Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Versão 0.1 do OpenLanhouse lançada

“Foi lançada a versão 0.1 do Software OpenLanhouse, que é um gerenciador de Lanhouses livre, seguindo a filosofia do projeto GNOME.”

Enviado por Wilson Pinto Júnior (n3rd3xΘguake-terminal·org) – referência (n3rd3x.guake-terminal.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Lorenzon (usuário não registrado) em 14/09/2008 às 5:23 pm

    Otima noticia, é uma ferramenta que estavamos mesmo precisando!

    s (usuário não registrado) em 14/09/2008 às 6:40 pm

    Parabéns pelo projeto!!!

    Cj_Exploit (usuário não registrado) em 14/09/2008 às 7:15 pm

    Boa iniciativa!

    Será uma mão na roda.

    israroor (usuário não registrado) em 14/09/2008 às 7:38 pm

    Gnome?
    Aff

    Que bom! Mais uma opção. Já existe um que é o Lanfx, no http://www.linuxfx.org. Este em qt, se não me engano. Aí, para quem não tem intimidade com o GTK, pode ser uma saída.

    qual a filosofia do projeto gnome?

    ser antiquado?

    Wallacy (usuário não registrado) em 14/09/2008 às 10:58 pm

    Nada contra a “filosofia do projeto GNOME”, porém mais alguem ai acha estranho esse negocio de “filosofia” pra cá, “filosofia” pra lá, tal “filosofia é melhor que outra”….

    No “inicio” quando o termo não era usado de forma abusiva ele trazia uma carga de informação bem maior, e fazia até mais sentido, claro quando bem contextualizado e tudo mais…

    Porém de modo geral, o que mais vejo em fóruns ou blogs sobre linux ou software livre é o povo usando o termo “filosofia” a torta e a direita!

    As vezes eu nem sei mais se estamos falando de softwares/tectologia! Nada contra seguir padrões de desenvolvimento de terceiro ou qualquer coisa semelhante, porém, acredito eu, que do modo que é colocado a palavra “filosofia” em todos os cantos faz parecer que estamos em um culto ou algo com cunho religioso (nada contra nenhuma “filosofia”, porém que parece parece).

    Se você diz para um empresario que o software que você acabou de fazer segue o padrão de qualidade de outro já reconhecido como bom e viável, é muito mais eficaz (profissional e maduro) que dizer que ele segue a filosofia! Até porque “filosofia” abre uma aba enorme para interpretações das mais diversas (que não podem ser muito boa), e da um ar de subjetividade.

    Acho que “filosofia” por sí só é muito subjetivo. Falar de uma filosofia que deu origem a uma licença X ou Y, até faz sentido! Licenças são cabíveis de interpretação e analise. Falar que um software segue uma filosofia parece soar estranho pra min, softwares (a tecnologia no geral) devem ser coisas precisas, imutáveis, concretas!

    Uma vez em uma palestra do Sebrai, o cara tava comentando que uma das principais dicas que eles dão aos empreendedores é dar “ar” de infalibilidade!

    Sei lá! Pode ser só neura minha mesmo! Porém que eu acho muito estranho eu acho, parece que só estavam querendo estilizar a descrição do software.

    Bruno Goncalves (usuário não registrado) em 14/09/2008 às 11:30 pm

    Parabéns pelo lançamento, espero que tenha muito sucesso o OpenLanHouse :)

    cardoso (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 12:46 am

    É sério que estão anunciando um projeto na versão 0.1?

    Sério, terminem a coisa e lancem quando estiver pelo menos em Beta.

    Fica parecendo o Sourceforge, com milhões de programas legais, quase tudo em pre-alfa, “especificação”.

    Julio (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 1:51 am

    Cardoso, como aqui é um veículo de comunicação sobre tecnologia envolvendo software livre, acredito que esta notícia, anúncio está mais voltada para ‘chamar’ desenvolvedores de software livre, não apenas os utilizadores do mesmo, que também são tão importantes quanto. Não visitei o site do projeto ainda, por isso não sei em que estado está o desenvolvimento, mas acredito que seja isso. Portanto não podemos cobrar que seja veiculado apenas notícias de softwares prontos para uso, testados e homologados por A e B. Se não serve, contribua até que sirva. Se não domina programação para contribuir, pague alguém para que acrescente ao projeto e o utilize posteriormente. Bom, acredito nisso.

    Eitch (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 7:50 am

    Cardoso, não sei se você está acostumado com o mundo Unix do software livre, mas tem uma frase muito famosa que diz: “Release early, release often.” Como o programa pode acabar sendo muito útil como software brasileiro, acredito que sim, a notícia é bastante relevante!

    Marcio Kleber Machado Torres (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 8:32 am

    Vamos fazer testes, usando para genrenciar multiterminais com tecnologias livre.

    http://www.ronaldcosta.pro.br/sistemas/wiki/index.php?title=Receitas_Livres

    Carlos Lorenzon (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 9:47 am

    wallacy
    Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos – amigo + sophia – sabedoria, « amor da sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais.

    Ou seja a filosofia é o estudo do conhecimento, não vejo o por que os softwares não poderem usar este termo.

    cardoso (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 10:14 am

    Julio, eu acharia ótimo se fosse uma chamada para desenvolvedores, mas é um lançamento de um programa. E independente do modelo de licença, lançar alguma coisa em versão 0.1 é piada. É querer méritos sobre algo que você NÃO fez.

    No sourceforge não há documentação, descrição, NADA. O arquivo, “baixe e vire-se”. A única coisa que achei foram screenshots.

    Não dá pra levar a sério, desculpe. Um produto para ser útil precisa de pelo menos documentação. E se você quer desenvolvedores, mais ainda. Nem o TODO está preenchido ainda. O pouca documentação que existe está em inglês e foi gerada automaticamente.

    Eitch, “release early, release often” se você tem o que soltar, não algo 0.1. Não sei se você acompanha um projetinho open source chamado Apache, eles não soltam versões toda semana e fazem relativo sucesso.

    Soltar um programa 0.1 sem documentação NENHUMA, sem sequer uma DESCRIÇÃO no Sourceforge, sem TODO, sem um README, sem sequer comentários no código? FAIL.

    Anúncios de versão 0.1 e sem documentação são bem-vindos aqui. Anúncios de versão 0.1 COM documentação e facilidades para quem queira testar ou contribuir com o desenvolvimento são AINDA MAIS bem-vindos aqui.

    No caso em questão, mesmo não tendo interesse em ajudar a desenvolver, nem a testar, fiquei satisfeito em ver que existe a intenção de criar este software, e por isso optei por ajudar a divulgar.

    Se ele será bem-sucedido, é outra questão, mas deixar de divulgá-lo, considerando que havia a intenção de divulgá-lo, não necessariamente aumentaria as chances de isso acontecer.

    Eitch (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 11:40 am

    cardoso, você viu lá o artigo no blog do cara? Tem o código lá, os screenshots do programa, tem até um TODO no final do post sobre o que se esperar das próximas versões. Se o cara não fez a documentação, não importa ainda, o que importa é que ele lançou. E apesar de ser 0.1, parece que alguma coisa pelo menos funciona (não testei, então não posso dizer com certeza).

    Sim, conheço o Apache, que é um software já bem muito maduro mas que lança sim versões de desenvolvimento, só que você não sabe disso porque não acompanha seu desenvolvimento. O kernel do Linux lança também versões em desenvolvimento com código experimental, alpha, 0.1, apesar de fazer parte do 2.5 ou 2.7. O que muda é só o canal com que isso é informado. Tem muitos projetos aí que até fazem isso de maneira extrema: nightly builds, com a versão sendo a data do build, ex. 20080915.

    Como o Augusto disse, o simples fato de uma iniciativa dessa ter sido feita já foi um bom motivo para ele divulgar. Não tem nada de FAIL aí não.

    Eu já fiz um software e lancei ele funcionando, sem documentação nenhuma mesmo, lancei uma versão bem Alpha no sourceforge, mais ou menos desse jeito. Depois de alguns dias algumas pessoas me ajudaram porque se interessaram pelo projeto (lancei no freshmeat), recebi traduções de algumas coisas para outras línguas, depois comecei a documentar e comentar os códigos. Recebi até correções de segurança formais. Talvez se eu não tivesse divulgado, não teria essas coisas tão cedo no projeto. Quanto mais cedo as melhorias, melhor ainda.

    Recomendo mudar um pouco seu conceito de “Release early, release often.” no mundo do software livre, porque ele pode ser uma grande vantagem.

    Wilson Pinto Júnior (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 12:14 pm

    Realmente o projeto ainda não possui uma documentação descente, tudo está planejado para a versão 0.2 que sim vai ser uma release estável, com melhor documentação, tradução e etc.
    escrevi um novo TODO, e o projeto está ativo via svn, o novo site do projeto foi levantado ontem (http://openlanhouse.org)

    wallacy (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 1:39 pm

    Carlos Lorenzon,

    Eu sei, problema não tem não! Porém como eu expliquei, acho que dependendo da forma que é usado fica estranho. Pelo menos na minha opinião é claro.

    Daigo (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 2:15 pm

    O problema não é falta de documentação, não é a falta do leia-me, nem nada. O Problema é justamente a falta de interesse em colaborarem. Tá faltando documentação? Baixe uma cópia, mexa e escreva algo, por mais simples que seja.
    O N3rd3x tá ralando sózinho pra criar o projeto, já q ele considerou o sistema funcional o suficiente pra anunciar, então vamos colaborar!

    Sugestão: coloque os screenshots em português.

    Marcio Kleber Machado Torres (usuário não registrado) em 15/09/2008 às 9:56 pm

    Daigo, faço das suas palavras a minha…

    Quanto ao OpenLanHouse, ficou perfeito em multiterminais, hoje não existe uma solução em SL que funcione com multiterminais e use um método diferente de reconhecimento que não seja através de ip.

    Parabéns Wilson !!!

    Animal-X® (usuário não registrado) em 16/09/2008 às 9:26 am

    Parabéns pela iniciativa! Se é 0.1 ou não, já é alguma coisa.
    Quem reclama é pq num tem capacidade de fazer algo melhor e mete o pau no prejeto dos outros…

    Henrique (usuário não registrado) em 21/09/2008 às 4:19 pm

    @Wallacy:

    O termo ‘seguindo filosofia do GNOME’ acredito que significa que ele segue a HIG (Human Interface Guidelines) do GNOME, além de buscar integração e uso das tecnologias que o GNOME dispõe.

    Isso está para criar identidade com a marca GNOME.

    E não venha me dizer que esse negócio de ‘filosofia’ é estranho em se tratando de informática. Nada mais é do que ter uma visão direcionada sobre algo. Um produto sem ‘filosofia’, sem conceito por trás, mesmo que seja parco, não existe. O UNIX tem uma tradição de ‘filosofia’, a Microsoft tem outra, a Apple então, praticamente só vendo ‘filosofia’, vendem opinião quase tanto quanto software.

    Henrique (usuário não registrado) em 21/09/2008 às 4:38 pm

    @Cardoso:

    Fora da realidade seu comentário.

    Divulgação é bom, sempre. E daí que não tem documentação? E dai que existe um número de versão 0.1? Você não é obrigado a usar pra tocar a sua cadeira de lan houses com 100 unidades. O importante aqui é mostrar que existe um software sendo feito, e que pode despertar interesse de mais colaboradores e pessoas testando e reportando bugs. NÃO é a mentalidade “shareware”, onde você baixa o programa, acha um bug, fala que o programa é uma m**** e corta os pulsos. A idéia aqui é buscar mais colaboração.

    Você mencionou o Apache agora, mas quando ele era um fork do NCSA, você acha que eles escreveram tudo o que existe no 2.0, com documentação, correção de bugs, cafézinho, e só aí lançaram? Não. O Apache nasceu de um monte de patches soltos pra melhorias do NCSA. Essa história de releases periódicos, documentação… é obvio que todos procuram isso. Mas só fazem sentido depois que você já é grande (Linux Kernel, Gnome, KDE, OpenOffice, o Apache citado). No início, o que interessa é ter código, e código funcionando. Um wiki ou um diagrama UML não fazem o projeto ter mais divulgação, o que faz é ter algo rodando e com uma base considerável de funcionalidades – que esse projeto *já tem*.

    “Fail” aqui foi seu comentário, que criticou uma atitude louvável. Incrível como alguém tão vocal na blogosfera tem um raciocínio tão pequeno, de micreiro.

    Wallacy (usuário não registrado) em 21/09/2008 às 10:36 pm

    Henrique,

    Uai Henrique, e não vim lhe dizer nada. Eu disse para “todos”, independente do que você diga eu acho estranho, e assim como você tem sua opinião eu tenho a minha.

    De qualquer forma, nem Microsoft nem Apple, empresas que você citou, usam desse termo em momento algum para apresentar seus produtos.

    Além do mais, se o termo significa que ele segue segue a HIG, isso não ficou claro, logo ainda vale meu comentário de que as vezes o abuso da expressão pode causar interpretações não muito boas. E foi o que aconteceu. Em momento algum critiquei a filosofia, só comentei sobre o fato da maioria dos postas relacionado a softwares livres o termo “filosofia” é demasiadamente usado, em minha opinião é claro, como já comentei.

    De qualquer forma, o projeto OpenLanhouse parece bem bacana, ainda não tive oportunidade de testa-lo, porém logo irei!

    Genilson (usuário não registrado) em 22/09/2008 às 1:28 am

    Wallacy, de certa forma eu concordo com vc.
    Sempre q se fala de algo no mundo Linux, o modo de falar é diferente.
    Mas aí a gente vê um costume q acontece bastante tb entre nós. Usamos softwares q julgamos excelentes, mas quase sempre deixamos de dar crédito à iniciativa por trás do projeto de criação.
    O uso da palavra ‘filosofia’ é realmente estranho no contexto de programas de computador, ainda mais aqui onde o autor queria dizer algo totalmente diferente. Ele queria dizer simplesmente q o software roda dentro do ambiente GNOME.
    Mesmo assim, espero q as iniciativas de software livre se expandam.

    guto carvalho (usuário não registrado) em 22/09/2008 às 9:12 am

    N3RD3X,

    Parabéns pelo projeto!

    Vou visitar o site dele agora ;)

    []‘s
    Guto

Este post é antigo (2008-09-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.