Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


SUSE Linux Enterprise 10 Service Pack 2

“A Novell anunciou a disponibilidade do SUSE Linux Enterprise 10 Service Pack 2 (SP2), que inclui aperfeiçoamentos em virtualização, gestão, capacidade de hardware e interoperabilidade. Este pacote de serviços para o SUSE Linux Enterprise 10 oferece vantagens a clientes, colaboradores e desenvolvedores.A solução de virtualização em Xen da Novell conta com o suporte para Windows Server 2008 e Windows Server 2003.

O Service Pack 2 para SUSE Linux Enterprise Server 10, SUSE Linux Enterprise Desktop 10 e SUSE Linux Enterprise 10 SDK já está disponível. O SP2 para SUSE Linux Enterprise Real Time 10 e o Subscription Management Tool para SUSE Linux Enterprise estarão disponíveis em 90 dias. Como foi anunciado no evento mundial anual Novell BrainShare® em março passado, a próxima geração do SUSE Linux Enterprise – versão 11 – está programada para lançamento no primeiro semestre de 2009 e trará grandes melhoramentos em tecnologia de missão crítica para data center, migração UNIX*, virtualização, interoperabilidade, computação verde e desktop Linux.

Para mais informações sobre o SUSE Linux Enterprise, visite: www.novell.com/linux”

Enviado por Thiago Rocha Kiwi (thiago·kiwiΘgmail·com) – referência (novell.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 9:10 am

    do suse eu gostei muito do “one click install”. Alguém sabe se há uma proposta de algo semelhante para quem usa distros que usam o synaptic?

    pelo que eu entendi, o one click install é uma funcionalidade especifica do Yast

    O Debian tem o “install with no click”, ou seja, você não precisa de click nenhum :-)

    #aptitude install nome_do_pacote

    Att,
    Renato

    No Ubuntu sei que existe ferramenta semelhante com o nome de apt-url, no Debian deve ter também.

    Um abraço.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 10:19 am

    só o “aptitude install ” já são 17 cliques. pode contar :)

    O One click install tem por objetivo evitar o quebra cabeças que é quando vc quer instalar um programa que está em um repositório que vc não tem configurado no yast. O processo de colocar novos repositórios não é muito simples (é mais ou menos igual ao do synaptic) e de qualquer forma não é algo que precisa estar exposto ao usuário final.

    O usuário final linux não quer ficar editando um arquivo texto de configuração do gerenciador de pacotes se ele puder só clicar em um ícone. Lembre-se que o ponto de comparação sempre é o processo de intalação do windows em que ele dá um duplo clique num exe ou msi. sob este ponto de vista os gerenciadores de pacotes são muito superiores até que vc queira instalar algo que não esteja nos seus repositórios registrados.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 10:21 am

    muito bom este apt-url, vou testar, valeu laurocesar

    edempoa (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 10:48 am

    No Ubuntu você só precisa clicar em cima do link do .deb e escolhe r a opção “abrir” do Firefox. Ele checa dependências automaticamente e tudo mais.

    edempoa (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 10:49 am

    Opa, foi mal, não tinha atualizado a página e visto que o laurocesar já tinha citado o apt-url.

    A mesma coisa seria clicar em um link de um pacote RPM.
    Mas o que não estão entendendo, é que o 1-click-install, adiciona automaticamente os repositórios necessários *mesmo que ainda não configurados* e instala todas dependências necessárias em uma única operação.

    Sobre o 1-click-install. Funciona diferente do apt-url, ele também tem a capacidade de adiconar repositorios, e fazer uma pré-configuração dos pacotes (se necessario).

    E bem, sobre a “install with no click” tem o “zypper install nome_do_pacote” que faz a mesma coisa.

    Voltando ao 1-click-install. Ele é gerenciado pelo Build Service e funciona atravez de uma interface web como essa : link . E suporta outras distribuições além do openSUSE. O Build Service é um sistema de empacotamento colaborativo e automatizado, onde qualquer pessoa pode enviar um source-code e automaticamente ele vai gerar os rpms para i386, i586, i686, x_64, pcc, deb, deb x_86, etc. Eliminando assim a nescessidade do empacotador possuir um parque de maquinas e de (incluindo macs) para gerar pacotes otimizados. E claro gera também um src.rpm que é independende de aquitetura e de distribuicão!

    E o 1-click também lida com esssas peculiaridades.

    Loco (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 2:03 pm

    Pelo que parece o post original foi sobre “Service Pack”…engraçado foi só a Novell fazer o pacto com o demo e já tem até nomes iguais…daqui uns dias o SUSE vai ter até os tais “PAGE_FAULT_IN_NON_PAGED_AREA”…putz grilla…
    quando ao “one click install” do flame aí…não faz falta…

    Fantasmazul (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 2:15 pm

    Agora não faz mais falta mesmo… para quem usa SUSE.

    André Machado (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 9:20 pm

    [Comentário infame]Tinham que colocar o nome service pack…[/comentário infame]

Este post é antigo (2008-06-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.