Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Possível aquisição do Yahoo pela Microsoft assusta fãs do Zimbra

“Em Setembro do ano passado o Yahoo comprou o Zimbra, uma excelente alternativa open-source ao MS Exchange. Agora com a possível aquisição do Yahoo pela Microsoft o que acontecerá com o Zimbra? Os fãs e clientes do Zimbra vivem momentos de apreensão.”

Enviado por Hugo Costa (hpcostaΘgmail·com) – referência (vnunet.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    E não é só lá fora, aqui mesmo vi um comentário em um portal (não sei se foi na info ou outro local) bem longo que a pessoa fala desta preocupação com o Zimbra (que conheci em uma postagem aqui do Br-Linux), inclusive dando exemplos de outros projetos que morreram após a empresa que tocava ser comprada pela MS, então, quem usa a solução, tem de se preocupar mesmo, pq se a venda for confirmada a coisa vai ficar feia pro Zimbra.

    JPayne (usuário não registrado) em 7/02/2008 às 11:24 am

    Mas se o zimbra é opensource como diz a notícia, não é possível criar um fork ???

    Ou estou falando bobagem ???

    Marco Antonio (usuário não registrado) em 7/02/2008 às 11:27 am

    Se a licença é GPL e a Microsoft resolver alterar a licença e matar o projeto, logo aparecerá um fork para continuar o desenvolvimento a partir da última versão GPL disponível…

    Rafael (usuário não registrado) em 7/02/2008 às 11:36 am

    Mas se é GPL eles podem fechar o código?

    Claro que se a Microsoft descontinuar o Zimbra podem surgir alternativas baseados em seu código. Mas para quem trabalha e investe em um projeto é péssima a situação em que o Zimbra se encontra, não é das melhores coisas começar um fork em vez de ser por liberdade, mas obrigados por conta de uma empresa compradora.

    Rafael, não sei se eles podem fechar o código, mas sei que a licença do Zimbra não é a GPL.

    Acredito que a maioria das licenças permite que o programa sob ela seja licenciado sobre outro documento, mas tudo o que estiver em GPL, por exemplo, até a mudança, permanecerá obrigatoriamente como GPL. O que for reescrito pode ficar na licença que for. E, mesmo que o projeto vire um MS-Zimbra e iniciem um fork, é óbvio que não será como antes, pois a MS será dona do nome Zimbra, e um nome muitas vezes pesa mais que o código do programa em si.

    Ah Augusto, o a versão OpenSource do Zimbra é licenciado sob a MPL, da Mozilla.
    (http://sourceforge.net/projects/zimbra/)

    O Zimbra é a parte palpável do “aiciberg”. A aquisição do Yahoo pela papa-tudo MS (o Daniel Dantas do Software) representa uma rotunda concentração de mercado, o que o “CADE” de lá deveria combater “ab ovo”, se no capitalismo regulação de atividade econômica não fosse de “agá”, pra inglês ver e flanar. Na sexta-feira, por ocasião da notícia, enviei ao Br-Linux, dando, penso, a coloração do problema, do ponto de vista da concentração mercadológica. Outra coisa, o histriônico sr. Ballman acaba de dar o braço a torcer; para quem não conhece a opção “fracasso”, a aquisição de um rival representa a capitulação a este. Quer dizer que o Ms-Live não ia tão bem, heim? Também penso assim, sr. Ballman-Bufão. Lógico que, juntando forças, ameniza. Agora, vencer o Google; é ruim, heim, MS?

    ASA (usuário não registrado) em 7/02/2008 às 5:36 pm

    Se esqueceram tambem do DomainKeys? a Microsoft tinha criado o SenderID mas nao pegou. Se ela comprar a Yahoo vai sair dizendo q criou o DomainKeys. Hoje grandes provedores usam o DomainKeys para combater o spam. Gmail eh um. e muitas solucoes de antispam possui o codigo para verificacao das assinaturas. assim como o SPF.

    Juca (usuário não registrado) em 7/02/2008 às 10:40 pm

    Vai acontecer o mesmo que aconteceu com o netscape que virou depois firefox principal concorrente do IE.

    => Eu não utilizarei mais o Yahoo depois desta compra. <=

    nemesis (usuário não registrado) em 7/02/2008 às 10:56 pm

    a melhor coisa do Yahoo é o flickr.com. Minha filha que o diga, se amarra em ver fotos de bonecas…

    mais um agregado ao Grande Monopólio… quando é que essa melequeira toda vai desmoronar, afinal?

    Revoltz (usuário não registrado) em 8/02/2008 às 9:16 am

    Putz seis meses em teste, agora a 1 mes exatamente que tenho o zimbra operando em producao com 1300 usuarios. Mudar agora vai ser demais para minha cabeca. Nao gosto nem de pensar nisso e tenho arrepios toda hora que vejo algo sobre esta noticia de compra. O que fazer ainda nao sei. Rezar para que a ajuda do google ao yahoo seje aceita.

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 8/02/2008 às 10:19 am

    O Yahoo! também doa bastante código pra fundação Apache e para o esforço de computação paralela do projeto FreeBSD, além de eu já ter achado uma ou outra coisa do Yahoo! no MySQL. A pergunta que se deve fazer é: se a decisão da mesa de diretores do Yahoo! que acontecerá na sexa dia 8 for positiva a proposta da Microsoft como ficará o apoio do Yahoo! a projetos de Software Livre?

    Alcides Magno (usuário não registrado) em 10/02/2008 às 3:18 pm

    Yahoo, irá rejeitar a oferta da Microsoft.

    http://news.yahoo.com/s/ap/20080210/ap_on_hi_te/microsoft_yahoo

Este post é antigo (2008-02-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.