Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Software livre no Distrito Federal: relato do FLISOL 2008

“No dia 26 de abril de 2008 foi realizado na Faculdade Jesus Maria José (FAJESU), situada na QNG 46 – Taguatinga – DF, a quarta edição do Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (FLISOL).

O FLISOL é um festival anual de Instalação de Software Livre, gratuito e aberto a toda à comunidade, realizado desde 2005 em diversos países da América Latina, inclusive no Brasil. O evento tem o propósito de promover o uso de softwares livres e a integração da comunidade de usuários de software livre.

O FLISOL-DF 2008 foi organizado pelo Coordenador do Curso de Tecnologia em Redes da FAJESU professor Ronald Emerson Scherolt da Costa, o qual é integrante do Projeto Software Livre do DF. Essa foi a primeira vez que o evento foi realizado fora do Plano Piloto. Segundo o organizador do FLISOL-DF 2008, o número de participantes superou as expectativas. O evento teve mais de 1.100 inscritos e cerca de 800 pessoas estiveram presentes participando das palestras, minicursos e oficinas de instalação e jogos com software livre.

Segundo o professor João Batista Simão, o evento mobilizou a Faculdade como um todo. Desde o planejamento até a recepção dos inscritos e palestrantes, tudo foi realizado por integrantes da FAJESU. Os alunos do curso de Secretariado Executivo colaboraram para a organização do cerimonial do evento. Os alunos dos Cursos de Tecnologia em Análise de Sistemas e Redes de Computadores ficaram encarregados da inscrição dos participantes nos minicursos e palestras e da organização de salas e laboratórios.

O movimento foi muito grande durante todo o dia. Na abertura do evento o Sr Corinto Meffe, da Secretaria de Logística de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (SLTI/MPOG), destacou que apesar de não ser o foco do evento, aquela era sim, uma oportunidade para o governo, o mercado e a comunidade do software discutirem o papel do software livre na sociedade, pois as pessoas precisam entender que software não é apenas o uso do Sistema Operacional Linux, mas é sobretudo uma filosofia, na qual se destaca o compartilhamento do conhecimento.

Segundo o professor Ronald Costa, o evento certamente foi o maior do Brasil e possivelmente um dos maiores da América Latina. Além dos participantes do Distrito Federal, o evento contou com a participação de caravanas de alunos e professores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí (GO) e do campus de Pires do Rio (GO) da Universidade Estadual de Goiás.

O evento contou com a participação de importantes personalidades da comunidade de software livre, dentre elas: Corinto Meffe SLTI/MPOG, Sr. Roberto Salomon da IBM, Sr. Júlio César Neves da Dataprev, Guilherme Gonçalves Magalhães (Razgriz), David Dias da empresa Koopera e o professor Dr. Gilberto Lacerda da Universidade de Brasília. O Projeto Software Livre do DF, esteve presente no evento, colaborando com a organização e coordenação do evento.

No evento foram realizados 11 minicursos, 29 palestras, e mais de 76 usuários instalaram softwares livres em seus equipamentos. O evento contou ainda com uma oficina de jogos, na qual estavam instalados apenas jogos criados em software livre. As empresas Link Express e DLINK apoiaram o evento instalando um link de Internet de 1,5 MB e fornecendo equipamentos para Rede Wireless respectivamente.

O Deputado Federal e Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal Isauci Lucas, proferiu a palestra de encerramento, na qual fez questão de destacar a importância do evento. O Secretário aproveitou para apresentar aos participantes as principais ações do Governo do Distrito Federal na área de ciência e tecnologia, enfatizando a geração de empregos na área de tecnologia com a criação do PARQUE CAPITAL DIGITAL.

Além da importância histórica do FLISOL-DF 2008 ter sido realizado simultaneamente com eventos em mais de uma centena de cidades latino-americanas, ele foi um marco para comunidade acadêmica e para o mercado de Brasília, pois, a partir de agora todos os cursos de graduação da área de tecnologia da FAJESU (Análise de Sistemas e Redes de Computadores) e os de Pós-graduação que serão lançados no próximo semestre (Segurança de Redes, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software e Educação e Novas Tecnologias), terão foco em Software Livre, uma demanda do mercado.

A coordenação do FLISOL-DF-2008 agradece o apoio de todos os participantes, palestrantes, voluntários, e colaboradores. Despede-se informando que já está trabalhando para que o FLISOL-DF-2009 supere em número e qualidade o evento deste ano.”

Enviado por Coordenação do FLISOL-DF-2008 (coordenacaoΘflisoldf·blog·br) – referência (flisoldf.blog.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    david dias (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 6:04 pm

    E como palestrante presente no local, posso confirmar que o evento foi o maior do país mesmo..

    Parabéns ao Ronald e a organização do evento muito competente em levantar o nome do Software Livre e, mais do que isso a sua importância no atual cenário corporativo..

    Razgriz (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 10:47 pm

    Concordo com cada palavra do David, sendo que estou louco pra ter o dvd do evento=]

    cmd_barbossa (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 9:55 am

    Vai ter dvd?

Este post é antigo (2008-05-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.