Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tiger Linux

“Em desenvolvimento há cerca de uma ano, está entrando em reta final para lançamento o Tiger Linux – Enterprise Desktop. Apesar de existirem vários distribuiçõess chamadas de “enterprise”, a Alfa Softwares conseguiu inovar na oferta: em parceria com consultores, desenvolvedores e empresas, elaborou um Facilitador de Instalação com uma pequena lista de softwares de uso específico para diversas áreas. Para área de saúde por ex, está disponível o HosPub, o InVesalius que ainda está em fase de porte pra Linux, acabou ficando de fora, mas estará disponível na primeira atualização.

Como o foco principal são empresas, estão disponíveis diversas soluções de CRM e ERP, como o vTiger CRM e ADempiereLBR & OpenBravo ERP. Como ambos são traduzidos e mantidos por empresas nacionais, é fácil conseguir suporte e consultoria qualificados. Fazem parte também da lista de softwares disponíveis: dotProject (gerenciamento de projeto), Expresso Livre (groupware), GnuTeca (Gestão de Acervo, Empréstimo e Colaboração para Bibliotecas), Sagu (Gestão Educacional), GSAN (Serviços de Saneamento), Qcad entre diversos outros. Quem quiser contribuir com a inclusão de softwares para outras áreas, pode entrar em contato com Daigo Asuka, desenvolvedor do projeto.”

Enviado por Daigo Asuka (daigoΘtigerlinux·net) – referência (orkut.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Nossa Senhora!!! Mais uma distro? Prá ver se era isso mesmo, cliquei no link e fui levado por… Orkut! Aí eu disse “adeus” e vim embora.

    Alexandre (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 9:10 am

    a referencia por Orkut foi otima hehehehe. nao tem outro link? eu nao tenho orkut.

    Quando será que vão cansar de criar distribuições e trabalhar em cima das que já existem???
    Por favor parem de criar distribuições e comecem a trabalhar nas que já existem, se não quiserem tem BSDs, MacOS, Minix, Windows e outros sistemas. MAS POR FAVOR PAREM DE FICAR CRIANDO DISTROS QUE EM 6 MESES, OU ATÉ MENOS, IRÃO VOLTAR PARA O LIMBO (E NÃO É O LIMBO ESTRELAR!!!).
    É por isso que o Linux não faz sucesso com os usuários finais e nem com o mundo coorporativo. se realmente quisessem o Linux na RFB, por exemplo, precisam parar de ficar criando mais do mesmo e evoluir os softwares que já existem e começar a desenvolver programas para nichos específicos, como por exemplo um OCR que funciona, pois o FineReader por exemplo dá um banho em qualquer OCR existente no Linux hoje. Além disso deveriam melhorar o suporte ao Linux, pois casos como o da Lumière, em que a empresinha fuleira que dava ou dar suporte se dizia ser especialista em Windows e em Linux só mostrou o quanto o suporte para Linux é ineficiente e ridículo.

    Mindim (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 9:33 am

    O Tiger é coisa linda da uma olhada,
    http://img79.imageshack.us/my.php?image=atyaaabo7dlraxa0dgwfy7wpf9.jpg

    só para ter isto pronto sem precisar ficar personalizando, já vale a pena.

    Cadu (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 9:41 am

    Por isso que tem pouco brasileiro enviando patches pro kernel, por exemplo… gostam de perder tempo botando um papel de parede, cores novas, pegando uma palavra em inglês para o nome da distro, criando um codinome para cada versão (afinal, ubuntu faz isso, debian faz isso, fedora faz isso, não pode ficar atrás né) e fazendo propaganda.

    Nada contra diversidade… é muito bom ter várias opções, é uma das belezas do software livre, poder desenvolver e modificar o que quiser. Tem gente que melhora o que já existe e cujas contribuições serão replicadas para a maioria das distribuições; e tem gente que cria mais do mesmo, reinventa roda, e ainda acha que está abafando. Cada um é livre pra fazer o que quiser (dentro de sua própria capacidade, claro).

    Tiago dos Santos (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 9:45 am

    Bom, referenciar uma distribuição “enterprise” no orkut é no minimo estranho.

    Sobre ser mais uma distribuição, acho que não devemos tirar o mérito dele. Essa pelo menos é uma distribuição que traz um diferencial, já que traz vários programas voltados para empresa. Claro que seria melhor se fosse utilizado esse tempo para disponibilizar esses programas para uma distribuição já existente, mas não vamos pegar pesado a esse respeito.

    Rayzen (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 9:46 am

    Impressionante como vcs gostam d criticar. Bem, já q foi comentado, como é q anda a contribuição ao Kernel d vcs? O Augusto mesmo n defende a liberdade? Porq vcs n vão “dar todo esse incentivo” pro pessoal da Kanonical?.
    Por isso o pessoal da FeniX c fechou pras comunidades, ninguém faz nada, idolatra uma distro, detona com os outros…..

    Façam algo melhor c acham q podem.

    Cadu (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 9:52 am

    Rayzen,

    Com todo o respeito, o Augusto tem a opinião dele, eu a minha e tu a tua. Por esse motivo não entendi a referência a ele no comentário. Por eu estar comentando no blog dele, eu preciso concordar com ele em tudo? Acho que não (e acho que ele concorda comigo… :D)

    Bom, de qualquer forma, como eu falei, na minha opinião (que é diferente de muitas outras e não necessariamente melhor), cada um é livre pra fazer o que quer e o que pode. E, como falei, uns melhoram coisas que são utilizadas por muita gente. Outros criam mais do mesmo, com poucas diferenças, raramente produzindo algo reutilizável. Cada um é livre pra fazer o que quiser. :)

    John Bampo (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 10:13 am

    Em desenvolvimento a 1 ano?

    Por que nas fotos se vê claramente escrito o remasterizar-biglinux no konsole?

    É cada piada que aparece :D

    Tentanto entender o sentido da vida:

    Ué, eu não consegui acessar o link passado como referência.
    Aparece uma mensagem assim ó:
    ACESSO NEGADO
    O acesso a esse site foi negado por ser de conteúdo impróprio e não condizente com os propósitos da rede (...)

    Augusto, sei que o site é seu, você que aceita mandar ou não as notícias, e eu provavelmente nem tenho o direito de estar “reclamando”, mas na minha opinião uma notícia desta não deveria ser aceita para ser publicada.

    Isto porque não desejo que o fenômeno da… qual é mesmo o nome daquela distro que fez “o maior sucesso” estes tempos atrás aqui no br-linux? Aquela com os erros gramaticais engraçados? Pior que eu esqueci mesmo o nome; que o fenômeno desta distro se repita. Acho que fica ruim pro próprio site.

    Se o cara quer fazer uma distro, no mínimo formalize a coisa. Crie um site primeiro, um fórum, um e-mail válido, etc. Falta de lugar para hospedar as imagens e os pacotes não faltam. Tem o pessoal do codigolivre.org.br, ou até universidades que disponibilizam seus servidores para hospedar os arquivos.

    Daigo (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 10:34 am

    N tive tempo d atualizar as fotos… mas agora já tá tudo arrumado….

    Bem, façam melhor c pensam q podem.

    Tava agora pouco conversando com o Rayzen, bem q o Giba comentou: comunidade só sabe criticar, eles mesmos n fazem nada realmente útil. Meu foco são empresas, n usuários domésticos ou mesmo avançados, pouco importa a critica d vcs. Coloquei um anuncio aqui, vai chamar a atenção do tipo d usuários q atendo. Em breve estarei finalizando a ISO, vou fazer propaganda direto nas empresas…. estou oficializando parceria com empresas q prestam suporte as soluções q incluir e, consultores, n preciso me preoculpar com usuários q gostam d criticar.
    Como mencionaram em outro tópico: c o Windows acabasse hj, os linuxers iriam brigar entre si….

    Daigo (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 10:40 am

    Ps: provavelmente aquela msg d erro foi por eu estar atualizando as imgs….

    kayo (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 10:43 am

    Essa foi feia, BIGLINUX já é uma abominação, remasterizar em cima da remasterização, é complicado. Mas nada impede que isso não seja um sucesso, observem o Kurumin, quase a mesma coisa, a diferença é que o tal ser humano conseguiu atender um público e essa ‘zipagem’ quer atender a outra, mas quando eu vi a imagem no ImageShack, parei.

    Dizem que não podem julgar o livro pela capa, mas o cara que faz um tema desse e diz que essa é uma ‘zipagem’ para o meio comercial ainda é muito infantil e sonha em virar um grande empresário, uma red hat.

    Nada impede que a ‘zipagem’ dê certo, mas você também não pode pensar que ela vai ganhar espaço sozinha apegas colocando um nome legal, ‘agressivo’, e formando uma empresa no seu quarto.

    :)

    kayo (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 10:47 am

    PS: Pior ainda, você se apresentou aqui nos comentários e respondeu aos ataques, com um português pior do que o meu.

    Daigo (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 11:13 am

    E daí q tem erros, o pres do Br é semi-analfabeto…..

    Big é uma abominação? Faça melhor! Contribuiu pra melhorar na fase Beta? Então porq tá criticando.
    Por individuos como vcs é q a grande maioria volta pra Win; a cerca d 1 ano fiz estágio em uma associação, quando comecei, eles estavam apanhando d uma instalação do Debian Sarge quebrada, apresentei o Tiger, ainda sem metade das opções q tem hj, mas o menu Iniciar era basicamente esse, eles gostaram e aceitaram a instalação. Depois d configurar tudo certinho, treinei-os no q eles precisavam saber. Terminei meu estágio e fui pra um emprego fixo. Eles compraram uma impressora nova q precisava ser colocada na rede, mas ao invés d me chamarem, foram atrás d alguém q disse q entende d Linux. Esse alguém foi lá e instalou o Kurumin, sem ao menos tentar entender o Tiger. Como esse alguém n fez metade das configurações necessários, foi um dos sócios e instalou o Debian Etch pra tentar compensar. Mas por n ter tempo, as configurações ficaram pela metade. Resumindo: compraram licenças do XP e conseguiram q um técnico deixasse as máqs funcionando como precisam.
    Por isso quando alguém pergunta sobre Linux eu digo: procure uma empresa, ignorem os Linuxers, cada um vai t dar uma opção diferente e vc vai ter q c adaptar ao q cada um fizer.

    Criar distros Linux é um direito de qualquer pessoa, não se pode criticar alguém só por causa disso. Não é Linus que está criando uma distro a cada semana, e sim os usuários e estes tem a liberdade de para isso. Se você quiser criar sua distro eu vou lhe criticar em quê?! É você e seu livre arbítrio.

    E a qualidade do Linux não tem nada a ver com isso, existem distros de ótima qualidade e que não são influenciadas por existir mais ou o menos uma.

    E para o Linux ser bem aceito no mundo corporativo não falta mais nada, pois ele já foi. IBM, Google, Sun, Novell, Red Hat, Intel, AMD, NASA, US Army, Hollywood, Microsoft (apesar de tudo, até ela tem usado soluções Linux em parceria com a Novell) etc. Isso só para citar os que estão na mídia. Você quer mais alguma coisa.

    Suporte ruim existe em qualquer área, se você quer suporte Linux de qualidade vai encontrar muitos bons (a Red Hat já foi eleita uma das melhores empresas três vezes seguidas, ganhando até da Microsoft), mas, se procurar, vai encontrar serviço ruim também.

    Existem muitas coisas a serem melhoradas? Com certeza, e sempre vão existir, mas é assim que se evolui, mas atribuir isso ao usuário que quer fazer sua distro… por favor!

    Essa discussão já está bem velha e desgastada, antes de escrever mais-do-mesmo, procure

    @Daigo: o grande problema do Linux, a meu ver, é que boa parte das vezes que se pede suporte pra alguém, este alguém vai lá e coloca o Linux favorito dele por que “o outro não atende” ou “não sei mexer no outro” ou ainda “este é melhor”. No Windows, é Windows e pronto, não tem a distribuição Windows favorita. Essa situação só vai mudar no dia que os técnicos aprenderem a mexer com Linux e não com uma distribuição de Linux.

    Desculpem os erros no post anterior, enviei o texto sem querer e antes de corrigir. Bem que poderia existir um plugin no WordPress para editar as suas postagens.

    Ricardo Carraro (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 12:00 pm

    O Daigo falou agora sobre esse exemplo da empresa e tirei minha conclusão. Realmente existem distribuições demais! Começaram com um Debian que foi gravado sem checar o MD5SUM (por isso a instalação quebrada), depois colocaram esse Tiger e depois o Kurumin.:-P
    Porque ao invés de criar N distribuições não personalizam um Debian, um Fedora, um Suse ou um Slackware para cada necessidade?? Um para design, outro pra engenharia, outro pra medicina, outro pra Desktop, etc, etc, etc? Isto não é liberdade? Isto não é personalização.
    Eu tenho certeza que esta enxurrada de distribuições só queimam o filme do Linux para o meio corporativo e só confundem o usuário recém-chegado.
    Bom é isso o que eu penso e respeito a opinião alheia, e espero que respeitem a minha, pq respeito é o mínimo para um bate-papo saudável. Abraços.

    Daigo (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 12:10 pm

    Ae! Alguém pra falar bem…. valeu!

    Andei pesquisando: tem o Dizinha, aí foi outro grupo e criaram o NéoDizinha, aí foi outra guria e criou o Patinho Faminto…. Isso é q é ‘festa’.
    Agora digam quantos usuários avançados criam uma forma fácil d instalar soluções para áreas específicas. Ninguém da a menor bola. Mas quando alguém decide fazer, criticas por todo lado.

    kayo (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 10:43 am Essa foi feia, BIGLINUX já é uma abominação, remasterizar em cima da remasterização, é complicado.

    Que mania de criticar o serviço dos outros.
    Se não fosse incentivada as modificações sobre o que já existe o Linux não estava tão evoluido.
    Em vez de ficar desmerecendo o estudo e trabalho dos outros tente fazer um simples remaster e aprenda um pouco mais sobre o sistema.
    E experimente antes de falar. A abominação que você se refere dá um banho em outros sistemas quando usada como sistema operacional principal.

    Discordo, tenchi. O cara mandou um aviso, e eu achei interessante divulgar o aviso – e aparentemente vários leitores acharam também, a ponto de debater todo um conjunto de situações relacionadas.

    Divulgar não significa apoiar, e eu não tenho a menor preocupação de que ser inclusivo quanto à divulgação de iniciativas da comunidade reflita negativamente sobre o BR-Linux. Se refletir, este é um preço que estou disposto a pagar, por continuar dando espaço a iniciativas que não contam com outros canais com a mesma amplitude e alcance.

    Marcos Duque Cesar (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 12:31 pm

    As empresas não estão preocupadas com este monte de distribuições, como foi bem colocado pelo Antônio Rogério Lins de A. Pessoa, o Linux ja tem espaço e, suporte de qualidade, sim, com um pessoal que manja do assunto.
    Picareta, tem em qualquer lugar.

    O Biglinux é excelente. O Linuxfx foi o primeiro a funcionar de cara no meu note. O Debian apanhou feio, foi o pior. Mas funciona legal em outras máquinas que tive. O Kalango dá um banho de personalização. Aliás, seria interessante se tivéssemos um só tipo de chuteira para jogar bola, por exemplo. Afinal, para que uma chuteira vermelha, azul, branca? Afinal, o que importa é jogar bola, não é? Aiaiai, se esse pessoal que critica ajudasse ao menos a metade? Críticas construtivas são legais, mas falar mal por falar é dose…

    Daigo (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 12:57 pm

    Previsão do futuro + q óbvia:
    Windows acabou dia 05 d junho d 08 as 10:30h. 10:31h os Linuxers começam a c matança mutua.

    kayo (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 1:08 pm

    Um rapaz sério comentou ali em cima que é de liberdade de qualquer um criar (modificar) uma distribuição, zipar, e chamar do jeito que quiser.

    É de direito meu olhar para essas ‘zipagens’ e não considerar como distribuição.

    Daigo (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 1:38 pm

    Faça melhor. N tem capacidade, d sugestão pra melhorar. O q tem d errado nessas imgs?

    Daigo este choradeira de que a comunidade não ajuda, que só reclama e o blá blá de sempre não ajudam. Que jogar na cara, primeiro construa uma distro de verdade apartir do zero e que tenha softwares diferentes dos que já tenham nas distros de hoje, isso sim seria um começo.

    O MacOS, o Windows, o Minix e os outros estão evoluindo porque não ficam querendo só criar uma distro nova, coisa que de um tempo pra cá se tornou a única coisa que a maioria das pessoas, que diz que faz algo no Linuz, faz. Porque não criar pacotes de software como ocorre no mundo do Windows hoje? É isso que falta no mundo Linux hoje e não mais uma distro, isso sim é desnecessário. E também é isso que o mundo corporativo quer e precisa, além disso um ponto crucial é suporte. Hoje só as grandes empresas de Linux é que prestam bons suportes ao Linux, raríssimos são os casos diferente deste, por isso quando uma empresa implementa algo em Linux recorre a RH, Novell e Mandriva. Pois elas dão suporte de verdade, coisa que não ocorrer nas outras distros hoje. Claro há excessões, mas estas excessões são pouquíssimas ou quase nulas.

    O Linux ainda tem muito que evoluir, mas se continuar a ficar só construindo sistemas, como no seu caso Tiger Linux, primeiro vai acabar as palavras em inglês para serem usadas como nome de distro e em segundo mais uma vez o Linux perde a oportunidade de realmente começar a entrar no mercado corporativo com desenvolvedores independentes ou com pequenas ou médias empresas.

    Corrigindo:
    este -> esta

    Corrigindo 2 – A Missão:
    este -> esta = “Daigo este choradeira”
    Que -> Quer = “Que jogar na cara,”

    André (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 2:17 pm

    Divulgar uma distribuição em um site de relacionamentos como Orkut fere todos os princípios da Qualidade Total! Como pode ser a qualidade de uma distribuição supostamente voltada para empresas que não tem nem domínio, sequer um site? E quando um usuário tiver um problema, vai postar a dúvida em uma comunidade?

    Não considero esta distribuição profissional e recusar-me-ei veementemente a baixá-la, testá-la ou instalá-la. Pode ser que ela tenha recursos bons, mas só essa “forma” de divulgação já a fez perder vários pontos. Nenhum empresário realmente sério se interessaria por ela depois disso.

    Mindim (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 2:44 pm

    Daigo, o pessoal aqui sempre adorou criticar tudo então nem adianta gastar os dedos discutindo com eles isto so vai acabar com a motivação, faça o que achar melhor para voce
    continue com o bom trabalho que fez ate agora, procure sempre ver o que esta na moda e implementar e não esqueça do plano de negocios se quiser entrar de cabeça no ramo.

    Mindim (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 2:45 pm

    Daigo, só mais uma pergunta conhece a EBS Sistemas ai de Curitiba?

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 3:07 pm

    Daigo, entendo e admiro que vc esteja resolvendo um problema CORPORATIVO real de seus clientes, que muitas vezes voltam para o windows por falta de soluções de negócio necessárias a eles no Linux.

    Eu mesmo, depois de alguns meses de uso exclusivo de linux no meu desktop pessoal, voltei para o windows por razões semelhantes.

    No entanto gostaria de saber porque vc achou que era mais prático criar uma distro nova ao invés de manter um repositório das soluções de negócio que pretendia fornecer aos seus clientes.

    imagino que apenas com os repositórios, vc conseguiria fornecer aos seus clientes o que eles querem sem necessariamente forçá-los a mudar de distro.

    queria saber quais os prós e contras que vc pesou para chegar a conclusão de que o seu caminho era mais adequado.

    Att
    Paulo Pontes

    Nem todos que usam Linux são programadores, sabem ler inglês ou são analistas de sistemas. Se alguém não puder contribuir deste jeito então vai ter que se resumir a sua insignificância e se contentar com um Ubuntu ou Debian? Se ele quer se aventurar a personalizar/remasterizar uma distribuição Linux e com isso aprender mais e depois chama-lá de “minha distro”? Ele não pode?

    Uma coisa é você não gostar da personalização da pessoa ou nem chegar a usa-lá, outra é descer o pau e malhar o próximo por conta disso e ainda culpar o pobre diabo por contribuir pela péssima imagem do Linux no mundo corporativo (a IBM que o diga, pééééssima imagem: http://www.top500.org/stats/list/30/osfam).

    Cezar Taurion deve ter lido esta notícia e dito: “Ho não! Mais uma distribuição Linux no mercado, estamos arruinados, o Linux está uma porcaria mesmo, acho que vamos tirar ele de todos os nossos servidores”. A Intel deve estar fazendo a mesma coisa.

    Outras empresas de qualidade dão um ótimo suporte a Linux em empresas e estas não tem necessariamente uma distribuição Linux própria.

    O Linux ainda tem muito que evoluir eu concordo, e isso serve para qualquer sistema operacional nos dias de hoje, mas “se continuar a ficar só construindo sistemas”… como assim?! Linus está pessoalmente perdendo tempo fazendo quantos distros? A IBM está envolvida em quantos destes projetos?

    Isso é uma opção pessoal de cada usuário, a de querer personalizar uma distro e lançar a sua própria (apesar de eu não concordar coma nomenclatura de distribuição Linux neste caso) e depois divulgar. Baixa quem quer, usa quem quer!

    Se não fosse a liberdade de poder construir seu próprio sistema não existiriam tantos projetos inovadores. A liberdade que ele está usando para fazer sua distro personalizada é a mesma que Mark Shuttleworth usou para criar o Ubuntu.

    Por acaso eu deveria lhe criticar porescrever besteiras na internet em vez de estar contribuindo para a literatura mundial com alguem livro e tradução que valha alguma coisa?

Este post é antigo (2008-05-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.