux. E creio que com este sistema, tudo deve ter ficado ainda mais interessante, tendo um apoio educacional e tecnológico. Parabéns pessoal!!! o Brasil ainda tem futuro!!!
    Abraços

Este post é antigo (2008-12-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.