Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


openSUSE adota Smolt, do Fedora, e vai conhecer melhor o perfil de hardware dos seus usuários

O Smolt é uma ferramenta que coleta (anonimamente e apenas de quem concorda) informações sobre o perfil de hardware dos computadores em que é executado, e envia a um servidor central.

Criado e adotado originalmente pelo projeto Fedora, e posteriormente incluído como um pacote opcional (via repositórios) também para o openSUSE, agora ele passará a ser incluído também na instalação padrão desta distribuição, que compartilha a demanda de conhecer mais detalhes sobre as configurações de hardware típicas de seus usuários, e optou por não reinventar a roda. (via osnews.com)

Saiba mais (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 5:19 pm

    Pois é, Ubuntu deveria participar também =) Existe pra ele o hardware testing mas não é algo para o qual o instalador chama a atenção – e, enfim, compartilhar as informações seria bem mais interessante =)

    Rodrigo (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 5:34 pm

    Se nao me engano o ubuntu ja tem… lembro de ter visto algo assim…

    AlphaZine (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 5:43 pm

    Mandriva tem algo parecido. Ela pede os dados do hardware no fim da instalação. Os dados ficam disponíveis nessa página: http://hcl.mandriva.com

    Pedro (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 7:50 pm

    Como se o Slackware tivesse 20 anos, troll.

    Realmente seria uma boa se todo mundo se unisse em torno de um só sistema de coleta de hardware. Afinal, o kernel, o X.org e 99% dos programas das diferentes distribuições são os mesmos e todo mundo ganha com um banco de dados comum sobre os dispositivos de hardware dos usuários.

    Cada distribuição, dependendo do foco, poderia se concentrar mais na detecção e suporte de um subconjunto de dispositivos ou periféricos.

    cristo (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 9:34 pm

    Muito boa a iniciativa, pelo menos evita a reinvenção da roda.

    Grobsch (usuário não registrado) em 16/12/2008 às 8:34 am

    Eu tenho visto que o Fedora está adotando novidades diferentes dos demais, algo que a Canonical faz também, até o HAL Dbus no Fedora parece ter os dias contados… Não gosto desse caminho que está aumentando as diferenças entre as distros…

    Rodnei (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 10:28 am

    Funciona igualzinho um Spyware =]

Este post é antigo (2008-12-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.