Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Segundo a Microsoft, “o ODF claramente venceu”

“A batalha entre o ODF e o MS OOXML foi longa, e freqüentemente suja, mas parece que finalmente há um vencedor. A empresa por trás do OOXML admitiu que o outro padrão foi o vencedor já ao anunciar que implementaria suporte ao ODF no Office 2007 SP2 (antes de suportar o próprio OOXML), mas agora ela disse literalmente: o ODF venceu. E um representante oficial da empresa fez isso em um local apropriado: uma convenção de software livre – o Red Hat Summit.”

Enviado por André Cruz – referência (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bruno (usuário não registrado) em 21/06/2008 às 12:15 pm

    Concordo que houve muita sujeira nessa disputa.
    Por ambos os lados teve ataques.

    Por baixo ou por cima dos panos.

    Mas com o ODF tendo saido vencedor, apesar que ao meu ver o ODF entrou na disputa com o padrão OOXML já como vencedor e nunca como perdedor.

    Com isso a suite MS Office 2003 ou 2007 vai só perder mercado.
    Hoje temos varias suites suportando o ODF , sendo esse formato padrão ou não da suite.

    No ambiente Windows tem varias suites como o proprio OpenOffice.org , BrOffice.org e Lotus Symphony que são gratuitas.
    Já existe outra proprietárias como a suite do Corel( acho que é word perfect) e o MS Office 2007 que irá dar suporte ao padrão ODF.

    No linux , Unix e Mac os nem precisamos falar , tem varias suites desde suites do Gnome , KDE e outras.

    Agora Microsoft vai perder muito no mercado de suites , porque pra abrir os arquivos odf vai ter varias opções.

    r. (usuário não registrado) em 21/06/2008 às 12:25 pm

    logo alguém da m$ desmente essa afirmação e diz que ‘acredita fortemente que, para promover a opção entre formatos, o ooxml será aceito como padrão’ e bla bla bla.

    edempoa (usuário não registrado) em 21/06/2008 às 12:35 pm

    Os tempos mudaram…

    miranda (usuário não registrado) em 21/06/2008 às 12:40 pm

    Não acredito que a ms entregue assim os pontos tão mansamente, com certeza via ter um outro golpe sujo logo em seguida.

    isso, no mínimo, vai fazer com q a suíte MSOffice caia de preço, por causa da concorrência.

    venhamos e convenhamos: é um valor muito alto q se paga por uma suíte proprietária o q a M$ cobra de seus clientes.

    apesar de o BrOo não me atender em 100% dos casos, estou satisfeito com os 98%! :o)

    *pode* até ser q eu venha a adquirir uma licença de MSO no futuro, mas aguardo ansioso o BrOo/OOo 3.0.

    abs.

    Eudes Cruz (usuário não registrado) em 21/06/2008 às 1:42 pm

    Talvez não. Mas pode ser tática apenas. Estratégia. O histórico da Microsoft nos permite tecer algumas especulações neste sentido. Esteja eu errado. Melhor que eu esteja.

    Para comparar: o Brasil foi muito elogiado pelos franceses antes do jogo, no final da última Copa do Mundo. Elogio pra cá, elogio pra lá… Pareciam mortos no jogo. E aí…sabemos no que deu.

    J.R do Dalas (usuário não registrado) em 21/06/2008 às 4:21 pm
    foobob (usuário não registrado) em 21/06/2008 às 6:58 pm

    “agora ela disse literalmente: o ODF venceu. E um representante oficial da empresa fez isso em um local apropriado: uma convenção de software livre – o Red Hat Summit”

    ahã. Assim todos os nerds, geeks e aspies ficam felizes e despreparados para a próxima cartada, enquanto na grande mídia e entre o grande público, um documento de Word continua sendo um doc.

    A Microsoft sempre foi grande marqueteira e efetivamente consegue convencer a gregos e troianos igualmente.

    J.R do Dalas (usuário não registrado) em 21/06/2008 às 7:44 pm

    A microsoft sabe desenvolver software, a “comunidade linux” do brasil só sabe reclamar…

    J.R do Dalas (usuário não registrado) em 21/06/2008 às 8:18 pm
    Sem Nome (usuário não registrado) em 21/06/2008 às 11:08 pm

    Em breve, MS ODF… Com melhores características, com cores nas barras laterais, com scripts VB, “mais compatível” com produtos MS, seus pobremas acabaram, ligue “djá” !

    Acredito que seja pouco provável que o Office e o OOXML sejam muito prejudicados. Isto porque as pessoas continuarão utilizando .doc, .ppt, .xls …

    Como disse o colega acima, poucas são as pessoas “normais” que utilizam ODF. Uma vez enviei um destes (.odt) para um colega meu – da faculdade – e ele não soube o que fazer com o arquivo, já que só tinha o Office instalado. Mas aí foi mancada minha, que não vi que ele “utilizava uma suíte inferior que não suportava nem ao menos o formato padrão”… hauahuah
    O pior é que esse povo é cabeça dura. Falar para eles “Instala o OpenOffice” é quase um xingamento. Notem que eu não disse para desinstalar o MS Office, mas somente para instalar o OO para caso a MS vá à falência e decida por causa disso ativar a função auto-destruição de todas as cópias do Office, sei lá… hauahuah

    Muito provavelmente a MS crie uma compatibilidade do Odf com sua suíte, mas dificilmente a deixará como padrão. No final os documentos serão mesmo é .docx, etc., e os usuários nem saberão disto, já que no gerenciador de arquivos padrão do Windows as extensões e tipos de arquivos não são exibidos :-(

    Bom, primeiramente acho que o MS Office não vai ter uma gigantesca queda de vendas nem de uso, talvez de preço, como afirmaram acima. Acho isso, pois o MS Office ainda oferece muitos recursos extras em relações às outras suítes, bem como os macros acho que ainda continuarão no formato MS (antes que me ataquem, não uso o MS Office).

    Mas uma coisa nisso tudo é boa, o MS Office abrindo .odf, podemos passar a distribuir .odt .ods .odp sem problemas que quem estiver do outro lado vai poder abrir.

    edempoa (usuário não registrado) em 22/06/2008 às 1:40 pm

    Mas que baixaria =P

    namekuseijin (usuário não registrado) em 22/06/2008 às 2:15 pm

    J.R do Dalas (usuário não registrado) em 21/06/2008 às 7:44 pm:
    “A microsoft sabe desenvolver software, a “comunidade linux” do brasil só sabe reclamar…”

    Não acho que te moderaram por ser um pelassaco e puxar o saco da M$, mas por 1) ser um comentário off-topic e 2) conter uma ofensa. É claro, elogiar a M$ também não ajuda muito.

    namekuseijin (usuário não registrado) em 22/06/2008 às 2:17 pm

    “Seu comentário está pendente de análise anti-spam.”

    Isso só pode ser sacanagem. Eu preferiria ver um site de Linux menos politicamente correto. Ok, é off-topic, podem moderar.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 22/06/2008 às 3:28 pm

    Concordo que o MS Office não vai perder muito mercado, se é que vai perder algum. Talvez até ganhe, já que muita gente passaria a usá-lo exclusivamente, já que agora abre “até o formato concorrente”.

    Também não acho que a MS irá diminuir o preço. 250 reais pra usuário doméstico já é bem barato, e 50 reais por ano pra empresas também é acessível pra quem usa software legalizado (não só no Brasil, mas mundial).

    edempoa (usuário não registrado) em 22/06/2008 às 3:53 pm

    Fala Wally

    apesar de o BrOo não me atender em 100% dos casos, estou satisfeito com os 98%! :o)

    *pode* até ser q eu venha a adquirir uma licença de MSO no futuro, mas aguardo ansioso o BrOo/OOo 3.0.

    Se você aceita uma sugestão, se eu tivesse Windnows instalaria o Go Oo:

    http://go-oo.org/

    É tipo um OO Turbinado, já experimentei uma vez e senti uma diferença grande.

    Bruno Pitteli Gonçalves (usuário não registrado) em 22/06/2008 às 4:50 pm

    Uma coisa é fato. Se um arquivo importante seu se corromper ou sei la que raios, der “pau” e não abrir, a MS é responsavel, e outra suite Open, vai reclamar com quem?

    É ai que se encontra o valor da MS. Isso é fato.

    Então ao me ver, tanto faz usar ou não o ODT no Office.

    Bruno, acontece que a MS não se responsabiliza por arquivo algum seu. Se der pau, você só terá a quem xingar. Talvez esta seja uma vantagem do formato dela. Mas não poderá fazer mais que isso.
    No caso da MS ainda pior se você tiver uma cópia pirata do Office. Aí vc liga para a assistência técnica e diz: “Eu estou sendo ludibriado pela Microsoftware!!!“…

    Inesquecível o caso… hauahuahauh

    No caso do ODT, você terá várias empresas para reclamar. E acredito que elas até possam fazer alguma coisa por você. Mas provavelmente cobrarão bem caro…

    tenchi, se foi xingada, deve ter sido… Mas teve um cara na empresa que, infelizmente, estava fazendo seu controle de estoque (ou produção? não lembro) em uma planilhona no excel, com vínculos e tudo mais. De repente, parou de abrir.

    Só sei que dei a idéia de abrir o BrOffice, e pronto. “Descorrompeu” a planilha. Pena que ele não gostou muito disso, pediu pra salvar em xls de novo e continua usando o excel…

    foobob (usuário não registrado) em 23/06/2008 às 7:40 am

    Bruno, Bruno… quantos anos vc tem, fio?

    fala edempoa,

    cara, falta pouco tempo pro BrOo 3.0, e esses 2% não incomodam (ainda).

    vou aguardar então.

    mas me manda 1 email falando mais, inclusive pra gte bater 1 papo legal, tchê!

    abs.

    ;o)

Este post é antigo (2008-06-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.