Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


R$ 100.000: TRT condena ex-funcionário que enviou dados confidenciais para casa por e-mail

Um ex-funcionário da AmBev foi considerado culpado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da Paraíba por levar consigo documentos confidenciais após deixar a empresa, revelou advogado.

Segundo o advogado, o funcionário enviou 463 arquivos de seu e-mail corporativo para o endereço pessoal. “Após ele sair do cargo, suspeitando que ele iria para uma empresa concorrente, a AmBev entrou com requerimento de busca e apreensão em sua residência”, explica Vainzof.

Após a busca, ficou comprovada a existência dos arquivos e, “na Justiça Trabalhista, conseguimos uma liminar para ele se abster do uso dos dados”, diz o advogado. “No começo da ação, ele disse que apagou todos os arquivos. Em outra audiência, ele disse ter os documentos”, revela Vainzof. Por isso, o réu foi condenado também por má fé.

O Tribunal condenou o ex-funcionário da AmBev apenas a não usar – nem para consulta pessoal – ou divulgar os arquivos confidenciais. Caso o faça, ele deverá pagar multa de 100 mil reais. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 11:27 am

    Se tivesse conhecido o Daniel Dantas…

    Fellype (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 11:51 am

    E o que tem a ver esta notícia com Linux e/ou software livre???

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 12:04 pm

    Eu achei legal saber.
    Boa a tirada do Daniel Dantas. :)

    Fellype, creio que nada. Alguém lhe disse que tinha?

    Fellype (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 12:45 pm

    Não Augusto. Ninguém disse que tinha.
    Meu comentário foi apenas uma crítica ao fato de que, ultimamente, o Br-Linux está divulgando muitas notícias fora do contexto linux/software livre, mesmo que os assuntos tenham relação com TI.
    Sou um leitor assíduo do Br-Linux por que o site sempre se destacou em dar notícias relacionadas a Linux, Unix, Open Source, etc… Se eu quisesse ler notícias sobre TI (não linux e cia) acessaria diretamente, por exemplo, o IDG Now. É só isso.

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 12:59 pm

    Meus $ 0.02, com possibilidade de ser moderado por estar totalmente fora do tópico.

    Eu sou leitor do BR-Linux pelo menos desde 98 e gosto muito do formato atual. Penso no BR-Linux como um /. brazuca.
    Pessoalmente gosto da seleção das notícias que aparecem aqui e tem um mix legal de notícias totalmente relacionadas ao Linux e notícias que são relevantes para qualquer um que trabalhe com IT e não queira ser um alienado.

    A única parte negativa é que o nível dos leitores tá caindo um bocado. Vide os comentários sobre criptografia recentemente ou sobre o Bing umas semanas atrás.

    Mas, como diriam os franceses, c’est la vie. Não dá pra ter tudo.

    []‘s

    Felyppe, estou sempre disposto a ouvir críticas, mas é melhor que elas sejam claras (e melhor ainda se forem enviadas pelo canal correto, pra não ser off-topic na notícia).

    Sua crítica foi anotada, mas o foco do BR-Linux é bem mais amplo do que o binômio (Linux;software livre), e é apresentado aqui.

    Note que as notícias sobre outros temas não tiram espaço de notícias sobre os temas que você aprecia. No mais, fique à vontade se preferir ir ler o IDG Now, mas você será bem-vindo se quiser ler as notícias que eu seleciono por aqui.

    jotaB (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 2:25 pm

    Eu acho esse tipo de notícia uma boa, porque mostra que não são apenas órgãos do governo que, de uma forma ou de outra, tentam tolher (na opinião de alguns leitores deste blog) o direito à total, completa (e, diria, irresponsável em muitos casos) liberdade que a Internet, por direito vindo de não sei onde, proporcionaria a todos que dela fizessem uso.

    Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 3:52 pm

    Penso que notícias como esta são interessantes sim, pois é uma maneira de manter informados os profissionais que usam software livre e trabalham em empresas, eles precisam de informações como esta, pois podem fazer (sem má fé claro), cópia de arquivos da empresa para computadores pessoais.

    Não é porque o blog é voltado a software livre que ele não pode informar sobre coisas úteis a todos.

    Não é porque o blog é voltado a software livre que ele não pode informar sobre coisas úteis a todos.

    Concordo.

    Revoltado (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 5:02 pm

    jotaB (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 2:25 pm

    Eu acho esse tipo de notícia uma boa, porque mostra que não são apenas órgãos do governo que, de uma forma ou de outra, tentam tolher (na opinião de alguns leitores deste blog) o direito à total, completa (e, diria, irresponsável em muitos casos) liberdade que a Internet, por direito vindo de não sei onde, proporcionaria a todos que dela fizessem uso.

    Mas os tais “órgãos” do governo são os piores ofensores, isso sem dúvida.

    Se você pensar direitinho, o assunto é sobre segurança, ou a falta dela..rs
    Seve pra mostrar que esse tipo de atitude pode render maus frutos… muito boa notícia

    Vitor (usuário não registrado) em 25/09/2008 às 9:43 am

    hum… eu até acho relevante essa noticia para quem quer ler sobre software livre, afinal, se fomos pensar em liberdade de conhecimento, o que a Ambev está fazendo é “manter o código fonte de sua linha de produção fechado”. Sem entrar no mérito de certo ou errado, acho que esquecemos que a liberdade de conhecimento também pode existir fora do âmbito da TI.

Este post é antigo (2008-09-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.