Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OOXML: Os NBs ainda não explicaram como votaram

“A regra do jogo é clara como cristal: se há um ou mais problemas técnicos, o país deve desaprovar o OOXML. Mas não foi o que aconteceu. Estou questionando isso nesta carta aberta, que já mandei para a Austrália. Procuro apoio para fazer o mesmo questionamento a outros NBs.”

Enviado por Avi Alkalay (avibrazilΘgmail·com) – referência (avi.alkalay.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    NoOOXML (usuário não registrado) em 1/04/2008 às 12:02 pm

    Simples, porque a votação foi claramente política na maior parte dos países.

    Provavelmente:

    - a Microsoft arregimentou seus “parceiros” para fazer número nos comitês

    - muitos países que comem na mão da Microsoft pela excessiva dependência a nível governamental do único fornecedor de MS Office devem ter pensado também algo do tipo “toda nossa infraestrutura de TI está baseada em windows e MS Office; se votarmos contra a Microsoft teremos problemas de interoperabilidade no futuro próximo”. Assim votaram por interesse pessoal e não técnico.

    3- muitos países querem atrair investimentos da Microsoft e/ou são tradicionais aliados dos EUA, como a Irlanda, Inglaterra e México. Mr Bush deve ter dado uma ajudinha no ponto de vista político. Leiam isso sobre o México

    Na realidade claramente a Microsoft decidiu sozinha que o OOXML tinha que ser padrão ISO e usando sua força econômica, política e de mercado disse “quem não está ao meu lado está contra mim e considerarei como inimigo”. Conseguiu deturpar toda a lógica da votação de um padrão ISO forçando a barra pelo atalho do fasttrack via ECMA e agora fez uma clara conta de chegada para ganhar. A primeira votação fo muito mais técnica e não é a toa que o OOXML não.

    Façam a sua parte boicotando o M$ Office 2007 e esse falso padrão que não consegue ser implementado por ninguém exceto a Microsoft ou talvez nem ela mesmo.

    RedCzar777 (usuário não registrado) em 1/04/2008 às 1:38 pm

    Outro dia estava lendo um site internacional onde era relatado que, em um desses países escandinavos 15 delegados votaram contra a adoção do OOXML como padrão ISO e apenas 2 votaram a favor (um deles era da prórpia Microsoft). Qual o resultado? O voto final do país foi sim! Ninguém até agora entendeu como…

    Helio (usuário não registrado) em 3/04/2008 às 7:41 am

    OLá,

    – Tenho apenas uma pergunta. Quando uma instituição for fazer a compra, de um software editor de texto por exemplo, ela pode especificar que ela quer um software que seja padrão ISO e que, ao mesmo tempo, não tenha sido encontrado nenhum problema técnico em sua especificação? Isso não seria possível? Se for, imagino que com isso ooxml teria que se adequar tecnicamente ou sair da jogada.
    – Se me perguntarem se isso é um truque sujo, eu digo que não, não é não pois ela terá impacto sobre TODOS os padrões, portanto, todos terão que pensar nas modificações, implementá-las, e enviá-las à ISO para que esta as aprove.

Este post é antigo (2008-04-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.