Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Vale a pena ter uma certificação PHP?

“Recentemente recebi um e-mail perguntando se valia a pena ter uma certificação PHP, se conseguir emprego seria fácil e se existe reconhecimento. Esse artigo põe uma luz naqueles que estão em duvida da necessidade ou relevância da Certificação. Um trecho abaixo:

“…A vantagem pelo lado do empregador: Uma das coisas mais difíceis para quem precisa montar uma equipe é selecionar as pessoas certas para o trabalho. Primeiro porque existem poucas pessoas qualificadas no mercado de trabalho e a procura leva tempo e é onerosa. Depois, os currículos são muito superficiais ou genéricos, não sendo possível distinguir facilmente o candidato A do B, tornando a decisão mais uma aposta baseada pela entrevista. … “”

Enviado por Edir Dumaszak (ecarambaΘgmail·com) – referência (php-zine.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Para mim seria algo mais assim: vale a pena fazer uma certificação php agora que existem grandes frameworks de desenvolvimento web muito mais produtivos que trabalhar com php?

    Eu convenci minha empresa a migrar para Ruby on Rails demonstrando como eu fazia o mesmo aplicativo que eu demoraria 1 semana em 1 dia no RoR.. E ainda conheço várias empresas que também estão migrando.

    A questão é, será que ainda vale a pena desenvolver em PHP puro, se hoje exite RoR, Django ou até o próprio Cake?

    Fernando Costa (usuário não registrado) em 18/04/2008 às 12:38 pm

    Exatamente puelocesar, sou totalmente a favor de desenvolvimento baseado em frameworks sólidos e robustos. PHP é uma excelente linguagem, possui uma sintaxe muito fácil e de rápido aprendizado, mas utilizar PHP sem Design Pattern, Engenharia de Software, MVC, O.O. e sem estar preocupado com a qualidade do software, código e de manutenção é inviável, não só no PHP como também em outras linguagens.

    Não é só o CakePHP que é um excelente framework(baseado em on Rails), existe outros frameworks PHP(PRADO, Symfony, Zend Framework, …) que merecem ser levados a sério.

    Utilizando desenvolvimento ágil, engenharia e qualidade de software, a liguagem é um mero detalhe. O PHP tem potencial para ser muito mais do que é hoje, é só os desenvolvedores se preocuparem com qualidade antes de se preocuparem com uma certificação.

    Certificação PHP pode e deve abrir portas, mas depois de abrir a porta tem que se mostrar trabalho de qualidade, e a certificação não garante isso.

    Abraços,
    Fernando Costa

    Daniel Martins (usuário não registrado) em 18/04/2008 às 6:09 pm

    PHP tem potencial para ser usado em grandes projetos e grandes projetos precisam de programadores qualificados e não é todo “sobrinho” que geralmente “monta” aplicação escrevendo sql na unha e caçando scripts e dando um jeito de que eles funcionem junto, que vai conseguir tirar certificação Zend que envolve conteúdo de Design Patterns e outros assuntos avançados.

    Eu vou tirar minha certificação PHP em breve.

Este post é antigo (2008-04-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.