Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


VIA lança portal de software livre

“A VIA anunciou o lançamento da versão beta do portal Via Linux, com arquivos de drivers para Ubuntu 8.04 LTS e SUSE Linux Enterprise Desktop 10 Service Pack 1. Inicialmente, o portal oferece drivers gráficos para o chipset VIA CN896 para o novo Ubuntu 8.04 LTS. Veja o novo site de Linux da VIA: http://linux.via.com.tw

Enviado por Tiago Pertile (tiago·pertileΘgmail·com) – referência (clubedohardware.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Opa! Qualquer hora chega o driver do Chorme9, o driver do meu note. Beleza!

    melo (usuário não registrado) em 3/05/2008 às 8:42 pm

    Boooooaaaaa 06!

    LKRaider (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 12:51 am

    Tava demorando a VIA se ligar no mundo opensource. Sempre foi uma das empresas que menos se preocupava em abrir especificações ou lançar drivers para sistemas livres.

    Vamos ver no que dá.

    Lucas Fernando (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 9:22 am

    Aleluia! Finalmente a VIA se preocupando com o povo.

    Tens razão, LKRaider.
    A Via sempre foi muito recalcitrante em abrir especificações. Para ela, até ora, Linux ou inexistia ou era coisa de comunista. Mas não é, penso, como o colega acima, Lucas Fernando, postou: “Aleluia! Finalmente a VIA se preocupando com o povo”. Apenas eles, penso, idem, junto com outros tão reacionários quanto eles, como a própria SIS, mas nem um pingo burros e por isso estão vendo as tendências e “sacando”, se me permitem a gíria, que software livre não é onda passageira; não é “voô de galinha”. É para ficar. No caso da Via, de produtos obscuros e drivers idem, mesmo em Win*, para quem eles liberam algumas especificações (por exemplo, aquelas placas de rede que derrubam o sistema, se não desabilitar o APIC, no BIOS ou em linha de comando!), é uma oportunidade para eles, pois historicamente os que abrem as especificações são beneficiados pelas contribuições em rede da turma do SL. Em última instância é isso a que visa a turminha antes retrógrada e refratária com relação a publicação de especificações técnicas.

    Morvan, usuário Linux #433640.

    Interessante. Só não achei realmente o código fonte de driver algum.
    Só binário para Suse e Ubuntu. Espero que isso seja somente por causa do “inicialmente” da notícia. Um “futuramente disponibiizaremos o código” seria bem-vindo ;-)

    s4Lv1n0 (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 1:13 pm

    Meus caros, deixe-me lembrá-los disto: http://br-linux.org/2008/peticao-chipsets-via-com-bons-drivers-oficiais-para-linux/

    Se não fosse o novo nicho de subnotebooks, com o HP 2133 usando o processador da VIA, ela NUNCA iria lançar este portal.

    Eu nunca mais compro uma placa-mãe com chipset via, pois até então os drivers são todos porcos. Quem tem uma placa de vídeo onboard VIA Chrome9 sabe muito bem do que eu estou falando.

    É uma empresa oportunista e demagoga, visitem o site supracitado por mim e vejam as argumentações da petição.

    VIA NUNCA MAIS! Comprem placas INTEL e sejam felizes, 100% de compatibilidade com Linux, e inclusive a Intel é uma das empresas que mais contribuem com o desenvolvimento do Linux (kernel).

    Baixei o drive Chrome 9 disponível para Ubuntu e testei, não deu. Tela branca. Vamos ver as próximas versões.

    Não entendi essa da via.
    A via mantem o site http://www.viaarena.com, onde ele disponibiliza os drivers incluido os Open Source, noticias e um forum.
    A um tempo atrás, precisei do driver para um IGP, não recordo se era a chrome9 ou uma mais antiga, bom, de qualquer forma, baixei o Source e depois de algumas gambiarras conseguir compilar o driver, sem todos os recursos, mas funcionou perfeitamente para 2D. O driver tinha (tem) alguns modulos binários para aceleração 3D, e talvez para o xvideo. Só precisava do 2D, com o vesa estava muito lento.
    Mas, nesse novo site, cade o SRC dessa versão do driver binário disponível? Será que liberaram também as partes que antes não haviam liberados?

    Não recordo dos detalhes, mas acho que o driver para o X precisava do Console Frame Buffer para funcionar.

    Pra quem se animou aqui vai um balde de água fria: Saiu um post no Phoronix onde eles comentam que essa não é a primeira vez que a VIA faz promessas de SL. Ela já fez antes e não deu em nada de futuro. Aparentemente é só pra aparecer na mídia e dar uma de boazinha pra aumentar as vendas.

    link:http://feeds.feedburner.com/~r/Phoronix/~3/282114009/vr.php

Este post é antigo (2008-05-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.