Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sites de bancos no Brasil ganham o domínio b.br

Os sites de instituições financeiras que operam no Brasil podem registrar seus endereços na internet com domínio “b.br”. Essa alternativa isolará o segmento bancário de outras aplicações comerciais, como já acontece em vários outros casos, como o Poder Judiciário, que tem o domínio “jus.br”.

A novidade extensão já está disponível para os interessados, mas não é obrigatória. Além de criar uma identificação para instituições financeiras, a iniciativa visa aumentar a segurança dos internautas. (via g1.globo.com)

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo Messias (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 11:07 am

    Eu gostaria de saber em quê um nome de domínio “b.br” pode aumentar a segurança dos internautas? Alguém me diz como?

    Algum internauta por acaso olha o link do banco antes de digitar sua senha? Se olha, então ele poderia ter visto que “http://vcvaiserfraldado.com.ub/seubanco/com/br” não seria o site do seu banco, e que seu banco não abriu uma filial no Ubequistão… (sei lá se o domínio do Ubequistão é .ub mesmo… só pra ilustrar).

    E se o internauta olha mesmo, então bastava se certificar que há um certificado digital válido para o site que está acessando(https://). Que não há imagens de um site clonado na frente do site verdadeiro… coisas assim…

    Ou seja, o problema não se resolve com um “b.br”, é ridículo quem acha isso.

    Rodrigo Messias
    Brasília-DF

    Leo (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 11:09 am

    Quieto…

    Rodrigo Messias
    Brasília-DF

    observador (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 11:20 am

    fenômeno também chamdo de “falta-do-que-fazer”

    Rodrigo, você está sendo muito simplório. É claro que o .b.br ajudará na segurança. Hoje você entra em um banco e ele te redireciona para um www2.banco.com.br ou algo do gênero, que pode muito bem ser confundido com um http://www.2banco.com.br. Ter a chave de segurança não quer dizer muita coisa, afinal, você pode comprar uma chave para esse 2banco.com.br.

    Agora, um falsário não poderá registrar um http://www.2banco.b.br para tentar enganar as pessoas.

    Lógico que isso também é apenas um dos itens de segurança, tem uma lista de coisas mais importantes e mais perigosas que devem ser analisadas antes.

    Marcelo (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 11:27 am

    Porque simplesmente “b”? Porque não “ban” ou “bco”? Daquia a um tempo, as empresas vão quere que elas possam ser empresa.c.br.

    Outra vantagem importante é simplificação da vida de muitos administradores de redes que podem liberar o acesso a todos os dominios .b.br assim como acontece com os dominios governamentais .gov.br, com certeza é um avanço mas eu acho que ficaria melho se fosse .ban.br, fazer o que.

    Revoltado (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 3:24 pm

    Solon em 26/09/2008 às 11:23 am

    Ter a chave de segurança não quer dizer muita coisa, afinal, você pode comprar uma chave para esse 2banco.com.br.

    Eu fico impressionado com a quantidade de asneiras que uma pessoa fala ou escreve quando não entende o assunto em questão.

    Primeiro: você (ou qualquer um) pode gerar um certificado SSL na sua máquina para o domínio http://www.2banco.b.br, MAS ele não terá muita utilidade pois precisa ser assinado por uma AC confiável. Se tentar usar um certificado não-assinado, seu navegador retornará um erro dizendo que o certificado é inválido. E para ter seu certificado assinado, você precisa fornecer provas (documentação) comprovando que é o LEGÍTIMO PROPRIETÁRIO do domínio http://www.2banco.b.br. Simples assim.

    Agora, existe o caso das “salsinhas” que ignoram o aviso e acessam o site mesmo assim. Azar o deles se forem vítimas de um MITM. :-P

    Revoltado (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 4:04 pm

    Com relação ao tal domínio b.br, isso é mais uma ini$iativa do nosso querido Regi$tro.br, uma organização sem fin$-lucrativo$ que está tentando convencer os donos dos domínios .br a migrarem para o tal DNSSEC.

    As chaves DNSSEC são geradas, assinadas e distribuídas pelo Regi$tro.br, que obviamente cobra para fazê-lo. Com isso, o Sr. Demi Get$chko pode colocar un$ trocado$ a mais no bol$o além dos R$ 82 milhões (previsão para 2008) que ele lucra dos 1,45 milhões de domínios registrados no brasil, com a de$culpa de isso trará uma maior $egurança aos usuários.

Este post é antigo (2008-09-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.